Pular para o conteúdo principal

O desejo do preguiçoso o mata, porque suas mãos recusam-se a trabalhar. Provérbios 21.25



"O desejo do preguiçoso o mata, porque suas mãos recusam-se a trabalhar." Provérbios 21.25.

Todos nós sabemos muito bem o que é a preguiça e também sabemos o que ela faz com a vida das pessoas que a cultivam; todos já sentimos os efeitos dela em nossa própria vida, várias vezes, em menor ou maior grau. A bíblia chega a dizer que a preguiça é mortal para aqueles que a possuem por hábito; como está escrito: "O desejo do preguiçoso o mata, porque suas mãos recusam-se a trabalhar." Provérbios 21.25. Mas eu quero conversar com vocês a respeito do modo mais pernicioso que a preguiça assume; um tipo que está se multiplicando assustadoramente nos dias atuais e que exige vigilância redobrada para que ela não apareça em nosso cotidiano.

Primeiramente precisamos compreender que a preguiça é biológica, ou seja, por definição, a mente das pessoas é naturalmente preguiçosa; basta ver que não é raro evitarmos a todo custo ter de fazer quaisquer esforços físicos ou mesmo mentais que julguemos desnecessários, mesmo que saibamos que sejam importantes; por exemplo: Hoje em dia todos sabem que dedicar um pouco de tempo para praticar algum tipo de exercício faz bem à saúde, mas a pergunta que faço é: Todos praticam? Ou melhor. Você faz exercícios regularmente? Se você é um daqueles que costuma praticar exercícios, parabéns, mas saiba que você faz parte da minoria humana, porque a maioria das pessoas têm preguiça de se exercitar mesmo sabendo que uma vida com melhor saúde, longevidade e mais qualidade depende disso. Outro exemplo que posso citar aqui é: Praticamente todas as pessoas têm conhecimento de que desenvolver o hábito de ler é uma excelente maneira de evoluir pessoalmente, adquirir mais conhecimento, novas habilidades, mais conteúdo, informações relevantes e até mesmo certo grau de sabedoria, além é claro, de ser também um ótimo modo de ativar o cérebro de forma a prevenir, até mesmo, certas doenças no futuro; mas quantas pessoas você conhece que gostam realmente de ler e têm esse hábito praticado diariamente? Não estou falando daquelas pessoas que até gostam de ler, mas fazem isso apenas uma vez ou outra; estou falando daquelas que incorporaram esse hábito na vida, ou seja, aqueles indivíduos que sempre estão lendo algo valioso e interessante que contribua para seu crescimento mental, social, profissional e espiritual. Provavelmente você conheça poucas ou pouquíssimas pessoas como estas e isso acontece porque a maioria da humanidade simplesmente têm preguiça de ler.

E por que isso ocorre?


Isso acontece basicamente porque nosso cérebro é uma máquina que se não for doutrinada de outra maneira, sempre funcionará de modo a fazer com que gastemos o mínimo de energia possível a cada dia, nosso cérebro foi criado com algumas "programações" vitais e uma delas é manter nosso corpo carregado para uma eventualidade ou emergência, além de nos sustentar funcionando em equilíbrio o máximo de anos possível, para tanto, uma das formas usadas é a economia de energia que se não for direcionada corretamente pode acabar se tornando em preguiça. Nosso cérebro entende que devemos gastar energia apenas em três situações principais, são elas, conseguir alimento, procurar prazer e fugir de perigos; é para estas situações, e é claro, algumas derivações delas, que nossa mente armazena energia. É por causa desta preguiça mental que existem hábitos como o de encurtar o máximo possível as palavras e frases, rotular pessoas, repetir o que já foi feito, criando rotinas, usar calculadora até para resolver contas simples, adiar a organização de sua mesa de trabalho ou gaveta particular e muitos outros comportamentos como estes; assim como a tendência que temos de criar atalhos para praticamente tudo o que fazemos na vida. Tudo isso não é nada mais do que o nosso cérebro operando em modo de economia de energia.

Mas se isso é algo natural, então porque seria ruim?

Embora nosso cérebro seja naturalmente preguiçoso, não é sábio permitir que ele nos controle e aplique essa mecânica em todas as áreas da nossa vida; porque isso nos transformará em pessoas preguiçosas, e esse tipo de pessoa é aquela que não alcança seu máximo potencial na vida, não realizam sonhos, não ajuda os outros, não concretizam sua visão e enterram todos os seus talentos; são os que apenas passam pela vida desejando que tudo fosse diferente. Por mais estranho que pareça, saiba que a maior parte do nosso cérebro não é racional; ela é sistemática; e o que isso significa? Nosso cérebro não gosta de repetir raciocínios já feitos anteriormente, ou seja, a partir do momento que alguma informação é processada em nosso cérebro gerando uma conclusão ou resultado, é da natureza cerebral não querer repetir tal raciocínio mesmo que os resultados e conclusões destes raciocínios estejam errados, eis o motivo pelo qual as pessoas criam tanta resistência a mudar suas convicções. O fato é que nosso cérebro cria sistemas que "emulam" raciocínios, mas que na verdade estão apenas copiando para situações novas raciocínios que já foram feitos antes, e tudo isso para não ter o trabalho de gastar energia pensando em novas situações tendo que analisá-las com todas as suas especificidades, variáveis e variações, é o clássico, Ctrl+CCtrl+V; nem preciso dizer que esse mecanismo é o que causa tantos desentendimentos, confusões, falta de comunicação adequada e tantas outras distorções desde as menores como trocar palavras ao ler, falar ou escrever, até grandes como intransigência e intolerância. Tenho certeza de que você alguma vez já se enganou ao ler uma palavra pensando que era outra semelhante, isso aconteceu porque seu cérebro quando identificou as primeiras letras da palavra, automaticamente, para economizar tempo e energia, lançou mão deste sistema que chamo de "vocabulário preditivo" fazendo uso da primeira palavra com as mesmas iniciais que ele encontrou em seu "catálogo interior" fazendo você acreditar, mesmo que por pouco tempo, que aquela palavra errada era a que estava escrita. Funciona mais ou menos como o corretor ortográfico do seu celular, às vezes escrevemos uma palavra e ele julga que é outra.

Precisamos ficar atentos porque somos nós quem devemos controlar nosso cérebro e definir claramente quais atividades devemos fazer com mais ou menos intensidade e quando teremos os períodos apropriados de recuperação da energia gasta, seja fisicamente ou mentalmente. Uma das primeiras lições que todo cristão aprende é que não devem deixar seus impulsos naturais (biológicos) automáticos ditarem o rumo de suas vidas, e isso é algo que também se aplica em relação a preguiça.

Todos nós podemos passar por momentos de preguiça sem nos tornarmos preguiçosos da mesma forma que passamos por momento de medo sem nos tornarmos medrosos, o problema é que as pessoas que a bíblia chama de preguiçosas são aquelas que se deixam dominar pela preguiça e voluntariamente não tomam nenhuma atitude para mudar o modo como vivem.

Mas você pode dizer: Não tenho nenhum problema quanto a preguiça, pois sou muito ativo(a), estou sempre envolvido em todo tipo de atividades que posso, trabalho muito duro, estudo bastante e ocupo todo o meu tempo com uma série de atividades extras, na verdade, o que me falta é mais tempo livre para poder realizar mais algumas coisas que desejo. Se este é o seu caso, parabéns por sua disposição, mas saiba que isso também pode ser sinal de preguiça.

Então você pensa: Mais como isso é possível?

Até agora falamos da preguiça clássica, biológica e natural, que é facilmente identificada, mas nos dias atuais o espírito do mundo conseguiu implantar um outro tipo de preguiça, disfarçada, mais sorrateira do que a natural e não tão fácil de ser identificada. Tratasse da preguiça disfarçada em ocupação excessiva.

Parece não fazer sentido, mas tenho certeza de que você já deve ter alguma noção do que vou falar a seguir. Atualmente as pessoas dizem que não tem tempo para se exercitar porque estão muito ocupados fazendo outras coisas, outros dizem que não têm tempo de se alimentar direito, porque seu dia é corrido demais, outros não têm tempo para se dedicar a leituras que adicionem valor pessoal à suas vidas porque já estão estudando muito e necessitam de um descanso mental; há até aqueles que dizem não ter tempo para construir e investir em um relacionamento com o próprio Deus porque possuem muitos afazeres todos os dias. O fato aqui é que ninguém quer ser visto como preguiçoso, da mesma maneira que ninguém deseja ver a si mesmo como preguiçoso, então consciente ou inconscientemente descobrem uma forma de afastar completamente aquela preguiça natural do modo como vivem, entretanto, fazem isso usando exatamente essa outra forma moderna de preguiça, que se manifesta de duas maneiras; a primeira é ocupando-se tanto com várias coisas, muitas deles sem importância ou relevância, que não terão tempo para construir a vida que realmente e intimamente almejam viver; pessoas assim se tornam reféns do tempo e uma das frases que as caracteriza é: "Não tenho tempo.".

A segunda forma como a preguiça moderna pode se manifestar é: Por estarem sempre tão atarefados e com tantas preocupações periféricas todos os dias, algumas delas legítimas, mas totalmente desalinhadas com quem as pessoas realmente são ou desejam ser, que, acabam sempre deixando o que é vital para depois, para o próximo dia, para a próxima semana, para o próximo mês, o próximo ano e assim por diante; a conhecida procrastinação, que também é uma forma de preguiça; na verdade, a procrastinação é a preguiça em pequenas doses, insuficientes para ligar o alerta de que algo está errado, mas suficientes para nos manter inertes e sem evolução durante anos. E quando as pessoas se dão conta não têm tempo para fazer o que deve ser feito, estão enredados em várias teias que não os permitem se realizarem; estão sempre "trabalhando", "estudando", "produzindo", "fazendo isso", "fazendo aquilo", e "fazendo aquilo outro". Estas pessoas passam a viver como marionetes, sem vida própria simplesmente porque adotaram para si este tipo de preguiça que ao invés de mantê-los completamente imóveis, faz o oposto e, os mantem constantemente em movimento, porém na direção errada e sem foco; logo, para que consigam colocar sua vida no caminho certo e alcançar seus desejos e aspirações verdadeiras terão de fazer um esforço muito maior do que aquele que já estão fazendo e como nossa mente natural é direcionada para gastar sempre menos energia, ela se opõe completamente a qualquer mudança que envolva ter de fazer ainda mais esforço. Com isso muitas pessoas tem simplesmente se acomodado e assistido durante os dias, meses e anos, que vão passando, enquanto os seus desejos simplesmente morrem bem diante deles e quando percebem, eles mesmos também morreram junto com seus sonhos não realizados; por isso está escrito: "O desejo do preguiçoso o mata, porque suas mãos recusam-se a trabalhar." Provérbios 21.25

A verdade é que alguns preguiçosos precisam sair da inércia e começar a se mover rumo a realização de sua visão, sonhos e missão de vida, entretanto, outros preguiçosos precisam primeiro parar de se mover na direção errada para só então recomeçar a caminhar na direção certa; uns precisam trabalhar mais, mas outros precisam trabalhar menos, eliminando tudo aquilo que não está contribuindo realmente e diretamente para chegar no patamar que desejam alcançar, do contrário, tanto uns quanto outros acabarão vivendo como se estivessem mortos, uns sem se envolver no que é importante e outros envolvidos em tudo o que não tem importância; uns sem nunca usar seus talentos e dons, e outros, usando todos os seus talentos e dons nos lugares errados e de maneiras erradas; uns sem trabalhar em nada e outros sem trabalhar em nada de valor para suas vidas, para Deus e para o próximo.

Se você não quer ver a sua existência passar bem diante dos seus olhos e perceber que não está indo a lugar algum, mesmo se estiver sufocado por tantos afazeres e tarefas, trabalho, estudo e outras coisas como estas; faça essa análise em si mesmo e se for o caso, não se recuse a fazer o que tiver de ser feito; saia da inércia se for o caso, elimine a procrastinação se for o caso, ou mesmo, pare de se sobrecarregar com tarefas que não fazem sentido, não tem importância e não vão levar sua vida a lugar nenhum a não ser a mais frustrações futuras. Não deixe seus sonhos morrerem porque se isso acontecer você morrerá com eles, não permita que seus desejos se percam e sua visão se desfasa em meio ao caos de "prioridades" e "urgências" que o espírito do mundo cria em nosso redor; seja livre, seja ativo, seja sábio e seja produtivo; trabalhe com inteligência e sempre na sua direção certa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista