Pular para o conteúdo principal

“Porque surgirão falsos Cristos..." Mateus 24.24



“Porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24.24

Embora muitos pensem que as palavras de Jesus relatadas neste versículo 24 do livro de Mateus, capítulo 24, seja algo apenas para o futuro, a verdade é que eles já estão entre nós faz bastante tempo, muitos falsos Cristos arrebatando, enganando multidões e dizendo aos quatro ventos, para quem quiser ouvir, que são os verdadeiros Cristos; como foi previsto: “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” Mateus 24.5. 

Mas quem são eles exatamente, e onde estão?

Para responder estas duas perguntas iniciais preciso que você se lembre ou compreenda quem é o verdadeiro Cristo entre nós, pois com relação aos falsos, ao contrário do que muitos pensam, não estamos tratando especificamente de pessoas; na verdade, o Cristo verdadeiro é a Palavra de Deus, como foi dito: "...O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do pai, cheio de graça e de verdade." João 1.14; ou seja, Jesus é os 66 livros que constituem o Sagrado Evangelho do Reino. Mas alguém pode questionar o seguinte: Não são quatro os evangelhos? E a resposta simples é, não. Pois os quatro livros escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João são apenas quatro perspectivas complementares de parte de uma única história maior. Acompanhe o que Jesus disse certa vez: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo..." Mateus 24.14; note que Jesus diz evangelho, no singular, e isso ocorre porque só há um que é composto por toda a bíblia sagrada, de Gênesis até Apocalipse, porque toda a bíblia é a boa notícia; portanto podemos concluir que a Bíblia é o Evangelho, o Evangelho é a Palavra, e, a Palavra é o próprio Cristo vivo e todo-poderoso em graça e glória entre nós; como ele mesmo declarou: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20; mesmo que esses dois ou três estejam reunidos pela internet através de um texto como este, assim como você e eu estamos agora; eis que o verdadeiro Cristo se faz presente nesse exato momento.

Então, se concluímos que o verdadeiro Cristo e o verdadeiro evangelho são um só, fica fácil perceber que os falsos Cristos são, na verdade, os falsos evangelhos que têm sido anunciados ao mundo.

E onde estes falsos Cristos estão?

A primeira pista para responder a esta questão foi deixada no versículo 5 de Mateus 24 citado acima, e é a parte que diz: "...virão em meu nome...”; então eu pergunto: Quem são as pessoas que usam o nome de Jesus?

Infelizmente os falsos cristos estão dentro das mais diversas congregações propagando seus falsos ensinamentos a todos quanto derem ouvidos, distorcendo ligeiramente a verdade e enganando todos os que abraçam seus conceitos pseudo-espirituais repletos de vanglórias. Eu já falei um pouco sobre os falsos evangelhos em outro texto aqui do blog sobre Gálatas 1.6, que diz: "Maravilho-me que tão depressa passásseis...para outro evangelho...", mas nesse texto que você está lendo agora vou citar novamente alguns destes falsos evangelhos para que você possa identificá-los e tenha como se defender de sua influência astuta, perniciosa, sutil e maligna.

E quais seriam eles?

* O evangelho da opulência e da ostentação;
* O evangelho do confronto;
* O evangelho da política;
* O evangelho psicológico;
* O evangelho teológico;
* O evangelho erudito;
* O evangelho só dos sinais e maravilhas.

Este são apenas sete dos falsos evangelhos que podemos ver mais comumente todos os dias sendo anunciados por toda parte, sete falsos Cristos que juntamente com muitos outros, diariamente enviam seus profetas, ou melhor, falsos profetas; "Porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas..." Mateus 24.24a, por toda parte para atacar violentamente até mesmo os verdadeiros cristãos na tentativa de enganá-los e corrompê-los, como foi dito: "...se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mateus 24.24b; entretanto, os verdadeiros cristãos sabem discernir a Verdade do que apenas parece verdade e sabem diferenciar a Justiça do que somente parece justiça, porque como Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." João 10.27. Por outro lado, os falsos cristãos, que ouvem a voz e seguem os falsos Cristos/evangelhos, através dos seus falsos profetas, são aqueles a quem Jesus se referiu quando relatou: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?" Mateus 7.23; mas veja a resposta que o verdadeiro Cristo dará a essas pessoas: "E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7.23.

Nunca vos conheci! Isso significa que tais pessoas nunca foram cristãos, mesmo tendo congregado, mesmo tendo ocupado cargos ministeriais, mesmo tendo operado muitos sinais e maravilhas, mesmo tendo profetizado, mesmo tendo expulsado demônios. Então eu pergunto: 
1: Se eles nunca foram cristãos, a que Cristo estiveram seguindo?
_Obviamente os falsos Cristos. 
2: E se seguiram os falsos Cristos, que evangelho eles pregavam?
_Os falsos evangelhos, com certeza.
3: Mas se pregavam os falsos evangelhos, que verdade eles viveram?
_Infelizmente, nenhuma, pois os falsos Cristos/evangelhos se apoiam sobre falsas premissas, ilusões e pirotecnia; nada mais. E acredite, tudo isso está acontecendo exatamente agora, nesse exato momento, em nossos dias, por diversas congregações espalhadas em toda parte.

E como não ser enganado por tais falsos evangelhos/Cristos com seus falsos profetas?

Veja o que Jesus disse: "Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; ou: Eis que está no interior da casa, não acrediteis." Mateus 24.26. Ou seja, não vá até eles, não os siga e não creia no que dizem. Em outras palavras, quando pregarem para você o evangelho da opulência e da ostentação, não o deseje e não o pratique; quando usarem o evangelho do confronto para tentar inflamar você e os que estiverem a seu redor, não dê atenção e desconsidere tudo o que disserem, não lute as batalhas deles; quando lançarem mão do evangelho da política para mobilizar as ovelhas como uma tropa para sua militância, não os siga nem em palavras nem em ações, pois não sabem para onde marcham; quando usarem o evangelho erudito para fascinar as pessoas demonstrando alto grau de conhecimento e sabedoria humana, não se deixe seduzir; quando tentarem implantar o evangelho psicológico em sua mente, feche os ouvidos e proteja seu coração, porque a psicologia não é o Poder de Deus; Quando tentarem provar suas teorias loucas por meio do evangelho teológico, deixe que falem sozinhos, fique sempre na direção que você recebe do verdadeiro evangelho  ou por meio de ouvir A Palavra pregada pelos verdadeiros pregadores e profetas, ou pelo que a própria escritura revela a você em sua leitura e comunhão diária; quando tentarem lhe convencer demonstrando o evangelho dos sinais, prodígios e maravilhas, não importa o quão extraordinários sejam, lembre-se que muitos farão tais coisas e mesmo assim serão reprovados por Jesus no grande dia, prodígios e sinais, unicamente, não provam que uma pessoa é um verdadeiro cristão.

Procure se manter espiritualmente, e, se possível, fisicamente, distante destas pessoas e de suas ideias, pois são extremamente nocivas embora possam não parecer. Não aceite ser influenciado por nenhum deles, não importa o quão carismáticos, bondosos e bem intencionados pareçam, pois o espírito do mundo tem a capacidade de se parecer com um anjo de luz, como dito em: "...porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." 2 Coríntios 11.14, e seus profetas são, na verdade, lobos devoradores em pele de ovelha; como revelado em: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mateus 7.15.

Mantenha sempre ativos em sua vida a simplicidade, a prudência, a frugalidade, a modéstia, a sinceridade, a generosidade, a caridade, a paciência, a honestidade, a mansidão, a esperança verdadeira, a honradez e, acima de tudo, o amor, para com todos, inclusive, e principalmente, para com aqueles que nos atacam, nos machucam, nos perseguem, nos afrontam, nos prejudicam, nos maltratam, nos maldizem, e nos odeiam, porque o Verdadeiro Cristo, que é o verdadeiro evangelho e o verdadeiro e único Deus eterno em glória, graça, poder e majestade, Ele é amor e nós somos um com Ele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant