Pular para o conteúdo principal

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28



Que tal levar uma vida mais leve?

Primeiro devo dizer que certamente este é um dos versículos bíblicos mais amplos que eu conheço, não que os demais versículos também não sejam amplos, porque certamente são, mas na minha vida as grande transformações tiveram como primeira semente este versículo em particular. O potencial transformador contido nesta curta frase bíblica escapa a capacidade que temos de medir seus benefícios, mas uma transformação verdadeira acontecerá desde que compreendamos o que está contido nele, portanto vamos colocar nossa atenção e aplicar este poderoso versículo de forma específica e prática em nossa vida material.

Existe um fenômeno estranho acontecendo nas pessoas do mundo e mesmo em algumas que estão nas congregações; é um fenômeno extremamente prejudicial que tem fissurado mentes e esmagado corações de muitos, além de roubar gradativamente a alegria de suas vidas, obscurecendo toda a sua visão de futuro e é um terrível potencializador de angústias e depressões. Cada vez mais as pessoas na sociedade têm criado meios de viver sob pressão, de modo que constantemente têm se sobrecarregado de todo tipo de coisas; alguns têm se sobrecarregado de sentimentos, outros de pensamentos, e, outros, de itens materiais dos mais diversos; e, embora tudo isso esteja em algum ponto interligado, este terceiro grupo será o que vamos abordar um pouco mais a fundo nesta postagem; futuramente conversaremos sobre os demais individualmente quando falarmos sobre o estresse e a ansiedade.

Existe uma multidão incontável de pessoas vivendo absolutamente em seus limites; a vida da maioria esmagadora tem se resumido apenas a trabalhar para pagar contas, comprar todo tipo de itens que puder e gastar uma quantidade considerável de vitalidade para manter estes itens em suas vidas. Então você pensa: Qual é o problema disso? Afinal todos temos que trabalhar para pagar nossas contas e adquirir as coisas que queremos. Há algo errado em agir assim?

De fato, todos nós precisamos trabalhar para pagar nossas contas e adquirir o que necessitamos para construir uma vida com qualidade para nós e nossa família; e até, eventualmente, comprar certos mimos desejados; não há nada de errado com esse comportamento desde que as contas que você tem feito  e os bens que você tem adquirindo não estejam se acumulando e se tornando um fardo cada vez mais pesado a ser carregado através dos anos de forma a sufocar sua qualidade de vida e estrangular sua liberdade mental, social ou mesmo espiritual.

E o que quero dizer com isso?

O mundo quer que você acredite que a plenitude na vida se alcança pelo máximo acúmulo de objetos e bens que você puder conseguir, mesmo a custo de muitas dívidas e sacrifícios; todos os dias somos bombardeados por centenas de impulsos publicitários de marketing que vêm de todas as partes, muitos deles, cuidadosamente desenvolvidos com o único intuito de mexer em nosso cérebro e plantar falsas verdades dentro de nosso coração. Eles querem que você assimile a ideia de comprar, sem parar, objetos e coisas das quais não precisa, objetos e coisas repetidas ao extremo, muitas vezes, sem ter plenas condições de arcar com o preço pedido, e até mesmo objetos que, no fundo, não farão grande diferença ou não lhe trarão qualquer retorno benéfico ao seu estilo de vida, e isso para que você vá cada vez mais se sobrecarregando de itens, tesouros sociais, bens de consumo, que mais cedo ou mais tarde vão acabar como depósitos de poeira ocupando espaço em algum canto de sua casa. 

Basta ver que absolutamente tudo o que é anunciado em tais campanhas comerciais, seja, produto ou serviço, é vinculado a algum valor que está se perdendo no mundo e que por este motivo cada vez mais as pessoas estão procurando por eles, ainda que não tenham plena consciência disso; a maioria está agindo assim inconscientemente; dizem que se você comprar um determinado carro terá status, uma determinada marca vai lhe dar exclusividade, poder, alegria, liberdade ou mesmo felicidade; mas depois de adquirido o novo bem, e por vezes, juntamente com uma nova dívida que se arrastará por meses ou anos; em pouco tempo fica claro que aquilo não possuía a "magia" que os publicitários e as propagandas disseram ter, muito embora você tenha pago, talvez até muito, por ela também; e o que acontece é que aquele bem se torna apenas mais uma objeto que você terá de manter em sua vida tal como tantas outras coisas que vão sendo adquiridas através dos anos e nos cansando cada vez mais por termos de carregá-los como contrapeso. É exatamente isso que tem sobrecarregado grande parte das pessoas ao redor do mundo, e aqui eu quero fazer um alerta: Se você viver da forma que o mundo quer que você viva, suas forças não serão suficientes para suportar o peso que será colocado sobre seus ombros, isso acabará oprimindo seu coração; e o pior, a maior parte desse peso será colocado por você mesmo.

Muitos já estão vivendo essa realidade e estão sentindo que cotidianamente são esmagados contra o solo por suas próprias vidas, então, quando este sentimento se agrava sabe o que as pessoas fazem? Saem e compram mais coisas, porque o mundo as doutrinou a pensar que ter mais coisas é o mesmo que ter mais alegria ou felicidade; (claro que isso é uma grande mentira), mas essa mentalidade é uma programação absurda e profundamente plantada em seus corações com o único objetivo de aumentar o peso que cada indivíduo carrega diariamente até que este peso se torne tão grande e tão pesado que os esmague completamente. O fato é que quando compram mais objetos na esperança de sentir algum alívio do peso que já estão carregando em suas vidas, todo o processo se repete, como num terrível círculo vicioso, e no fim tudo o que sobra é uma vida repleta de objetos, bugigangas, tralhas e uma infinidade de itens para serem administrados, cuidados e mantidos, muitos deles se tornam fonte de preocupações contantes; tudo isso ocupando um enorme espaço dentro de suas mentes, e também, nas gavetas, armários, guarda-roupas, quartos, salas, cozinhas, banheiros; jardins, terraços, porões, garagens e, é claro, corações.

E sabe o que é pior?

A longo prazo, esse acúmulo quase compulsivo de coisas acaba criando o caos seja mentalmente, na forma de ansiedade, estresse, ou fisicamente, impedindo que as pessoas tenham liberdade em suas vidas; logo, a alegria desaparece por completo, os sentidos de propósito e plenitude não são mais percebidos e é neste momento que muitos mergulham em um terrível vazio existencial; passam a vagar sem brilho nos olhos, cansados de tudo, torcendo para que o despertador não desperte a cada manhã, apenas suportando dia após dia como se as semanas, meses e anos fossem somente mais uma parte do fardo que estão carregando, mas continuam trabalhando, pagando suas contas e comprando, acumulando coisas, ignorando que é justamente isso o que os está oprimindo e sem se dar conta da única forma de se libertarem dessa acumulação de peso crescente.

E que forma é essa?

Finalmente volto a citar o versículo destacado no início desta postagem: Nosso grande mestre Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28. Foi este verso que me despertou para todo esse processo, foi através dele que eu consegui ver claramente que esse círculo vicioso estava acontecendo comigo, em minha mente, e foi através deste versículo que Jesus libertou meu coração dando-me capacidade de abandonar todo esse peso que vinha carregando e acumulando através dos anos; com a compreensão de Mateus 11.28 transformei toda a minha vida em uma vida leve e passei a dar atenção e colocar meu foco e esforço nas coisas que realmente são importantes, como a construção de um estilo de vida sob medida para mim, sem excessos consumistas, sem ostentação e sem uma busca desenfreada por itens que não podem agregar valores reais como plenitude e felicidade à vida de ninguém.

Se você deseja ter uma vida leve, sem ter de ficar acumulando e carregando peso desnecessário, saiba que as Escrituras Sagradas, que são o próprio Cristo, possuem todos os ensinamentos que você precisa para mudar sua visão e mentalidade e, além disso, torná-lo imune às sementes de amargura que o mundo planta nas pessoas.  Então eis em seguida algo que vai lhe ajudar muito na construção de uma mentalidade de fé para uma vida mais leve e mais plena. Está escrito: 

"Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?..." Isaías 55.2.

Note que neste versículo citado acima, pão, significa tudo aquilo que dá sustento ou aquilo que supre as necessidades de um indivíduo, logo, a primeira coisa que você deve entender é que tanto o seu dinheiro quanto o seu esforço (trabalho e dedicação) devem ser empregados primordialmente de maneira que construam e mantenham seu sustento, e, atendam suas necessidades. Seu dinheiro e esforço devem ser investidos naquilo que realmente vai trazer satisfação; e o que traz satisfação são as coisas que contribuem para uma vida com qualidade simplicidade, praticidade, mobilidade e liberdade.

Sempre que você for adquirir mais algum bem de consumo ou qualquer serviço que seja,  faça a si mesmo as 5 perguntas a seguir:

1: Eu realmente preciso disso?

Não adquira nada que você não precise de verdade. Comprar algo de que você não precisa é como queimar seu dinheiro e seu esforço; seja uma pessoa mais consciente e empregue melhor os seus recursos de maneira que eles lhe ajudem a construir uma vida plena.

2: Isso é funcional? (Ou seja, terá um uso relevante na minha vida?)

Procure adquirir coisas que sejam verdadeiramente úteis para você e sua família, e por útil entenda aquilo que você usará constantemente dentro de uma semana ou mês. Não há nada pior do que entulhar nossa casa e nossa vida com objetos sem utilidade que só servem para ocupar espaço. Tudo o que não tiver um uso constante em nossa vida deve ser evitado.

3: Como isso vai contribuir para construir um padrão de vida mais leve para mim e minha família?

Seu foco a partir de agora deve ser construir uma vida, sob medida, onde sua força e alegria não estejam sendo constantemente drenada por uma montanha de objetos mantidos ao seu redor. Por exemplo: Porque ter dois ou três telefones se isso não é uma exigência inescusável de seu trabalho; ou, porque ter dois ou três carros se apenas um atende completamente suas necessidades. Porque comprar uma casa de praia se com um mínimo de planejamento e muito menos dinheiro do que gastaria para mantê-la você pode desfrutar de ótimos hotéis com sua família em praias diferentes a cada vez, sem ter de se preocupar com nada que não seja relaxar e aproveitar sua estadia, e sem estar engessado para sempre ir ao mesmo lugar? Entende? Procure usar a fé com inteligência e seja muito sincero com você mesmo, lute contra os impulsos mundanos de ostentação, status e vaidade dentro de sua mente e coração, pois o resultado será uma vida muito mais leve.

4: Será que eu posso investir o meu dinheiro, tempo ou esforço em algo mais produtivo?

Às vezes, na ânsia de fazermos ou adquirimos algo perdemos a visão de oportunidades melhores, mais produtivas e mais lucrativas que estão ao nosso redor; não só do ponto de vista financeiro, mas de todos os outros; nunca se canse de analisar cuidadosamente suas opções com sabedoria. Peça direção a Deus e procure aprender o que realmente é interessante especificamente para você e sua família, pois cada caso é um caso diferente e não é porque algo foi bom para alguém muito próximo de você que necessariamente será bom para você.  

5: Posso pagar por isso?

Se você não pode pagar, não adquira; não faça dívidas e muito menos sacrifícios. Adquira aquilo que você pode pagar de uma forma que sua liberdade não fique comprometida.

Comentários

  1. Bom dia,
    muito bom sua imagem de ilusração, peço permissao para usar essa imagem
    para divulgar o evangelho.
    desde ja agradeço por sua gentiza.
    Pr. Ribamar Arruda
    Ig. Assembleia de Deus Madureira em Bruxelas Be.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor Ribamar.
      Obrigado por seu comentário.
      Todas as imagens que uso para ilustrar os textos aqui do blog são obtidas da internet, preferencialmente de sites de “wallpapers and images free to use”. Portanto sinta-se à vontade para utilizá-las.
      Grande abraço.
      Que Deus lhe abençoe abundantemente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista