Pular para o conteúdo principal

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens..." Mateus 5.16



“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai, que está nos céus.” Mateus 5.16


Quanto menos uma pessoa refletir a luz de Cristo em sua vida através de atos e boas obras, mais ela terá de falar (ou até mesmo debater, discutir e gritar) aos outros, sobre as verdades da Palavra de Deus para tentar convencê-los de que ela é cristã e para tentar convencê-los a também ser, além disso, fatalmente usará, inclusive, de força, violência, imposições e outros artifícios para tentar compensar sua falta do genuíno brilho espiritual. Por outro lado, quanto mais a Luz de Jesus for refletida por nós simplesmente através das boas obras e atos condizentes com o verdadeiro cristianismo, menos precisaremos falar aos outros, porque A Luz de Cristo brilhando em nós vai atraí-los de tal forma que suas defesas serão automaticamente desfeitas, as barreiras que possuam cairão, qualquer pré-conceito que tenham acerca do cristianismo será superado, e, surgirá no íntimo de todos os que consigam ver nossas boas obras, um grande desejo de possuir tal brilho celestial em sua vida.


E por que isso acontece?

Porque está escrito: “...Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito…” Zacarias 4.6b

A grande verdade é que cristãos não precisam fazer tanto esforço para alcançar as pessoas que estão de fora, nem forçá-las a abraçar o cristianismo, porque a luz de Cristo manifestada nos nossos atos vai adiante de nós para preparar os ouvidos e o coração dos ouvintes, pois “contra obras de amor, não há resistência” a maior parte da resistência que já enfrentamos ou enfrentaremos ao falarmos do cristianismo se apresentou, ou se apresentará, no momento em que as nossas palavras estiverem sozinhas, ainda que estejamos falando da Palavra de Deus, ou seja, se tudo o que tivermos para alcançar as almas das pessoas for apenas palavras, não haverá verdade nelas, pois a verdade está firmada na palavra que possui boas obras e atos cristãos como base, porque não são as nossas palavras que demonstram uma fé viva, mas sim nossas obras; como está escrito: “...A fé sem obras é morta…” Tiago 2.20b. Quem vive apenas de palavras torna-se hipócrita, infelizmente o planeta sempre esteve repleto deles, mas não devemos deixar que eles infestem as congregações.

Existem grupos religiosos dentro das mais diversas congregações que acham que devem confrontar os mundanos da mesma forma como eles nos confrontam, ou seja, tentando forçá-los a comungar de nossa visão, princípios e valores na base da pressão, seja pressão política, social, intelectual ou outras; como eles também tentam fazer conosco. Tais grupos religiosos acham que a forma de fazer com que os mundanos se convertam é forçando-os para que aceitem as verdades da Bíblia Sagrada, mas essa abordagem de confronto jamais funcionou, pelo simples motivo de que contraria a essência da propagação do cristianismo, já citada acima, registrada em Zacarias 4.6b: “...Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito…”.

E como espalhar o cristianismo da forma correta?

Está escrito: “Vós sois a luz do mundo…” Mateus 5.14. Agora eu lhe pergunto: Você, alguma vez na sua vida, já viu a luz discutindo com as sombras? Você já presenciou, por exemplo, a luz do sol tentando, através de palavras, forçar ou convencer as sombras a concordarem com ela (luz) e se retirarem de determinado lugar. Óbvio que não! Luz e sombras não se falam, não conversam, não discutem; como está escrito: “...E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2 Coríntios 6.14. O sol simplesmente espalha sua luz, sem discutir, sem guerrear, sem fazer qualquer tipo de argumentação, concessão ou imposição para as sombras, ele apenas faz o que foi criado para fazer, que é, emanar sua luminosidade "dourada" sobre todas as coisas, na verdade, à medida que a luz solar avança, as sombras recuam, e tudo o que estava em trevas, ou seja, sob o domínio das sombras, passa para o domínio da luz.

Isso acontece porque a luz solar simplesmente avança, milímetro por milímetro, sem tomar conhecimento da escuridão, sem se misturar e sem se igualar; não sei se você sabe, mas na natureza não existe guerra entre a luz e a escuridão, porque uma é infinitamente mais poderosa do que a outra, a luz é soberana, o que significa que ela sempre prevalece, logo, onde ela chega, as sombras simplesmente fogem; quando a luz avança as sombras recuam; e avançar é uma ação, ou seja, é uma obra da luz. O mesmo também acontece na dimensão espiritual.

Então, da mesma forma como a luz do sol simplesmente age aumentando seu brilho gradativamente até se tornar dia perfeito, ganhado território e passando a iluminar todas as coisas sem precisar criar confusão, confrontos, contendas, debates e outras coisas como essas; o mesmo ocorre com os cristãos verdadeiros que não precisam ficar tentando convencer a quem quer que seja, apenas por palavras, nem forçar ninguém a aceitar, concordar ou viver sob os valores, princípios e conceitos do cristianismo, pelo contrário, todo cristão sabe que tudo o que ele tem de fazer para que os mundanos sejam iluminados e passem a almejar viver na mesma luz, é brilhar, porque o brilho dos cristãos permite que os mundanos sejam tocados pelo Espírito Santo, e é Ele, quem os convencerá verdadeiramente a abandonarem as obras das sombras para viver uma vida de santidade, justiça e prudência; como está escrito: “...Quando ele (Espírito Santo ou O Consolador) vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.” João 16.8. Note que a prudência é a capacidade que o cristão possui de fazer juízo das coisas, ou seja, julgar todas as coisas, separando o que é bom do que é mal, retendo o bem e evitando ao máximo tudo o que for, ou tiver, a aparência do mal. Em resumo, tudo o que você e eu, como cristãos, precisamos fazer para que Deus alcance os mundanos através de nossa vida é simplesmente realizar aquilo para o que fomos criados, ou seja, resplandecer, que significa brilhar intensamente.

E como fazer para brilhar?

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai, que está nos céus.” Mateus 5.16

Simples assim. Todo cristão sabe que apenas palavras não são o bastante para manifestar a Luz Divina, somente os tolos e os hipócritas se apoiam apenas em palavras. São os atos e as obras que manifestam a luz de Cristo na terra, em meio aos mundanos. Portanto, se quisermos ser mais efetivos na sublime missão de espalhar o cristianismo através da pregação do evangelho, a única opção lícita é viver verdadeiramente uma vida que reflita de forma prática toda a bondade e grandeza de Deus.

Mundanos vivem segundo aquilo que acreditam, e tentar obrigá-los a viver sob nossa perspectiva tem gerado um enorme número de resistências, confrontos, e embates ferrenhos e completamente desnecessários que de nada servem a não ser para erguer barreiras cada vez maiores e mais sólidas que os afastam cada vez mais; não tente obrigar nem forçar ninguém a nada, lembre-se “...Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito…” Zacarias 4.6b. Apenas viva o cristianismo puro e simples, faça como Jesus e demonstre, na prática, o que é uma vida reta e justa, com boa reputação, sabedoria, dignidade, honra, humildade, alegria, fidelidade, modéstia, simplicidade, compreensão, mansidão, paciência, compaixão, amizade, generosidade, caridade e tantas outras virtudes como estas demonstradas tanto por Cristo quanto pelos apóstolos, pois fazendo desse modo você estará brilhando muito mais intensamente do que aqueles que estão por aí discutindo aos quatro ventos; o brilho que emanar de você permitirá que a Luz de Cristo alcance todas as pessoas que estiverem no raio de ação de sua vida resplandecente; e você verá que para estas pessoas, quer sejam, conhecidos ou não, amigos, familiares, colegas, patrões ou empregados, você precisará falar apenas o que diz a Palavra de Deus sem muito esforço e eles compreenderão sem resistência, não haverá confrontos e eles estarão muito mais receptivos ao que você disser, pois eles verão claramente, na prática, que suas palavras não são meras palavras, mas sim estarão apoiadas na fé viva demonstrada pelas boas obras que quando forem presenciadas pelos que estiverem ao redor, farão com que eles agradeçam a Deus por ter enviado você até eles.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  3. Muito bom esse estudo! vou usa-lo na minha célula! Parabéns, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luis Sales!
      Agradeço a Deus por poder falar com você através desse comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gosto do texto.
      Que a magnífica luz do Altíssimo repouse no seu coração e no de todos os amados irmãos em Cristo da sua célula.
      Grande abraço.✨💖😊

      Excluir
  4. Aprendi muito nesta mensagem vou usar o que aprendi neste seu esclarecimento na próxima mensagem. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que a luz do Altíssimo, que há em Cristo Jesus, brilhe cada vez mais intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista