Pular para o conteúdo principal

“...O companheiro de tolos será afligido.” Provérbios 13.20b



"Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido." Provérbios 13.20

Escolha suas amizades!

Com que tipo de pessoas você costuma se relacionar? São pessoas que sabem qual o propósito (Missão) das próprias vidas, ou são pessoas que vagueiam pela vida sem propósito algum? São pessoas que têm valores elevados como os seus ou são pessoas que nem valores possuem? São pessoas cujas palavras são sempre edificantes, alegres e positivas ou são murmuradores profissionais? São pessoas que podem lhe acrescentar algo em termos de ensinamento, mentalidade e visão, ou mesmo são pessoas que precisam do seu ensinamento, mentalidade e visão; ou são pessoas que só querem alguém para carregá-los? Seus amigos íntimos são pessoas realizadas ou no caminho para suas realizações; ou são frustradas?

Pense por um instante e tire suas conclusões. Você pode estar se perguntando porque isso é importante; e eu lhe respondo com as palavras do livro de provérbios colocadas no título desta postagem: "Quem anda com sábios será sábio". É simples assim!

Muitos querem adquirir sabedoria, mas todo o seu círculo de relacionamento está repleto de tolos; e entenda tolo como aquela pessoa que não valoriza a sabedoria, pessoas que não buscam edificar a si mesmos. O cristão tem como obrigação buscar por aprender a sabedoria divina para aplicar em todas as áreas de sua vida, pois outras vidas, físicas e espirituais, dependem disso; com sabedoria o cristão pode ajudar outras pessoas naquilo que por ventura precisem, mas do contrário, como isso seria possível? Só para citar alguns exemplos; com sabedoria você pode ajudar seus irmãos, seus pais, seus filhos, seu marido ou esposa (namorado ou namorada, noivo ou noiva), seus amigos, colegas ou conhecidos e mesmo os desconhecido. Com sabedoria você poderá ajudá-los a realizar seus sonhos a descobrir seu propósito de vida e a desenvolver todas as capacidades que precisam para que a vida deles também seja capaz de ajudar outros. Porém, sem sabedoria nada disso é possível.

Com sabedoria é possível liderar com justiça ou ser liderado com humildade;
Com sabedoria é possível possuir uma mentalidade de excelência;
Com sabedoria está a vida com qualidade e abundância.

Este assunto também é muito extenso e esta postagem é apenas uma introdução do tema aqui no blog; tenho certeza que que vou abordá-lo novamente em outras ocasiões, mas por agora quero apenas chamar sua atenção para algumas coisas básicas:

Você considera que seus amigos mais íntimos são pessoas que lhe ajudam a chegar em seus objetivos ou estão tentando, consciente ou inconscientemente, lhe impedir de alcançá-los? Você considera que eles são pessoas realizadas ou frustradas? Não estou pedindo para julgá-los, por favor, não me entendam mal. Estou apenas pedindo para você verificar que tipo de influência eles podem ter sobre sua vida.
A diferença entre pessoas realizadas e pessoas frustradas é que as realizadas desejam que todos se realizem também, já as frustradas; consciente ou inconscientemente, desejam que ninguém consiga se realizar. Tenho certeza absoluta de que você conhece os dois tipos e talvez até tenha algum contato com ambos.
Sempre que você puder escolher suas amizades escolha pessoas realizadas ou em processo de realização, porque se você escolher as frustradas como amigos terá sua energia sugada por elas e sua confiança e sua fé constantemente colocada em dúvida; por consequência, terá de fazer muito mais esforço do que seria necessário.
Quando falo de pessoas realizadas, não estou falando de bens materiais ou de sucesso segundo o olhar humano; estou falando daquelas pessoas que possuem visão ampla das coisas e que compreendem as bases de uma vida espiritual cristã saudável. (Se é cristã, automaticamente é saudável).
Caso você deseje uma forma simples de descobrir se uma pessoa é frustrada ou não, tola ou não; eis aqui uma das principais características deles: Este tipo de pessoa passa muito tempo murmurando. A murmuração está constantemente nos lábios dos tolos.


Não importa se você tem o costume de edificar a si mesmo, aprendendo novos conceitos, desenvolvendo-se naquilo que precisa aprimorar, transformando suas fraquezas em força, planejando seu futuro, traçando metas claras para sua vida, alimentando seu coração com a fé, adquirindo fé pela palavra, plantando boas sementes e outras coisas valiosas como estas que todo cristão costuma fazer diariamente. Se seus amigos mais íntimos forem pessoas tolas você terá muitas dificuldades; como está escrito: "...mas o companheiro dos tolos será afligido." Provérbios 13.20b

Comentários

  1. Respostas
    1. Oi Laerte! Tudo Bem?
      Agradeço a Deus por poder falar com você.
      Obrigado por deixar o seu comentário.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a Presença de Deus produza serenidade e sabedoria na sua mente.
      Grande abraço.
      Felicidades pra ti.💖😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre