“Bem-aventurado o homem que adquire conhecimento” Provérbios 3.13
Muito provavelmente você, alguma vez, já ouviu alguém dizer a seguinte frase:
“A ignorância é uma benção.”
E se ainda não ouviu, não se preocupe porque vai ouvir. O grande propósito que o espírito do mundo tem ao propagar essa afirmação é simplesmente manter as pessoas dentro das respectivas prisões que ele, mundo, constrói na mente, no coração e na vida de todo indivíduo desde a infância. Ele faz isso sob a desculpa de que quando alguém adquire conhecimento ela se desajusta, ou seja, sai da mesma sintonia e, muitas vezes, perde a conexão com os que estão ao redor, a multidão, e isso, segundo o mundo, seria uma coisa ruim porque geraria conflitos diversos e dores. Portanto, ignorar ou não ter conhecimento de certas coisas seria uma forma de proteção. Obviamente, todo cristão sabe que isso não faz o menor sentido pelo simples fato de que a ignorância gera privações em todas as áreas do viver humano e uma vida de privações é uma vida dolorosa, incompleta e sem propósito mesmo que não pareça. O que o mundo não conta é que viver sob a suposta "proteção" da ignorância é, também, viver nas sombras, é não ter visão, é ser constantemente controlado por outros.
Todos os arautos dessa mentalidade mundana costumam crer, por exemplo, em máximas como a seguinte: “O que os olhos não vêem o coração não sente”. Parece familiar?
Ao contrário do que prega o espírito do mundo, o Espírito de Deus ensina a todos que: “Bem-aventurado o homem que adquire conhecimento.” Provérbios 3.13; bem-aventurado significa abençoado, logo, a essência desse versículo é: “Abençoada é a pessoa que adquire conhecimento”, portanto, se a pessoa que adquire conhecimento é abençoada, podemos concluir que o conhecimento é a benção.
O conhecimento aumenta o desejo de encontrar a verdade, também permite fazê-lo, e a verdade é libertadora, ela nos livra de nossas prisões, amarras, grilhões e cativeiros mais antigos e profundos, como está escrito: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32. Obviamente esta é a última coisa que o espírito do mundo quer que aconteça na vida de qualquer um de nós.
Note como o que é pregado pelo mundo é completamente oposto ao que é ensinado por Deus; enquanto o mundo diz que deseja, supostamente, “proteger” as pessoas mantendo-as prisioneiras ou reféns, alheias ao conhecimento e por consequência à verdade que conduz à liberdade; Deus deseja libertar cada ser-humano fazendo com que adquiram o conhecimento que os levará à verdade para que tenham a capacidade de fazer as melhores escolhas e desfrutar de uma vida plena em abundância. Como Cristo declarou certa vez: "Eu vim para que tenham vida e vida com abundância." João 10.10
Nunca duvide ou se esqueça disso: A ignorância definitivamente não é uma benção, não importa o que digam, pelo contrário, ela transforma pessoas em marionetes. Por outro lado, o conhecimento é uma grande benção porque pode transformar marionetes em pessoas livres.
Comentários
Postar um comentário