Pular para o conteúdo principal

"...E sede agradecidos." Colossenses 3.15



"...E sede agradecidos." Colossenses 3.15

Você sabia que uma das características mais nítidas dos cristãos autênticos é a gratidão? E você sabia que a gratidão é capaz de elevar sua vida para níveis mais altos de satisfação, alegria, realização e de serenidade?

Se você deseja desenvolver sua capacidade de gratidão de uma forma prática e facilmente aplicável ao seu cotidiano, seja ele como for; este texto pode lhe ajudar da mesma forma que ajudou a mim, pois vou compartilhar um pequeno-grande hábito que utilizei para me tornar mais consciente das muitas bênçãos que Deus, por intermédio de Cristo tem derramado em minha vida e a partir disso me tornei mais grato. Creio que o mesmo pode acontecer com você.

E o que deve ser feito?

Seja grato a Deus por tudo o que você faz, recebe e possui, mesmo que ache que é pouco. E a forma de fazer isso é encontrando algo específico pelo qual você é grato todos os dias. Separe uma folha de papel, ou mesmo, um aplicativo de nota ou agenda do seu telefone celular e a partir de hoje, durante pelo menos um mês, ache alguma coisa específica e significante no seu dia, pela qual você é grato(a), e anote. Repita esse procedimento durante trinta dias e isso vai treinar sua visão e sua mente para ver que você possui muito mais pelo que agradecer do que pensa, além disso, esse hábito vai ajudar a fortalecer o seu "músculo" da gratidão.

Direcionar de modo consciente e constante a sua mente e coração para encontrar algo específico pelo que ser grato todos os dias é uma ótima forma de perceber que mesmo nos dias mais atribulados que vivemos, ainda sim, temos muitas e muitas coisas pelas quais sermos agradecidos; mesmo quando vivemos situações que julgamos ser adversas, nós cristãos, ainda chegaremos à conclusão de que temos muito mais motivos para agradecer do que para murmurar, como fazem os mundanos; e nossa gratidão ao Senhor não precisa ser somente por algo grande, épico, extraordinário ou sobrenatural, 
pelo contrário, pois como está escrito em 1 Tessalonicenses 5.18: "Em tudo dai graças...", portanto você pode ser verdadeiramente grato(a) por aqueles cinco minutos que parou para conversar com alguém que não via há muito tempo, por um filme inspirador que viu, um trecho de livro que leu, alguma revelação das Escrituras que você compreendeu, um momento que partilhou com alguém especial, algo positivo que fez, a hora que abriu os olhos pela manhã, um belo arranjo de flores que viu em algum lugar, ou qualquer coisa aparentemente simples que possui algum significado ainda que seja apenas para você. Mas lembre-se que você precisa ser específico; ou seja, quando for anotar o seu motivo diário de gratidão, deixe claro para você mesmo e para sua mente que você se sente agradecido por determinada coisa, fato ou ação, pois todas elas são bênçãos. Se possível faça uma pequena oração "informal" agradecendo a Deus por aquilo, seja sincero e use as palavras de gratidão que surgirem em seu coração.

E por que fazer isso? 

Porque a gratidão é uma virtude cristã que nos protege do pessimismo, da tristeza e até da depressão, assim como de tantas outras mentalidades mundanas prejudiciais e nos faz melhores e mais fortes tanto fisicamente (em nossas emoções) quanto espiritualmente (em nossa fé), portanto, se a cada dia você encontrar ao menos uma única coisa pela qual ser verdadeiramente grato(a), mesmo às "pequenas coisas", tenha certeza de que, no fim deste período, terá uma visão diferente da que tem agora; tanto de si mesmo, como do mundo ao seu redor e principalmente de Deus; e se você incorporar completamente esse exercício ao seu modo de viver, fazendo com que se torne um hábito, "o hábito da gratidão", estará praticando 1 Tessalonicenses 5.18 que diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”, você estará cumprindo a vontade de Deus no tocante ao seu desenvolvimento pessoal; logo, sua evolução, em todas as direções da vida, será muito maior e melhor do que você pode imaginar. Além disso, ser grato pelas bênçãos que Deus derrama diariamente sobre nossa vida, mesmo aquelas que em nossa ignorância humana julgamos ser pequenas ou pelas que não conseguimos ver e nem compreender, é uma das coisas que nos diferencia dos mundanos que passam pela vida apenas murmurando e amaldiçoando a cada amanhecer que seus olhos contemplam.

Se você deseja realmente ser uma pessoa constantemente melhor, precisa aprender a evolui um pouco mais a cada dia como está escrito em: "Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais até ser dia perfeito." Provérbios 4.18; então não perca mais tempo, passe a desenvolver sua gratidão diariamente até que se torne um hábito enraizado em seu coração e estilo de vida, porque desta forma você também terá condições de se tornar mais grato para com as pessoas que estão ao seu redor e isso, por sua vez, vai gerar frutos positivos  de amizade, boa vontade, cooperação, lealdade e fidelidade que vão fortalecer todos os seus relacionamentos, quer sejam pessoais, profissionais ou simplesmente sociais.

Agora que você já sabe como aumentar sua capacidade de gratidão, comece de forma simples e faça a sua lista de forma específica, consciente e constante. Então eu lhe pergunto: Pelo que você é grato(a) a Deus hoje?

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Fico muito contente em saber que você gostou do texto. Certamente essa é uma das coisas pelas quais agradecerei a Deus hoje.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que nosso Poderoso Deus dê a você Paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  2. Amei esse texto e Gratidão tem que ser praticado todos os dias até para adorar ao Senhor o Salmista nos convida a entrar pelas portas com ações de graça com o coração cheio de Gratidão pelos benefícios que o Senhor nos dá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a sabedoria do Altíssimo guie você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  3. Gostei muito das explicações a respeito da Palavra Gratidão. Vou começar a partir de agora. E o motivo de hoje é pelo fato de ter recebido essa palavra tão edificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário é muito gratificante para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      A gratidão, quando bem compreendida, e praticada, é uma poderosa fonte de satisfação para nossa mente e para a nossa vida.
      Que você se fortaleça na gratidão, pois isso ajudará para que a sua vida seja inabalável.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
  4. Gostei muito do texto.
    A palavra é gratidão.
    Quem é grato é mais feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço por deixar seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Sem dúvida, quem é grato é realmente feliz.
      Que você se fortaleça na gratidão, pois isso ajudará grandemente para que a sua vida seja inabalável.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista