Pular para o conteúdo principal

Mas o SENHOR sonda os corações. Provérbios 21.2b



"...Mas o Senhor sonda os corações." Provérbios 21.2b

Você sabe o que é o seu coração? Como uma pessoa pode dizer que ama a Deus de todo o seu coração se não sabe exatamente o que é o coração? 

Conhecer o que é o coração nos ajudará a entregá-lo completamente e verdadeiramente para Deus, honrando-o também em nosso âmago da forma correta, sem engano, demagogia ou hipocrisia, como infelizmente é costume de muitos, tal como Jesus certa vez disse: "Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim..." Mateus 15.8.

Tenho percebido que existe uma grande confusão entre as pessoas a respeito de três coisas importantes: Alma, espírito e coração. Neste texto vamos falar mais especificamente sobre o terceiro, mas em breve escreverei sobre os outros dois também.

Algumas pessoas acham que coração é o mesmo que alma, outras acham que coração é o mesmo que espírito, existe também aqueles que acham que o coração e a mente são uma coisa só; então volto a perguntar. O que você acha que é? Pense por um instante.

Então eu começo tentando desfazer este primeiro equivoco muito comum e dizendo que o coração, a alma e o espírito são coisas completamente diferentes embora estejam intimamente ligados em um nível tão profundo que se tornam unificadas em nós, ou seja, se tornam uma única coisa em nós de modo que somente "A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4.12 (Falarei um pouco mais sobre unidade em seguida).

O coração de uma pessoa é exatamente o que ela é, ou seja, uma pessoa pura é pura porque o coração dela é puro, assim como uma pessoa maldosa é desta forma porque o seu coração é maldoso; como está escrito: "Assim como na água o reflexo corresponde ao rosto, assim o coração corresponde ao homem." Provérbios 27. Trocando em miúdos; você corresponde exatamente àquilo que seu coração é; e caso você queira mudar algo em si mesmo, é preciso compreender que isso só será possível se primeiro você mudar o seu coração.

Outra coisa importante a considerarmos é o fato de que o nosso coração é a maior parte de nós, e não a menor como muitos pensam, porém, mesmo sendo a maior parte de nosso ser, ele não é visível para as outras pessoas, por isso usei uma imagem clássica de uma árvore sobre o solo com suas enormes raízes abaixo da terra no começo deste texto; porque a verdade é que nossa parte exterior, a saber: Nossa aparência, nossas palavras e nossos atos são só a nossa parte menor e mais visível, assim como acontece com as grandes árvores que demonstram como parte visível seus galhos, tronco, folhagem, flores e fruto. De igual modo, também, nossa parte interior que não é visível para as outras pessoas; nossos pensamentos e intenções, nossos sentimentos, nossas crenças e nossas emoções são muito maiores do que aquilo que aparece em nossa superfície; tais coisas são as responsáveis por gerar e nutrir nossa aparência exterior, ou seja, nossas palavras, nossa postura de caráter e nossas ações; assim como as raízes são as responsáveis por gerar e nutrir toda a parte vivível de uma árvore.

É por este motivo que basear-se em aparências para tratar com as pessoas não é bom, porque quem se baseia em aparências está, na verdade, se apoiando sobre a menor parte de um indivíduo apenas porque esta é a única que conseguimos ver mais rapidamente, entretanto, como bem sabemos, a parte aparente, e por que não dizer, atraente, de uma pessoa, pode muito bem ser nada além de um engano, uma ilusão ou uma simples fachada como disse Jesus em certa ocasião: "...Por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." Mateus 23.27b; há pessoas cuja aparência e as palavras impressionam, mas cujo coração é sombrio, repleto de más intenções e pensamentos ruins. Cristãos não vivem por aquilo que vêem como você já sabe: "Porque andamos por fé e não por vista." 2 Coríntios 5.7 Portanto, cristãos verdadeiros jamais se apoiam em aparências no trato interpessoal, quer seja com pessoas não religiosas, quer seja com religiosos.

Mas então você pergunta: O que é o coração?
Acompanhe estas passagens bíblicas e veja o que elas revelam:

Em certa ocasião o nosso Mestre, Jesus, fez a seguinte pergunta: "Por que pensais mal em vosso coração?" Mateus 9.4b; note que Ele deixa claro nesta passagem que há pensamentos no coração das pessoas.

Em outro versículo bíblico muito conhecido Ele fala que: "...E não duvidar em seu coração..." Marcos 11.23; note novamente que agora fica claro que há dúvida no coração das pessoas, e dúvida é um sentimento. Portanto, podemos concluir que também há sentimentos habitando em nosso coração.

Existe uma outra passagem bíblica que afirma: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate." Provérbios 15.13; esta passagem fala de alegria e dor, porém, dor no sentido de tristeza (incomodo), ou seja: "Mas pela tristeza (incomodo) do coração o espírito se abate"; tanto a alegria quanto a dor (neste contexto de tristeza, incomodo) são emoções, então com isso percebemos que há também emoções no nosso coração.

E para terminar, existe um versículo que gosto muito que ensina que: "...Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10.9; este versículo fala de crença no nosso coração; compreenda que uma crença é uma realidade estabelecida dentro de nós (por nós mesmos ou por outros) que nos governa, fortalece, liberta ou nos enfraquece e aprisiona, e, saiba que cada pessoa tem milhares de crenças dentro de seu coração, várias das quais, ruins e falsas.

Somando a tudo isso o versículo de Hebreus 4.12 destacado anteriormente que fala: "A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Com isso fica claro na parte final do versículo que, além de pensamentos, há também intenções dentro de nosso coração.

Então qual é a conclusão?

O nosso coração é, portanto, a unidade destas cinco coisas que destaquei nos versículos citados acima: Nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas emoções, nossas crenças e nossas intenções. Isso é o nosso coração, ao qual do SENHOR sonda. Lembre-se que a palavra sondar significa examinar profundamente; e não confunda unidade com união, pois, união é a junção de duas ou mais partes, pessoas, compostos ou seres diferentes em prol de um ou mais propósitos ou resultados específicos em comum; um exemplo de união simples de compreendermos é um time de futebol, onde várias pessoas se juntam para alcançar o objetivo do clube; uma empresa também é um exemplo fácil de ser compreendido de união, assim como uma igreja. Todos estes exemplos tratam-se de pessoas distintas "caminhando na mesma direção". Isso é unir.

Já a unidade é uma unificação, ou seja, quando seres, pessoas, compostos ou partes diferentes possuem a capacidade de ser ou de tornar-se num organismo único, do latim "uno", tornar um só.  Neste caso os exemplos são um pouco mais raros, mas um que você deve conhecer muito bem está relatado em Gálatas 5.22: "...O Fruto do espírito é: Caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança...", ou seja, todas as virtudes citadas neste versículo de Gálatas são independentes entre si, mas formam um único fruto; o Fruto de Espírito.

Existe um outro exemplo, físico, que talvez seja até mais didático para as pessoas que estão começando na caminhada cristã; estou falando do elemento mais abundante da natureza, a água. Ela é um elemento único, mas que na verdade é formada pela unificação em nível profundo de outros dois elementos distinto, o hidrogênio e oxigênio, como você bem sabe, (H2O). Espero que estes exemplos simples tenham servido para fazer uma distinção básica entre unidade e união.

Da mesma forma, o nosso coração é um elemento único, mas também é formado pela unificação de cinco outros elementos distintos do nosso ser; Pensamentos, intenções, sentimentos, emoções e crenças. Portanto, quando a Palavra Divina afirma que o Senhor, Deus, sonda nosso coração, o que está sendo dito é que Deus examina profundamente nossos pensamentos, nossas reais intenções, nossos sentimentos, nossas emoções e nossas crenças. Deus examina as profundezas daquilo que os outros homens não podem ver. Por isso nada pode ser escondido Dele. Eis um dos motivos pelos quais foi escrito que: "...O SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." 1 Samuel 16.7B. Os homens olham para os galhos, as folhas e os frutos; Deus olha para nossas "raízes".

Que isso fique como entendimento para você, leitor, pois agora você sabe o que é o seu coração e poderá entender muito melhor as passagens bíblicas que estiverem falando do coração humano.
Agora cabe também a cada um de nós examinarmos a nós mesmos e perceber se:
Nossos pensamentos têm sido os pensamentos de Cristo?
Há pureza em nossas intenções?
Temos procurado plantar e cultivar os bons sentimentos, para com nós mesmos e com os outros?
Nós controlamos nossas emoções ou são elas que nos controlam?
Nossas crenças estão alinhadas com a revelação das Escrituras para nossa vida ou são meramente baseadas no senso comum e nas impressões, percepções e impulsos que recebemos da sociedade?

Responda para você mesmo estas perguntas e use a Palavra de Deus para melhorar o que for preciso.

Lembre-se: "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." Provérbios 15.3. Inclusive dentro de nós, no mais profundo do nosso coração, vendo se nossos pensamentos, intenções, sentimentos, emoções e crenças são más ou boas. Escolha e edifique-se sempre com o bem.

Comentários

  1. DEUS É FIEL ELE CUIDA DOS SEUS FILHOS COM MUITO CARINHO E DEDICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. É DEUS ESQUADRINHA NOSSO CORAÇÃO E SABE TODAS AS COISAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus dê a você saúde, paz, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá! Obrigado por seu comentário.
      Que a Luz de Cristo brilhe intensamente através de você.
      Paz.

      Excluir
    2. Perfeito estudo era que eu estava precisando ver e enteder

      Excluir
    3. Olá!
      É com satisfação que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que o seu coração seja cada vez mais fortalecido nas poderosas virtudes de Cristo.
      Abraço.

      Excluir
  4. Perfeito estudo, glória a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  5. Glória a Deus
    Obrigada por essa palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã!
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Obrigado por comentar.
      Que o seu coração e mente sejam cada vez mais fortalecidos nas poderosas virtudes de Cristo.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Que Jesus conceda clareza, consciência e lucidez de pensamento a você.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
  7. Deus continue abençoando, texto abençoado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Que todas as virtudes de Deus sejam multiplicadas em você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista