Pular para o conteúdo principal

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos..." Lucas 14.28



"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos..."  Lucas 14.28

Você possui o hábito de planejar para alcançar seus objetivos? Você costuma terminar tudo aquilo que começa ou é daqueles que abandona todos os seus projetos de maneira inacabada?

Neste texto vamos falar sobre este hábito que é uma poderosa ferramenta usada pelos cristãos e que certamente fará com que você desenvolva uma nova capacidade de concluir seus projetos e aumentar o número de suas conquistas e vitórias. O planejamento.

Muito provavelmente, você, assim como eu, e praticamente todas as pessoas do mundo já deixou algum projeto inacabado em sua vida, e isso é muito mais do que comum; bilhões de pessoas no planeta agem desta forma, a maioria até deseja terminar tudo o que começam, mas mesmo se esforçando não conseguem, e é justamente isso o que os impede de multiplicar suas vitórias e conquistas.

E por que isso acontece?

Porque a maioria das pessoas não possui o saudável hábito de, verdadeiramente, planejar suas vidas; elas apenas deixam que a vida aconteça e as leve de qualquer maneira para qualquer parte; muito provavelmente você já ouviu a seguinte frase em algum lugar: "Deixo a vida me levar...", e infelizmente esta frase é a filosofia de vida de muitos; mas a pergunta que faço é: Se alguém não planta o que deseja, como conseguirá colher? Ou, se uma pessoa não planeja em sua vida, cada projeto que deseja construir, cada trilha que deseja caminhar e cada batalha que deseja lutar, como espera ter exito nelas?

O fato é que tais pessoas não conhecem o magnífico ensinamento dado por Deus e transmitido a nós pelo evangelista Lucas quando diz:

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?" Lucas 14.28

"Ou qual é o rei que, indo à guerra para pelejar contra outro rei, não assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele..." Lucas 14.31

Absolutamente todas as vezes que você for iniciar a construção de algum projeto, seja pessoal, profissional, social ou qualquer outro. Toda vez que você precisar empreender uma batalha na direção de realizar seus verdadeiros sonhos, sua missão e concretizar sua visão; será preciso, primeiro investir algum tempo precioso planejando prudentemente a forma como devemos agir de maneira mais eficiente; e eu usei o termo "investir tempo" porque cada hora que você usar imaginando, refletindo, ponderando, calculando e desenhando seu futuro, sobre a forma de atingir seus objetivos e metas, isso aumentará consideravelmente a probabilidade de que você alcance as vitórias desejadas.

A maioria dos indivíduos gasta suas vidas reclamando, queixando-se e culpando a tudo e a todos pelo fato de seus projetos nunca chegarem a uma conclusão ou darem certo como desejam, mas poucos são os que fazem uma investigação interna, verdadeira e sincera em busca das reais causas de seus fracassos e desistências, porque se o fizessem, descobririam que a falta de um planejamento claro, simples e objetivo é um caminho rápido para a desistência.

E o que é planejar?

Planejar é criar um caminho simples, claro e funcional entre o seu momento atual e o momento que você deseja atingir; ou seja, é desenvolver uma ponte entre você e o resultado que você deseja alcançar; no versículo bíblico Jesus cita a construção de uma torre, mas em nossa vida pode ser a construção de uma casa, de uma carreira, de um casamento, de um projeto social ou qualquer outro objetivo que você possua.

E como fazemos isso?

Comece identificando sua condição inicial: Saiba quem você é, saiba verdadeiramente o que você quer e aonde deseja chegar, veja quais recursos utilizáveis estão à sua disposição inicialmente e comece com o que tem.

Defina suas metas: Saber o que você realmente quer alcançar, aonde deseja chegar, é ótimo, mas não é o suficiente. Aprenda a transformar seus sonhos e desejos em metas; e metas são subdivisões de seus objetivos; são partes que você vai dividir em períodos de tempo para que fique mais fácil realizá-las, definindo-as em três períodos; curto, médio e longo prazo.

Organize-se: Organização torna tudo mais fácil. Um dos fatores cruciais para que as pessoas não consigam dar prosseguimento na busca por seus objetivos é por falta de organização, muitos passam a vida inteira tentando lidar com sua desorganização pessoal, pois acham que lidar com ela é mais fácil do que desenvolver novos pensamentos voltados para a organização. O que acontece é que as pessoas se acostumam a ser desorganizadas e passam a levar uma vida em que a desorganização é um padrão que se torna confortável, mas infelizmente este tipo de comportamento tem como resultado uma baixa capacidade de gerar frutos que estaciona os indivíduos em um nível mediano no que diz respeito a realização de propósitos, sonhos e objetivos. Ser uma pessoa organizada é uma necessidade e não um luxo, e além disso contribui, e muito, para multiplicar suas forças em direção à conclusão de seus projetos.

Priorize: Embora algumas pessoas tenham mais facilidade em colocar a atenção em várias coisas ao mesmo tempo, o melhor é que elas aprendam a atribuir graus de prioridade para seus projetos de vida, porque do contrário todas as coisas com que ela tem de lidar podem se tornar uma grande confusão mental que vai drenar suas forças, forçando-a a interromper o que quer que esteja fazendo. Se você quer aumentar o seu nível de sucessos, vitórias e realizações precisará aprender basicamente a dizer para si mesmo o que é "urgente e importante", "importante e não urgente" ou "não importante" em sua vida. Tudo aquilo que nos propomos a construir ou realizar em nossas vidas possui tarefas específicas que são "urgentes e importantes" a serem cumpridas, estas tarefas precisam sempre estar no topo de nossa lista de afazeres porque são elas que contribuem para melhorar nossos resultados e nos deixam mais perto de nossos objetivos; mas, também há tarefas que são importantes, porém não são urgentes, estas podem ficar em segundo plano para serem resolvidas ou desenvolvidas depois de darmos atenção às primeiras; também há tarefas que não são importantes, mas curiosamente estas são as tarefas mais realizadas na vidas da maioria das pessoas e são elas que roubam nosso tempo, desvirtuam nosso caminho e impedem a realização de projetos significativos.

Se você começar a estabelecer uma relação de prioridades para tudo o que vai fazer em sua vida, conseguirá ser mestre de seu próprio tempo, multiplicará sua capacidade de ser produtivo e como resultado vai alcançar mais qualidade no que quer que faça do que as demais pessoas. Além disso, se você unir essa capacidade de priorizar a um planejamento claro de quais são seus recursos iniciais e do que você precisa para alcançar seus sonhos, juntamente com organização e uma trilha de metas; nunca mais você deixará qualquer tarefa inacabada em sua vida e seu número de vitórias e sucessos aumentará incrivelmente. Você será capaz de construir qualquer "torre"(projeto) em sua vida e superar qualquer "rei"(obstáculo) que surja em seu caminho.

Uma valiosa dica final: Quando você estiver fazendo seu planejamento para o que quer que seja, procure sempre ser simples; simplicidade é uma virtude e não um defeito.

Comentários

  1. Matéria de suma importância muito contribuiu no meu aprendizado, muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano!
      Agradeço a Deus e fico muito contente em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Nosso SENHOR Jesus te conceda paz, saúde, sabedoria e sucesso em abundância.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista