Pular para o conteúdo principal

“...Vós sois a carta de Cristo.” 2 Coríntios 3.3



“Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo....” 2 Coríntios 3.3


Para começar este texto vamos fazer uma rápida e simples definição do que é uma carta. O dicionário define carta como sendo uma comunicação, uma mensagem manuscrita ou impressa endereçada a uma ou mais pessoas. Agora, tenha a consciência de que cada cristão, inclusive você, é uma carta escrita pelo próprio Cristo e endereçada para algumas pessoas, mas que será lida por todos; como está escrito: "Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens." 2 Coríntios 3.2; então cabe fazer a seguinte pergunta:

O que as pessoas, sejam elas mundanas ou não, estão lendo quando olham para você?

Quais são os valores, os princípios e as virtudes que você mantém estampados em seu peito para que os outros vejam?

Quais são as palavras e notícias que você tem carregado diariamente consigo para entregar aos outros, mesmo que eles não sejam cristãos como você? São boas notícias e palavras de bençãos ou não? Que ações você demonstra cotidianamente; ações positivas de bondade e benignidade ou negativas de vaidade e egoísmo? Saiba que todas estas coisas, quando são corretamente demonstradas, contam muito e, quando juntas, tornam-se algo poderosamente inspirador. O exemplo.

Então, que exemplo você manifesta em sua vida para inspirar o seu próximo? Não estou tratando aqui apenas do que você fala, mas principalmente daquilo que você vive; como já abordei na postagem sobre "Ser a mensagem". Não sei se você já se deu conta de que nossas palavras, muitas vezes, encontram resistências e oposições nos ouvidos e nos corações de outras pessoas, não importa o quão bem-intencionada nossa fala seja; mas o fato é que o exemplo genuíno rompe todas estas barreiras.

Se você é um exemplo de indiferença não espere que as pessoas ouçam quando você falar do amor;
Se você é um exemplo de impaciência, não pense que as pessoas vão lhe ouvir quando falar sobre a paciência;
Se você é desleal, não tenha qualquer expectativa de que as pessoas o escutem quando você pregar sobre a lealdade;
Se você mente, nem se dê ao trabalho de falar sobre a verdade.

Se você já tentou falar algo da Palavra de Deus para alguém, um colega, um amigo, um familiar, um parente etc... E tal pessoa não lhe deu ouvidos ou fez pouco caso do que você tinha a dizer; saiba que, muito provavelmente seu ouvinte não conseguiu fazer uma conexão clara entre o que você estava dizendo e o exemplo manifesto em sua vida.

E como melhorar isso?

Está escrito: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras." Tito 2.7

A única forma de as suas palavras encontrarem repouso nos corações das outras pessoas é se a sua voz estiver envolvida por inspiração, e a maneira disso acontecer é através do seu exemplo. 

Jesus fazia assim. Repare que Cristo não apenas falava que era preciso, por exemplo, ser manso e humilde de coração, mas Ele mesmo demonstrava mansidão e humildade em todas as coisas, todo o tempo e para com todas as pessoas; qualquer um que reparasse minimamente em Jesus chegaria à conclusão de que Ele era um homem manso e humilde de coração, por isto, quando Cristo ensinava sobre tais virtudes, suas palavras inspiravam os ouvintes a serem pessoas melhores naquele aspecto de suas vidas. O exemplo manifesto por Jesus era tão legível aos olhos dos outros quanto uma carta bem escrita, e desta forma o exemplo rompia as barreiras dos ouvintes e a Palavra era plantada plenamente alcançando os seus destinatários, ou seja, os corações das pessoas.

Agora eu lhes pergunto: Você quer que o mesmo aconteça em sua vida? Gostaria de falar e ser ouvido pelas outras pessoas? Então o caminho é um só. "Em tudo te dê por exemplo de boas obras" Tito 2.7

O exemplo inspira, anima (motiva), fortalece, suporta (dá suporte), ensina e torna legível em nós as palavras escritas por Cristo para nossa vida; eis um dos motivos pelos quais os testemunhos pessoais são tão importantes para ajudar outras pessoas; eles tornam legíveis as ações de Deus em nossa vida de uma forma que todos podem ver claramente.
É o exemplo; e não as palavras, que manifesta o cristianismo em meio aos homens, portanto saiba que o seu exemplo é muito mais forte do que suas palavras; ele fará toda a diferença para demonstrar o viver cristão àqueles que você deseja alcançar; o exemplo é incontestável, é uma prova, é um fato (e contra fatos não há argumentos); não importa o que você diga, se as pessoas, sejam elas mundanas ou religiosas, não enxergarem um exemplo condizente com suas palavras, e principalmente com a Palavra de Deus, você nunca alcançará seus corações.

Jesus disse: "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda a criatura." Marcos 16.15

Pregar o evangelho é o mesmo que ser o evangelho, obviamente que falar para as pessoas sobre a grandeza e a ação de Jesus Cristo em favor da humanidade é uma parte importantíssima do processo, mas por mais incrível que isso possa parecer, esta é a parte menor do processo; em via de regra, pregar o evangelho é viver uma vida cristã onde  "Em tudo te dê por exemplo de boas obras" Tito 2.7; e o foco aqui está na palavra "tudo"; cristãos são exemplo em todas as coisas, não só nas que as pessoas consideram espirituais, pois a verdade é que todas as coisas são espirituais, (falarei mais a respeito numa postagem futura que estou preparando).

Para encerrar, saiba que você está sendo lido constantemente por todas as pessoas que estão ao seu redor, conhecidos e desconhecidos que tenham qualquer tipo de contato com você, aonde quer que você vá; suas palavras são a última coisa que eles vão considerar em você, e apenas para avaliar se elas estão de acordo com aquilo que você pratica e demonstra; antes, eles vão procurar saber se você é uma pessoa exemplar em todas as coisas. Se ambos, exemplo e palavras, estiverem alinhadas, as pessoas ouvirão o que você tem a dizer com coração muito mais aberto.

Dê mais atenção ao exemplo que você demonstra em sua vida para todas as coisas; o próprio Jesus disse certa vez: "...Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vos também." João 13.15, ou seja, se Cristo deu exemplo para nós, nós devemos dar o exemplo para outros.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Elizeu Ramos!
      Que bom que você gostou do texto.
      Obrigado por seu comentário.
      Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  3. Parabéns que Deus continue abençoando vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a luz do seu bom exemplo sirva para ajudar todos ao seu redor a encontrar o Caminho, a Verdade e a Vida.
      Grande abraço.✨😊

      Excluir
  4. Ótimo texto, bem explicativo. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilene!
      É bom saber que você gostou do texto.
      Falar com você através do seu comentário aqui já é uma bênção de Deus para mim.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😁

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista