Pular para o conteúdo principal

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite... Josué 1.8



"Não se aperte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás." Josué 1.8

Quer saber como ser aperfeiçoado e transformado por Deus?

O versículo acima revela uma forma simples e poderosa de ser aperfeiçoado e transformado pela Escritura Sagrada. Comece meditando, orando e procurando na Bíblia por uma palavra específica que possa evoluir você em uma determinada área da sua vida ou do seu ser; tal Palavra vai funcionar como um cabo guia, ou uma direção clara para ser seguida no próximo ano desde que você se comprometa e se dedique a estudá-la e compreendê-la profundamente, além, é claro, de aplicar a palavra durante todos os 365 dias que virão. Pode ser um versículo ou um capítulo, mas o importante é que você coloque suas energias (motivação + esforço + alegria), não apenas em estudar o versículo escolhido, mas sim em SER o versículo. Vou dar um exemplo prático de como eu usei este processo e de como ele me ajudou:

No ano de 2011 eu escolhi um versículo para me transformar durante aqueles doze meses; eu havia identificado que possuía o péssimo hábito de reclamar de certas coisas e essa prática estava fazendo com que eu entrasse em atritos constantes por diversas causas. Meditando na Escritura Sagrada o versículo 14 do livro de Filipenses 2 me pareceu sob medida para aprimorar aquela minha falha e me fazer evoluir para além de reclamações e atritos em que eu me envolvia, pois naquele verso bíblico está escrito: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.". Durante absolutamente todos os dias de 2011 eu me policiei para não murmurar, reclamar ou discutir com quem quer que fosse, nem pelo que quer que fosse; todas as ocasiões que algo me incomodava eu lembrava do meu versículo particular para aquele ano, recitava-o em meu coração e controlava o impulso, fosse de reclamar ou de contender. O fato é que este esforço consciente, organizado e continuado ao longo dos 365 dias de 2011 mudou completamente quem eu sou hoje, já não possuo mais o hábito de murmurar, reclamar ou discutir seja pelo que for. Posso afirmar, em verdade, que Filipenses 2.14 me transformou; e o melhor é que todos os anos eu faço este mesmo processo visando melhorar outras áreas de quem eu sou. Neste texto você vai entender como fazer o mesmo e deixar a Palavra Divina transforma sua vida.

E por que fazer isso durante um ano?

Toda transformação verdadeira acontece durante um período que pode ser menor ou maior dependendo de muitas variáveis, mas o fato é que para que você possa constatar que houve transformação é preciso que você analise-se durante um longo período e depois compare com um período anterior semelhante; por exemplo, uma pessoa não pode dizer que parou de fumar se ficou apenas um dia ou uma semana longe do cigarro, você entende? Por outro lado, uma pessoa que passou um ano inteiro sem praticar tal vício pode, em verdade, dizer que deixou de fumar. O que quero que você compreenda é que um ano é um período razoável de medição e comparação tanto para quem deseja criar novos pensamentos, mentalidades, hábitos e ações mais saldáveis e fortalecedoras baseadas nos ensinamentos bíblicos, quanto para quem deseja abandonar hábitos, pensamentos ou vícios nocivos e enfraquecedores baseados nos ensinamentos do mundo. O período de um ano servirá para que você possa comparar sua evolução pessoal, ao final do próximo ano você vai comparar quem você será naquele momento contra quem você era um ano antes e poderá ver claramente o que mudou.

Se você quer ser aprimorado e transformado pela Palavra de Deus, sugiro que faça o mesmo, ou seja, ore e peça ao SENHOR que lhe dê a direção de um versículo para aperfeiçoar quem você é e torná-lo quem deseja ser de acordo com o que Deus espera de sua vida; por exemplo: Se você deseja aperfeiçoar sua fé, ou sua confiança em Deus, ou sua persistência, ou sua mansidão, ou sua oração, ou sua força de vontade, ou sua disciplina, ou sua mentalidade financeira ou absolutamente qualquer outra coisa em você, encontre dentro da Bíblia um versículo que revele algo específico sobre o tema, medite nele, estude-o e recite-o para você mesmo de maneira que tal versículo possa se solidificar dentro do seu coração e revele a você novos comportamentos, hábitos e ações práticas para serem aplicados no seu dia a dia, depois disso entre em ação e pratique tais ações, comportamentos e hábitos diariamente durante todo o próximo ano "dia e noite" conforme vão sendo revelados a você e de tal maneira que o versículo e sua vida sejam uma coisa só; isso se chama "ser um com a Palavra" e lembre-se que a Palavra é o próprio Cristo; logo, você será um com Jesus.

Eis mais um exemplo:

Suponhamos que você percebeu neste ano que seu coração (seus pensamentos, sentimentos e emoções) estiveram muito vulneráveis a todas as coisas ruins que ocorreram seja no ambiente ao seu redor, sua cidade, estado e país, ou mesmo em lugares mais distantes do planeta; se você se sentiu atingido pelo bombardeio massivo de notícias desestabilizadoras, como mentiras, corrupções, crises, violências escassez, desemprego e outras como estas que diariamente são lançadas sobre as pessoas. Neste caso você poderia lançar mão da palavra que está em Filipenses 4.8 que diz: "...Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."; e se utilizar deste versículo ativa e intensamente durante um ano inteiro, esforçando-se para viver tal palavra diariamente, bloqueando, filtrando e até mesmo cortando completamente de sua vida todas as fontes de notícias ruins, e disciplinando seu coração a pensar apenas de acordo com o versículo específico que lhe serve de base para a transformação; ou seja, pensando apenas no que é verdadeiro, no que é puro, no que é amável, no que é de boa fama etc...

No princípio este exercício espiritual pode parecer muito simples, mas o fato é que ele possui um gigantesco poder de transformar quem você é, aprimorando-o naquilo que você realmente precisa e identificou como necessário. Este esforço organizado e constante direcionado para uma área bem específica do seu ser e viver, durante um ano inteiro, vai fortalecer você de uma forma que jamais imaginou, desenvolvendo-o na direção da excelência que todos nós cristãos devemos perseguir.

Então comece a pensar; que área da sua vida ou do seu ser você deseja melhorar durante o próximo ano? Se você não souber em que área deve concentrar seus esforços para desenvolver então ore a respeito e faça uma autoanálise interna e muito sincera; quando descobrir uma área específica que mereça atenção para ser aperfeiçoada; busque e encontre na Bíblia uma passagem que revele a você algo sobre o tema. Sugiro que você procure sempre por um versículo porque geralmente são mais curtos e simples de implementar imediatamente, mas fica completamente a seu critério caso você prefira um capítulo ou mesmo uma passagem inteira de qualquer um dos livros sagrados. Feito isso, comece a partir do primeiro dia do próximo ano a ser um com a Palavra, aplicando-a dia após dia, semana após semana, mês após mês durante todo o ano, mas não seja como as pessoas do mundo que apenas fazem suas promessas e resoluções de fim de ano e logo que o novo ano começa elas desistem do que tinham decidido. Persista e mantenha a constância, praticando a sua palavra específica um dia de cada vez, sem pressa e sem pressão mesmo que pareça não estar surtindo qualquer efeito no começo, porque geralmente leva algum tempo para que nosso coração assimile verdadeiramente o ensinamento contido na Escritura e ela se torne um pilar dentro em nosso interior, se você continuar praticando o seu versículo específico, sem desistir, e sem ansiedade, o seu coração vai usar o versículo escolhido para criar novos modelos de pensamento fundamentados na Palavra, construindo o aperfeiçoamento que você deseja e gerando novos e melhores frutos para serem colhidos em sua vida.

Quando o final dos próximos 365 dias estiverem se aproximando, compare este período de transformação com o anterior e constate as melhorias geradas; depois, refaça todo o processo identificando uma nova área de seu ser e viver que necessite de edificação através de aprimoramentos e aplique um versículo bíblico de maneira cirúrgica e constante por mais um ano. Anote as mudanças ocorridas a cada ano para que você tenha uma visão temporal das transformações que a bíblia gerou em você, e lembre-se também de sempre anotar seus versículos base, leia o versículo do ano diariamente como está escrito: "Não se aperte da tua boca o livro desta lei...", medite e estude-o diariamente, como indicado em Josué 1.8 que diz: "...medita nele dia e noite...",  e por fim, aplique-o em sua vida porque desta forma "...farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás." Josué 1.8.
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista