Pular para o conteúdo principal

Qual é a diferença entre Talentos e Dons?




"...E deu dons aos homens." Efésios 4.8

Várias vezes a bíblia fala sobre dons e talentos, mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Existe uma certa confusão entre essas duas dádivas que a bíblia mostra que possuímos, e o objetivo deste texto é jogar um pouco de luz sobre o assunto. Novamente, como se trata de um tema muito extenso, vou falar de forma simplificada apenas pontuando um entendimento que nos permita desfazer essa confusão. Então vou começar dando a definição de ambos e na sequência vou falar sobre cada um deles individualmente compartilhando um pouco mais de informações.

Eis a definição de ambos:

Talento é toda a habilidade, capacidade, que nasceu com você e, por definição, trata-se especificamente de características físicas e ou mentais; enquanto que, Dom é toda habilidade, capacidade, que você recebe depois de seu nascimento e essas são tanto físicas e mentais como espirituais. Simples assim.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre eles, vamos começar falando mais profundamente; portanto, a pergunta é: O que são talentos?

Talento é tudo aquilo que nasceu com você; é toda capacidade nata, esteja ela ativa ou não, que um indivíduo possui. Um exemplo muito simples disso é: Algumas pessoas nascem com uma enorme facilidade para desenhar maravilhosamente bem, eles desenham pessoas, animais e todo tipo de coisas com riqueza de detalhes, esses indivíduos não precisam frequentar cursos de desenho, pois tal capacidade já nasceu com eles; desenham desde que se entendem por gente; na minha época de escola, em quase todas as turmas pelas quais passei havia alguém assim e tenho certeza de que você também deve conhecer alguém igual, isso é bastante comum e é um talento que essas pessoas possuem, mas se vão utilizá-lo em sua vida fica a critério de cada um. Porém, a pergunta é: Todas as pessoas nascem sabendo desenhar?  Todas as pessoas nascem com talento para desenho? Lógico que não! Eu mesmo, por exemplo, sou péssimo para isso embora tenha tentado aprender durante muito tempo. 

Então se você quer identificar seus talentos, há uma pergunta que deve fazer; pergunte a si mesmo o que você tem facilidade de realizar desde muito jovem. Algumas pessoas têm facilidade para desenhar, outros, para escrever, outros, para falar em público, outros para cantar, outros, para tocar instrumentos musicais, outros, para fazer contas, outros, para aprender, outros, para ensinar, outros, para esportes e assim por diante. Qual é a sua facilidade? Note que é perfeitamente possível que você tenha vários talentos e note também que o fato de um indivíduo ter determinado talento não significa necessariamente que não precise desenvolvê-lo através do tempo com estudo e dedicação, nenhum talento nasce pronto, por mais desenvolvido que esteja, ele precisa, e sempre pode ser, aperfeiçoado, como tudo o que há em nós; e este é um engano muito comum que alguns cometem. Na média, as pessoas talentosas tendem a se acomodar, pelo fato de possuir determinada facilidade; acreditam que não precisam evoluir suas habilidades e geralmente passam pela vida mantendo seu talento em um nível mediano, suficiente apenas para ser um "hobby"; ou seja, mantém seus talentos apenas como passatempo e distração, ou quando o utilizam profissionalmente também tendem a manter o nível mediano suficiente apenas para garantir sua remuneração mensal; entretanto, as pessoas que desejam e alcançam feitos maiores devem aprender a desenvolver seus talentos ao nível mais elevado que conseguirem, se possível for, até chegar à maestria ou ao estado da arte; além de perseguirem constantemente a excelência.

O autor cristão John Maxwell escreveu um excelente livro sobre este assunto cujo nome é: Talento não é tudo.

Agora vamos falar um pouco sobre: O que são dons?

Dom é tudo aquilo que você recebeu, recebe e receberá; aprende ou desenvolve após seu nascimento.

"...E deu dons aos homens.". Efésios 4.8

Se você nasceu sem saber tocar violino, por exemplo, mas se esforçou, estudou e aprendeu; isso significa que você adquiriu o dom de tocar tal instrumento, porque foi uma capacidade adquirida após seu nascimento, ou seja, não veio com você desde o ventre de sua mãe; e isso pode acontecer com qualquer habilidade que atue nas esferas mental e física. Mas também, por outro lado, dons não se limitam apenas a atuar nas esferas físicas, eles são muito mais profundos; por ex: Se você nasceu sem a salvação, e todos nós nascemos assim, não há nenhuma forma de, por nossos próprios métodos, esforços ou estudos, conseguirmos salvar a nós mesmos, porque a salvação é um dom que opera a partir do espírito, logo, é preciso que recebamos, pela Graça Divina, unicamente por intermédio de Jesus Cristo através da fé, o dom da Salvação, como está escrito: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus." Efésios 2.8

Então, a grande sacada com relação aos dons é que eles são divididos em três categorias, são elas: Física, mental e espiritual; enquanto que os talentos são divididos apenas em duas: física e mental.

E o que isso significa?

Veja o que a Palavra diz:

"...muito mais os que receberem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo." Romanos 5.17

A justiça é um dom. E como sabemos disso? Ninguém nasce justo; este dom nos é dado por Deus, pela Graça, através da fé em Cristo, em algum momento da nossa vida quando compreendemos o que ela é, e recebemos a justiça que Jesus fez por, e para, nós; Como Romanos 5.1 deixa claro ao afirmar: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz dom Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;".

Existe um esclarecimento muito importante que deve ser feito aqui para ajudar na compreensão da diferença entre talento e dom; e é o seguinte: O que uma pessoa faz por talento outras podem fazer por dom, mas o contrário nem sempre é verdadeiro porque, como dito acima, certos dons são gerados e funcionam unicamente a partir de uma esfera espiritual, mesmo sendo manifestos na esfera material como os demais; eis alguns deles: A justiça, a Fé, o Amor, a Sabedoria, a Vida Eterna e tantos outros, a lista é grande; logo, uma pessoa que opera apenas no nível dos talentos que nasceram com ela não será capaz de reproduzir ou desenvolver por conta própria nem a Justiça, nem o Amor, nem a Sabedoria, nem a Vida Eterna nem qualquer outro semelhante a estes, porque tais características (por causa dos efeitos do Pecado Original) não nascem com os homens, visto que o ser humano se corrompeu com a queda de Adão, estas dádivas são características do próprio Deus e é Ele que nos dá individualmente. Os dons são, necessariamente, dados a nós do alto, como está escrito: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes..." Tiago 1.17. Veja o exemplo a seguir:

Alguém pode saber cantar porque já nasceu com esta habilidade; outro pode frequentar um curso de canto ou ter aulas específicas, se dedicar e aprender; neste caso, o primeiro sabe cantar por causa do seu talento e o segundo aprendeu a cantar porque recebeu este dom através de buscá-lo com estudo e treinamento; mas, ninguém nasce com fé, ou, ninguém nasce justo ou sábio; tais coisas necessitam ser recebidas durante a vida quando buscamos, compreendemos o que são e como funcionam.

Entendendo isso você é capaz, agora, de ter uma visão mais clara de quais são os seus talentos e quais são os seus dons; e com isso terá a possibilidade de trabalhar em cada um deles para desenvolvê-los da melhor maneira possível, visando um fim proveitoso, multiplicando seus talentos e desenvolvendo seus dons para usá-los, ambos, na produção de duradouros frutos espirituais e físicos, benéficos, à sua vida e também em favor da vida dos que rodeiam você.

Comentários

  1. Bons argumentos bíblicos, porém você apenas se confundiu a respeito da definição de Dons e Talentos, que foi expressada, no seu texto, de forma trocada. Para entendermos bem sobre o assunto, temos que dividir os significados das palavras Talentos, Dons e Dons Espitiruais. Dons são exatamente aquilo que NASCEMOS COM ELE, e não o contrário (como foi falado neste artigo). Estes dons provêm sim de Deus, mas resultam de alguns fatores, como a genética, por exemplo. Dom vêm do Latim "Donus", que significa "Dádiva". Porém, por exemplo, nos esportes, encontramos pessoas que possuem o dom de praticar determinada atividade, que desde criança expõe extrema facilidade no desenvolvimento daquilo. Porém, este dom precisa ser lapidado e treinado, para que dê o real fruto que se espera. Já o Talento, segundo o próprio dicionário Aurélio, é algo lapidado com o tempo, com esforço, prática e muito empenho. Um exemplo claro disto é o meu próprio: sou baterista desde criança, nasci com o Dom, e já dei aula pra pessoas que não sabiam sequer pra onde ia este instrumento, mas algumas delas possuem algo que é fator determinante no desenvolvimento deste, a cordenação motora. Com isso, estas pessoas, de tanto treinar algo que elas nem sabiam tocar, mas gostavam, foram sendo lapidadas e hoje possuem o talento para tocarem o instrumento. É algo gradativo: não exclui a possibilidade de existirem coisas que ajudem naquele seu talento, mas é algo que NECESSARIAMENTE precisa ser trabalhado, porque aquela pesssoa não tem nem o mínimo conhecimento daquilo. Os DONS ESPIRITUAIS são mais fáceis de compreender, visto que são dados EXCLUSIVAMENTE por Deus através do seu Espírito, e dados àqueles que são Cristãos verdadeiros e que obedecem ao que está escrito: "Buscai com zelo os melhores dons". Estes são dados para uso EXCLUSIVO do Reino de Deus aqui na Terra, para servir as pessoas e mostrar o Amor de Cristo para elas. São ferramentas especiais para capacitação dos ceifeiros, na Seara que é exercida enquanto estivermos vivos!

    Graça e Paz,
    Júlio Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Miss. Júlio Soares.
      Obrigado por compartilhar seu entendimento aqui.
      Que Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que Cristo conceda muita paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja sempre feliz. 💖😊👍

      Excluir
  3. Grata Júlio por publicar o seu grancomentário, embora já soubesse a diferença, você trouxe - se a certeza das minhas dúvidas. E realmente o texto em cima não foi tão esclarecedor. Eu recebi de Deus os Dons do Espírito Santo de Deus de curar sobre imposição de mãos, e às vezes explicar às pessoas não é tarefa fácil porque elas confundem Dons espirituais com reiki e como não têm conhecimento da palavra de Deus, acham que é a mesma coisa, mas você aqui provou que não é, por isso estou imensamente grata pela sua partilha!! Desejo que Deus o abençoe com os frutos do Espírito Santo como eu tive o privilégio de ser presenteada por Deus!! Também quero agradecer a quem escreveu o texto porque mesmo não estando bem explicito foi necessário para que você Júlio o esclarece - se para mim. E a todos os presentes e participam nos comentários, que Deus os abençoe infinitamente. Glória a Deus nas alturas! 🙏🤲✨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucinda.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que Deus te dê paz, saúde sabedoria e sucesso.
      Grande abraço. 🙂

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista