Pular para o conteúdo principal

Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar... 2 Timóteo 3.16



“Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” 2 Timóteo 3.16

O que você faria se pudesse passar alguns momentos, todos os dias, conversando com os apóstolos Paulo, João, Lucas e Marcos. Imagine como seria proveitoso tirar alguns instantes para aprender algo prático e valioso com o rei Davi, Elias, Moisés e ou Israel (Jacó). O quanto você aprenderia se tivesse a oportunidade de falar com pessoas como Tito e Barnabé?

Pense por um segundo em quanta sabedoria e entendimento você absorveria se tivesse condições de encontrar cotidianamente e ouvir indivíduos como Salomão ou o profeta Daniel. O quanto sua vida estaria diferente do que está agora se você pudesse aprender alguma coisa nova e importante não só com estas pessoas citadas acima, mas também com tantas outras que, usadas por Deus, fizeram coisas grandes, trilhando a corrida da fé com sucesso e deixando sua marca na história da humanidade; pessoas como o profeta Isaías, João Batista, a profetisa Débora, a rainha Ester e seu primo Mardoqueu, Jó, Filemom, Gideão, Rute e tantos outros. Não sei quem são seus referenciais, nem mesmo sei se você os tem, mas quanto você evoluiria se pudesse ser ensinado pessoalmente por eles?

O quão mais rápido você realizaria seus sonhos se seguisse os passos de expoentes que passaram suas vidas ouvindo, aprendendo e desenvolvendo a verdadeira fé prática aplicada para a vida? O quão distante você enxergaria se pudesse subir nos ombros destes titãs da fé?  Seria ótimo adquirir conhecimento e visão direto dessas mentes aprovadas por Deus, não seria?


Mas infelizmente estas pessoas já não estão mais entre nós. Então a única forma que temos para aprender com o exemplo deles e revolucionarmos nossa vida é lendo aquilo que eles viveram e escreveram, inspirados por Deus; por este motivo a bíblia ensina que:“Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” 2 Timóteo 3.16. 

Ler e estudar os passos daqueles que vieram antes de nós é o segredo para adquirirmos a correta visão de fé que necessitamos para alcançar tudo aquilo que Deus tem para nossa vida. Aquelas pessoas que possuem suas histórias de vida compiladas na bíblia são ferramentas de Deus, hoje, para demonstrar e ensinar como a fé deve ser aplicada além da teoria, ou seja, na prática; ler e estudar a Escritura Sagrada é como visitar aqueles acontecimentos; é como vê-los em ação servindo ao Senhor dos Exércitos, é aprender tanto com seus erros quanto com seus acertos; e ao fazer isso você também se capacita para poder experimentar feitos grandiosos em sua vida no caminho ao mesmo tempo em que alcança e realiza seus sonhos ou até mesmo muda o mundo e o curso da humanidade, por que não? Tudo é uma questão de fé.

Está escrito: “Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim.” João 5.39

Devemos agradecer a Deus todos os dias porque nós vivemos na era da informação e do conhecimento, jamais foi tão fácil encontrar e consumir os Escritos Sagrados e ter acesso às grandiosas histórias de pessoas cuja fé foi capaz de mudar a realidade, que em princípio lhes era totalmente desfavorável; e aprender valiosíssimas lições com tais relatos; hoje é possível carregar toda a Bíblia (em várias versões e traduções) em um aparelho tão compacto e prático quanto um smartphone, tablet ou mesmo um e-reader e desta forma transformar horas improdutivas que passamos no trânsito, por exemplo, dentro de conduções, em momentos de grande aprendizado. Os sábios usam o tempo para encontrar novas formas de aprender; faça como eles.

Também, para quem prefere, é possível usar a boa e tradicional bíblia física ou mesmo em áudio mp3; o importante é que cada um de nós tenha sempre à mão esta magnífica ferramenta de ensino, correção e instrução de modo que ela, a Palavra de Deus, possa nos fazer crescer, progredir e avançar todos os dias, que possa transferir para nosso coração e espírito as fórmulas, formas, métodos, conceitos, leis, regras, visões e até mesmo as crenças que sejam capazes de nos levar para níveis superiores, além de tudo aquilo que um dia já pedimos ou imaginamos, em todas as áreas de nossa vida.

Nunca subestime o quanto há de ensinamento dentro da bíblia sagrada, ela não é só mais um livro, tampouco é um tipo de adorno, ela é o próprio Cristo. Use-a para adquirir visão, sabedoria, conhecimento e depois deixe que Ela use você para grandes obras abençoando outras vidas.

Comentários

  1. Importante observar que Jesus não está determinando ou orientando para examinarem a escritura, mas afirmando que eles estão examinando e não estão praticando. O texto correto é examinais e não examinai, portanto o tempo verbal é outro.
    João 5: 39 = Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
    40 = E não quereis vir a mim para terdes vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua colaboração. Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Muito bem colocado e observado. Muito bem colicada esta tradução de 2 Timóteo 3:16, que é para mim a versão mais correta: . . . 1Toda escritura inspirada por Deus "é", e não como colocada em outras versões obde diz. . . 2Toda escritura "é" inspirada por Deus. . . Dando outra conotação para a frase, pois, a 1a diz que somente a que é inspirada por Deus tem o poder de transformar através do ensino, disciplina e correção. Porém, a 2a afirma que tudo o que esta escrito é de inspiração divina, o que não é, pois muito do que esta escrito deve ser visto como parte da história de um povo e o próprio Senhor Jesus questiona o procedimento do povo judeu. Como por exemplo Moisés deu carta de divórcio pela dureza do coração daquele povo, não sendo uma inspiração de Deus, pois, Deus nunca foi a favor do divórcio. Em outro ponto, vemos Nosso Senhor Jesus dizendo: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. . . Ele é o Verbo que se fez carne. . . A Palavra que desceu do céu, O Pão da Vida. . . Ou seja, a Verdadeira inspiração de Deus. Dois de seus discípulos desejavam destruir uma cidade como fez Elias no passado, porém Jesus os repreendeu e disse: Não sabeis de que espírito sois? Lucas 9:54 Então, nem toda a escritura é divinamente inspirada. . . antonioqueiroz@guarulhosempresas.com.br

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista