Pular para o conteúdo principal

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12.21



“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” Romanos 12.21

O que acontece sempre que ligamos a televisão ou abrimos um jornal em busca de informação relevante e de qualidade que possam nos ajudar a navegar nesse mundo por vezes turbulento?

Na grande maioria das vezes ocorre que somos bombardeados com todo tipo de notícias ruins que podemos imaginar; raramente os jornais, tanto na televisão quanto escritos ou de qualquer outra mídia, transmitem da mesma forma as notícias boas, que possam nos edificar e ajudar a enfrentar o cotidiano, como o fazem com as ruins. Geralmente o que costumamos ver, ouvir e ler nas mídias são em sua maioria absoluta notícias que podem desestruturar nossa mente e contaminar nosso coração (pensamentos, sentimentos, emoções e crenças); ou seja, notícias como aquelas que dizem todos os dias que o país está em uma grave crise, que a economia entrou em recessão, que a violência aumentou, que a inflação é a maior dos últimos anos, que o desemprego não para de crescer, que o mundo está em guerra, que os recursos naturais da terra estão acabando, que o futuro será sombrio, e tantas e tantas coisas como estas.

Embora, em parte, essas notícias sejam fatos reais, o problema é a forma como esses fatos são "empacotados" e entregues a nós; esses pacotes de informações são lançados sobre nossa mente como bombas, e isso acontece porque os veículos de mídia precisam gerar um impacto que seja forte o suficiente para manter as pessoas ligadas a eles. Alguém já disse que notícia boa não vende jornal nem dá ibope, e infelizmente isto é verdade. A grande maioria das pessoas se alimentou por tanto tempo com notícias ruins que já não querem mais receber outro tipo de informação.

E qual é o problema disso?

O problema é que quando ficamos exposto por muito tempo a este tipo de método de transmissão de informação, acabamos gerando em nosso coração (pensamentos, sentimentos, emoções e crenças) uma ilusão nociva de que o mal está vencendo; começamos a acreditar que o bem está enfraquecendo; não só o bem nas pessoas, mas o bem primordial; porque as notícias boas são poucas e diluídas em uma quantidade absurdamente massiva de más notícias. Com isso, cria-se em nosso interior uma falsa realidade de que o mundo está ruindo por completo, e; em uma quantidade cada vez maior de pessoas, este panorama acaba por desenvolver quadros violentos de medo e ansiedade que por sua vez podem desencadear depressão e síndrome do pânico, para citar alguns dos distúrbios mais "comuns" que temos vistos na sociedade atualmente.

A grande verdade aqui é que a maioria das pessoas não está mentalmente e emocionalmente preparada para suportar esse bombardeio diário de notícias ruins durante anos de suas vidas como tem acontecido com todos nós, e por não estarem preparadas para isso, também não conseguem lidar com toda a gama de reações internas produzidas em suas mentes e corações por estas notícias. Outra consequência terrível que surge por causa disso é a crença de que as forças do mal são mais poderosas do que o bem; isso ocorre quando assumimos e aceitamos a banalização do mal, passamos a entender que o mal é comum e normal quando na verdade todo cristão sabe que isso não é verdade; o mal é uma abominação e todo aquele que teme ao SENHOR aborrece (não aceita) o mal como algo normal; está escrito: "O temor do SENHOR é aborrecer o mal..." Provérbios 8.13. Gradativamente muitos têm passado a desacreditar de virtudes do bem como bondade, caridade, abundância, generosidade, e até mesmo amor. É por esse motivo, também, que está escrito que: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriara." Mateus 24.12

A iniquidade também está multiplicando a forma de nos atingir, usando os veículos de mídia e recebendo não só permissão para entrar em nossa casa, mas também dentro de nossos corações; isso causa uma impressão de que há mais iniquidade em nosso redor. Quando ligamos a TV, ouvimos noticiários no rádio, lemos algumas revistas ou jornais e até mesmo quando conversamos com pessoas já contaminadas com a visão má do mundo por fazer estas coisas. E segundo o versículo de Mateus 20.12, isso, também, a longo prazo vai fazer com que o amor das pessoas se esfrie completamente.

Então você pode perguntar: Como fazer para não se contaminar com as más notícias e não criar uma visão má da vida se nós, cristãos, também precisamos assistir telejornais, ler revistas e jornais para buscarmos informações relevantes para o nosso cotidiano?

Muito simples.
Existe um ensinamento bíblico que responde a pergunta acima; eis aqui:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida." Provérbios 4.23

Devemos cultivar uma nova forma de consumir as informações da mídia protegendo nosso coração, como o ensinado no versículo de Provérbios "...Guarda o teu coração..." guardar é proteger, e, coração é a soma de nossos pensamentos, sentimentos, emoções e crenças; ou seja, guardar o coração é proteger seus pensamentos, sentimentos, emoções e crenças das influências nocivas de todo aquele bombardeio que recebemos diariamente. Cristãos são os guardiões de seus próprios corações, isso significa que não permitem que esses pacotes de tragédias, desordem, violência, corrupção, escassez e todo tipo de informações más sejam empurrados por suas gargantas como a maioria das pessoas permitem. Cristãos analisam todas as coisas e aproveitam apenas aquelas que são boas para a sua edificação e desenvolvimento, como está escrito: "Examinai tudo. Retende o bem." Tessalonicenses 5.21

Existem muitas mídias sensacionalistas e nenhuma delas serve para nada além de perverter o coração das pessoas, portanto, afaste-se delas, quer estejam na internet ou não. Cristãos presam pela manutenção da sua qualidade de vida espiritual/física, por isso examinam muito bem tudo aquilo que estão vendo, ouvindo e lendo diariamente; abrindo mão do que não serve, recusando se alimentar de tudo que é mal e aproveitando apenas as informações que edificam, ou seja, ajudam na construção de uma vida sólida, plena e de qualidade. 

Ninguém consegue obter qualidade de vida se sua mente estiver repleta de tragédias e más notícias em seus pensamentos; procure alimentar-se sempre com boas notícias, você terá de desenvolver o hábito de "garimpar" o bem; procurar diligentemente por boas notícias diariamente, mas isso fará com que o seu olhar sobre o mundo seja bom, diferente da maioria absoluta das outras pessoas; e mesmo que, por vezes, você seja obrigado a consumir todo aquele lixo midiático, treine o seu espírito (coração e mente) para não absorver nada daquilo e sempre procurar pelo bem em toda e qualquer situação; não é tão fácil no princípio, mas quando você adquirir este hábito, vai estar fazendo um grande benefício a sua vida, à sua saúde mental, espiritual e física.

Este é um dos segredos que levam os cristãos a viverem suas vidas plenas de alegrias, felicidade e satisfação mesmo em meio às lutas do cotidiano. O espírito cristãos é como a luz do sol dissipando diariamente as nuvens de escuridão e os ventos de tempestade trazidos pelas mídias; ou seja, cristãos não se deixam vencer pelo mal que vêem diariamente no mundo ao seu redor, pelo contrário, vencem o mal do mundo com o bem que há dentro deles; lembre-se sempre que o bem é muito maior do que o mal e que o bem está dentro de todo cristão, por isso foi escrito: "Filhinhos, sois de Deus e já tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." 1 João 4.4

De agora em diante, em todas as coisas "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista