Pular para o conteúdo principal

Anda com sábios e serás sábio. Provérbios 13.20



"Anda com sábios e serás sábio, mas o companheiro de tolos será afligido." Provérbios 13.20

Você deseja ser uma pessoa mais sábia do que tem sido até hoje?
Se você respondeu sim, então está no caminho certo porque todo cristão deve manter vivo em seu coração o desejo de adquirir mais sabedoria para a sua vida, o motivo para isso é muito simples e está relatado no livro dos provérbios 16.16a que diz: "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro!...". A sabedoria é mais valiosa e mais útil do que o ouro (entenda aqui ouro como riquezas e bens materiais) não que elas não tenham o seu devido valor em nossa vida também, mas a vantagem da sabedoria é que com ela uma pessoa pode conseguir ouro, mas com ouro uma pessoa não pode adquirir sabedoria.

Nesta postagem vamos conversar sobre uma forma comprovada de você conseguir mais sabedoria para seu coração e sua vida de um modo que ela o transforme em uma pessoa muito melhor do que você é hoje.

E que forma é essa?

"Anda com sábios e serás sábio..." Simples assim.

Se você realmente deseja adquirir sabedoria, aprendendo a usá-la no seu cotidiano de modo prático; o caminho é procurar, encontrar e acompanhar alguns sábios.

E o que isso quer dizer?

Há pessoas que estão fazendo aquilo que você deseja aprender; há pessoas que já possuem o relacionamento com Deus que você deseja ter; há pessoas que compreendem aquilo que você deseja compreender; há pessoas que alcançaram aquilo que você tem como seu grande sonho; existem pessoas que tem algumas respostas que você procura. Estas pessoas possuem a visão, o ensinamento e a sabedoria de Deus sobre temas específicos para transmitir a você; são pessoas provadas e aprovadas naquilo que você ainda deseja realizar.

Encontre pessoas que já percorreram o caminho que você deseja trilhar, porque elas possuem sabedoria a esse respeito para passar a você; já falharam, já foram derrotados, já se levantaram, já persistiram e já triunfaram mediante a direção e a ajuda de Deus; desta forma aprenderam o que funciona e o que não funciona durante a caminhada. Mesmo quando os nosso caminhos são diferentes daquele traçado pelos sábios antes de nós, sempre há pontos de semelhança cujo aprendizado pode nos beneficiar; se você se unir a pessoas que possuem tal sabedoria e conhecimento isso vai fazer com que você economize muito tempo e evolua muito mais rápido, visto que você não precisará cometer os mesmos erros que eles nem superar os mesmos fracassos principalmente aqueles que acontecem no início da caminhada quando tudo parece mais difícil; você aprenderá com os erros, fracassos e derrotas deles. Alguém já disse certa vez: "Quem aprende com seus próprios erros é inteligente, mas aquele que aprende com os erros dos outros é sábio". 

Então, unir-se com pessoas mais sábias nas áreas que você deseja se desenvolver e aprender com elas já será o seu segundo ato de sabedoria, porque o primeiro, como vocês sabem, é temer a Deus, como está escrito: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria..." Provérbios 9.10

Outro ponto importante a ser destacado aqui é o início da primeira parte do versículo base deste estudo que diz: "Anda com sábios...". Note que a palavra sábios está no plural, ou seja, você precisa encontrar mais de um; na verdade, você precisa encontrar vários e cercar-se deles para aprender em todas as áreas nas quais você deseja evoluir e se desenvolver.

E por que deve ser assim?

Porque a maioria das pessoas nutre em seus corações a ilusão do "grande sábio" que seria um indivíduo a quem Deus iluminasse de tal forma que ele teria sabedoria, conhecimento e respostas para todas as coisas em todas as áreas de desenvolvimento humano, mas a verdade é que esse tipo não existe; não há uma pessoa que seja capaz de ter ampla sabedoria aplicável para todas as áreas de atuação da humanidade ou respostas para todas as questões; e se alguém disser que possui, está mentindo. Estas respostas estão unicamente na pessoa de Cristo, que é a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus; entretanto, há diferentes pessoas que direcionados por Deus, trilharam caminhos diferentes, desenvolveram e acumularam sabedoria em diferentes áreas da vida; aprendendo da Palavra Divina e mesmo de outros sábios inspirados por Ela, cada qual em seu ramo de atuação e desenvolvimento.

Há pessoas com sabedoria espiritual de Deus para questões financeiras;
Há pessoas com sabedoria espiritual de Deus para questões sentimentais;
Há pessoas com sabedoria espiritual de Deus para questões de liderança;
Há pessoas com sabedoria espiritual de Deus para questões de cura;
Há pessoas com sabedoria espiritual de Deus para questões de saúde e qualidade de vida;
Há pessoas com sabedoria espiritual de Deus para questões de empreendedorismo;
E muitas outras.

O que estou tentando dizer é mais ou menos o seguinte: Se você quer aprender a voar, procure uma "águia" e aprenda com ela, se quer aprender a simplicidade encontre uma "pomba" e aprenda com ela e se quer aprender a caçar encontre um "leão" e aprenda com ele. É óbvio que estou sendo figurativo aqui, mas o fato é: Aprenda com quem faz muito bem aquilo que você deseja desenvolver.

Então pense em que áreas da sua vida você deseja ou precisa dar um salto de desenvolvimento espiritual. Encontre os sábios e una-se a eles, não importa se você fará isso um por vez ou vários ao mesmo tempo, mas lembre-se, nunca busque se unir com outras pessoas por mero interesse egoísta, egocêntrico como é comum que as pessoas do mundo façam; cristãos se unem a sábios por vontade genuína de aprender, se desenvolver, evoluir, adquirir sabedoria e usá-la para alavancar a sua própria vida assim como para ajudar outras pessoas que estão ao seu redor, mesmo que sejam desconhecidos. Cristãos adquirem sabedoria para multiplicá-la e não para manter apenas para si.

Então; unir-se a sábios é também uma prática de humildade, na medida que você se torna mais apto(a) para poder servir melhor a seu próximo e com isso melhorar o ambiente à sua volta.

Outro ponto importante é que devemos ter plena consciência do motivo pelo qual precisamos nos cercar de sábios e andar com eles. Devemos fazer isso porque desta forma criamos um ambiente de sabedoria em nossa volta e este ambiente também passa a nos transferir sabedoria, ou seja, aprendemos não apenas com o que é falado, mas também e principalmente com atos e exemplos; mesmo os pequenos gestos podem conter grande sabedoria.

Tenha sempre em seu coração que: "O seu ambiente é mais forte que sua força de vontade.". O que quero dizer com isso é que uma pessoa que tem vontade de se tornar mais sábia, mas vive em um ambiente de tolos provavelmente não conseguirá adquirir sabedoria suficiente para dar um salto significativo de qualidade espiritual. Isso nos leva para a segunda parte do versículo base desta postagem que diz: "...O companheiro de tolos será afligido." Provérbios 13.20b

Não há sabedoria nem conhecimento entre tolos, na verdade, eles não valorizam a busca por sabedoria, e por esse motivo sofrem constantemente vivendo sem se desenvolver na preciosa fé verdadeira, passam anos correndo em círculos e zombando daqueles que não estão fazendo o mesmo. Alguns até têm vontade de se desenvolver, mas se não saírem do ambiente, que pode ser físico ou mental, em que vivem cercado de tolices e não se conectarem com sábios jamais conseguirão qualquer progresso significativo.

Agora faça a sua escolha. De qual lado do versículo você vai ficar a partir de agora? Dos que andam com sábios ou dos companheiros de tolos.

Una-se aos sábios e torne-se um deles, porque esta também é a vontade de Deus para a sua vida, como está escrito: "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria..." Provérbios 4.7a

Comentários

  1. Ótima visão sobre o versículo! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por sua visita e comentário aqui.
      Que Deus derrame abundantemente sobre você a paz, a saúde, a sabedoria e o sucesso.

      Excluir
  2. Entendo e quero também ter a sabedoria de discernimento da palavra do Senhor.Sempre admirei decidi estudar lendo que me ajuda mais.E que Deus abençoe sua vida para que te dê sempre mais 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que nosso senhor Jesus te dê a sabedoria e o discernimento necessários para você edificar sua vida com realizações, abundância e sucesso.

      Excluir
  3. Muito bom o post, obrigado, precisava ler isto.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley!
      Obrigado pelo Comentário.
      Que a sabedoria de Cristo seja abundante no seu coração e se torne uma grande fonte de bênçãos para você e para todos os que estão ao seu redor.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado!
      Que a Sabedoria de Cristo, em você, produza clareza, consciência e lucidez de pensamento e de fé.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre