Pular para o conteúdo principal

A sinceridade dos sinceros os encaminhará... Provérbios 11.3



“A sinceridade dos sinceros os encaminhará...” Provérbios 11.3a

Qual é a sua missão pessoal? Em qual estrada você vai caminhar na vida?

Se você ainda não souber; esta postagem tem a função de apontar um modo simples de descobrir qual é. Mas antes, deixe-me falar rapidamente sobre propósito e missão.

Muitos homens e mulheres ainda não descobriram qual é a sua missão individual na vida, estas pessoas ainda não sabem qual o motivo específico de terem sido escolhidas por Cristo; como está escrito: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." João 15.16. Jesus escolheu cuidadosamente a cada um de nós, sem exceção, e nos nomeou com o seu próprio Nome Sagrado, Único, Todo-poderoso e Santíssimo; por este motivo somos chamados de Cristãos. Possuímos o mesmo Nome de Nosso Senhor; isto é uma grandíssima honra e benção para nós e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade também. Nós carregamos o Nome do Criador absoluto de todas as coisas, dos céus, da terra e tudo o que neles há.

E por que Jesus nos nomeou?

Pelo motivo que está colocado no versículo 16 de João 15: "...Para que vades e deis fruto...", e agora vem a revelação que mudou minha forma de enxergar minha própria vida; pois estes frutos aos quais Cristo está se referindo especificamente no versículo dizem respeito à nossa missão de vida, nossa caminhada única, a missão que o próprio Deus nos deu para realizarmos; ou seja, àquilo que nós produziremos de maneira única de forma que possamos modificar o mundo (pouco ou muito), para melhor, e deixar como legado para as próximas gerações;  "...e o vosso fruto permaneça...".

Qual é o propósito de uma árvore frutífera? Produzir o seu fruto correspondente e purificar o ar do planeta, gerando oxigênio, através da fotossíntese; a primeira parte deste propósito da árvore frutífera diz respeito somente a ela, pois só a macieira pode produzir maçãs, só a bananeira pode produzir bananas e assim por diante; esta parte que é específica a cada árvore segundo a sua espécie, e, é também a missão pessoal dela; esta foi a missão concedida por Deus para cada uma delas como está escrito: "Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra..." Gênesis 1.11. Entretanto, a segunda parte do propósito é comum a todas as árvores frutíferas independente da espécie; todas elas têm de produzir oxigênio para purificar o ar do planeta.

De igual modo cada um de nós possui um propósito de vida dividido em duas partes; uma parte é comum a todos os cristãos: "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura..." Marcos 16.15; esta é nossa missão coletiva, a missão que realizamos como Igreja de Cristo, como um só corpo; e somos completamente livres para decidirmos como faremos isso; desde que sempre estejamos observando, cumprindo e respeitando todos os parâmetros estabelecidos por Deus em sua Palavra Sagrada. Mas a outra parte de nosso propósito diz respeito ao fruto específico que cada um de nós deve produzir, e esta é exatamente a nossa missão individual.

Embora existam um número incontável de árvores que produzem uma fruta específica, laranja por exemplo; e todas elas produzam o mesmo fruto; saiba que nenhuma delas é igual a outra; elas produzem um fruto de acordo com sua espécie, mas a forma como elas o fazem é diferente; umas fazem mais rápido, outras fazem em maior quantidade e assim por diante; vai depender da combinação de vários fatores como clima, solo, nutrição etc...; conosco é parecido. Cada ser humano é um indivíduo único dentre os mais de sete bilhões que caminham sobre a face da terra; cada pessoa é uma pessoa diferente com vidas diferentes, corações diferentes e mentes diferentes, mas a verdade é que, assim como as árvores frutíferas, cada um de nós pertence a um grupo específico de pessoas; observe, você possui afinidades com milhares ou milhões de outras pessoas ao redor do mundo; portanto a sua missão individual pode até ser semelhante a de outros indivíduos no planeta, mas certamente não será igual, porque só você faz todas as coisas como você; logo, só você possui sua própria forma de pensar, agir e frutificar.

Agora vamos ao tema central desta postagem: Como você pode descobrir qual é a sua missão pessoal?

Existe uma virtude capaz de ajudar qualquer pessoa a encontrar o seu caminho individual, encontrar a estrada que deve seguir na vida; muitos têm tido dificuldade em encontrar sua missão porque, ou estão ignorando ou não estão fazendo uso de tal virtude. E que virtude é esta?

A sinceridade.

O versículo destacado no título desta postagem demonstra claramente um dos muitos benefícios da sinceridade; veja: “A sinceridade dos sinceros os encaminhará...” Provérbios 11.3a. Note que o versículo diz que a sinceridade encaminhará aqueles que a possuem; ou seja, aqueles que forem sinceros. Encaminhar significa ajudar a encontrar um caminho. Então para que você possa finalmente encontrar o seu caminho individual, ou seja, a sua missão pessoal, a estrada que deve percorrer na vida; terá de fazer uso da sinceridade; terá de ser sincero com Deus, com você mesmo e com todas as pessoas a seu redor.


Coloque diante de Deus os seus sonhos, sentimentos, pensamentos, emoções, crenças, intenções, desejos e seja o mais transparente possível, não se esconda por trás de religiosidade, nem desculpas; repasse com o Senhor todas as coisas que você acha que sabe a respeito de sua própria vida e do que você espera dela. Ser sincero fará com que você enxergue e encontre sua estrada, a sua missão, ou seja, o seu caminho pessoal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista