Pular para o conteúdo principal

“Honroso é para o homem o desviar-se de questões…” Provérbios 20.3



“Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se entremete nelas.” Provérbios 20.3


Se existe uma característica marcante na sociedade moderna que tem conseguido se infiltrar com facilidade nas congregações é vício de opinar a respeito de absolutamente tudo, quer seja relevante ou não; e a partir de tais opiniões gerar toda forma de conflitos e questões. Cada vez mais as pessoas estão sendo contaminadas com essa fraqueza moral de propagar e compartilhar suas opiniões, ideias e pensamentos com todos ao seu redor, mesmo que sejam ofensivas, levianas e deturpadas, sobre os mais variados assuntos, muitos dos quais são completamente sem sentido ou propósito; tanto no mundo físico quanto, e principalmente, no mundo digital onde o alcance e o potencial de destruição são muito maiores.

Embora não haja nada de essencialmente errado em externar ideias, pensamentos, formar opiniões e compartilhá-las com outras pessoas, isso deve sempre ser feito de maneira sábia, prudente, não-agressiva e preferencialmente sobre temas que possuam alguma importância real. Não devemos gastar e perder nosso tempo forjando opiniões sobre temas que existem unicamente para gerar polêmicas, discórdias e que não visam pacificar as pessoas. Lembre-se que todo cristão é, por natureza, um pacificador, como está escrito: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Mateus 5.9.

É bem verdade que existem algumas pessoas que se dizem filhos de Deus, mas não demonstram nenhuma postura pacificadora, pelo contrário, para eles quanto mais confusão, "disse-me-disse", confrontos e combates, melhor; não podem ouvir falar de alguma polêmica mundana ou religiosa, sobre qualquer tema, que fazem questão de lançar suas opiniões como se fossem granadas prontas para estourar e espalhar seus estilhaços com o único intuito de gerar mais e mais confrontos e alimentar mais polêmicas. Obviamente tais pessoas ainda não compreenderam o que o cristianismo realmente significa.

Infelizmente, o que tem ocorrido é que tanto no mundo quanto nas congregações o comportamento adotado tem chamado a atenção por estar baseado em uma avalanche de ideias, pensamentos e opiniões aleatórias e conflitantes sobre tudo; mundanos opinando sobre as congregações e os membros das congregações opinando sobre a sociedade mundana; obviamente isso tem gerado distorções e polêmicas cada vez maiores, internas e externas, em ambos os lados, além de, confusões, debates, confrontos, inimizades, rupturas e todo tipo de escândalos e polarizações que estão rachando cada vez mais, tanto a sociedade mundana quanto as congregações, fazendo com que surjam grupos, minorias, e facções sociais, religiosas, teológicas, filosóficas, políticas, esportivas, ideológicas, econômicas e outras, completamente opostas e extremamente avessas entre si.

Para toda pessoa verdadeiramente cristã, ou seja, filhos de Deus, pacificadores, é fácil olhar para este panorama e enxergar nele a marca, ou, a assinatura, do espírito do mundo, orquestrando todos os lados das batalhas, porque criar divisão e rupturas para gerar questões e conflitos que desencadeiem verdadeiras guerras é uma das táticas mais antigas usadas pelo espírito que há no mundo, e não se engane, pois ele usa essa estratégia em absolutamente todos os assuntos, na verdade, essa foi exatamente a estratégia primordial usada por ele milênios atrás quando tentou desencadear o caos no próprio céu, criando para si uma facção rebelde com parte dos anjos e gerando uma rebelião que culminou com sua expulsão das fileiras da Luz e da Presença do Altíssimo; como está relatado em: “E houve batalha nos céus: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo mundo; ele foi precipitado na terra (planeta), e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12.7-9. Sobre este episódio Jesus disse certa vez: "...Eu via Satanás, como um raio, cair do céu." Lucas 10.18

E o que isso tem a ver com o vício atual de participar de confrontos alheios ou de manifestar ideias, pensamentos e dar opiniões para gerar conflitos a partir delas?

Tanto as pessoas do mundo quanto as religiosas que fazem tal coisa estão sendo enganadas pelo espírito que “engana todo mundo”; todas as pessoas que agem dessa forma estão, na verdade, agindo como imitadores do espírito que caiu do céu como um relâmpago, por esse motivo têm transmitido suas ideias, pensamentos e opiniões como artilharia pesada, lançando bombas com o único intuito de atingir pessoas ou grupos e gerar questões que estão aumentando de volume a cada dia e arrebanhando mais e mais soldados, militantes, fiéis, adeptos e todo tipo de seguidores, pessoas querendo fazer parte da batalha, disseminar ideias e pensamentos de forma extremamente agressiva e opinar ferozmente, furiosamente e fervorosamente, cada qual sobre seus temas de predileção sem se importar com o mal que suas palavras causarão. Eles dizem: "Eu tenho direito de dar minha opinião!", "Essa é a forma como penso!", ou, "Tenho de exercer minha liberdade de expressão!", ou ainda, "Se eles podem falar eu também posso!". Você Já ouviu alguém dizendo coisas como essas? Pois é. Mas o fato aqui é que cristãos definitivamente não agem nem falam desse modo porque são justos, muito além do padrão conhecido e compreendido pelo mundo, eles sabem que: "A boca do justo é manancial de vida, mas a violência cobre a boca dos ímpios." Provérbios 10.11. Ou seja, Toda vez que os cristãos abrem a boca é para construir e pacificar; cristãos nunca abrem a boca para gerar confusão, combates, questões ou algo semelhantes, não importa sob quão pesado ataque estejam sendo submetidos; pois esta escrito: "A ninguém torneis mal por mal..." Romanos 12.17a.

Estas mesmas questões, ou seja, batalhas que estão ocorrendo nas redes sociais, nas ruas, nas escolas e faculdades, nos tribunais, nas igrejas, nos púlpitos, na TV e outras mídias, nos governos e em várias esferas de nossa existência; são auto-sustentáveis na medida que uma pessoa ou grupo se sente atingido por determinada opinião, ideia ou pensamento compartilhado, e se acha no direito e na obrigação de se defender, contra-atacando da mesma forma, porém com mais força, violência, raiva, ira e até ódio. Isso desencadeia uma nova rodada de ataques que se repete, e repete novamente, alternadamente, gerando um ciclo aparentemente interminável com enorme potencial de alcance e destruição que está maquiavelicamente esfacelando tanto a sociedade mundana quanto as congregações, criando divisões cada vez maiores e mais extremas, grupos dentro de grupos, mais violentos, tanto por palavras quanto por outras formas, mas um grande perigo está passando sorrateiramente despercebido para todos os envolvidos nesse processo; está relatado na bíblia em: “...Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” Mateus 12.25. Essa é precisamente a meta do espírito do mundo, como ele tentou fazer no céu semeando a discórdia e divisão para criar destruição; tanto para a sociedade mundana quanto para todas as congregações, isto é, colocá-los para confrontar-se entre si, e uns contra os outros, até que se destruam completamente e o caos reine absoluto.

E como os verdadeiros cristãos se comportam diante deste cenário?

Observando e praticando uma recomendação simples e poderosa registrada em Provérbios 20.3, que diz: “Honroso é para o homem o desviar-se de questões…”; ou seja, enquanto mundanos, religiosos e membros de congregações acham que precisam defender a própria honra ou a honra de seu grupo; cristãos sabem que a verdadeira honra está em não participar de nenhum embate, não importa o quão incitados, desafiados e confrontados sejam. Cristãos não criam nem se intrometem em nenhuma dessas batalhas citadas acima nem em nenhuma outra com as mesmas características. Não importa o que seja dito ou feito para afrontá-los, atacá-los ou agredi-los, cristãos não respondem a insultos ou a provocações de qualquer espécie, ou natureza, tampouco compartilham ideias, pensamentos e opiniões levianas, ofensivas ou destrutivas aos quatro ventos, pois sabem que isso fatalmente atrairá questões e conflitos sobre suas vidas, como está escrito: “...O que muito abre os lábios tem perturbação.” Provérbios 13.3b. Cristãos cultivam a sabedoria do silêncio, e como tal mantém suas preciosas palavras em seus corações e orações em favor de todos, quer sejam religiosos quer sejam mundanos, como está escrito: “...Bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem…” Mateus 5.44.

Cristãos sabem que ninguém consegue vencer o espírito do mundo se estiver jogando o jogo dele, usando as armas e estratégias dele, portanto, continuam caminhando sempre em frente cumprindo a sublime missão que nos foi delegada, sem retrucar, sem discutir, sem confrontar, sem tomar parte de qualquer tipo de conflito ou questão que o mundo ou a religião tente nos impor. Como ovelhas mudas, os cristãos andam em meio às alcateias de lobos famintos, mas sem se unir a eles, para que por nosso procedimento de paz, amor, união, unidade; juntamente com a majestosa ação do Espírito Santo por intermédio da Palavra de Deus, em nós, se mostre completamente diferente dos que se envolvem em questões diversas, de modo que o simples e pacífico contraste entre nós e eles será o suficiente para neutralizar as contendas, apaziguar os ânimos, desarmar corações, mentes e alcançar todos aqueles que estiverem espalhados buscando por direção. E isso, por si só, é uma honra ainda maior para nós.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  2. Não causo e nem defendo contendas e nem confusões de qualquer espécie, mas, qual a posição defendida pelo autor, a realmente de "pacificador", ou a da postura do "POLITICAMENTE CORRETO "?
    Que não sejamos contenciosos, mas que tenhamos postura e conhecimento necessário para defendermos A VERDADE onde e quando possível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Como dito no texto e claramente registrado na Escritura Sagrada em Mateus 5.9: "Bem-aventurados os PACIFICADORES, porque serão chamados filhos de Deus.".
      Obrigado por deixar sua questão aqui.
      Que Cristo dê paz, saúde, sabedoria, simplicidade e sucesso a você.
      Grande abraço.😊👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista