Pular para o conteúdo principal

O maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Lucas 22.26



“O maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.” Lucas 22.26

Neste texto vamos conversar sobre um tema importante para todos nós; liderança. E eu desejo começar fazendo algumas perguntas que façam você, leitor(a), refletir um pouco sobre o tema; são elas:

1: Você sabe o que é liderança?
2: Você sabe ser um(a) líder de verdade?
3: Você consegue reconhecer um(a) falso(a) líder?

Neste texto você vai aprender as respostas para cada uma das perguntas acima, e um pouco mais. Além disso, fazendo uma breve antecipação do que tenho a dizer aqui, revelo que a primeira coisa a saber sobre liderar é que um líder transforma vidas. 

Durante toda a nossa existência algumas coisas certamente acontecerão conosco; ou seremos comandados por alguém, ou comandaremos alguém, mesmo que esse alguém seja apenas a nós mesmos. Alguns de nós ocuparemos cargos de comando, posições de destaque, mas infelizmente apenas uma pequena parcela das pessoas vai exercer liderança verdadeira. 

E por que isso?

Muito simples; a maioria das pessoas possui um pré-conceito (conceito prévio) de que já sabe o que é liderança, e muito desse conceito comum está baseado naquilo que mais vemos sendo mostrado como tal na sociedade. Creio que não é preciso lembrar que o que a sociedade entende que seja liderança não é a mesma coisa que a bíblia ensina, e, por consequência, é diferente do que os cristãos compreendem que a liderança é. Felizmente já existe um movimento que tenta difundir o que é a verdadeira liderança e é possível até que você já tenha tomado algum contato com tal movimento, mas não custa reforçar, ainda que de modo simples, os pontos principais da liderança ensinada e demonstrada por Cristo e aprendida e utilizada até hoje pelos cristãos. Mas aqui eu desejo fazer uma distinção; quando me refiro a cristãos não estou falando de religiosos de qualquer vertente ou denominação dita cristã, estou tratando aqui de pessoas que vivem suas vidas sempre pautando suas ações, pensamentos, sentimentos, emoções, e palavras, naquilo que Jesus Cristo fez, disse e ensinou; congregando, andando em Espírito, praticando o amor de Deus, levando as boas notícias aos demais, sendo bênção e milagre para a vida das outras pessoas ao redor.

A maioria dos indivíduos acha que o líder é apenas aquele que está à frente de um grupo, mas isso não é verdade; a sociedade, nas escolas e faculdades, nos esportes, nas empresas, no governo, e até em muitas congregações, costumam eleger massivamente como líderes pessoas pelos critérios errados (óbvio que há exceções), mas estou falando da média. Geralmente os líderes são treinados apenas para conhecerem os processos de suas equipes, sejam elas esportivas, empresariais, religiosas, governamentais ou quaisquer outras, e cuidar para que tais processos se desenvolvam ininterruptamente sempre buscando a melhor relação entre melhorias de performance, redução de custos e aumento de lucros.

Essas pessoas, supostas líderes, possuem ou adquirem com o tempo algumas características que os distinguem da maioria, e quando isso acontece eles acabam atraindo ainda mais pessoas que entendem que podem ser liderados por aqueles que se destacaram, mas as características das quais estou falando aqui não são nem de longe aquilo que é ensinado aos cristãos como sendo a coluna central da liderança; são características equivocadas, não nelas mesmas, mas como sendo o ponto chave de um líder sim.

E que características equivocadas são essas:

* É comum achar que o líder é aquele que tem mais "tempo de casa" (mais antigo) que os demais:
Embora o tempo seja importantíssimo na formação de um verdadeiro líder, pois sabedoria leva tempo para ser adquirida, não é essa a visão correta.

* É comum achar que o líder é aquele que tem mais dinheiro, status ou fama que os demais:
As pessoas normalmente são atraídas por aqueles que demonstram os sinais do "sucesso" e da fortuna social, mas o sucesso e a fortuna, em si, também não são o que baseia uma liderança verdadeira.

* É comum as pessoas acharem que um líder é o mais inteligente ou o mais sábio que seus liderados:
Está escrito: "adquire sabedoria, adquire inteligência..." Provérbios 4.5
É fato que todo bom líder procura desenvolver inteligência, mas só os líderes extraordinários procuram desenvolver a sabedoria; porém ambas perdem completamente o efeito se vierem acompanhadas de arrogância, ambição ou vaidades, por exemplo. E isso é bem mais comum atualmente do que podemos imaginar.

A  verdade é que nenhuma destas características é a que realmente define um líder. Então você pergunta: Qual é, afinal de contas, a principal característica de um verdadeiro líder?

O versículo que coloquei na abertura deste texto responde tal pergunta; está escrito: "O maior de vós seja como o menor, e o que governa como o que serve." Lucas 22.26; ou seja, o verdadeiro líder é aquele que possui mais humildade. Há algum tempo atrás fiz um texto aqui no blog falando sobre ser humilde diante de Deus e gostaria de recomendar a leitura dela caso você ainda não a tenha lido (é importante para lhe dar uma nova compreensão de humildade que vai lhe ajudar bastante assim como me ajudou também), mas para podermos continuar com nosso assunto de hoje, vou compartilhar a definição de humildade que tenho guardado em meu coração e procurado utilizar diariamente: Humilde é aquele que se coloca em posição de ajudar (servir) ao seu próximo. Parece familiar? Lógico que sim, porque o próprio Cristo é o nosso exemplo maior de humildade, e, por consequência, liderança. Grave bem isso que vou dizer a seguir: A liderança verdadeira é filha primogênita da humildade.

O que o versículo de Lucas 22.26 quer ensinar é que aquele que se colocar em posição de ajudar aos outros (e efetivamente o fizer) esse será o líder diante de Deus; como está escrito: "...O que governa (seja) como o que serve.". E, eventualmente pode até liderar outras pessoas também.

Se você, leitor, deseja, ou necessita, liderar, seja a si mesmo ou a outros, seja em qualquer área ou esfera de atuação; saiba que deve primeiro desenvolver a humildade mais do que as outras pessoas que estiverem a seu redor; exatamente como Cristo. Aprenda a humilhar a si mesmo antes de querer assumir qualquer grau de liderança sobre outros; como está escrito: "Humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará". Tiago 4.10

Jesus disse: "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." Mateus 23.12

Nesse contexto, esta palavra significa que aquele que quer ser líder sem desejar ajudar (servir) genuinamente aos outros terminará iniciando alguma espécie de tirania e por fim perdera a honra da liderança; "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado..."; por outro lado, aquele que deseja servir, ajudar genuinamente (humilhar a si mesmo), esse sim, possui nobreza interior, e acabará sendo escolhido, reconhecido e erguido como legítimo líder dos demais; "...e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."

Aprender a se colocar em posição de ajudar aos outros (humilhar a si mesmo) também o ajudará a nãos se iludir, deslumbrar, mascarar ou inebriar com alguma posição de liderança que você venha a ocupar, porque antes de liderar outras pessoas, um verdadeiro líder cristão aprende invariavelmente a liderar a si mesmo. Ou seja, o líder de si mesmo aprende a controlar seus próprios pensamentos, seus sentimentos, suas emoções, seus desejos, seus ímpetos e suas frustrações; aprende a considerar os outros superiores a si; como está escrito: "...Cada um considere os outros superiores a si mesmo." Filipenses 2.3b. Este é o perfil característico de um genuíno líder cristão.

Agora, responda rápido: Hoje, você sabe o que é liderança?
1 segundo...
...2 segundos...
...3 segundos.

Liderança nada mais é do que influência. Simples assim.

Ao contrário do que muitos pensam; exercer liderança significa usar da humildade (capacidade de ajudar, servir outros) para influenciar positivamente a vida dos outros.

E o que é influência?

Muitas pessoas têm uma ideia de que influência possa ser algo ruim porque no mundo há muitos indivíduos enganadores usando de diversas técnicas para manobrar e iludir aqueles de boa vontade; mas tal coisa definitivamente não é influenciar, mas sim manipular. Na verdade, influenciar é mostrar para o outro que para todas as coisas há caminhos melhores, caminhos mais altos, caminhos de vida e paz, seja em quais áreas for, e ajudar as pessoas a alcançar esses níveis mais elevados de pensamento e atuação em qualquer esfera da vida.

Há algo muito importante para ser dito; a melhor maneira de se adquirir influência verdadeira sobre os outros é ensinando-os. Jesus liderava os discípulos porque era humilde e usava a humildade para ensiná-los sobre diversos assuntos; ou seja, Jesus influenciou aquelas pessoas a serem melhores; melhores para com Deus, melhores para com o próximo e melhores para com elas mesmas; e isso fica muito claro na leitura dos evangelhos.

Agora vou fazer outra pergunta: Você sabe o que é ensinar?

Ensinar alguém é dar algo de extremo valor percebido para o outro, é entregar algo que ele(a) compreenda e que seja tão precioso que transforme a vida da outra pessoa. Tudo o que Jesus ensinou aos discípulos e aos apóstolos era de extremo valor e sem dúvidas transformou para sempre a vida de todos quantos o ouviram; da mesma forma, se você deseja ou necessita liderar, precisa aprender a fazer isso; transformar verdadeiramente a vida de alguém; se você fizer isso essa pessoa o seguirá (é óbvio novamente que há exceções, mas em via de regra é assim que funciona). Uma informação importante para ser lembrada aqui é que ensinar não é apenas falar, mas também mostrar, fazer e agir; tal como Cristo demonstra nos evangelhos.

Agora você já sabe o que é liderança; já sabe como começar a ser um(a) líder cristão(ã) de verdade e também já sabe como identificar falsos líderes porque se alguma pessoa se intitula líder sobre outros, mas não demonstra estes comportamentos de humildade, servidão, influência positiva e ensino transformador; esse tal não é líder, mas apenas ocupa uma posição mais elevada que os demais.

Jamais se esqueça que: A humildade é a raiz da liderança; ou seja, aquele que será reconhecido e terá a legítima honra de liderar seus iguais diante de Deus será sempre o que possuir o espírito mais humilde; como está escrito: "O humilde de espírito obterá honra" Provérbios 29.23b e também: "... Diante da honra vai a humildade." Provérbios 15.33b



Comentários

  1. A palavra " ensinar" está relacionada ao agir do ministrante, e, nesse sentido aí sair do casulo, a borboleta nos mostra uma fase importante da transformação do ser, antes e depois de adquirir asas e poder voar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio o seu comentário aqui. Obrigado por compartilhá-lo.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  2. Aprendi muito com esse ensinamento sobre a humildade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que o texto serviu a você de alguma maneira.
      Que a sua mente e a sua vida se fortaleçam cada vez mais na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  3. Muito bom e claro esse ensino, Glória a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em receber o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Que todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações sejam cultivadas na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista