Pular para o conteúdo principal

“...Ama ao teu próximo como a ti mesmo...” Marcos 12.31



“...Ama ao teu próximo como a ti mesmo...” Marcos 12.31

A essência do cristianismo é amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a você mesmo; simples assim, além disso, estas são as grandes diferenças entre os cristãos e não-cristãos; por isso nesse texto vamos falar um pouco mais especificamente sobre como amar ao próximo de uma maneira realmente prática, porque "Se alguém disser: Eu amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê." 1 João 4.20 E.R.A. Mas antes de entrarmos no assunto, como de costume, começo deixando algumas perguntas com o intuito de fazer você, leitor, refletir, são elas:

Você tem verdadeiramente amado o seu próximo da mesma forma que ama a si mesmo? Como é possível praticar este ensinamento nos dias atuais?

Primeiramente é preciso que fique bem claro para cada um de nós quem é o nosso próximo e para isso começaremos fazendo uma rápida análise da parábola do bom samaritano que está relatada em Lucas 10.30-37. Na parábola, fica claro que o nosso próximo é todo aquele que cruzar o nosso caminho, ou seja, qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de contato conosco durante nosso dia, por menor que seja este contato; tal pessoa é considerada como o nosso próximo, e nós, como cristãos, não podemos nos furtar de dar a atenção e a ajuda que tais pessoas estiverem necessitando. Mas existe um grande diferencial de amor ao próximo que apenas os cristãos possuem, porque se você olhar ao redor, verá que no mundo várias pessoas, não-cristãs, possuem um comportamento semelhante ao do bom samaritano.

Então onde está o verdadeiro diferencial entre os cristãos e os não cristãos?

A verdadeira diferença está no fato de que apenas os cristãos conseguem amar as pessoas que os odeiam e para demonstrar isso vamos começar por um dos versículos bíblicos que mais gosto, porque dele conseguiremos extrair mais informações sobre nosso estudo. Mateus 5.44 diz: “...Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que voz maltratam e vos perseguem.”

O seu próximo também é aquela pessoa que se declara seu inimigo, seja abertamente ou não, é aquele indivíduo que fala mal de você, é aquele que te odeia, é quem te maltrata e te persegue. São estas pessoas que você deve amar. Isso o mundano não faz.

Então você pergunta: Por que tenho de amar estas pessoas se elas me odeiam, maltratam e perseguem?

O amor possui poderes que estão muito além de nossa frágil compreensão, porque o amor é o próprio Deus, como relatado em 1 João 4.8 que diz: "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." E.R.A; por esse motivo, como eu disse, amar a todos é a principal característica dos cristãos, e eles usam-na principalmente em favor daqueles que se declaram contrários a Cristo, contrários a fé ou ao verdadeiro cristianismo porque sabem que há uma maior recompensa em amar do que em perpetuar a raiva, a ira ou o ódio e a indiferença; como está escrito: “...Se amardes os que vos amam, que galardão tereis?”. Todas as pessoas do mundo, quer sejam religiosas ou não, praticam o amor recíproco, ou seja, todos amam aos que os amam, é da natureza humana retribuir, mas infelizmente a maioria absoluta destas mesmas pessoas também praticam o ódio recíproco e a indiferença, que é o contrário do amor. Cristãos, porém, são seres nascidos do amor e no amor; indivíduos celestes vivendo na terra e são também pessoas que vivem constantemente na busca pela excelência; por estes motivos, fazer unicamente o que as pessoas do mundo fazem não é o bastante. Cristãos manifestam o amor de Deus através de pensamentos, palavras e ações cotidianas que vão além dos limites da lógica do mundo, porque, por exemplo: 

Falar bem de quem fala mal de você não é lógico, mas é cristão.
Ajudar alguém que nunca te ajudou não é lógico, mas é cristão.
Defender quem te ataca não é lógico, mas é cristão.
Tratar bem quem sempre tratou você mal, não é lógico, mas é cristão.
Orar em favor da vida de quem persegue você não é lógico, mas é totalmente cristão.

Cristãos não oram só por si mesmos, cristãos oram pela cidade em que vivem e moram, oram pelas autoridades, pelas pessoas que os amam e pelas pessoas que os odeiam. A oração de um cristão é algo nobre e mais valioso que o ouro refinado ou a gema perfeitamente lapidada e todo cristão usa a sua oração para fazer com que o poder de Deus abençoe o máximo de pessoas em sua volta, quer sejam conhecidos ou desconhecidos; quer sejam amigos ou "inimigos". Note também que cristãos não possuem inimigos, "Porque não temos de lutar contra carne e sangue..." Efésios 6.12; são as outras pessoas que se declaram inimigas dos cristãos, mas estes sentimentos e comportamentos não são compartilhados por nós. Sempre pague o mal com o bem, como descrito em 1 Tessalonicenses 5.15 que diz: "Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos."

Nunca se esqueça que o amor, ajuda, desarma, muda, cura, converte, protege, defende, compreende, ergue e sustenta; o amor é supremo, não segue a lógica do mundo e está dentro de cada cristão para ser compartilhado com todos aqueles que cruzam nosso caminho diariamente, mesmo que estas pessoas nos ataquem e nos firam. Cristãos nunca abrem mão de amar, porque o amor é tudo o que eles têm e são.

O amor fez Jesus enfrentar e sofrer as injustiça, o ódio, as ofensas, a coroa de espinhos, os cravos, à cruz e a morte por nós, como Ele mesmo relata em João 15.13: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos..." E se Cristo dedicou sua vida a amar todas as pessoas, mesmo aquelas que o feriam e maltratavam, então, não se deve esperar menos dos cristãos que também o fazem seguindo o exemplo e o mandamento do Grande Mestre: "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei." João 15.12. Nenhum de nós precisa enfrentar a cruz porque Jesus já o fez, mas devemos, como cristãos, manifestar o pleno amor de nosso Senhor para com todas as pessoas e principalmente por aquelas que são contra nós ou contra nossa fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista