Pular para o conteúdo principal

"Quem observa o vento nunca semeará..." Eclesiastes 11.4



"Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará." Eclesiastes 11.4

O poder de agir.

Um dos motivos clássicos pelos quais as pessoas não têm alcançado tudo o que Deus tem preparado para a vida delas é o fato de ficarem sempre aguardando que as circunstâncias estejam totalmente favoráveis para que possam tomar suas decisões e agir. Este é um engano muito comum e recorrente não só entre as pessoas do mundo como também entre alguns convertidos; tais pessoas entendem que Deus fará com que todas as circunstâncias se alinhem de maneira a criar um "momento absolutamente perfeito" para que, só então, eles possam agir na direção daquilo que estão buscando; muitos têm nutrido este pensamento durante décadas de suas vidas, e com isso estão adiando a realização de muitos de seus verdadeiros sonhos, metas e objetivos; por consequência, estão fazendo com que sua missão de vida não seja desenvolvida plenamente. Ou seja, muitos convertidos estão operando bem abaixo de suas reais capacidades porque estão esperando que Deus faça tudo para eles, até mesmo a parte que cabe unicamente a cada um de nós realizar.

Durante muito tempo eu fui uma destas pessoas, sei exatamente do que estou falando aqui e por este motivo quero compartilhar o entendimento que mudou minha visão, começando com uma pergunta simples: 

Você sabe a força que sua atitude tem?

A verdade é que na vida não existe um "momento perfeito" em que todas as circunstâncias estarão a seu favor; sempre que você se dispuser a fazer algo relevante por sua vida ou pela de outras pessoas, sempre haverá variáveis fora de seu controle, que não estarão plenamente de acordo ou milimetricamente alinhadas; e quem fica aguardando que tudo esteja como o "planejado" acaba ludibriado pelo tempo, nunca toma uma decisão ou uma atitude e acaba por perder grandes oportunidades de triunfo e desenvolvimento; como está escrito no versículo 4 de Eclesiastes 11: "Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará."

A capacidade de aproveitar oportunidades, decidir e agir, mesmo quando as coisas não estão da forma inicialmente idealizada é o que vai levar sua vida para níveis mais altos de realizações e conquistas. Lembre-se que as circunstâncias estão fora do seu controle, como o vento e as nuvens citadas no versículo, mas não coloque seu foco naquilo que você não controla, mantenha os seus olhos naquilo que você pode e deve fazer, pois tudo o que não podemos controlar está debaixo do controle de Deus.

Os Cristãos sabem que precisam tomar decisões e empreender ações mesmo quando as circunstâncias estiverem aparentemente desfavoráveis, mesmo quando o vento estiver soprando no sentido contrário das suas expectativas e mesmo que o tempo não esteja plenamente propício para fazer o que precisa ser feito.

Posso dar um exemplo prático para ilustrar um pouco melhor o que estamos conversando aqui; acompanhe abaixo:

Algumas pessoas desejam economizar algum dinheiro para realizar um sonho específico como comprar um bem, por exemplo, seja um aparelho qualquer, um carro ou uma casa; mas elas têm a seguinte visão das coisas: "Eu não economizo porque nunca me sobra dinheiro." O que esta pessoa está fazendo é olhar para o tempo, ou seja, para a impossibilidade, que é a circunstância contrária ao desejo que ela tem de economizar, e vendo as coisas deste modo ela nunca começará a fazer o que precisa ser feito; que é economizar. Terá caído em uma terrível armadilha mundana chamada procrastinação.

Neste caso o que a pessoa precisa fazer é começar a economizar primeiro, mesmo que seja um valor muito baixo, e reorganizar a vida a partir de sua nova atitude de economia; nem sempre é fácil, mas é o que tem de ser feito, além disso, o fato é que nunca sobrará dinheiro justamente porque ela não economiza, e não o contrário. No exemplo acima, economizar é o equivalente a semear, o fato de nunca sobrar dinheiro é o equivalente ao vento e as nuvens que a impedem de plantar, e, comprar o bem desejado é o que equivale ao colher.

É necessário, entretanto, que cada um de nós tenha o entendimento claro dos momentos de plantar e colher, pois desta forma saberemos que há uma colheita por ser feita seja ela em que área de nossa vida for. Ninguém consegue colher algo que não plantou; como está escrito: "...Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6.7

Por vezes você terá de tomar decisões e empreender ações nos momentos em que as forças estarão contrárias ao seu objetivo, mas mesmo assim terá de ser feito. Os cristãos compreendem  plenamente a ação da providência divina e sabem que mesmo as circunstâncias adversas são usadas, de alguma maneira, para nos favorecer; como está escrito: "Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus". Romanos 8.28. Portanto, mesmo os fortes ventos de oposição e aparente impossibilidade momentânea, assim como as nuvens de circunstâncias fora de nosso controle, não podem ser motivo para procrastinarmos nossas decisões e atitudes que, sabemos, nos levarão para onde desejamos e devemos estar.

Você não precisa dominar todas as variáveis para se decidir e entra em ação, pois se viver esperando que todas as peças se alinhem de acordo com sua vontade estará correndo sério risco de nunca fazer o que é preciso e, com isso, jamais alcançará seus objetivos de fé, sejam eles quais forem.

Chega de adiar suas realizações; escreva em uma folha de papel detalhadamente quais são suas visões de fé, ou seja, quais são os sonhos, objetivos e metas relevantes para o cumprimento de sua missão de vida. Quais bens você necessita adquiri para dar conforto e qualidade de vida para si mesmo e para sua família? Que ações você precisa desenvolver para ajudar a si mesmo e a outras pessoas? Defina as decisões e atitudes que serão necessárias para alcançar cada um dos sonhos que Deus lhe deu, mas seja sincero neste processo, pois "a sinceridade dos sinceros os encaminhará" Provérbios 11.3a, ou seja, a sinceridade ajuda a encontrar o melhor caminho para qualquer propósito. A dica aqui é: Procure se afastar das vaidades e paixões.

Depois de definir claramente as decisões e atitudes que você terá de fazer. Mãos à obra. Nada mais de aguardar que as circunstâncias estejam todas favoráveis para agir; chega de deixar aquilo que fará grande diferença em sua vida sempre para o dia seguinte, chega de perder as oportunidades por achar que ainda não é a hora. Deus deseja multiplicar abundantemente suas colheitas em todas as áreas de sua vida, mas para isso você precisa ignorar a imperfeição dos momentos e plantar.



Comentários

  1. É bem isso...agente precisa viver...sonhar e por aí mão na massa (se sabes cozinhar cozinhe e venda...Se tens algo que podestá render um extra faça. Corra atrás. ...priorize...acordei mais cedo...ore mais...visite. ..faça algo novo...Deus abencoara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor Jean.
      Obrigado por sua visita, leitura e comentário. Deus o abençoe em abundância.

      Excluir
  2. Muito. Obrigada pela resposta,foi de grande valia ,pois já tinha lido várias vezes esta palavra e não entendia.
    Que Deus continue abençoando a mais pessoas a entenderem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito contente que este texto tenha sido útil a você.
      Que Deus lhe dê cada vez mais entendimento e sabedoria.

      Excluir
  3. Amém!! É exatamente o que Deus tem me dito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá m.Lopes!
      Que Deus faça com que todas as suas plantações, espirituais, mentais e materiais sejam sempre muito significativas e suas colheitas sejam valiosas e abundantes.
      Obrigado por sua visita e comentário.

      Excluir
  4. Oi tenho,pensado em várias formas de trabalhar para obter dinheiro,peço a Deus pra me mostrar qual o melhor caminho a seguir,estou com contas atrasadas e fico só pensando o q fazer,as pessoas falam pra descansarmos em Deus,eu sei e tento fazer isso,mas nunca me ocorreu de ficar tão sem recursos assim,tenho ora do e hoje abri a bíblia e saiu esse versículo.

    ResponderExcluir
  5. Oi tenho,pensado em várias formas de trabalhar para obter dinheiro,peço a Deus pra me mostrar qual o melhor caminho a seguir,estou com contas atrasadas e fico só pensando o q fazer,as pessoas falam pra descansarmos em Deus,eu sei e tento fazer isso,mas nunca me ocorreu de ficar tão sem recursos assim,tenho ora do e hoje abri a bíblia e saiu esse versículo.

    ResponderExcluir
  6. Oi tenho,pensado em várias formas de trabalhar para obter dinheiro,peço a Deus pra me mostrar qual o melhor caminho a seguir,estou com contas atrasadas e fico só pensando o q fazer,as pessoas falam pra descansarmos em Deus,eu sei e tento fazer isso,mas nunca me ocorreu de ficar tão sem recursos assim,tenho ora do e hoje abri a bíblia e saiu esse versículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço a você por compartilhar o que tem passado aqui.
      continue conectado(a) com Deus e Ele mostrará a saída para sua situação atual. Seria totalmente irresponsável da minha parte dizer qualquer coisa a respeito, entretanto, posso sugerir alguns textos que estão neste blog e podem ser úteis. São eles:

      * "Benção haverá sobre a cabeça do vendedor" Provérbios 11.26b
      * "...Tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura..." Gênesis 41.34b
      * "Por que gastais... o fruto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" Isaías 55.2b

      Caso queira ler estes textos, eles estão todos disponíveis aqui no blog. Espero sinceramente que eles possam ajudar você de alguma maneira, pois foram e têm sido muito úteis para mim.

      Que Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  7. Agir, ter atitude e não esperar que tudo esteja alinhado ter um foco, fé e seguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É exatamente isso.
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus conceda a você paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  8. Texto muito edificante que abriu minha visão pra mudança de a Future🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a Luz do nosso Deus brilhe intensamente através de você de modo a tocar e abençoar todos ao seu redor.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigado por comentar.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.

      Excluir
    2. Shalom!
      Excelente pensamento.
      Muitas coisas aconteceram em minha vida e acabei vivendo mais realizações do que as pessoas ao meu redor devido a prontidão que o Senhor colocou em mim, mas quero lembrar que aqueles que agem apenas pela vontade de alcançar algo pessoalmente correm um serio risco de nunca se sentir saciarem, pois o que realmente satisfaz é fazer a vontade de Deus abençoando outras vidas.
      Como este texto, que tem a intenção de ativar muitas pessoas estagnadas.
      E se, procurarmos a vontade do Senhor nunca ficaremos parado esperando esperando, mas quando pararmos ainda será uma ação, aguardando novas instruções do Senhor. Então tornaremos mais que vencedores...

      Excluir
    3. Olá Pr. Cris Oliveira!
      Seu comentário aqui certamente ajudará alguém. Obrigado por compartilhá-lo conosco.
      Que o SENHOR, nosso Deus, vos aumente mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado.
      Shalom!

      Excluir
  10. Essa palavra é maravilhosa, serviu pra aumentar a minha fé, principalmente porque tomei uma decisão muito importante em minha vida. Através dela vejo que estou agindo certo. O que eu precisava era ter a atitude que tive. Realmente não existe um tempo favorável, creio que o Sr Deus nos direciona nas nossas decisõ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que esse texto foi útil a você de alguma maneira.
      Que Deus te abençoe para que você sempre possa tomar as melhores decisões e agir de maneira sábia na sua vida.
      Grande abraço.

      Excluir
  11. Amém! Essa palavra me abriu os olhos para um novo horizonte, acendeu em mim a fé que estava apagada , que Deus possa nos abençoar grandemente !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que você achou esse texto útil. Agradeço a Deus por isso.
      Que a sabedoria do Altíssimo se multiplique em você e flua de tal forma que seja uma fonte de bênçãos para todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  12. Essa palavra me deu mas animo , para crer que não está nada perdido que eu vou semear e vou colher em nome de Jesus ! Obriga da pelo ensinamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja bem-vinda ao blog.
      Fico contente em saber que o texto serviu para renovar seu ânimo. Agradeço a Deus por isso.
      Obrigado a você também, por deixar seu comentário aqui.
      Que Cristo inspire você para semear com sabedoria e multiplique a sua colheita abundantemente.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
  13. Através do vídeo de hoje da palavra do pastor Deive Leonardo, busquei significado sobre Eclesiastes , cheguei ate aqui..
    Oração ( Orar e Ação ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique Sabaúna!
      Seja bem-vendo aqui no blog.
      É uma grande alegria para mim falar com você através do seu comentário.
      Espero que esse texto tenha servido, de alguma maneira, para você.
      Que a sabedoria de Cristo fortaleça sua capacidade de agir mesmo em momentos nos quais, aparentemente, as circunstâncias não estão "perfeitamente alinhadas".
      Grande abraço.😊👍

      Excluir
  14. Estarei ministrando nessa palavra. Deus e fiel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá missionária Edilene!
      Agradeço a Deus por você ter vindo aqui ao blog.
      Obrigado por comentar.
      Que Deus abençoe a ministração que você fará, de modo a iluminar a todos quanto ouvirem.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  15. Nossa abri hoje essa passagem, fui pesquisar sobre...que estudo Jesus, coisa linda que o Senhor te abençoe em tudo, como o Senhor falou comigo através desse estudo, profundo, estava esperando rs e na verdade só preciso tomar uma atitude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto e que ele foi útil para o seu entendimento. Louvo a Deus por isso.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui, pois isso já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que a sabedoria do Altíssimo guie todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista