Pular para o conteúdo principal

Chama as coisas que não são como se já fossem. Romanos 4.17


“...Chama as coisas que não são como se já fossem.” Romanos 4.17

É Deus quem chama as coisas que não são como se já fossem; certo? Mas você sabia que os cristãos fazem a mesma coisa? Se você é um cristão e não faz isso, é hora de transformar sua visão com este novo entendimento. Então; vamos começar.

Tenho uma pergunta muito importante para fazer a você:

Quem você seria se você já fosse quem deseja ser?

Eu sei que em um primeiro momento esta pergunta pode parecer confusa, mas não é; tampouco se trata de um simples jogo de palavras. Na verdade essa pergunta foi forjada com o único propósito de incentivar você a ter uma visão de fé acerca de si mesmo. Pois está escrito: “Todavia o meu justo viverá pela fé” Hebreus 10.38.

Ora, se cada um de nós deve viver pela fé, então por que não usá-la para construir (edificar) a nós mesmos? Ou seja, devemos usar a fé para construir em nós mesmos, agora, a pessoa que desejamos ser no amanhã. Então pare por alguns minutos e reflita; quem você deseja se tornar? Em seguida, traga isso para os dias atuais.

E como fazemos isso?

Muito simples. Viva agora, hoje, como se você já fosse quem deseja ser, pois esta é uma forma de plantar em si mesmo as sementes de tudo aquilo que você necessita. Se, por exemplo, você deseja ser uma pessoa mais confiante, passe hoje mesmo a viver deste modo, ou seja, analise-se e mapeie seus comportamentos e pensamentos; identifique como você se comportaria se fosse mais confiante e aja como tal:

Que ações cotidianas diferentes faria?
Como interpretaria e assimilaria as circunstâncias ao seu redor?
Que tipo de palavras falaria?
Como se sentiria ao se deparar com obstáculos?

Depois de fazer esta análise e mapear seus pensamentos e sentimentos, a próxima etapa a fazer é o que está relatado no versículo do livro aos romanos 4.17 citado no início desta postagem: “...chama as coisas que não são como se já fossem”. Ou seja, adote e incorpore imediatamente na sua vida todas aquelas novas ações que você mapeou anteriormente; isso precisa ser feito imediatamente para que não haja espaço para procrastinação. Ponha em prática sempre, todos os dias, e mantenha a constância. Isso é edificar a si mesmo pela fé, é construir uma nova mentalidade, com novas posturas e novas crenças e ações firmadas na Palavra de Deus.

Seja vigilante e não se permita retornar; seja persistente e continue praticando até que aquele novo modelo mental se torne completamente natural e já não exija mais esforço para ser vivenciado; neste momento você já terá se transformado naquilo que deseja ser. Acredito que a palavra escrita no livro aos romanos 12.2 também se aplica aqui; pois, esta escrito: “...Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...”. Quando seu novo modelo se tornar comum e totalmente habitual, será necessário refazer o processo para continuar com sua evolução pessoal (espiritual e física).

Talvez seja necessário para você, assim como foi para mim, que se adote este processo em vários pontos simultâneos de sua vida; isso exigirá mais esforço, mais vigilância, mais perseverança e mais disciplina, mas posso garantir que o resultado transformador faz valer todo o investimento e você também vai chegar a esta mesma conclusão quando começar a viver no presente aquilo que esperava apenas para o futuro.

Chamar as coisas que não são como se já fossem, sob a ótica que estou abordando aqui diz respeito a ter fé, crer, pensar, falar e agir:

Ter fé: Porque a fé é a base, o fundamento, da visão de futuro, sem fé nada disso faria sentido ou teria propósito. "...A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam..." Hebreus 11.1

Crer: Porque suas crenças governam você, elas podem ser poderosas colunas que lhe fortalecem ou aprisionam, portanto, é vital construir novas crenças fortalecedoras baseadas naquilo que está escrito na Palavra de Deus. "...E como creste te seja feito...." Mateus 8.13

Pensar: Porque seus pensamentos são a força que controla, criam e modificam seus sentimentos e emoções. Embora a maioria das pessoas não saibam; sentimentos e emoções não são definitivos  em si mesmos, eles podem ser criados, alterados (esculpidos), controlados e até transformados; e são os pensamentos que fazem isso. (Falarei mais a esse respeito no futuro, mas por agora basta saber que o homem não foi feito para ser escravo de seus próprios sentimentos e emoções, nós fomos feitos para governá-los). O seu espírito é sujeito a você, como está escrito: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” 1 Coríntios 14.32

Falar: Porque poucas coisas são tão poderosas no universo (espiritual/físico) do que as declarações de fé. Admito que no princípio, proferir suas declarações de fé e falar da forma como se deseja ser no futuro, agora; parece estranho e pode até soar como algo falso ou louco, mas acredite, não o é. Isso acontece porque fazer tal coisa ainda não é natural para você, de fato, fazer isso é algo verdadeiramente espiritual, e tudo o que não é natural soa estranho, pois está escrito: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura...” 1 Coríntios 2.14. As palavras comandam a natureza e mudam a realidade, pois está escrito: "...Qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito." Marcos 11.23; também são as palavras que constroem nossas crenças, logo, palavras de fé constroem crenças de fé. Simples assim.

Agir: Porque fé sem obras é fé morta. Todas as outras coisas, (fé, crenças, pensamentos e palavras) constroem você por dentro, mas a ação edifica você por fora. "...Mostra-me a tua fé sem obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." Tiago 2.18; além disso, ação gera confiança que também é um componente importantíssimo neste processo de transformação.

Agora repito a pergunta que fiz no início do texto: Quem você seria se você já fosse quem deseja ser?

Você seria uma pessoa mais confiante, mais corajosa, mais generosa, caridosa, verdadeira, mais sincera; seria menos medroso(a), mais amigo, mais solícito, mais bondoso, um melhor ouvinte, menos carnal, menos preguiçoso, mais decidido, mais dedicado; ou o quê?

Não sei que tipo de pessoa você deseja ser no futuro, mas agora você já sabe que pode e deve chamar as coisas que não são como se já fossem, e começar a ser quem deseja ser agora mesmo.

Foquei este texto na construção de quem cada um de nós deseja ser, de uma forma mais voltada para aspectos internos de nossa vida, mas o fato é que as informações contidas aqui podem ser também utilizadas em outras áreas como realizações pessoais, por exemplo. Em breve falarei mais sobre isso.

Comentários

  1. Muito edificante as explicações, está de uma forma sucinta e bem clara...não há como não colocar a fé em ação!
    Que Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kika!
      Muito obrigado por sua visita, leitura e comentário.
      Desejo que Deus Abençoe você muitíssimo.

      Excluir
  2. Foi um excelente texto, muito rico, muita sabedoria, parabéns. Pra mim foi resposta de Deus, quero e necessito conhecer o tópico sobre realizações pessoais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clau.
      É uma grande benção receber seu comentário aqui no blog. Muito obrigado por sua visita e leitura. Em breve falarei sobre as realizações pessoais.

      Deus lhe abençoe abundantemente.

      Excluir
  3. Chamar a existência o que ainda não existe é um exercício de fé. É por em prática sua fé, acreditar que o que se está esperando já está acontecendo. Maravilha seu texto. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a você pelo comentário.
      Que Deus multiplique os frutos da sua fé transbordantemente.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou do texto.
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Lendo em 2021 😅. Tremenda benção. Que o bom Deus possa lhe aumentar mais bençãos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    3. Olá!
      Fico contente com a sua presença aqui no blog. Obrigado por deixar seu comentário, pois ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que Cristo dê clareza, consciência e lucidez de pensamento a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  5. Excelente texto e reflexão, muito bem fundamentadas.
    Dentro de uma renovação de mentes e vidas.
    Parabéns Cézar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!
      Seja muito bem-vindo ao blog.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a luz do Altíssimo brilhe tão intensamente através de você que alcance e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  6. Muito obrigada meu irmão. Precisava disso! Vou fazer algumas anotações sobre o que você escreveu. GRATIIDÃO. Sugiro que escreva mais a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja bem-vinda ao blog.
      Me alegro em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira. Obrigado por seu comentário e sugestão, pois são muito preciosos para mim.
      Que nosso poderoso Deus dê clareza, consciência, lucidez de pensamento e tudo o que você precisa para superar os desafios da vida.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  7. Muito bom, palavras edificantes.
    Deus continue te abençoando para que você possa continuar nos abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a luz de Cristo brilhe em você de tal maneira que alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  8. Texto inspirador. Gratidão por se permitir ser usado por Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por comentar.
      Que nosso Poderoso Deus te dê clareza, consciência e lucidez de pensamento para que você possa lidar e resolver todas as questões da vida sempre com sabedoria.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  9. maravilhosa palavra! Deus seja louvado! Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  10. Estou maravilhada por essa palavra tão linda, edificante e inspiradora. Anoitei tudinho no meu caderninho para não perder essa palavra tão maravilhosa. Quero estuda-la todos os dias e coloca-la em prática na minha ida. Obrigada por nos ensinar e comprtartilhar conosco essa palavra tão edificante. Deus continue abençoando sua vida, em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja muito bem-vinda aqui no blog.
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por suas palavras tão gentis.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que você se fortaleça na maravilhosa Graça que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  11. Deus te abençoe essa palavra liberou o poder de bombas atômicas dentro de mim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que você se fortaleça na maravilhosa Graça que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista