Pular para o conteúdo principal

"...O desvio dos simples os matará..." Provérbios 1.32a



“Porque o desvio dos simples os matará...” Provérbios 1.32a

Você sabia que a alteração de um único grau na forma como as pessoas vivem fará toda diferença na vida de bilhões e bilhões de pessoas ao redor do mundo? Para ser mais preciso; se você alterar sua vida em apenas um grau, tudo ao seu redor vai mudar drasticamente a longo prazo.

Durante milênios a mudança de um único grau desviou multidões incontáveis, gerou enganos, criou doutrinas, filosofias, religiões, crenças, pseudo-ciências e uma série de loucuras e abominações que, como consequências, aprisionaram e destruíram completamente a vida de pessoas que tinham tudo para alcançar seus sonhos, realizar sua missão e mudar o mundo positivamente com a visão que receberam de Deus; Mas não o fizeram.

Quando falamos de desvio precisamos deixar claro logo de saída do que exatamente estamos falando aqui para que não haja dúvidas ou confusão, portanto, compreenda que desvio é uma mudança de direção que pode tanto ser algo grande, aparente e drástico como também algo imperceptível, e por mais incrível que pareça, ambos geram o mesmo resultado; a única diferença é o tempo que demora para que o resultado apareça. Tenha em mente que nossa vida é uma trajetória e precisamos mantê-la na rota determinada pela Palavra de Deus; como está escrito: "Não declines nem para a direita nem para a esquerda..." Provérbios 4.27. Porque qualquer alteração nessa rota, por menor e mais imperceptível que seja, pode nos levar para um ponto de chegada completamente diferente daquele que O Senhor idealizou para nós.

Acompanhe este breve relato ilustrativo:

Certa vez um homem resolveu que queria aprender a jogar golfe, então ele comprou todos os melhores equipamentos que podia, foi ao campo de golfe mais próximo de sua casa e pagou por um pacote de aulas. A primeira coisa que fez foi observar seu instrutor dar as primeiras tacadas e ficou abismado com a precisão dele, pois conseguia fazer com que aquela pequena bola branca cruzasse o campo num arco quase perfeito e se aproximasse assustadoramente do buraco que devia acertar; de fato, a técnica do instrutor era tão boa que por algumas vezes ele acertou o buraco impressionantemente de uma única tacada.

O homem que estava aprendendo tentava fazer o mesmo, mas não importava o quanto ele tentasse, suas tacadas eram péssimas, algumas vezes a pequena bola foi parar no lago, outras vezes sumiu entre as árvores, caiu na caixa de areia e assim por diante. Então ele perguntou ao instrutor o que estava fazendo de errado e a resposta mudou toda a sua visão da prática daquele esporte para o aluno.
O instrutor disse que o único erro que o aprendiz estava cometendo era que estava batendo na pequena bola num ângulo errado, ou seja, a diferença entre acertar o buraco com uma única tacada ou mandar a bola para dentro do lago ou em qualquer outra direção indesejada era mudar ligeiramente o ângulo da batida inicial; uma leve alteração quase imperceptível no grau em que ele estava acertando a bola faria uma diferença brutal no trajeto da bola até o resultado final e poderia significar sucesso ao acertar o alvo ou fracasso mandando a bola para lugares distantes.

E por que contei essa história?

Guardadas as devidas proporções algo parecido acontece na vida de cada um de nós, ou seja, Deus nos deu uma direção clara e simples a ser seguida, que é, em tudo sermos iguais a Jesus; como Ele mesmo diz: "...Eu vos dei o exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também." João 13.15; a pequena história do aprendiz de golfista é apenas uma ilustração para que você tome consciência de que na vida real pequenas alterações resultam em grandes mudanças de resultado, para o bem ou para o mal. Sabendo disto, o espírito do mundo vai tentar fazer com que todas as pessoas do planeta façam pequeninas alterações de um grau ou menos (figurativamente) em suas vidas, ou seja, coisas que podem ser completamente consideradas como sem importância ou relevância para o contexto de nossa existência cristã; tais alterações no momento da mudança podem não parecer, mas desviam e desvirtuam toda a trajetória de vida das pessoas em um ângulo totalmente novo que em princípio parece ser a trajetória certa, mas a longo prazo demonstrará ser um caminho completamente oposto ao determinado por Deus; como escrito em: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" Provérbios 14.12. Voltando à história do golfista; no momento em que ele batia na bola, sempre achava que tinha feito tudo certo, mas quando ela estava no ar em pleno voo, ficava claro que a direção estava errada e o resultado não era o desejado, porque a bola acabava sempre se perdendo no final.

E que pequenas alterações são essas?

O espírito do mundo tenta nublar a visão das pessoas e com "mentirinhas" procura convencer-nos a fazer pequenos desvios, muitas vezes imperceptíveis, em nossa caminhada; ou seja, nas nossas convicções, forma de agir, pensar, falar, relacionar com Deus e com o próximo; o mundo diz que uma pequena alteração nunca pode ser capaz de gerar um resultado distante do desejado ou mesmo uma catástrofe, mas cristãos sabem que essa é uma estratégia muito antiga e que infelizmente ainda hoje surte, em muitos, o mesmo efeito destrutivo de milênios atrás; no passado esta mesma artimanha já foi usada, inúmeras vezes e de diversas formas, quando o espírito do mundo disse, por exemplo, a Eva e Adão que comer o fruto não faria qualquer diferença (Gênesis 3.4); também quando disse a Sansão que contar o segredo Sagrado não traria problema algum ou quando incitou a Uzá para tocar na arca da aliança (1 crônicas 13.10). "Pequenos desvios" que em princípio podiam parecer completamente razoáveis, inofensivos e, até nobres, em certos aspectos, mas que foram potencializados de maneira tão monstruosa que criaram caos, sofrimento e morte tanto física quanto espiritual. Os exemplos bíblicos são diversos, e falei sobre eles porque quero demonstrar aqui que essa tática não é algo novo e está registrada para nosso ensinamento; tudo que o inimigo deseja é alterar a vida das pessoas em um único, pequeno e "insignificante" grau, porque depois disso o tempo vai exercer um efeito potencializador sobre aquele desvio de modo a afastar completamente a pessoa da forma como Deus deseja que ela viva. Lembre-se de quando Cristo foi tentado no deserto. O inimigo tentou incitar nosso Mestre a fazer um pequeno desvio em sua trajetória, como: Transformar pedras em pão, porque afinal de contas que mal poderia haver, visto que Jesus estava com fome e tinha poder para fazê-lo? Porém, Cristo sabia que qualquer desvio em sua rota, por menor que fosse, se transformaria a longo prazo em algo catastrófico para todos nós, por isso Ele se manteve firme em seu caminho.

E porque desvios, mesmo os menores e mais imperceptíveis são tão perigosos?

Porque qualquer desvio de nossa trajetória de vida cristã é pecado e como você deve saber "...O salário do pecado é a morte." Romanos 6.23; por este motivo o desvio dos simples os matará, porque ao se desviarem por menos que seja estarão cometendo pecado e o salário do pecado é a morte.

Cristãos mantem vigilância constante sobre sue pensamentos, sentimentos e emoções; cristãos esquadrinham cada canto de sua consciência jogando a Luz das Escrituras sobre toda e qualquer consideração que encontrem me seu interior, de forma a zelar sempre por permanecer no caminho que os foi proposto, o caminho de Cristo; como está escrito: "E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda." Deuteronômio 28.14

Todo cristão é, por definição, uma pessoa simples, porque vive sua vida na simplicidade de Cristo, mas é comum vermos o espírito do mundo querendo afastar as pessoas da simplicidade cristã, criando todo tipo de novos ensinamentos, a respeito da Palavra de Deus e do próprio cristianismo que até parecem, em uma primeira vista, algo verdadeiro, mas quando provados logo se vê que não há luz neles. Veja o que Paulo, apóstolo disse certa vez: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo." 2 Coríntios 11.3. Apartar significa: Afastar, separar ou desviar. Logo, quem se aparta ou desvia da simplicidade de Cristo acabará encontrando o pecado e seu salário. 

Cristãos não pensam como as pessoas do mundo, não sentem como as pessoas do mundo; não falam como as pessoas do mundo e definitivamente não agem como as pessoas do mundo. Cristãos pensam, sentem, falam e agem exatamente como Jesus; ou seja, não se desviam da Palavra em um milimetro sequer nem para a direita nem para a esquerda como está escrito: "Não declines nem para a direita nem para a esquerda..." Provérbios 4.27

Mantenha-se sempre vigilante com tudo o que você pensa, sente, aprender, ensina, fala e faz. A palavra de Deus é taxativa quando diz que "...o desvio dos simples os matará..." porque Deus sabe que a alteração de um único grau na rota de uma vida será potencializado pelo tempo afastando cada vez mais essa vida da trajetória original que é a simplicidade e a salvação de Cristo.

Comentários

  1. Todo cristão é, por definição, uma pessoa simples, porque vive sua vida na simplicidade de Cristo..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista