Pular para o conteúdo principal

Se, pois, o filho vos libertar; verdadeiramente sereis livres. João 8.36



Se, pois, o filho vos libertar; verdadeiramente sereis livres. João 8.36

Este versículo do livro de João é uma passagem bíblica muito conhecida, mas a pergunta que faço é: O quanto você compreende desta revelação divina? Eu demorei muito para entender.

Nesse texto pretendo compartilhar como usei o versículo bíblico citado acima de modo que ele mudou completamente a minha visão de mundo assim como a visão que eu tinha a respeito da relação pessoal com a verdadeira liberdade.

Quando estou estudando e meditando sobre a palavra de Deus, tenho o costume de fazer perguntas a mim mesmo; se você já leu outros textos aqui do blog vai perceber que também uso essa técnica neles. Gosto de fazer perguntas porque elas são como pontes que podem nos dar passagem para grandes transformações baseadas nas revelações contidas nas Escrituras; perguntas podem fazer a ligação entre dois estados mentais bem distintos; ou seja, nos levando desde o estado de ignorância ou desconhecimento a respeito de algum tema, para o estado de conhecimento e entendimento.

A partir do momento em que passamos a conhecer e compreender a verdade sobre determinado aspecto de nossa vida; tal conhecimento e compreensão nos liberta; como está escrito: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8.32. A verdade nos liberta de uma série de cativeiros mentais, emocionais, espirituais, sociais, profissionais, financeiros e tantos outros, muitos dos quais são autoimpostos, assim como alguns impostos pelas convenções da sociedade, pelos modismos, pelas religiões e religiosidade, pela falta de visão, pelas tradições e etc... Conhecer a verdade sobre determinado tema nos dá a possibilidade de fazer a escolha de cruzar definitivamente aquela ponte que dá passagem para uma nova vida transformada, (lembre-se que liberdade é ter o poder de escolha), mas tudo isso; o conhecimento da verdade, o poder de escolha, ou seja, a própria liberdade, e a passagem para uma vida definitivamente transformada só ocorrem se dedicarmos algum tempo para refletir com base na Palavra Divina sobre qualquer tema que tenhamos necessidade de compreender. Como eu disse, gosto de fazer isso através de perguntas; então vamos a mais uma:

O que tem feito você refém?

Vivemos em um mundo repleto de escravos e pessoas reféns, eu me arrisco a dizer que todos os seres humanos são reféns de algo, em menor ou maior grau: Reféns do medo, reféns da dúvida, reféns da incredulidade, reféns de empregos, reféns do dinheiro, reféns da economia, reféns do status,  reféns dos sentimentos e das emoções, reféns das circunstâncias; reféns dos pensamentos, reféns das religiões, reféns de ilusões, reféns da sociedade; reféns do mundo, reféns de hábitos, reféns de vícios, reféns de relacionamentos, reféns de outras pessoas e assim por diante.

É importante notar que existem pessoas que são escravas do medo, mas também existe pessoas que são reféns do medo; existem pessoas que são escravas de seus empregos, mas também existem pessoas que são reféns de seus empregos; existem pessoas que são escravas de seus hábitos, mas também há pessoas que são reféns de seus hábitos e isso pode acontecer com absolutamente tudo o que nos cerca.

Então você pergunta: Qual é a diferença entre ser refém e ser escravo?

Simples. Basicamente, o escravo não têm poder de escolha, ou seja, não têm liberdade, ele vive sob o jugo de algo que é mais forte do que ele, (às vezes uma pessoa pode reconhecer seu estado de escravidão, mas na maioria das vezes isso pode não acontecer). Por exemplo: Alguém que é viciado em trabalho; que trabalha sete dias por semana, doze, treze ou até quatorze horas por dia; essa é uma pessoa escrava do próprio trabalho. E acredite, atualmente há muitos empreendedores(as), artistas, jornalistas, atletas, médicos(as), pastores(as), vendedores(as), gerentes e tantos outros que estão vivendo assim; sem tempo para mais nada além daquilo que fazem para ganhar dinheiro. 

Já o refém têm o poder de escolha, mas só até certo ponto, ou seja, ele é uma pessoa aparentemente livre, porém tem alguma parte ou partes de sua vida sequestrada por algum agente aprisionador que pode ser mental ou físico. Embora a pessoa refém tenha o poder de escolha, ainda que muito reduzido, não o exerce; abre mão voluntariamente de tomar a decisão que vai transformar a sua vida, vive sob controle de algo ou alguém que, mesmo sendo mais fraco do que ele, continua mantendo-o cativo, usando para isso alguma forma de ameaça e, ou, sedução, aberta ou velada, e muitas vezes, falsa. Por exemplo: Há pessoas que sabem que estão no emprego ou na profissão errada, estão tendo de fazer um grande sacrifício todos os dias para cumprir com suas responsabilidades profissionais, mas por algum motivo, o dinheiro, os benefícios ou alguma ambição profissional, não abrem mão do que estão fazendo para procurar algo que esteja em conformidade com a essência deles; estes são reféns. Isso também está acontecendo com muitos empreendedores(as), artistas, jornalistas, médicos(as), pastores(as), vendedores(as), gerentes, e etc.. 

Como saber se alguém é refém de algo?

 Reféns pensam mais ou menos da seguinte maneira: 

* Isso nunca funcionou para mim. (Refém do passado)
* Não acredito que seja possível. (Refém de crenças)
* O que vão pensar de mim? (Reféns de outras pessoas)
* Se eu largar meu emprego e for em busca de meu grande sonho perderei meus benefícios e estabilidade. (Refém do emprego)
* Melhor é o certo do que o duvidoso. (Refém do comodismo)
* Compro sempre o mais caro. (Refém do status)
* Compro sempre o mais barato. (Refém da avareza)
* Isso é caro demais pra mim. (Refém do dinheiro)
* Disseram que sou feio(a). (Refém das opiniões)
* Eu paro quando quiser. (Refém do vício)
* Não tenho tempo para fazer isso. (Refém do tempo)
* Não consigo perdoar. (Refém da mágoa)
* A vida é assim mesmo. (Refém das circunstâncias)
* E se não funcionar? (Refém da dúvida)
* E se der tudo errado. (Refém da imaginação)
* Segunda-feira eu começo... (Refém da ilusão)
* Não consigo falar em público. (Refém da vergonha)
* Isso nunca vai mudar. (Refém do Status Quo).
* Eu nasci assim e é assim que eu sou. (Refém de si mesmo)
* Não vou nem tentar. (Refém do medo).

Existe incontáveis frases como estas, mas as citadas são apenas algumas que deixam claro características de pessoas que estão sendo mantidas, ou estão mantendo elas mesmas, como reféns de algo em suas vidas, acredite; eu já utilizei todas estas frases e muitas outras, além destas, também, para tentar justificar tanto para mim mesmo quanto para com os outros por algum comportamento interior ou exterior que me mantinha refém. De fato, muitos dos cativeiros que já identifiquei, pela Palavra Divina, em minha vida, foram criados por mim mesmo. Felizmente, logo após identificá-los, eu tomei a decisão de abrir mão deles, ou seja, exerci minha liberdade e me tornei verdadeiramente livre.

O refém prefere, muitas vezes por comodismo, permanecer debaixo de um determinado jugo; preso em um cativeiro que pode até ser dourado; mas que o faz viver bem abaixo da vida que Deus deseja que ele viva, enterrando seus talentos na terra e negligenciando os dons que recebeu de Cristo. E isso pode acontecer em absolutamente qualquer área da vida de uma pessoa. Porém, a visão de Deus para a vida de seus filhos diz que Jesus aprisionou todo cativeiro que pudesse exercer qualquer domínio sobre nossas vidas, e, além disso, nos presenteou com preciosos dons capazes de elevar nossa vida para patamares superiores, abundantes de conhecimento, compreensão e plenitude; como está escrito: "...Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens." Efésios 4.8 Um destes dons que Jesus deu aos homens é a própria e incondicional liberdade.

E como a liberdade se manifesta?

1: Você toma conhecimento pela Palavra de Deus que algo o está mantendo cativo; alguma parte específica da sua vida tem estado sob o comando e controle de algo ou alguém que não é você mesmo.

2: Você escolhe conscientemente abrir mão daquilo que o aprisiona, ou seja, tomar o comando de sua própria vida daquilo que o mantinha cativo, seja um pensamento, seja um sentimento, seja uma lembrança, seja um desejo, seja uma experiência ruim que teve, seja um hábito, seja uma vaidade, seja uma pessoa, seja um emprego, seja uma influência, seja uma circunstância, etc...

3: Persistir na escolha que foi feita, sem retroceder.

Por este motivo é vital para cada um de nós confrontarmos nossa própria vida com a Palavra de Deus (lembre-se que a Palavra é o próprio Cristo), porque Ela nos revelará claramente quais agentes nos têm mantido cativos e, além disso, nos mostrará a escolha que devemos tomar para sermos definitivamente e conscientemente livres. Utilize este processo em cada área de sua vida, em cada ponto crucial para o seu desenvolvimento como cristão e como pessoa.

Depois que Cristo mostra uma área de sua vida que precisa ser livre e você toma a decisão de assumir tal liberdade, verdadeiramente você se torna livre naquela área; como está escrito: 

"Se, pois, o filho vos libertar; verdadeiramente sereis livres." João 8.36

Não seja mais refém de absolutamente nada, pois você nunca poderá voar se os seus braços estiverem acorrentados ao solo!

Comentários

  1. Que maravilha muito bom mesmo preciso dessas palavras , Que Deus continue te abençoando não te conheço mais pode ter certeza que ajudará muitas pessoas obrigado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivooh Santos. Que a Paz de Cristo seja com você.
      Obrigado por sua visita, leitura e comentário, pois ele já é uma bênçãos de Deus para mim.

      Excluir
  2. Muito bom !que Deus te dê cada dia sabedoria e força para falar aquilo que ele quer falemos.

    ResponderExcluir
  3. Que bencao!
    Sei bem o que e estar preso no passado.
    Mas graças a Deus fui liberta.
    Hoje vivo um dia de cada vez.
    Na certeza de um futuro preparado por Deus sobre minha vida e dos meus filhos.
    Deus abençoe sua vida rica e poderosamente.
    Que através das suas palavras vidas venham ser alcançadas e libertas em nome de Jesus.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário. Fico contente em saber que este texto foi útil a você, e fico ainda mais contente em saber que você está trilhando o caminho em direção a um futuro preparado por Deus para sua vida.
      Siga firme com Cristo, e, que Deus abençoe sua vida abundantemente.

      Excluir
  4. Deus te abençoe com está palavra que vem do coração de Deus p nossa vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por visitar o blog. Seu comentário já é uma bênção de Deus para mim.
      Que o SENHOR lhe conceda saúde, paz e sucesso em abundância.

      Excluir
  5. Deus te abençoe ,ensino edificante, que Deus continue te enchendo de sabedoria e unção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Obrigado por seu comentário. Que as bençãos de Deus transbordem em sua vida.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá irmã! Obrigado por seu comentário.
      Que Deus derrame sobre sua vida muita paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  7. estou passando por aflições, onde estou sendo refém do medo e da duvida, estou em busca de de soluções! parabéns pelo excelente texto. me fez refletir sobre o contexto do que é ser livre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica!
      Que a Paz seja com você.
      Obrigado por sua visita e por deixar seu comentário aqui.
      Estarei orando por sua vida.
      Fortaleça-se na fé; Deus lhe dará a força, a visão e a vitória que você precisa.

      Excluir
  8. Que grande lição! Estou grato por você compartilhar desse conhecimento. Foi bastante proveitoso e esclarecedor. Agradecido, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Me alegro em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que Deus dê a você abundância de paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  9. MARAVILHA DE APRENDIZADO, A EXPLICAÇÃO DE MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO MUDARÁ MTO MINHA MENTE E CONDUTA. GLÓRIAS A DEUS POR SUA VIDA E SABEDORIA. DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Louvo a Deus por saber que você gostou do texto.
      Que Cristo derrame abundância de bênçãos sobre você e também sobre todos os que estão ao seu redor.

      Excluir
  10. Muito bom e importante para nossas vidas. Meu esposo é pastor e gostaria de saber se posso usar este estudo para ministrar em nossa igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã! É com alegria que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Sinta-se à vontade para usar este estudo, ou qualquer outro do blog, em sua igreja.
      Que nosso Deus mantenha você, seu esposo e sua congregação sempre sábios, fortes e prósperos.

      Excluir
    2. Amém. Deus continue abençoando o seu lindo e gradiososo ministério.

      Excluir
    3. Obrigado.
      Que a Paz de Cristo seja com você.

      Excluir
  11. Que bênção esse estudo. Jesus continue abençoando sua vida poderosamente. De fato a verdade que é a Palavra e que é o próprio Jesus nos liberta de qualquer coisa na vida.Glória a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui, pois ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que a Divina Luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você.

      Excluir
  12. Olha acho q vc fugiu do texto ...Vc não explicou o quiz dizer se o filho verdadeiramente vos libertar será liberto...isso quer dizer q só somos liberto do pecado se Jesus quizer e não se nos quisermos e isso ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      "Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres" significa que: Se você, lendo e meditando na Bíblia sagrada, perceber que há algo na sua vida que o está mantendo preso ou refém; essa percepção é a oportunidade que Deus está dando para que você mude essa situação e se desvencilhe de qualquer coisa que o está aprisionando; alcançando assim a liberdade. Lembre-se que o Pai Celestial deseja que todos nós tenhamos uma vida completamente livre.

      Espero ter ajudado.
      Obrigado por seu comentário
      Que Cristo dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  13. A Paz de Cristo sobre sua vida, gostaria da sua autorização para compartilhar esse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que a Paz de Cristo seja sobre você.
      Sinta-se livre para compartilhar o texto com quem você quiser.
      Obrigado por seu comentário.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois; e te abençoe, como te tem falado.
      Grande abraço.

      Excluir
  14. Não há condição humana para se entregar completamente a Cristo, logo essa liberdade não pode ser condicionada a um esforço humano, que já nasce do pecado.

    A liberdade em questão foi dada ao que nasce de novo para a vida eterna, não para não pecar, “não há homem que não peque”, logo essa liberdade é direcionada a vida eterna, ou seja, o homem estava perdido, preso a morte, pelo pecado da desobediência do primeiro adão, lá no Jardim e o segundo adão (Jesus), veio como cordeiro, para ser sacrificado (e foi, na cruz), para levar de volta o homem a Deus).

    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu os seu Filho unigênito para que todo aquele que Nela crê não pereça mas tenha a vida eterna”.

    Nada que tenha referência ao Céu, a eternidade, pode ficar condicionada ao homem que nasce, vive e morre, chagado pelo pecado.

    O pecado, fruto da natureza carnal, só é desfeito, com a morte física; tendo o homem crido, vive como morto pelo pecado mas vivo na esperança da ressurreição por meio de Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  15. Então o homem vive entre a loucura da obediência inatingível pelo ser humano e o desespero por ter pecado, porque? Porque prioriza essa vida e não a futura. "quem perder a sua vida, acha-la-á e quem achar a sua vida perde-la-á." Não há concordância entre esse reino e o reino celestial, vivemos nesse reino cujo príncipe é satanás, nesse tabernáculo de barro, gemendo aguardando o dia em que esse tabernáculo será desfeito e então receberemos um novo tabernáculo incorruptível, cujo selo é o Espírito Santo, garantia da entrada nos portões celestiais. "Não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual estais selados para o dia da redenção" Como não entristecer o ES se somos concebidos em pecados, vivemos em um mundo contaminado e sob o pecado? Não há santidade na terra, porque ela (a terra)foi amaldiçoada por Deus. "porque fizeste isso, maldita é a terra e dela nascerá cardos e ..." Vivemos sob o jugo do pecado na terra, e esse pecado habita em nós, na nossa natureza carnal, e bendita seja a morte, que há de vir sobre nós para por fim, a esse jugo, "o salário do pecado é a morte", "porque todos pecaram e destituidos ESTÃO da Glória de Deus". O erro do ser humano é condicionar a vida eterna a essa vida terrena, é achar que os seus esforços, os seus méritos, e não o sacrífício de Jesus Cristo é a única exigência que leva o homem aos céus. Sim, aos céus, não ao céu.
    " Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."
    (João 6:44)
    Esse ó um texto profundo, no qual devemos refletir, de dia e de noite, porque desde o ventre, há os que o Pai, não levará até Cristo, (todos os dias nascem e morrem pessoas), e esses não ressucitarão para a vida eterna. João disse para os fariseus: "Raça de Víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?"

    " Porque o O reino de Deus não é comida e nem bebida mas, justiça, paz e alegrai no Espírito Santo".

    Não pensemos que chegaremos aos céus, carregados dos sentimentos e cuidados dessa vida, não mesmo...essa vida é pecado, é desobediência, é morte.

    Não se escandalizem porque falo dessa forma. A palavra de Deus, é esperança de vida eterna. Jesus provou a morte, mas o melhor, ressucitou ao terceiro dia, ESSA É A NOSSA ESPERANÇA. Nenhum pecado desse mundo, pode impedir isso. Nenhum. Se o diabo tivesse poder de nos incitar a um tipo de pecado desse mundo, (não há pecado de outro mundo), capaz de aniquilar o SACRÍFICIO DO SANGUE DE JESUS, todos estaríamos perdidos como antes.

    Não tenham medo, apenas CREIAM. Como vou crer? Leia a Bíblia, fale com Deus, não se preocupe se não ouvir a Sua Voz, mas te digo, leia, continue lendo, você vai começar a sentir algo muito bom, inexplicável dentro de você, uma sensação de sequer está mais nesse mundo. A Bíblia é Sobrenatural, é a palavra de Deus inspirada, e somente o Espírito Santo, pode fazernos sentir sentimentos dos céus.

    "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."
    João 4:14

    Á água é a palavra, não perca tempo, leia essa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário é interessante.
      Deus abençoe você.😊

      Excluir
  16. Hoje 4 anos de vc ter escrito sobre este texto eu tive eu pude ver a profundidade destas palavras de Jesus. Foi um dividir de águas na minha compreensão, e a extensão que estas palavras tem na nossa vida.
    Obrigada Jesus!
    Que o Espírito Santo te inspire sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja bem-vinda aqui ao blog.
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que a luz de Cristo brilhe intensamente produzindo clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, na sua mente e no seu espírito.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  17. ola meu irmão Cesar!, o tempo que este post foi postado não tem muita importância,porque a palavra de Deus é relevante o tempo que for.
    já com relação ao seu post muito bom e esclarecedor e muito abrangente ma cabe aqui uma sugestão para o irmão,embora tenha já um certo tempo o poderia trazer um segundo tempo deste assunto (sobre a liberdade que Cristo nos outorgou.
    mas limitando o estudo dentro da cristandade,porque não é só as ovelhas que desconhece a profundidade de tal liberdade;
    os pastores tambem, principalmente eles que são responsáveis por ensinar todos os designos de Deus.
    veja este exemplo: não sei se o irmão lembra quando o bolsonaro se elegeu ele usou este slogan (e conheceres a verdade e a verdade vos libertara) e o Silas malafaia tomou isso como sendo de Deus e levou toda a adevec há impor as mãos sobre ele bolsonaro caracterizando assim, uma falta de um profundo desconhecimento desta passagem. aguado por um retorno. que Deus lhe abençoe!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em receber a sua sugestão; e já a anotei para que no tempo oportuno possa escrever a esse respeito segundo a direção de Deus.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista