Pular para o conteúdo principal

Pois que adianta ao homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Marcos 8.36



Pois de que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8.36

Sei que este versículo fala sobre salvação, mas gostaria de dar um novo enfoque sobre ele abrindo um pouco mais a forma como podemos compreendê-lo de modo que consigamos extrair um ensinamento mais amplo, de qualidade e em abundância a ponto de podermos aplicar também em toda a nossa vida.

O que é prosperidade?

Você pode se perguntar que ligação pode existir entre o tema prosperidade e o ensinamento de Marcos 8.36; mas eu lhe afirmo que há ligação. Acompanhe atentamente o que vai ser compartilhado em seguida e seu entendimento pode ser ampliado. 

Prosperidade é o equilíbrio entre cinco elementos distintos e complementares, cinco dons que Deus disponibilizou para qualquer pessoa que os aceite e compreenda como eles funcionam em nossas vidas; são eles: Saúde, paz, sabedoria, sucesso e Salvação. Simples assim! Algumas pessoas acham equivocadamente que prosperidade é sinônimo apenas de ter posses e dinheiro, mas não é; e a palavra destacada na abertura deste texto é uma prova disso, quando diz: Pois de que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8.36. Será que você compreende a essência deste versículo? Será que você captou a abrangência da pergunta feita por Cristo?

1: De que adianta a uma pessoa ganhar todo o dinheiro do mundo se não tiver saúde para poder usufruir de forma equilibrada e com qualidade?

Creio que não preciso dizer aqui o quão importante é ter saúde plena. Certamente você sabe muito bem o quão valiosa sua saúde é. Nunca é demais lembrar: Jamais venda ou troque a sua saúde por dinheiro algum; a longo prazo esta troca nunca vale a pena. Porque, como já foi dito por alguém: De que adianta ser a pessoa mais rica do cemitério? Você entende? Cuide sempre muito bem de sua saúde pois ela é um dom de Deus para você. 

2: De que adianta uma pessoa possuir apenas saúde, mas não ter nenhum dinheiro a ponto de passar por severas dificuldades como fome, frio e humilhações?

Por outro lado, não possuir dinheiro ou bens, mas ter saúde também não é bom, porque, novamente, a longo prazo, se uma pessoa tiver nenhum ou pouco dinheiro acabará perdendo a saúde também, por causa das preocupações extremas e privações as quais estará submetida. Vamos encarar os fatos sem hipocrisia; o dinheiro é uma ferramenta que pode ser muito bem utilizada para manutenção da qualidade de vida, tanto sua como de sua família, além de ajudar outras pessoas que estejam passando por momentos de dificuldade; como nos é mostrado em Lucas 10.33 na parábola do bom samaritano.

3: De que adianta possuir muita saúde e muito dinheiro, mas não ter paz para viver?

Só quem vive ou já viveu uma vida sem paz, sabe o quão preciosa ela é. No mundo a falta de paz já fez com que pessoas tirassem a própria vida e muitos ainda vivem sem este maravilhoso dom. Milhares de pessoas ainda vivem sem paz no casamento ou na família, sem paz no emprego, sem paz interior (assombradas ou atormentadas por segredos obscuros que carregam ou por pensamentos e sentimentos venenosos que os estão consumindo) basta ver que o número de pessoas apresentando sintomas de depressão vem aumentando assustadoramente ao redor da terra; a depressão aparece quando, por qualquer motivo, ou sem nenhum motivo aparente, a pessoa perde sua paz interior e começa a ser fustigada por pensamentos que a oprimem de uma forma crescente, muitas vezes, até ao ponto de as pessoas desenvolverem outras doenças correlacionadas. Existem pessoas sem paz social (em muitas cidades os indivíduos não possuem mais paz para ir e vir, não possuem paz para se expressar; muitos são discriminados, muitos são oprimidos, muitos são agredido etc...), então de que adianta ter saúde ou dinheiro e viver uma vida assim?

4: De que adianta possuir saúde, paz e dinheiro, mas nenhum sucesso?

Saiba que sucesso não significa ser famoso, mas sim, que você vive plenamente a vida que deseja viver, ou seja, sem imposições externas, sem prisões, sem cativeiros, sem hipocrisia e sem ser uma pessoa frustrada. Certamente você sabe que há pessoas que vivem frustradas em "Prisões douradas", ou seja, possuem ótimos empregos, com altas remunerações que lhes permitem usufruir de um alto padrão de vida, porém, nunca estiveram satisfeitas em fazer o que fazem ou com a vida que levam, são pessoas que têm de se esforçar para levantar da cama todas as manhãs ou para conseguir dormir à noite, detestam segundas-feiras, vivem à base de calmantes pesados ou antidepressivos, e, no fundo de suas almas, elas sabem que deveriam estar fazendo outra coisa, vivendo de outra forma, mas não abrem mão de sua ocupação porque ela mantêm uma vida de aparente sucesso aos olhos dos outros, só que o que eles têm não é sucesso porque sucesso verdadeiro é algo que vem acompanhado de plena satisfação e realização. Sucesso sem satisfação e realização é fracasso, ainda que seja aplaudido por todo o mundo.

Eis uma dica: Quando uma pessoa sabe que está cumprindo a sua missão de vida, este é um indicativo claro de que ela possui sucesso; de igual modo, quando uma pessoa sabe que seu tempo, cada segundo, está sendo bem investido naquilo que ela está realizando diariamente, essa pessoa tem sucesso. Entretanto, o oposto também é verdade, ou seja, quando a pessoa sabe que está andando em círculos ou indo na direção contrária de sua missão de vida, quando sabe que seu tempo cotidiano seria melhor investido se estivesse fazendo outra coisa ou vivendo de outra maneira; essa pessoa não possui sucesso, ainda que ganhe toneladas de dinheiro e de aplausos. 

Grave em seu coração: O verdadeiro sucesso acompanha aqueles que assumiram e estão vivendo a missão que Deus lhes deu. Qual é a sua?

5: De que adianta possuir sucesso, dinheiro, bens, paz e saúde, mas não possuir sabedoria?

A sabedoria é a virtude divina que é concedida aos que a buscam em Cristo de maneira que possam, compreender, usar e manter todos os outros dons divinos que possuem adequadamente em equilíbrio e alinhados com a Fé, com a visão e com a missão que receberam. Um indivíduo que possua uma vida de paz, com saúde, dinheiro, riquezas e esteja vivendo sua missão; mas não tenha sabedoria, muito provavelmente acabará perdendo ou pervertendo algum dos outros dons; a saúde, a paz, a riqueza e os bens, ou o foco de sua missão. E quando uma destas partes da prosperidade é perdida, quando um destes elos é quebrado, o equilíbrio fica comprometido, e sem o equilíbrio não há prosperidade real. (Não adianta ter muito de umas e nenhum ou pouco de outras; não existe compensação nesta questão; precisamos ter todas elas em perfeito equilíbrio!).

Ou pior; muitos, por falta de sabedoria acabam perdendo tudo, tanto a paz, quanto a saúde, quanto os bens e o dinheiro, quanto o sucesso. Jesus disse certa vez: "...Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." João 10.10. Vida abundante significa vida com paz, saúde, sucesso, bens, dinheiro, sabedoria, e, obviamente, o mais importante, a salvação.

* De que adianta ao homem possuir, saúde, paz, sucesso, bens, dinheiro, e sabedoria, mas não ter o dom da salvação? 

Está escrito: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus." Efésios 2.8
Se tivermos todos os outros dons, mas não recebermos, assumirmos e mantermos com fé e perseverança a nossa salvação até o fim, de nada adiantará uma vida inteira de grandes e boas obras, qualidade, realização, dinheiro, paz e saúde. A salvação é o que dá sentido para a vida do cristão, ou seja, tudo o que nós fazemos é em direção à salvação. Não há prosperidade sem salvação e não há plenitude sem salvação; porque, sem este dom não há vida verdadeira, também conhecida como vida de Deus ou Vida Eterna;  e sem esta Vida Divina em nós tudo o que resta é o túmulo, o julgamento, a condenação e o tormento sem fim; por isso não vale a pena viver a melhor, mais saudável, mais bem sucedida e mais abastada vida do mundo se para tê-la for necessário abrir mão de sua salvação, como milhões de pessoas fizeram e estão fazendo.

Existe um versículo bíblico muito famoso falando sobre a prosperidade divina, vamos examiná-lo: 


Parafraseando este versículo de acordo com o que estamos estudando aqui, veja o entendimento que podemos extrair:

"A pessoa a quem Deus deu dinheiro e bens e lhe deu saúde para aproveitar de suas posses, e sabedoria para manter tudo o que lhe pertence, e alegria e sucesso naquilo que faz, esta é a prosperidade de Deus."

Agora vou repetir este mesmo entendimento fazendo as devidas relações com o versículo de Eclesiastes 5.19; note que as partes abaixo destacadas entre parenteses e em negrito são as palavras contidas no versículo:

E quanto a pessoa a quem Deus deu dinheiro e bens (riquezas e fazendas) e lhe deu saúde para aproveitar de suas posses (poder para delas comer), e sabedoria para manter tudo o que lhe pertence (tomar a sua porção), e alegria e sucesso naquilo que faz (gozar do seu trabalho); esta é a prosperidade de Deus (isso é dom de  Deus).

Espero sinceramente que este texto tenha, de alguma forma, servido para melhorar a amplitude do seu entendimento a respeito do que é a prosperidade verdadeira, que vai muito além de, unicamente, bens e dinheiro, como as pessoas do mundo costumam pensar.

Se você aplicar este entendimento em sua vida certamente será muito mais fácil manifestar a verdadeira prosperidade divina e ser abençoado por ela.

Comentários

  1. Bom demais esse tipo de raciocínio, estava mesmo procurando por algo que fosse além de simplesmente riqueza, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por sua visita e comentário.
      Que Deus dê a você abundância de saúde, paz, sabedoria e sucesso

      Excluir
  2. Sua interpretação está longe e bem longe do que o Emanuel falou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar sua crítica aqui.
      Que a luz de Cristo brilhe através de você.

      Excluir
  3. De que adianta ganhar o mundo inteiro no sofrimento do próximo? Destruindo uma família, ou roubando aquilo que não é seu ?😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exatamente. De nada adianta ganhar o mundo inteiro usando o sofrimento do próximo.
      Obrigado por comentar.
      Deus abençoe você.

      Excluir
  4. Maravilhosas palavras, Deus continue usando você para a Sua Glória! Eu estava orando e pedindo a Deus orientação sobre minha vida. Ele me deu esse versículo de Marcos 8:36, fui buscar pela referencia e encontrei essa bela mensagem! Glória a Deus! Muito obrigada pelo lindo texto que o Senhor fale mais ainda através da sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eline!
      Fico muito contente em saber que este texto foi útil a você de alguma maneira. Louvo a Deus por isso.
      Obrigado por deixar seu comentário tão gentil aqui.
      Que a luz, a sabedoria e a paz de Cristo conduzam você a uma vida de tranquilidade, satisfação e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Deus abençoe você.
      Grande abraço.

      Excluir
  7. Obrigado Senhor meu Deus, pela minha vida, pelo seus livramento, sem te,ñ sou nada, que o Senhor, continue mim fortalecendo, abençoe todos q deixaram seus comentários, eu bem sei, que sem te, ñ somos nada, A paz de Deus a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Obrigado por compartilhar essa bela oração aqui. Que Deus abençoe você por essa gentileza de tirar um tempinho para orar em favor de todos os que deixaram comentários aqui.
      Que nosso Soberano Senhor Jesus continue protegendo e fortalecendo você e que a luz Dele brilhe intensamente através de você para abençoar outras pessoas.
      Grande abraço.

      Excluir
  8. Feliz e o homem que busca o entendimento,gostei do seu raciocínio ajuda muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Cristo dê clareza, consciência e lucidez de pensamento a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  9. Parabéns, estava conversando hoje sobre a Avalanche de "prosperidade" que está no Brasil muito triste, só peço misericórdia pela nação, onde não se fala da salvação, mas ainda existe os filhos, aqueles escolhidos, os guerreiros que estão de pé!!!💪🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!
      Seja bem-vindo ao blog.
      Obrigado por deixar o seu comentário nesse post.
      Que a sabedoria de Cristo governe você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, objetivos, palavras e ações.
      Grande abraço.😊

      Excluir
    2. Que top abriu meu entendimento obg por esse ensinamento ..

      Excluir
    3. Olá!
      Agradeço a Deus por esse texto ter sido útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que oAltíssimo te dê paz, sabedoria, saúde, simplicidade e sucesso.
      Grande abraço.😃

      Excluir
  10. Podemos ler o mesmo. Versículo todos os dias maia cada dia o senhor Jesus irá falar conforme a nossa necessidade não dá forma que queremos ouvi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A Palavra de Deus é viva para iluminar nossa mente todos os dias das mais variadas, e profundas, maneiras, sempre com a finalidade de nos aperfeiçoar física, mental e espiritualmente.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a luz do Altíssimo guie você em todos os pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  11. Oportuno e maravilhoso! Isso é o que a palavra de Deus nos faz! Ter saúde é sim dom Deus, ter paz é dom de Deus. Como ser feliz sem isso? Sabedoria é sim dom de Deus, como mantermos tudo isso sem sabedoria? Sim, Deus quer que vivamos em plenitude e o dinheiro pode fazer parte dessa plenitude. Porém se tivermos vida digna e simples, ainda podemos viver felizes e glorificando a Deus a cada dia! Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mone!
      Seja sempre bem-vinda aqui no blog.
      É exatamente isso. A simplicidade é o caminho para uma vida leve e plena.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça do Altíssimo.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  12. Buscar riquezas. Usar o dízimo em proveito próprio e não ajudar o irmão necessitado. Fazer campanha pra alcançar aquilo que já nos foi dado quando cremos no Senhor Jesus e obedecemos. Deixar de ensinar aquilo que nos foi dado gratuitamente. Deixar de ensinar todo o conselho de Deus tá CERTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nada disso está certo. Qualquer coisa que seja feita para explorar ou confundir as pessoas está errado e não é aprovada por Deus.
      Agradeço pelo seu comentário aqui.
      Que a Luz divina de Cristo gere clareza, consciência e lucidez de pensamento e de fé em você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista