Pular para o conteúdo principal

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3



"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3

Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora.

Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..."; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..."

Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista, megalomaníacos e sem sentido sejam.

O versículo destacado acima ensina de forma simples, prática e clara o modo como devemos pedir e o motivo de não recebemos alguns de nossos pedidos. Se você leu esta mensagem até agora, parabéns, porque o verso do livro de Tiago é a base para uma compreensão que pode mudar sua mentalidade no que diz respeito a pedir e receber.

Você sabe o que está fazendo de errado?

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3

Todo ser humano é escravo de suas próprias vaidades, praticamente tudo o que as pessoas utilizam, consomem e desejam está baseado em atender uma ou mais vaidades que elas possuem, esta é mais uma das mentalidades do mundo implantadas no coração dos indivíduos desde a infância, pois com a queda de Adão o ser humano se tornou vaidoso, egocêntrico, passional, ganancioso, (entre outras coisas); e o espírito do mundo explora estas mentalidades ao extremo nas pessoas durante toda a vida delas. Os pedidos que as pessoas fazem a Deus, as coisas que elas têm vontade de comprar e consumir não são definidas pela forma que podem atender as suas reais necessidades, da melhor maneira, sem pesar em seu estilo de vida, mas sim ao quanto de vaidades podem tentar satisfazer.

Para ser mais prático no que estou falando, eis alguns exemplos comuns nos dias atuais:

* Há pessoas que necessitam de um Smartphone que seja uma ferramenta de ajuda nas tarefas do cotidiano, mas, na verdade, elas desejam um que sirva para demonstrar para as outras pessoas o seu pseudo grau de poder de compra.

* Há pessoas que necessitam de um carro familiar, mas desejam e estão pedindo a Deus um ou mais carros esportivos, seja para atender ao seu próprio ego, seja para provar algo para alguém, para impressionar vizinhos, colegas, parentes, amigos e irmãos de congregação; ou seja, pura vaidade.

*  Há pessoas cuja real necessidade é uma casa ou apartamento moderno, confortável e funcional para si e sua família, mas desejam e pedem em suas orações a Deus uma mansão ou cobertura de luxo ou superluxo em algum condomínio exclusivo de algum bairro chique, porque elas acham que status por status é algo agradável a Deus. Mais vaidade.

* Há pessoas pedindo a Deus que lhes conceda vitórias em batalhas que não as levarão a lugar algum.

* Há pessoas pedindo a Deus que lhes dê uma decisão judicial favorável em determinada causa apenas para que elas possam gastar o dinheiro da indenização da forma mais sem propósito que conseguirem.

* Há pessoas pedindo a Deus que as livre das dívidas apenas para que elas possam fazer outras novas e maiores.

* Há aqueles que estão pedindo para que Deus lhes dê honras e glórias em seu ministério como líder de uma congregação, mas, no íntimo do coração, sabem que essa não é a vocação que Ele deseja que abracem.

Praticar estes comportamentos e outros semelhantes não passa de loucura, e "...a prosperidade dos loucos os destruirá" Provérbios 1.32b. 

Eu poderia citar dezenas de exemplos práticos de como as pessoas têm baseado seus pedidos a Deus mais nas vaidades e nas paixões do que nas reais necessidades, mas a Palavra de Deus através do versículo de Tiago destacado no princípio deste texto é mais do que o suficiente para nos fazer despertar.

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3

E qual é a forma certa de pedir?

Antes de fazermos qualquer pedido ao Senhor, devemos nos certificar de que tal petição não esteja baseada em nossas vaidades, pois como está escrito: "Vaidades são, obras de engano..." Jeremias 10.15

E o que isso quer dizer?

Vaidade significa tudo aquilo que é vão, ou seja, que não tem proveito verdadeiro, sem propósito real, aleatório, ilusório. Ela é uma das características principais da sociedade mundana, e como tal não possui nenhuma capacidade de promover qualquer tipo de desenvolvimento espiritual, mental ou físico em quem a possui; ela apenas provoca uma leve satisfação fugaz, que desaparece rapidamente, e é logo substituída por novos desejos e pedidos tão, ou mais, sem sentido do que os anteriores.

Todas as vezes que formos pedir algo a Deus, precisamos primeiramente nos certificar de que tal pedido seja para suprir (satisfazer ou resolver) alguma necessidade real de nossa vida; pois como Paulo, apóstolo, escreveu certa vez: "O meu Deus, segundo as suas riquezas suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Filipenses 4.19.

Segundo Paulo, Jesus suprirá em glória (amplamente, plenamente e abundantemente) todas as nossas necessidades; é um compromisso, uma promessa divina para nossa vida; mas nosso Senhor não tem nenhum compromisso com nossas vaidades e paixões egoístas e megalomaníacas; em momento algum Ele declara que atenderá a qualquer vaidade de nosso coração, e por mais incrível que seja, esta verdade tão óbvia parece estar passando completamente despercebida por várias pessoas (comigo foi assim durante muito tempo). Todos os desejos legítimos do seu coração, ou seja, sem vaidade, dirigidos pelo SENHOR, serão atendidos por Deus como está escrito: "Deleita-te no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração". Salmos 37.4

A maioria dos pedidos que são apresentados a Deus ainda são baseados em nossas inúmeras vaidades que mantemos "estrategicamente escondidas" bem lá no fundo de nosso coração, mas como nada pode ser escondido dos olhos do SENHOR, não há como sermos atendidos pelo Altíssimo; "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.".  Se você deseja ser atendido amplamente em seus pedidos, ou seja, receber tudo o que pedir como está escrito em: "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." João 14.14; passe a orientar suas petições em suprir suas necessidades reais; seja sincero.

Para ajudar você nesta tarefa vamos examinar rapidamente o que são necessidades:

* Necessidade é tudo aquilo que é necessário, essencial, algo que não pode faltar, algo indispensável. Como saúde, trabalho, dinheiro, amor, conforto e qualidade de vida, por exemplo; mas há outras.

Sempre que você preparar um pedido para fazer a Deus, fundamente-o na Palavra e faça a sua petição dirigindo-a de modo que ela resolva, supra e, ou, satisfaça uma ou mais necessidades da sua vida ou da vida de alguém por quem você esteja intercedendo; e tenha o cuidado de não ceder à tentação de se inclinar aos exageros. Desta forma Nosso Senhor tem o máximo prazer em atender tudo aquilo que você pedir, de maneira abundante como só Ele pode fazer.

"...não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."

Seu telefone não precisa ser de ouro maciço com diamantes em volta, seu carro não precisa ser aquele modelo que deixará a todos com inveja, sua casa não precisa ser a maior do quarteirão ou do bairro, a maioria de nós não precisa de um jato particular ou um barco de luxo, e todos os outros bens de sua vida não precisam ser necessariamente os mais caros, os maiores, os mais rápidos ou mais exclusivos; não é desta forma que um cristão mostra que Deus é com ele; na verdade, seus bens e pertences precisam ser aqueles que se enquadrem adequadamente às suas reais necessidades de vida. Como está escrito: "Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso satisfeitos." 1 Timóteo 6.8

Afaste-se das vaidades (deleites), esqueça-se do pseudo-status e das vanglórias das coisas do mundo; seja consciente, simples e direto em seus pedidos. Identifique e concentre-se em resolver e atender todas as suas necessidades e não em atender seus luxos e excentricidades; esta é a forma correta e infalível de receber tudo o que pedirdes.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Paulo Sergio.
      Obrigado por sua visita, leitura e comentário.
      Deus lhe conceda paz, saúde e sucesso.

      Excluir
    2. Olá!
      Obrigado por tirar um tempinho para deixar seu comentário aqui.
      Que nosso Deus ilumine você tão poderosamente que brilho alcance todos ao seu redor. Paz.

      Excluir
    3. Estou só reparando a imagem da foto, carrinho de brinquedo, avião de brinquedo..

      Excluir
    4. Olá!
      Sua observação é interessante. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
    5. Amo essa página!
      Me esclareço muito aqui.

      Excluir
    6. Olá Kátia!
      Fico contente em saber que o blog tem sido útil a você.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que a maravilhosa luz de Cristo ilumine a sua vida cada vez mais.
      Grande abraço.😊💖👍

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado por seu comentário.
      Que Deus abençoe você e a todos ao seu redor.

      Excluir
  3. Eu tava com dúvida é essa análise me ajudou bastante obrigado🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico contente em saber disso.
      Que a Paz de Cristo seja com você.

      Excluir
  4. Olá Paola!
    Obrigado por sua visita e comentário.
    Que as bênçãos de Cristo repousem sobre você de forma abundante.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado, me ajudou a entender o porque não conseguia ser atendido por DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Me alegro em saber que o texto foi útil a você.
      Que Deus realize a vontade Dele, que é boa, perfeita e agradável, na sua vida.

      Excluir
  6. Gostei muito achei uma ótima explicação e aprendir uma boa lição de vida.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irmã!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui. Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que a sua vida seja preenchida com as maravilhosas bênçãos do nosso Deus.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigado por seu comentário.
      Que o SENHOR, nosso Deus, aumente você mil vezes mais do que sois; e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Que Luz de Jesus se multiplique sobre você.

      Excluir
  9. muito obrigado por esse estudo me edificou muito muito muito mesmo eu agradeço a Deus que ele possa continuar te dando sabedoria e graça a paz do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado por esse estudo me edificou muito muito muito mesmo eu agradeço a Deus que ele possa continuar te dando sabedoria e graça a paz do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      As palavras do seu comentário alegraram o meu coração.
      Que a Sabedoria de Cristo sempre habite abundantemente em você para produzir pedidos a Deus que façam verdadeira diferença positiva na sua vida e na das pessoas que estão ao seu redor.
      Graça e Paz.

      Excluir
  11. Graças à Deus por este estudo, eu não compreendia porque pedia e não recebia certas coisas. Muito BOM! Muito obrigada meu irmão! Que Deus continue te usando para nos abençoar. A Paz!💞

    ResponderExcluir
  12. Graças à Deus por este estudo, eu não compreendia porque pedia e não recebia certas coisas. Muito BOM! Muito obrigada meu irmão! Que Deus continue te usando para nos abençoar. A Paz!💞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã! Que a Paz de Cristo seja com você.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira. Agradeço a Deus por isso.
      Obrigado a você por deixar seu comentário aqui.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois; e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
  13. Parabéns pelo ensino que me edificou muito e meus familiares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Seu comentário é uma bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico muito contente em saber que este texto foi útil a você.
      Que a Divina Luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através da sua vida e da sua família para abençoar a todos ao redor de vocês.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Aprendi muito com essa mensagem maravilhosa e muito eficaz meu Deus que palavra espirituosa pra mim foi muito eficaz muito poderosa amei e creio recebo e tomo posse preciso aprender agradeço muito a minha amiga tair que me enviou obrigada Deus abençoe a todos🙌🙏

      Excluir
    3. Ola!
      Fico contente em saber que você gostou deste texto.
      Obrigado por deixar seu gentil comentário aqui.
      Obrigado também a sua amiga.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Olá Izabelle!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a divina luz de Cristo brilhe intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.

      Excluir
  15. Que ensinamento maravilhoso, parabéns meu irmão. Toda honra e glória seja dada a Deus. Fica na Paz 🙏.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre!
      É bom saber que você gostou do texto. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que nosso Poderoso Deus multiplique sobre você a Paz, a saúde, a sabedoria e o sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  16. Muito boa esta explicação gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ficocontente em saber que você gostou do texto.
      Que a sabedoria de Cristo guie você em todos os pensamentos, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Olá!
      É bom saber que o texto foi útil a você.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  18. Que estudo abençoado, passei a tarde toda refletindo sobre essa palavra na minha cabeça. A noite sentado com minha esposa clamei a Deus que me desse essa explicação e achei esse estudo abençoado. Deus abençoe grandemente na vida dessa pessoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você. Agradeço a Deus por isso.
      Que a sabedoria de Cristo se faça presente em você, guiando todos os teus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  19. Excelente explanação do versículo de Tiago. Tudo que pedirmos, deve ser para glorificar o pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por esse texto ter sido útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que nosso poderoso Pai celestial dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  20. Ótimo esse ensino tenho certeza que veio da parte de Deus. Hoje estava na igreja e me lembrei desse versículo. Pois li um versículo no livro de Ester em que o rei perguntava para Ester . Qual é a sua petição ?
    E que ele lhe daria a metade do reino para ela . Mas a Ester não teve o olhar ambicioso .Pois o que ela pediu foi para o povo dela serem salvo da morte. Vejo que esse versículo de Tiago nos ensinam que pedi mal é isso aqui....pedir para nosso bem prazer. Para ser egoísta, ser ganancioso. O contrário do que Ester que pediu e pediu muito bem pediu salvação para sua nação!!! Poderia ter aceitado ganhar todo ouro do Palácio toda especiarias do reino. Mas ela escolheu o melhor, fez o melhor pedido e foi aceita por Deus. Glória a Deus por sua palavra!!! Ficam com Deus!!! Antes de pedir para você algo, pede para seu próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário aqui.
      Atualmente a sociedade está sempre nos incitando a ter mais e mais ambições, e isso, de alguma forma, tem refletido em muitas pessoas dentro de congregações; o problema é que a ambição é a semente da ganância e isso tem contaminado até mesmo as orações e pedidos de muitos.
      Parabéns a você pelo entendimento que compartilhou em seu comentário.
      Que a divina sabedoria de Cristo guie você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  21. A paz do Senhor amado,maravilhoso seus textos inclusive estarei utilizando parte do texto de Lucas 17,10 que achei extraordinário, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que a Paz do Senhor seja com você.
      Obrigado por seu comentário, pois ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Fico contente em saber que você tem gostado dos textos.
      Que a poderosa luz de Cristo brilhe através de você e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  22. Eu creio q não temos q ser egoísta , pedimos mal pq pedimos p esbanjarmos c nós mesmo e não estamos pensando no próximo, lendo este texto de Tiago comecei a pedir diferente, quero q o Senhor mim der não só para mim ,mas q eu.possa ser benção na vida de quem precisam também, eu vejo este texto por esse ângulo, Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Parabéns pelo seu entendimento sobre o ato de pedir corretamente.
      Que Cristo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  23. Todos os dias oro a Deus, e na maioria deles sinto a presença dele, mas obrigado, serviu muito o q escreveu para eu saber me direcionar mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que falo com você através do seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que todas as suas reais necessidades sejam sempre amplamente supridas e atendidas pela maravilhosa Graça de Deus.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  24. Fui convidado para pregar na virada de ano 21/22 em uma igreja evangélica, e vou usar esse texto para enriquecer o contexto da mensagem.
    Muitos fazem projetos, planos, objetivos, mas não conseguem vitória, porque não visam ter uma vida simples e humilde, e nem colocam o Reino de Deus em primeiro lugar em suas vidas.
    Obrigado por postar esse texto, com certeza Deus usou você, continue sendo instrumento de Deus!
    Jesus abençoe sua vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja sempre bem-vindo aqui no blog.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira. Sinto-me também muito lisonjeado e grato com o fato de você utilizar o texto na sua pregação de final de ano.
      Muito obrigado por deixar seu comentário aqui, pois ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que através da sua pregação, a luz de Cristo brilhe intensamente sobre todos os ouvintes de modo a produzir e fortalecer a sabedoria na vida deles, para que 2022 seja um ano extremamente abençoado para todos vocês.
      Grande abraço.😊💖

      Excluir
    2. Shalom!
      Parabéns! Que Deus lhe dê sempre essas revelações e profundidade.

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a Maravilhosa Paz do Altíssimo repouse profundamente no seu coração.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir
  25. Linda mensagem!!
    Deus é tremendo 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a Luz de Cristo ilumine você e todas as pessoas que fazem parte da sua vida.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  26. Olá, Luiz Cézar! Tudo bem!? parabéns! obrigada pelo texto esclarecedor, embasado a luz da palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! Graças a Deus estou bem!
      Fico feliz em falar com você através do seu comentário, aliás, obrigado por deixá-lo aqui.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja sempre feliz.😊💖

      Excluir
  27. Muito elucidativo. Era dessa visão mais clara sobre estas palavras que eu estava precisando.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!
      Seja bem-vindo aqui ao blog.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que o poderoso Amor e a maravilhosa Graça de Deus fortaleçam você cada vez mais.
      Grande abraço.
      Felicidades.😃💖

      Excluir
  28. Respostas
    1. Olá Ivanilson! 😃
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui. Fico contente em saber que você gostou do texto. Louvo a Deus por isso.
      Que você seja cada vez mais fortalecido na sabedoria de Cristo, e que por meio dela todos ao seu redor sejam beneficiados.
      Grande abraço.💖👍😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c