Pular para o conteúdo principal

"Bênção haverá sobre a cabeça do vendedor." Provérbios 11.26b



"Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas Bênção haverá sobre a cabeça do vendedor." Provérbios 11.26b

O que você tem para vender?

Sei que pode parecer estranho iniciar esse texto com uma pergunta assim, mas fiz isso para que você comece a pensar em sua vida e em que você pode ofertar para outras pessoas com o propósito de ajudá-las verdadeiramente em suas necessidades.

Não sei se você tem conhecimento do fato que vou relatar a seguir, mas no mundo há uma espécie de preconceito de grande parte das pessoas, e esse preconceito é direcionado para uma prática específica que é a prática de vender. Muitos não gostam de vendedores e outros tantos não gostam de vendas, mas todos gostam de comprar. Curioso, não é? O fato é que todos nós somos constantemente vendedores e compradores, seja de produtos, ideias, promessas, sonhos ou tantas outras coisas, e já que faremos isso durante toda a nossa vida, precisamos aprender a fazer muito bem, tanto um quanto o outro; para nós mesmos e para os que nos rodeiam. Em textos futuros vamos abordar o hábito de comprar que todos temos e como fazer para melhorarmos ele a ponto de nos tornarmos completamente livres de mentalidades mundanas de vaidades como consumismo, ostentação e endividamento, entre outros, mas neste texto falaremos sobre as suas vendas pessoais.

De uma forma geral vendedores não são vistos com bons olhos, e admito que a maioria deles também não se esforça para construir uma imagem mais integra; sempre que pensamos em vendedores acabamos imaginando uma pessoa que só está interessada nela mesma e em empurrar seu produto ou serviço aos compradores sem se importar com a verdadeira necessidade do seu próximo. Quando resolvemos comprar algo, geralmente vamos às lojas em uma posição defensiva para não sermos apanhados com a "guarda baixa" por um vendedor astuto que nos enrole e empurre algo que não precisamos em nossa vida; creio que você sabe que o mundo está repleto de vendedores assim; mas há algo extremamente importante que desejo compartilhar com você e que pode mudar sua forma de enxergar esta realidade.

E o que seria?

Tenho duas perspectivas para dividir com você. Primeira: Aqueles "profissionais" que só desejam empurrar objetos aos outros não são verdadeiramente vendedores, mas sim enganadores. E, segundo: Você precisa se tornar um vendedor de verdade.

Então você pensa: Eu! Vendedor(a)!

Exatamente! E vou lhe dizer o motivo. Existe uma bênção de multiplicação sobre a cabeça dos verdadeiros vendedores; como está escrito: "...Bênção haverá sobre a cabeça do vendedor." Provérbios 11.26b; não estou me referindo a pessoa que trabalha vendendo, mas sim, sobre a pessoa que é um vendedor na vida. Vou explicar este conceito em seguida. 

Agora vem um fato que possivelmente você já tenha conhecimento. A verdade é que a maioria dos homens e mulheres; incluindo eu e você, consciente ou inconscientemente, já são vendedores quer queiram quer não; quer gostem quer não. E sabe o que eles vendem? Vendem tempo, entre outras coisas. Quando trabalham estão sendo remunerados pelo tempo que gastam para realizar as tarefas profissionais do cotidiano; alguns vendem sua hora a um preço mais elevado e outros a um preço mais baixo, mas todos vendem seu tempo. O problema é que tempo é um produto que, embora seja escasso, a maioria das pessoas vende; logo, se a oferta é alta o preço pelo produto tende a ser baixo, mesmo para aqueles que recebem um pouco mais.

E por que estou falando isso?

Para tentar fazer você ver que a venda está na vida de todas as pessoas do mundo, mesmo daquelas que tem verdadeiro horror ou pânico de vender. Além disso, desejo que você compreenda que é possível ser um "vendedor pessoal", de ideias, de conhecimento, de informação, de talentos, de produtos, de serviços, de ajuda ou de qualquer outra coisa que realmente beneficie as pessoas ao seu redor; e se você se tornar um desses vendedores, receberá, como resultado disso, uma grande bênção sobre sua cabeça. 

E que benção é essa?

Uma benção de multiplicação extra que se divide em duas partes; a primeira é a grande satisfação de saber que você contribuiu ou ajudou alguém; essa sensação por si só já é suficiente para multiplicar o seu bem-estar espiritual, emocional, profissional e pessoal de um indivíduo, porque não há nada mais satisfatório do que ajudar outras pessoas; só quem já fez, ou faz, sabe como é. E a segunda parte dessa bênção é a remuneração que pode ser gerada nesse processo, de forma a dar condições a você de construir para si uma vida com mais qualidade real (sem ostentação, sem desperdícios, sem excessos e sem vãs aparências), e ajudar, aí sim, de forma caridosa e generosa a outras pessoas que verdadeiramente necessitem; seja usando sua remuneração para fazer doações e ofertas em favor dos menos favorecidos pela sociedade ou ajudando a manter programas de socorro e suporte aos que precisam. 

O mundo necessita de mais filantropos como aquele bom samaritano; e somos nós, cristãos, quem temos esse chamado de ajudar a todos quanto precisam, mesmo que tais pessoas ainda não tenham sido salvas e estejam andando nas sombras, mas nós somos a luz do mundo, como está relatado em Mateus 5.14; e por este motivo devemos seguir fielmente o ensinamento contido em Mateus 5.16, que diz: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai, que está nos céus.".  

Se você tomar consciência e se tornar um vendedor real, com genuíno desejo de ajudar e servir ao povo que está a seu redor; você terá a possibilidade de multiplicar os recursos de sua vida de uma forma muito maior e mais rápida do que as pessoas que não vendem conscientemente e com nobreza de propósito; e quando falo de recursos estou me referindo a seu tempo, sua qualidade de vida, sua liberdade, suas forças e seu dinheiro. Note que eu não estou dizendo para você arrumar um emprego como vendedor(a), mas sim para você se tornar um vendedor, na vida, ou seja, venda soluções, venda boas ideias, venda informações, venda conhecimento, venda os frutos de seus talentos e dons; encontre algo dentro de você que pode ser compartilhado com a humanidade, sendo vendido a quem precisa para abençoar tais pessoas. 

Saiba que há muitos lá fora precisando de alguma ajuda que pode estar dentro de você; muitos homens e mulheres precisando de algo que os sustente durante suas duras caminhadas ou noites escuras e isso pode ser algo que Deus colocou na sua vida, no seu coração; portanto, não seja como aquele que retém o trigo, mas sim como o que vende o trigo; como está escrito: "Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas benção haverá sobre a cabeça do vendedor." Provérbios 11.26. Venda, não apenas o "trigo"; ou seja, a matéria prima para suprir as necessidades das pessoas; venda também todos os seus "derivados", ou seja, as soluções já preparadas para resolver e sanar as dores, incômodos, incertezas e dúvidas do máximo de pessoas que você puder alcançar. Não por ambição e muito menos por ganância, como é tão comum que os enganadores façam, tanto na sociedade quanto, infelizmente, até mesmo dentro das mais diversas congregações; mas sim com um genuíno desejo de gerar valor para a vida dos seus semelhantes.

Elimine seu preconceito contra venda, se você o tiver, e use-a para ajudar o máximo de pessoas que conseguir; sempre de uma forma honesta, integra, moral, ética, verdadeira, leal e inteligente. Por exemplo: Se houver algum assunto que você domina, ou tenha bom conhecimento sobre um tema que possa beneficiar outras pessoas, crie um blog, monte um canal no youtube, ou escreva um livro; se há algo que você saiba fazer muito bem e que possa ajudar outras pessoas, encontre uma forma de oferecer seus serviços, pois dessa maneira todos saem ganhando. 

Agora; depois de ler tudo isso, pode estar passando pela sua mente a seguinte pergunta: Se é para ajudar as pessoas, então por que vender? Por que não, dar?

Muito simples. Doação, caridade e generosidade são comportamentos e qualidades inerentes de todo cristão, ou seja, não há cristianismo sem estas três virtudes. Existe um grupo de pessoas para as quais você terá de praticar sua doação, sua generosidade e caridade, mas há pessoas que não estão necessitadas de nenhuma dessas atitudes, entretanto, estarão necessitadas de uma ajuda ou resposta em determinada área na qual seu conhecimento ou seus talentos podem ser úteis. Para essas pessoas, você poderá vender seja seu conhecimento, seja informações, seja algum produto ou serviço. E respondendo à pergunta acima (por que não dar a todos?). Porque vendendo aos que podem pagar você vai gerar valor que poderá ser utilizado para financiar a ajuda para aqueles que também necessitam, mas verdadeiramente não podem pagar; criando assim um sistema autossustentável de ajuda ao próximo.

Gerando esse valor, você estará criando um fluxo financeiro que poderá ser utilizado para ajudar aqueles que, porventura, estejam necessitando de alimento, ou remédios, ou roupas, ou dinheiro, ou qualquer tipo de ajuda. Assim como fez aquele samaritano, que na parábola, era uma alusão referente ao comportamento dos verdadeiros cristãos no que diz respeito ao amor ao próximo.

Pense a respeito.
Não retenha o seu trigo. 
O que você tem para vender?

Comentários

  1. Adorei a matéria! Se todas as pessoas lessem essa matéria, talvez refletissem um pouco mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neida!
      Muito obrigado por sua visita, leitura e comentário.
      Que Deus a abençoe abundantemente.

      Excluir
  2. Fui grandemente abençoada com suas reflexões muito sábias! Tinha um pouco de receio de me autodenominar como vendedora, porém depois dessa leitura vejo que sempre fui...resta agora assumir meu papel, dom e iluminar cada vez mais pessoas!! Deus o abençoe por isso! Obrigada Espírito Santo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! Cada comentário deixado aqui é uma benção de Deus na minha vida.
      Agradeço muitíssimo por sua visita e leitura.
      Que Jesus Cristo a abençoe grandemente.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Meus parabéns, esse artigo foi muito esclarecedor.

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus lhe dê muita paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  3. Simplesmente matéria excelente amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que Deus multiplique as bênçãos sobre você.
      Obrigado por deixar seu comentário.

      Excluir
  4. gloria a Deus por te inluminado com tamanha sabedoria.Deus continui te usando pra a bencoar nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a Deus por você ter visitado este texto.
      Agradeço a você por seu comentário.
      Que nosso SENHOR, Jesus, ilumine a sua vida de maneira que você abençoe a todos ao seu redor.

      Excluir
  5. Estou indo para minhas vendas na praia, e resolvi procurar algo sobre vendedor referente a biblia ... E achei esse lindo texto, vi que posso ajudar as pessoas de uma forma diferente com algo que Deus me deu.
    Obrigado ao autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Salem!
      Seu comentário alegrou meu coração.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois, e te abençoe, como te tem falado.

      Excluir
  6. A paz esteja com todos ,a idéia da parabola não é só uma reflexão ,mais uma conciência da falta de atitude e ação , que devemos ter a obrigação . (Obrigado pelo espaço que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  7. Não entendir
    .....que e dizer, no caso uma pessoa que é dotada de Dons ,Ela vai cobrar pra da uma visão , uma revelação ,profecia é isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não. Esse texto aqui se refere as habilidades físicas, sociais e profissionais que as pessoas têm, mas não se dão conta de que podem empregar de uma maneira mais produtiva e até lucrativa; algo em que uma pessoa é boa ou tem facilidade e nunca percebeu que poderia ser utilizado como uma fonte de rendimento extra, ou até principal para ela, no devido tempo.

      De forma alguma estou dizendo para que alguém cobre para dar uma visão, revelação ou profecia.Todos os dons espirituais nos são dados para que sejam usados em benefício da humanidade SEMPRE GRATUITAMENTE, como está escrito em Mateus 10.8, que diz: "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; DE GRAÇA RECEBESTE, DE GRAÇA DAI."

      Espero que essa resposta tenha ajudado.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Que a paz de Cristo seja tão abundante em você que alcance a todos ao seu redor.

      Excluir
  8. Simplesmente incrível essa mensagem, e você foi usado por Deus claramente para escrever de maneira tão especial e ao mesmo tempo inteligente. Amo você Luiz um irmão aos olhos do pai⚘ por ser um filho especial pra Deus. Que Deus abençoe sua vida. Espero que esteja tudo bem com você e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário tão gentil, saiba que ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Fico contente, e agradeço a Deus, em saber que esse texto foi útil a você de alguma maneira.
      Que a luz da sabedoria de Cristo brilhe intensamente através de você e ilumine a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  9. Vejo esse texto como uma advertência aos avarentos que Espera que o preço do seu produto suba para obter mais lucro assim nega a venda ao que pede e aquele produto e para sustento da família por isso fala de trigo . não é para luxo né ostentação . Milton Jesus de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton!
      Obrigado por compartilhar o seu entendimento aqui.
      Que Deus dê clareza, consciência e lucidez de pensamento a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  10. Maravilhosamente, amei ler isso é muito bom, eu tinha muitas crenças limitante mas aos pouco fui jogando fora agora com essa leitura entendi que Deus derrama bênção sobre os vendedores ox.
    eu já sou vendedora agora serei a melhor em nome do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja sempre muito bem-vinda aqui no blog.
      Fico muito contente de saber que você gostou do texto.
      Durante quase dez anos eu também trabalhei como vendedor e foi durante esse período que aprendi o entendimento compartilhado aqui.
      Que Deus te dê a sabedoria, a inteligência e a sensibilidade necessárias para que você seja uma vendedora de excelência.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  11. Luiz Cézar, meu caro, mais q texto eh esse ?? sem palavras p dizer o qnt Deus abriu a minha visão, e me deu sabedoria ao ler cada palavra escrita aqi, sem sombra d dúvidas, vc foi inspirado pelo Espírito Santo d Deus ao escrever cada palavrinha, fui imensamente abençoada por Deus ao ler esse texto, q Deus em sua infinita bondade continue te dando sabedoria, e entendimento p abrir a visão d outros.
    Deus abençoe a sua vd, boah nte cm Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você é muito bem-vinda aqui no blog.
      Agradeço a Deus por poder falar com você através do seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico imensamente contente em saber que esse texto foi útil a você de alguma maneira.
      Que a sua mente e vida se fortaleça, e desenvolva plenamente, na maravilhosa Graça, e no Amor, do nosso Pai Celestial Todo-Poderoso.
      Grande abraço.
      Seja feliz😊

      Excluir
  12. O engraçado é que ninguém fala sobre pessoas que são pilantras que se aproveitam da sua ajuda você serve o infeliz e no final vc ainda sai prejudicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A sociedade, e mesmo as mais diversas congregações, possuem todo tipo de pessoas. Cabe a nós tentar discernir quem realmente precisa de ajuda e quem deseja apenas se aproveitar de nós, mas é claro que sempre pode acontecer de sermos ludibriados e até prejudicados, porém, o ideal é que se isso ocorrer nós não nos deixemos consumir por qualquer prejuízo sofrido, tampouco podemos deixar que nossa vontade de ajudar aqueles que realmente precisam se esfrie por causa dos atos dos aproveitadores.
      Eu sei que às vezes isso é muito mais fácil falar do que fazer, entretanto, se somos cristãos de verdade então é assim que devemos tentar proceder.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que Cristo de paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço. 😊👍💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista