Pular para o conteúdo principal

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso..." Provérbios 6.6



"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio." Provérbios 6.6

Que lições as formigas, sendo tão pequenas, têm para ensinar a cada um de nós que geralmente nos julgamos tão grandes e importantes? Quais são os caminhos de sabedoria utilizados por elas que devemos aprender e reproduzir em nossa vida?

A grande verdade é que há muito mais ensinamentos para aprender com esses pequenos seres do que podemos imaginar, portanto para fazer uma pequena introdução ao assunto fiz uma breve lista contendo cinco ensinamentos poderosos que podem ser observados nas formigas e aprendidos facilmente por nós para colocarmos em prática na nossa própria vida diária de modo a elevá-la para outro nível.

1: Formigas vivem uma vida simples;

A maior sabedoria contida na existência das formigas é o estilo de vida simples que elas constroem e cultivam de geração em geração; esse é o principal segredo de sua abundância e organização. Formigas edificam e cuidam de suas "casas", vivem com o que precisam, não desperdiçam, poupam para o futuro, e fazem tudo isso da maneira mais simples que podem. Infelizmente o espírito do mundo prega que simplicidade é um defeito, de modo que a grande maioria dos mundanos, e até muitos dentro das mais diversas congregações (membros e líderes), fazem de tudo, consciente e inconscientemente, para viver uma vida repleta de complicações de todos os tipos e em todas as áreas; eles confundem complicação com sofisticação e pensam que para experimentar uma vida sofisticada é necessário deixar a simplicidade de lado. Porém, os cristãos genuínos sempre souberam que a simplicidade é, na verdade, uma grande bênção capaz de dar clareza, melhorar a organização, economizar tempo, esforço, e, aumentar resultados em qualquer área da vida, de fato, a simplicidade torna tudo menos difícil e nos protege de certas influências mundanas como a ansiedade e o estresse tão comuns na sociedade moderna. 

2: Formigas trabalham com inteligência;

As formigas são criaturinhas organizadas, disciplinadas, que possuem apurado senso de objetivo, prioridades e produtividade, elas sabem exatamente o que precisam fazer e dividem muito bem suas tarefas, quando necessário, da forma mais otimizada possível e sempre com simplicidade; isso é trabalhar com inteligência; além disso, elas não possuem nenhum tipo de preguiça para realizar o que precisa ser feito. Esse conjunto de característica as torna em trabalhadoras extremamente eficazes e eficientes em todas as tarefas que dizem respeito ao seu modo de vida e modelo de trabalho.

Na média, as pessoas apenas trabalham por trabalhar, ou trabalham duro durante anos, mas de forma completamente aleatória e improdutiva, desperdiçando tempo e energia com todo tipo de "distrações profissionais" ou pessoais. Na nossa sociedade atual as pessoas, por vários motivos, geralmente não costumam aplicar sabedoria para minimizar distrações e usar as "ferramentas" pessoais e profissionais disponíveis para aumentar sua eficiência e eficácia, assim como, para multiplicar seus resultados diminuindo o tempo de esforço gasto e aumentando a produtividade. As formigas o fazem e por esse motivo prosperam; e obviamente, os cristãos sábios também fazem o mesmo.

3: Formigas são excelentes edificadoras;

Assim como as formigas, nós devemos aprender a ser pessoas edificadoras em todos os sentidos; e o que seria isso? Formigas são criaturas que constroem estruturas sólidas, seja para morar, assim como estruturas sociais, ou seja, umas com as outras, e eu destacaria estas duas características como pontos que nós, seres humanos, podemos aprender muito com elas. Se queremos elevar nossa qualidade de vida para níveis superiores ao que estamos experimentando hoje, precisamos aprender a construir relacionamentos sólidos e saudáveis com nosso próximo; sejam eles nossos familiares, conhecidos, colegas de trabalho ou escola, amigos, irmãos em Cristo ou mesmo com aquelas pessoas que apenas atravessam nossa vida por pouco tempo. 

As pessoas do mundo não costumam dar muita atenção para a edificação de uma estrutura social verdadeiramente sólida a ponto de suportar temperaturas e pressões extremas; eis um dos motivos pelos quais várias doenças sociais como a polarização e o extremismo estão aumentando cada vez mais nos nossos dias. O pensamento mundano é pouco profundo neste sentido e extremamente individualista, seja no sentido de um único indivíduo ou de sua "tribo", tal pensamento está baseado na conhecida frase que diz: "Cada um por si e Deus por todos"; apesar disso eles utilizam a palavra "comunidade" repetidas vezes, mas poucos realmente sabem o que ela verdadeiramente significa; e analisando a forma como as formigas criam e conservam sua estrutura de convivência social nós conseguimos aprender muito nesse sentido. A palavra comunidade é a junção de duas outras palavras, a saber, Comum + Unidade, ou seja, viver em comunidade significa viver em unidade em prol da construção e manutenção de bens comuns.

4: Formigas sabem trabalhar em grupo;

Este ponto tem muito a ver com os dois anteriores, trabalhar com inteligência e edificar relacionamentos e estruturas sociais sólidas.  Embora sejam pequenas e fracas em si mesmas, individualmente; todavia possuem muita força coletiva porque usam bem a capacidade da união enquanto comunidade; a força das formigas está no fato de serem uma colônia bem construída e organizada onde cada qual sabe o seu propósito e ao realizá-lo dia após dia estão contribuindo uns com os outros para que todos alcancem um estilo de vida sustentável e um bem-estar comum, e maior, que é a sua sobrevivência com a qualidade que precisam.

5: Formigas não perdem tempo com distrações.

Elas sabem qual é sua missão de vida e nunca a perdem de vista, não é comum encontrar formigas distraídas de seus afazeres, na verdade, sempre que deixam suas "casa" ou colônias, o fazem com um propósito muito bem definido para tal, se algum imprevisto ocorrer com elas durante o trajeto ou no período em que estão fora buscando o seu sustento, perdem o mínimo de tempo possível para se reorganizar e continuar realizando suas tarefas.

Estes são apenas cinco entendimentos, simples, mas transformadores demonstrados pelas formigas, e certamente qualquer um que os compreenda e reproduza em seu cotidiano será bem sucedido em construir uma vida com qualidade, abundância e mais resultados positivos.


Comentários

  1. Gostei do ensino sobre as formigas. Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui. Isso é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que Cristo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  2. Muito bom esse ensino 😃
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui, pois isso já é uma bênção de Deus para mim.
      Que a Luz do Altíssimo brilhe cada vez mais intensamente em você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
    2. Luiz César , você sabe quem é o Altíssimo? O nome dele é Jeová.
      Salmos cap 83 vers 18.

      Excluir
    3. Olá!
      Sim, é verdade.
      Obrigado por comentar e deixar a sua contribuição aqui.
      Que a Presença de Cristo, em você, produza luz, sabedoria e amor, para abençoar a sua vida e a de todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  3. Amém Deus abençoe grandemente 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  4. Muito edificante saber sobre as formigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar. Agradeço a Deus por isso.
      Que a sabedoria do Altíssimo produza clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, em você.
      Grande abraço.
      Seja feliz😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre