Pular para o conteúdo principal

Se vós estiverdes em mim. João 15.7



"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15.7

Por que congregar?

Você sabia que ter as palavras de Jesus e estar Nele são duas coisas completamente diferentes? Parece óbvio, não é? Mas nem todos têm esta visão. Embora o versículo de abertura tenha muita informação para ser tratada em um único texto como este; para melhorar o nosso entendimento o que vai ser compartilhado aqui é apenas referente à primeira parte que diz: "Se vós estiverdes em mim...". Em breve farei outra postagem que vai tratar especificamente das outras partes de forma mais diligente.

Neste capítulo do blog quero dedicar o foco para falar sobre o ÚNICO modo de uma pessoa estar em Cristo da forma como Ele ensinou também no verso de João 15.4 que diz: "Estai em mim..." ; e eu disse que este é o único modo, pois não há outro.

Pense por um momento nas duas perguntas que farei a seguir:

1: Você saberia dizer por que congregar é importante?
2: Será que alguém pode estar em Cristo sem fazer parte de uma congregação?

As respostas para estas perguntas começam na compreensão de que congregar significa fazer parte do Corpo de Cristo, ou seja, congregar é estar em Cristo, simples assim; da mesma forma como as suas mãos, os olhos, ou qualquer outro membro ou órgão estão em você porque fazem parte do seu corpo.
Se alguém não congrega ou deixa de congregar, deixa também de estar em Cristo, e, portanto, deixa de cumprir um dos requisitos citados por Jesus em João 15.7:  "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.". Para que esta palavra se cumpra plenamente na vida de qualquer pessoa é preciso que os dois requisitos sejam cumpridos na ordem, ou seja:

1°: Devemos estar em Jesus. "Se vós estiverdes em mim..."
2°: Precisamos manter as palavras Dele em nós. "Se...minhas palavras estiverem em vós...". Como eu disse anteriormente esta segunda parte será assunto para outro texto.

Continuando:
Por que esse mandamento é importante?
Porque a única maneira de manter as palavras Dele em nosso coração é estando Nele, ou seja; o único jeito de cultivarmos a mente, as palavras, e as ações de Cristo em nossa vida é congregando. Se uma pessoa não congrega, mais cedo ou mais tarde vai começar a se afastar da Luz e deixará de receber a verdadeira revelação da Palavra.

A grande verdade é que quem não congrega ou defende que não se deve congregar são aquelas pessoas que não são convertidas. Todo cristão possui sua congregação, pois sabe que tal congregação faz parte da verdadeira igreja que é o próprio corpo de Cristo; como está escrito: "...Cristo é a cabeça da igreja" Efésios 5.23
Ora; se Cristo é a cabeça da igreja; logo, a igreja é o corpo de Cristo, portanto, estar em Cristo é estar na igreja (e aqui não estou falando de uma igreja física, mas sim da igreja espiritual, verdadeira e viva do Senhor), porém, estar na igreja espiritual de Cristo implica necessariamente em congregar, (e isso sim, os cristãos fazem em lugares físicos, cada qual na congregação para onde nosso Deus os chamou). Portanto, quando Jesus falou a frase: "Se vós estiverdes em mim..." o sentido desta frase significa: "Se vocês congregarem".

Então agora podemos responder aquelas duas perguntas que fiz no início deste texto. Ou seja:
Agora sabemos que congregar é importante porque é o único modo de verdadeiramente sermos parte do corpo de Cristo e, não há ninguém que faça parte do corpo de Cristo se não pertence a uma congregação.

Não se deixe enganar, jamais se permita aceitar a ideia de que uma pessoa pode manter um relacionamento verdadeiro, íntimo e frutífero com Deus sem estar congregando porque isso definitivamente não é verdade. O próprio Jesus afirma isso ao dizer: "Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim." João 15.4
Por este motivo Paulo, apóstolo, deu-nos um conselho certa vez que serve muito bem para ilustrar isso que estou falando; ele disse: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns;" Hebreus 10.25a  E.R.A
Paulo sabia que não congregar ou deixar a congregação significa não fazer parte do corpo de Cristo e, não fazer parte do Corpo é deixar de participar, por exemplo, e entre outros, da vida de Deus, assim como a vida que corre dentro das varas é a mesma que corre dentro da videira concedendo poder para gerar o fruto. Sabendo disso, não há mais dúvidas; não congregar é um pensamento que não passa pela mente de nenhum cristão.

Se você congrega com coração (pensamentos + sentimentos + emoções) puro, independentemente das circunstâncias que o rodeiam; alegre-se e tenha a certeza de que você está em Cristo.

Comentários

  1. "Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras ESTIVEREM em vós, pedi o que quiserdes, que vos será concedido."
    Desde o início, a leitura de sua transcrição precisa ser consertada, porque o verbo da segunda oração está completamente fora de tempo de conjugação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por seu comentário.
      Agradeço também pela correção.
      Que o SENHOR, nosso Deus, dê a você paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  2. Não concordo com essa interpretação até porque na Bíblia temos outra passagem afirmando que Deus não habita em templos feito por homens. Estar em Cristo está muito além do ato de se reunir em algum lugar. Sim, é possível ter comunhão e intimidade sem congregar, assim como foi possível Cornélio receber o Espirito Santo antes mesmo de ser batizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina!
      Você tem todo o direito de não concordar.
      Obrigado por compartilhar seu entendimento aqui.
      Que a Divina Luz de Cristo brilhe sempre intensamente através de você para alcançar a todos ao seu redor.
      Abraço e paz.

      Excluir
    2. Realmente Deus não habita em templos feito pelas mãos dos homens, Jesus está dizendo que nós somos a igreja mas, a questão que está sendo abordada aqui é sobre a comunhão dos santos.. em João 15:05-06 Jesus é bem claro em relação a isso “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados."
      Que o Espírito Santo revele a verdade da palavra a você em nome de Jesus.

      Excluir
    3. Olá Gustavo!
      Agradeço por deixar sua contribuição aqui, por meio do seu comentário.
      Que Deus te dê, cada vez mais, paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
  3. Karina, td com vc? Talvez você não veja, mas quero expressar aqui o entendimento do texto. O ensino está tratando sobre ser igreja. Ser igreja é estar ligado, junto, se submeter, ser suporte, exortar um ao outro, se confessar um ao outro...Todas essas ações acontecem em um comprometimento mútuo. É como um casamento. Se o casal não junta seu corpo, não é casal e, se juntam, acontece em algum local específico. A relevância não é o local, mas é necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana!
      Obrigado por sua colaboração aqui. Seu comentário foi muito pertinente e com certeza será útil a outras pessoas.
      Que Deus abençoe você com abundância de realizações.

      Excluir
  4. Olá Pastor, excelente estudo.
    Estar em Cristo é estar em seu corpo pela comunhão, amor e unidade da igreja, nisso se resume tudo. Veja que interessante, quando namoramos e cada um mora em sua próptia casa, tudo parece ir bem, mas depois do matrimônio e ambos passam a ser uma só carne, é difícil se manter em unidade e amor. Portanto deixar de congregar é como uma paixão a distância, porém o verdadeiro amor é provado na comunhão. Se você não ama a seu irmão que você vê como pode amar a Deus que você não vê? portanto amar seu irmão a distância é fácil, mas o amor é provado no fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor Alexandre.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que o SENHOR, nosso Deus, abençoe a você, sua família, os membros da sua congregação e absolutamente todas as pessoas que estiverem ao seu redor.

      Excluir
  5. Vamos ao texto: Jesus principia dizendo: "Eu sou a videira verdadeira",....; já imaginaram um galho fora da videira?! Hein Karina? O que acontece morre, assim é o crente fora do corpo de Cristo que é a Igreja.
    É um galho, ou uma vara que não tem vida, quando participamos de uma congregação, somos com a vara de Arão que floresceu.
    A pessoa que diz ser convertida e não congrega é uma figueira que não da fruto, vive de aparência.
    Pr Colares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor!
      Obrigado por sua visita aqui.
      Seu comentário será muito útil para ajudar alguém que esteja precisando de entendimento. Obrigado por compartilhá-lo conosco.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. ESSE " TUDO' dito por Jesus, está relacionado com a sua palavra, e o autor o apóstolo João, escreveu também em suas epístolas que é segundo a vontade de Deus. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
    E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

    1 João 5:14,15, nossas orações devem estar em sintonia com a palavra de Deus e nem tudo o que pedimos a Deus ,ele Deus não nos atenderá, existe uma diferença enorme entre o ouvir e o atender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Martins!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus abençoe sua vida poderosamente.
      Grande abraço.

      Excluir
  7. Olá irmão Luiz César!
    A paz do senhor jesus!
    Que benção que o senhor se dedicou em fazer esse estudo sobre esse versículo maravilhoso. Precisamos de mais homens como o senhor, que dedica parte do seu precioso tempo, para escrever conteúdo que diz respeito ao santo evangelho de nosso Senhor. Continue assim amado. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Adriano Lima!
      A paz do Senhor Jesus.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui, saiba que isso é uma grande bênção de Deus para mim.
      Meu coração se alegra em saber que você gostou do texto; tenho procurado, em Deus, fazer o melhor que posso.
      Que a serenidade de Cristo envolva todos os seus pensamentos, sentimentos e emoções.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  8. Glória a Deus por ter dado o entendimento a vocês ! Pois precisamos muito desses estudos pra aprender mais sobre o nosso Deus que é tão maravilhoso e quer nós pertinho Dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a Luz do Altíssimo brilhe cada vez mais intensamente através de você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista