Pular para o conteúdo principal

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. Salmos 90.12



“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.” Salmos 90.12

A sabedoria leva tempo para ser alcançada.

Se pararmos por um momento para prestar atenção, veremos que a maioria absoluta das pessoas, incluindo nós, vive cada dia de suas vidas como se este fosse apenas mais um simples dia; as pessoas acordam, realizam seus rituais matutinos e prosseguem com suas rotinas costumeiras; elas saem de suas casas, enfrentam o trânsito das cidades, vão para as escolas, faculdades, cursos, trabalhos e até igrejas; eventualmente saem também para se divertir e retornam para suas casas quando o dia já se foi e não lhes resta mais nenhuma opção a não ser dormir e aguardar o próximo dia para que possam repetir todas aquelas coisas como se fossem ratos correndo em círculos que nunca terminam.

Então você pode pensar o que há de errado nisso, afinal, se a pessoa estiver feliz vivendo desta forma isso é o que conta, não é?

Sinto muito, mas infelizmente tenho que discordar porque felicidade não é um motivo para que as pessoas, nós ou qualquer um, não venhamos a buscar evoluir, afinal, foi também para isso que Deus nos criou; e o SENHOR tem o desejo de que cada um de nós alcance as coisas inimagináveis que Ele tem preparado para aqueles que o amam, como está escrito: “...As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” 1 Coríntios 2.9

Jesus deseja que cada um de nós alcance essas bênçãos para que possamos melhorar a nossa própria vida assim como a vida das pessoas que nos rodeiam, quer sejam conhecidas ou não. E uma destas bênçãos certamente é a sabedoria.
O ponto aqui é que vivendo nossas vidas como se cada dia fosse banal, apenas mais um simples dia repleto de rotinas, não conseguimos prestar atenção, extrair e aprender com o que cada um destes dias nos apresenta.

Cada dia é um dia único que jamais se repetirá nessa grande jornada rumo à eternidade que chamamos de tempo; ainda que façamos as mesmas coisas do anterior. Cada dia traz em si poderosas sementes de aprendizado e desenvolvimento espiritual, mental e físico, além de grandes novidades que Deus em sua imensa fidelidade nos presenteia; como está escrito: “Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3.23.

Cada dia possui um grande potencial para a realização de boas obras e busca por sabedoria, mas ao banalizarmos nosso cotidiano desperdiçamos tudo isso, lançamos fora estas grandíssimas dádivas que Deus nos dá a cada novo amanhecer. Mas isso ainda não é o pior.

O pior é que um dia se soma a outro, e a outro, logo eles viram semanas que por sua vez se tornam meses que passam a ser anos de completo desperdício rotineiro de vida. Imagine por um instante: Se você tivesse sido um pouco mais diligente (cuidadoso) nos últimos anos, procurando se desenvolver na busca por sabedoria; o quão melhor, mais confortável e mais plena sua vida seria neste exato momento?

Felizmente isso não é definitivo e falhas passadas não significam sentença de falhas futuras; como eu disse anteriormente, cada dia traz novas e grandes possibilidades e oportunidades de renovo além da nossa compreensão. Deus nos apresenta novos dias repletos de sua magnificência, fidelidade e glória, completamente diferentes dos dias anteriores para que desta forma possamos extrair deles a sabedoria e o entendimento que nos permita evoluir nossa fé, nosso coração e nossa vida.

Creio que foi por este motivo que Moisés orou certa vez, ao SENHOR, com o seguinte pedido: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.” Salmos 90.12
Cada um de nós, cristãos, deve começar a contar os dias em busca de sabedoria, ou seja, pesá-los, analisá-los, observá-los, para extrair deles lições importantes para o presente e para o futuro, além de compartilharmos tal sabedoria com outras pessoas. Este é o significado real de "contar os dias".
Sabedoria leva tempo para ser alcançada, por isso teremos de aprender a fazer este processo de análise cotidiana por dias o suficientes para transformar nossos corações em um coração mais sábio, e entenda coração como sendo a soma de seus pensamentos, sentimentos e emoções.

Seus dias se tornarão semanas, depois meses e depois anos; e a cada ano você estará um pouco mais sábio ou sábia, do que no anterior; com isso, toda a sua vida se transformará e você estará no caminho para alcançar outras daquelas bênçãos citadas em “1 coríntios 2.9”. Todo cristão compartilha o mesmo desejo tema da oração de Moisés de melhorar a cada dia para alcançar sabedoria, e os primeiros passos a dar neste processo são:

1°: Pedir sabedoria a Deus; pois “...se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.” Tiago 1.5

2° Temer ao SENHOR; porque como você já deve saber: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria...” Provérbios 9.10

De agora em diante encare cada dia como uma grande dádiva de Cristo em sua vida; cada dia é magnífico e único, repleto da fidelidade e glória de Deus, seja curioso e você perceberá que ao prestar atenção nos seus dias de maneira atenta aprenderá a evoluir de forma inimaginável, gradativamente, um dia após o outro.

Comentários

  1. Muito edificante estes comentários! Como podemos aprender com um único versículo da Bíblia é maravilhoso demais! Que o Senhor continue te abençoando com essa sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por poder falar com você através do seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  2. Estava meditando nesse versículo, como ele é lindo... obgda por tamanha sabedoria...🙌🏻❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a Sabedoria de Cristo produza clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, em você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.
      😊💖

      Excluir
    2. Amém...que a paz do Senhor esteja sobre sua todos os dias...🙏🏻❤

      Excluir
  3. Muito edificante, peço sempre a Deus sabedoria e inteligência para contar os meus dias, mas este texto me remete a algo muito mais profundo de maneira tal a me atentar o que de fato é relevante para praticar nesse dia, gratidão pela sua explanação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Louvo a Deus por você ter visitado e comentado nesse texto. Obrigado.
      Que a Presença de Cristo, em você, nutra e desenvolva a sabedoria no seu espírito de forma que você possa lidar com todas as questões da vida de uma maneira cada vez mais graciosa e harmoniosa.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  4. Deus continue te abençoando meu irmão com sabedoria divina, ótima explanação... muito edificante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      É bom saber que você gostou do texto. Louvo a Deus por isso.
      Que você se fortaleça na Graça e no Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja sempre feliz.😊💖

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Fico contente por você ter gostado do texto. Agradeço a Deus por isso.
      Que a luz de Cristo produza grande sabedoria em você.
      Abraço.
      Seja sempre feliz.😊💖

      Excluir
  6. Benção de Deus este texto, glórias a Deus por tudo e por sua vida meu irmão, continue nesta sua força, Deus é conosco sempre, forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Agradeço a Deus por isso.
      Que a Luz de Cristo produza cada vez mais consciência, clareza, e lucidez de pensamento e de fé em você, de tal maneira que todos ao seu redor sejam abençoados.
      Grande abraço.💖👍😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre