Pular para o conteúdo principal

“E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” Mateus 6.27



“E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” Mateus 6.27

Existe uma filosofia no mundo ensinando que qualquer pessoa pode se concentrar em um determinado desejo, meta, objetivo, por um período específico, e isso fará com que a mente humana comece a atrair do universo tudo aquilo que for desejado, seja o que for; riquezas, amor, sucesso etc...

Essa Filosofia tem sido amplamente propagada como forma segura de fazer com que qualquer indivíduo consiga alcançar seus sonhos desde os mais simples e comedidos até, e mais comumente, os mais extraordinários e extravagantes apenas praticando um conjunto de procedimentos tais como: Concentração absoluta, visualização e afirmações positivas. Por exemplo: Uma pessoa que deseja ser milionária, segundo tal filosofia, precisaria mudar sua forma de viver, incluindo em seu cotidiano as práticas descritas acima; logo, ela teria de primeiramente, se concentrar de forma plena absoluta e fixa em seu desejo de ser milionário, eliminando todo e qualquer pensamento oposto a esse em sua mente; em seguida, teria de praticar o que chamam de visualização, ou seja, imaginando todos os dias, várias vezes por dia, que já possuem na conta bancária o milhão que desejam e como o usariam nas mais diversas situações do cotidiano, como seria a vida de milionário, como seria a mansão onde morariam, quantos quartos teria, quantos banheiros, quantos cômodos em geral e como cada um deles seria, ou, quantos e quais carros teriam, como os dirigiriam; quantas e quais viagens fariam ao ano e para quais destinos paradisíacos, os hotéis em que se hospedariam, os restaurantes sofisticados que frequentariam e uma série incontável de coisas como estas. Por último, tal pessoa que deseja ser milionária, precisaria passar a afirmar frequentemente para si mesma e para o universo coisas como: “Sou milionário.”, “Possuo um milhão de reais no banco”, "Moro em uma mansão extraordinária", "Meus carros são rápido e luxuosos", "Minhas roupas são exclusivas", ou algo nesse sentido.

Segundo essa filosofia do mundo, praticando todos estes passos ou outros bem semelhantes por um determinado período que varia conforme o indivíduo em questão, isso habilitaria a pessoa a começar a atrair para si o tal milhão, pois o universo perceberia a firme disposição daquela pessoa em receber o que deseja, e por intermédio de uma suposta lei universal, faria com que o milhão fosse remanejado de diversas fontes diferentes para chegar nas mãos daquele que o atraiu.

É provável que você já tenha ouvido algo sobre essa filosofia, porque o mundo não tem economizado no marketing para alardear todo esse processo como solução definitiva para a vida de qualquer pessoa. Existem livros, cursos, vídeos e filmes que tratam desse tema e há também, gurus deste pensamento arrebanhando seguidores e, obviamente, muitas pessoas testemunhando a eficácia de todo o processo. Devo admitir que, em um primeiro momento, toda essa filosofia soa bastante sedutora, para qualquer mente desavisada, mas o fato é que tal conjunto de conceitos foi desenvolvido milimetricamente para ser exatamente desta forma, extremamente atrativo, de modo que para grande parte das pessoas do mundo, e alguns que estão em congregações, fará todo sentido.

E qual é a visão cristã sobre a filosofia da atração? Afinal de contas, ela funciona? 

Para os cristãos a vida é bem mais simples do que o ensinado por tal mentalidade mundana, na verdade, cristãos não dão nenhum crédito ou crença a ela simplesmente porque há um ensinamento de Cristo que joga por terra toda a "mecânica da atração"; Jesus disse certa vez: “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” Mateus 6.27. No contexto dessa passagem bíblica Jesus estava tratando de coisas da vida como posses e provisões, ou, comer e vestir; e o entendimento contido no centro de versículo mostra que não importa o quanto desejemos aumentar nossa altura, não seremos capazes de fazê-lo nem mesmo em uma única medida (côvado). Trazendo esse entendimento para o contexto do que estamos tratando aqui, fica claro que não importa o quanto desejemos ser mais altos, não importa o quanto nos concentremos em aumentar nossa estatura, não importa o quanto nos visualizemos com alguns centímetros a mais e os “benefícios” disso, não importa a quantidade de afirmações que façamos durante o dia, dizendo que: “Sou dez centímetros mais alto”, por exemplo. Nada disso, nenhum desses cuidados será capaz realmente de aumentar os tais centímetros de nossa altura.

E o que isso nos ensina sobre a filosofia da atração?

Eu respondo com outra pergunta: Se nossos cuidados não são capazes, segundo Jesus, de fazer algo tão pequeno quanto aumentar alguns centímetros de nossa estatura; será que conseguirão fazer coisas maiores como atrair riqueza, sucesso, fama, e outras coisas semelhantes? Logico que não.

E por que não?

Porque desejos não são nada além de manifestações de nossa vaidade. Quando alguém diz: "Desejo ser milionário, bilionário", "desejos ter sucesso ou fama", "aquele é o carro dos meus sonhos", "aquela é a casa dos meus sonhos", "isso ou aquilo é o meu sonho de consumo". Todas essas frases não passam de nossa vaidade falando.

Se olharmos mais profundamente a essência de Mateus 6.27 chegaremos à conclusão de que não importa o quanto desejemos algo, nunca conseguiremos obter tal coisa apenas por intermédio do desejo, mesmo que esse desejo esteja dividido e disfarçado como concentração, visualização e afirmações. A verdade é que o desejo, por si só, não tem condições de atrair nada; como está escrito: “O desejo do preguiçoso o mata, porquesuas mãos recusam-se a trabalhar.” Provérbios 21.25. Se apenas desejar fosse suficiente, não haveria a necessidade de trabalhar no sentido de construir tudo aquilo que precisamos ou almejamos conseguir ou conquistar.

Para nós cristãos, essa filosofia do “apenas deseje e o universo te dará”, não se sustenta. A simples verdade é que para que algo que você quer se torne realidade na sua vida será necessário plantar tal coisa; pois está escrito: “...Tudo o que o homem semear, isso ceifará.” Gálatas 6.7; e plantar significa, tomar ações conscientes e consistentes, mudar pensamentos, crenças, hábitos e trabalhar com inteligência e sabedoria no sentido de construir de forma sólida, pouco a pouco, passo a passo, vitória após vitória, sempre caminhando em direção ao objetivo. Voltando ao exemplo usado acima, (lancei mão desse exemplo porque tenho percebido que a maioria absoluta dos mundanos deseja apenas mais dinheiro, veja a quantidade de pessoas apostando em todo tipo de loterias ou promoções cujos prêmios são grandes quantidades de dinheiro), para aquela pessoa que deseja ficar milionária, ou obter sucesso, fama, ou o que seja, de nada adiantará a ela fazer qualquer afirmação, visualização ou concentrações; e isso é muito fácil de ser comprovado até para os mundanos se tiverem um pouco de senso crítico para julgarem as coisas em busca de encontrar a verdade. Se eles simplesmente perguntassem aos verdadeiros milionários, idôneos e honestos, como eles fizeram para chegar em tal patamar de vida, certamente nenhum deles diria que foi através de desejo, atração ou qualquer coisa como essa.

O ser humano não é capaz de atrair nada através de desejo mental, mas por outro lado, é capaz de construir um número incontável de todo tipo de coisas de modo a mudar ou mesmo transformar a realidade para o bem próprio e da humanidade por intermédio de imaginação, conhecimento, sabedoria, trabalho inteligente e, principalmente, fé.

Essa é exatamente a linha de raciocínio, ou a filosofia seguida pelos cristãos, ou seja, "O trabalhador é digno do seu salário." 1 Timóteo 5.18b E.R.A; isso significa que cristãos sempre trabalham em prol de construir em sua vida tudo aquilo que necessitam e almejam, porque desse modo a recompensa, ou seja, a realização do objetivo, é garantida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista