Pular para o conteúdo principal

“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem” Provérbios 27.19



“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.” Provérbios 27.19

O entendimento que pretendo compartilhar com vocês neste texto mudou completamente a forma como eu entendo a mim mesmo atualmente, foi um divisor de águas; toda a minha visão de mundo foi drasticamente transformada no momento em que este versículo se abriu e revelou algo extraordinário que me deu plena condição de gerar uma série de conversões em diversas áreas da minha vida.

Vamos começar visualizando o que está escrito; imagine por um momento que você se aproxima de uma piscina, um rio ou um lago, curva-se, e, olhando para as águas vê a sua própria face refletida ali; tenho certeza de que em algum momento da sua vida você já deve ter feito isso, e não resta dúvida de que ao olhar seu próprio reflexo você não se questiona quanto a fidelidade da imagem que seus olhos estão vendo naquele momento, todas as pessoas nesta situação assumem que seu reflexo corresponde exatamente ao que a realidade é, e estão corretos ao fazer isso, entretanto, há um pequeno detalhe para o qual eu desejo chamar sua atenção com este texto.

E que detalhe é esse?

Da exata mesma forma como o reflexo do seu rosto corresponde ao seu rosto, essa mesma correlação também ocorre com o coração das pessoas; note que eu destaquei a palavra "corresponde" em negrito porque a chave de parte deste entendimento está nesta palavra; antes porém, caso você tenha alguma dúvida sobre o que seu coração é, de modo geral, pense que seu coração é a união de seus pensamentos, sentimentos, intenções (índole) e emoções; aqui no blog há um texto que fala mais sobre esse tema e que você pode ler depois para obter mais informações relevantes, ao clicar neste link, caso ainda não tenha lido. Continuando. Sua índole, ou seja, sua inclinação moral, assim como, seus pensamentos, sentimentos e emoções, equivalem a quem você é. Falando de uma forma mais prática e simples para que você compreenda melhor, acompanhe as frases a seguir:

* Se alguém pensa apenas em fazer o mal, isso significa que ela é uma pessoa má;
* Se alguém vive sentindo raiva de tudo e de todos, isso quer dizer que tal indivíduo é uma pessoa raivosa.
* Por outro lado, uma pessoa que constantemente cultiva pensamentos e sentimentos de alegria automaticamente é uma pessoa alegre.

O que quero dizer com isso é que pessoas boas possuem um coração (pensamentos, sentimentos e emoções) bom, assim como, pessoas más têm um coração mal e isso fica refletido nos frutos que estas pessoas produzem, ou seja, nas palavras que falam e nas ações que praticam motivadas pelos impulsos de seu coração; como declarado claramente em: "Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus." Mateus 7.17  Lembre-se, seu coração corresponde exatamente a quem você é; como está escrito em Provérbio 27.19: “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.”. 

Então você pode dizer? Ora! Isso eu já sabia, não há nada de novo aqui.

Pois agora vamos entrar no entendimento que mudou completamente a minha mentalidade. Para começar vamos pensar sobre alguns questionamentos que são ao mesmo tempo simples e complexos para muitas pessoas. Responda para si mesmo. Se seu coração, ou seja, sua índole, seus pensamentos, sentimentos, e emoções espelham exatamente quem você é, como fazer caso você não queira mais ser a pessoa que é e deseje se transformar em um novo você melhor?

Em outras palavras: Como mudar o seu coração se o seu coração mostra o que você realmente é? Como uma pessoa pode se tornar, e ser, boa se quando ela olha para dentro de si mesma, do seu coração, com sinceridade, tudo o que ela encontra são pensamentos, sentimentos e emoções ruins e prejudiciais? É realmente possível mudar o íntimo da sua essência? 

Conheci certa vez uma pessoa que segundo ela mesma me disse, sentia inveja de outros de seu círculo social, inveja pessoal de alguns, profissional de outros, sentimental de outros e até espiritual de alguns. Mas esta pessoa tinha consciência de que era invejosa e embora sentisse inveja e nutrisse toda gama de pensamentos, sentimentos e emoções ligadas à inveja, ela não queria mais ser daquela forma, sabia que ter um coração invejoso era extremamente prejudicial, entretanto, estava vivendo um dilema, porque ela sabia que possuía um coração invejoso e segundo o versículo destacado na abertura deste texto, se o coração dela era invejoso isso significava que ela era uma pessoa invejosa, visto que o coração espelha quem nós somos na essência; por este motivo ela achava que nunca poderia ser diferente do que era, porque se tentasse mudar sua essência mais profunda, que era ser invejosa, estaria de alguma forma deixando de ser ela mesma e indo contra a própria natureza.

Por mais estranho que possa soar, existe uma multidão incontável de pessoas que adotaram esta mentalidade, completamente natural, em alguma ou várias áreas de suas vidas. Elas acham que porque nasceram com determinado tipo de pensamento isso significa que jamais poderão mudar porque foram criados daquela forma; pensam que ter os sentimentos e emoções que têm é algo que, por ser da natureza humana, significa que é correto se deixar dominar por eles; e entendem que são justamente este conjunto de pensamentos, sentimentos emoções e intenções, que a bíblia chama de coração, que as faz únicas. Mas, embora pareça, nada disso é verdade.

E por que não?

Porque embora essa correlação entre seu coração e você seja verdadeira, não é absoluta. Eis um exemplo: Durante mais de vinte anos eu sentia um grande medo de falar em público e na maioria deste período eu julgava que aquilo era normal, mesmo que tal comportamento me prejudicá-se em diversas ocasiões; eu achava que algumas pessoas nasciam para falar em público e outras não, logo, eu me enquadrava entre aquelas que não possuíam essa capacidade, aceitava nisso como verdade absoluta e nem mesmo pensava em tentar mudar porque se meu coração não me permitia falar em público, ou seja, eu sentia medo, ansiedade, não conseguia pensar direito e nunca tivera antes qualquer inclinação para falar na frente de muitas pessoas; meu coração refletia quem eu era. Portanto, naquela época, eu cheguei à seguinte conclusão: Se meu coração é assim, extremamente tímido, significa que é isso que eu realmente sou, porque,“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.”; e não há porque ir contra meu próprio coração, pois ao fazer isso estarei indo contra quem eu sou.

Aqui está um equivoco que fazemos involuntariamente quando lemos o versículo 19 de Provérbios 27.19 Está escrito: “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.”. O reflexo do seu rosto na água é igual a você, mas ele não é você; ou seja, você é a pessoa que está acima e observa o reflexo; da mesma forma o seu coração reflete quem você é, mas você não é ele, você é a pessoa que está acima e o observa. Você é o Ser que tem a capacidade de examinar a seu próprio coração e decidir o que pode e o que não pode permanecer nele; Como está escrito: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." 1 Coríntios 11.28. Esta palavra não teria sido escrita se nós não tivéssemos a capacidade de olhar para dentro de nosso coração afim de determinar o que pode e o que não pode habitá-lo, ou como ele pode ou não pode proceder.

E o que isso nos diz?

Nos diz que nosso coração, ao contrário do que muitos pensam, não nos representa plenamente; ele apenas corresponde ao que somos, e isso por sua vez significa que se ele não nos representa plenamente então ele pode ser mudado segundo a vontade de quem o governar. Note que Provérbios 27.19 Não diz: "O coração do homem é o homem." Ele diz que "O coração do homem corresponde ao homem." Existe uma grande diferença entre ser e corresponder. Nunca se esqueça disso.

E que diferença seria essa?

Vou tentar simplificar da seguinte forma; imagine que você está curvado observando seu reflexo nas águas daquela piscina, lago ou rio e você fica tão impressionado com a perfeição da imagem refletida que vagarosamente leva seu dedo às águas e toca o reflexo no local dos olhos. Agora me responda: Ao tocar o seu reflexo nos olhos você sentirá alguma dor ou desconforto como se estivesse tocando realmente em seus olhos? Lógico que não, porque por mais perfeito e fiel que seu reflexo seja, ele não é você, você é algo superior a seu reflexo; do mesmo modo seu coração reflete fielmente quem você é, mas você não é ele, na verdade, você é algo superior a seu coração; de fato, seu coração é apenas uma parte sua; como dito em: "Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças..." Marcos 12.30, note que o coração é apenas uma dentre as partes que compõem você, juntamente com sua alma, seu entendimento (mente) e suas forças (espírito); logo, embora as pessoas ignorem completamente, o coração não é, nem pode ser, a parte dominante de nossas vidas, pois está escrito: "O que confia no seu próprio coração é insensato..." Provérbios 28.26. Portanto a parte dominante de todo ser humano deve ser sempre aquela que está acima do coração, mente e alma; aquela que nós, cristãos, chamamos de espírito.

Uma pessoa é dominada por seu coração, mente e, ou, alma simplesmente porque não sabe que quem deve governar sua vida é seu próprio espírito, na verdade, seu coração, assim como sua mente e alma devem ser edificados (construídos) e doutrinados através do seu espírito cristão completamente recriado, que por sua vez deve ser governado pelo Espírito Santo; por este motivo, também, foi escrito: "Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne." Gálatas 5.16.  Por isso, as pessoas do mundo, ou seja, os não renascidos, são completamente governados por seus corações, mentes e almas, entregando-se completamente a toda gama de concupiscências, desejos desenfreados, sentimentos, comportamentos e pensamentos nocivos a eles mesmos e aos que os rodeiam, e isso ocorre, primeiro, porque seus espíritos não possuem Vida, e segundo, porque eles não compreendem que eles mesmos não são o próprio coração, embora o coração corresponda a quem são.

Imagine o mapa do Brasil, o mapa corresponde plenamente ao nosso país, entretanto, o Brasil não é o mapa. O Brasil é um território que apenas está representado ali.

Agora que você já sabe que você não é o seu coração, e que seu coração é apenas um espelho do que você deixou que ele se torná-se através do tempo, por falta de conhecimento como a maioria absoluta dos indivíduos que caminham sobre a terra. Agora você pode assumir o controle absoluto do seu coração sem medo de estar indo contra si mesmo e transformá-lo naquilo que você realmente nasceu para ser, aquilo que Deus deseja que você seja; mais puro, mais honesto, mas verdadeiro, mais humano, mais amoroso, mais pacífico, mais corajoso, mais justo, mais bondoso, mais feliz, mais alegre, menos preconceituoso, menos murmurador, menos arrogante, menos medroso, menos tolo, mais amigo, mais humilde e assim por diante, retirando tudo o que pode lhe prejudicar e enfraquecer como pessoa humana e colocando tudo o que vai lhe fortalecer.

Dessa forma você vai mudar o seu coração e ele passará a refletir o seu novo Eu, da mesma forma que o tempo muda o rosto do homem e este passa a ser refletido na água diferente do que era anos antes.

Comentários

  1. Muito bom é isso que nos aproxima de Cristo que é a nossa salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Will!
      Obrigado por seu comentário.
      Deus abençoe você poderosamente.

      Excluir
  2. Parabéns!!! Me edificou muito esse estudo. Que Deus continue te usando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noemi!
      Fico contente em saber que esse texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Obrigada, é como penso! Sabeboria de viver bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea!
      Seja sempre muito bem-vinda aqui no blog.
      Obrigado por comentar.
      Que a sabedoria do Altíssimo seja abundante em você de tal maneira que abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  4. Que maravilhosa revelacao !
    Glorias a Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por você ter vindo aqui no blog.
      Fico contente em saber que o texto foi útil.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que a luz de Cristo ilumine você e a todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista