Pular para o conteúdo principal

O obedecer é melhor do que sacrificar. 1 Samuel 15.22b



"...Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar..." 1 Samuel 15.22b

Não faça mais nenhum sacrifício!

Quando escrevi a postagem "Tende bom ânimo", prometi que publicaria uma postagem falando sobre o tema que vai ser abordado agora.

Certamente você já ouviu a frase que diz que: Se alguém quer alcançar alguma coisa na vida precisa pagar o preço. Ou. Talvez você já tenha ouvido pessoas dizerem que o único modo de conseguir algo relevante na vida é através de sacrifício. Existem inúmeras variações destas frases, mas todas elas querem dizer sempre a mesma coisa. Que o seu próprio sacrifício é o único caminho para os seus sonhos, sucessos e felicidade. Talvez isso seja, em parte, verdade, no mundo, mas para os cristãos definitivamente não é.

Tenho novidades para você; embora estas frases sejam amplamente divulgadas como verdade absoluta; na verdade elas trazem uma distorção do real conceito capaz de conduzir as pessoas plenamente até onde elas desejam chegar.

E o que isso significa?

Todo cristão sabe e acredita que Jesus Cristo se sacrificou por nós, e não apenas; como se fosse pouco; para nos resgatar do Pecado Original de Adão, mas também para que cada cristão possa viver uma vida abundantemente plena em todos os sentidos sem ter de fazer sacrifícios. O sacrifício de Jesus foi definitivo, absoluto e serve para tudo em sua vida.

O sacrifício de Jesus serviu para lhe dar saúde;
O sacrifício de Jesus serviu para lhe dar Paz;
O sacrifício de Jesus serviu para lhe dar prosperidade, abundância, riqueza e multiplicação;
O sacrifício de Jesus serviu para que você encontre sua visão de fé;
O sacrifício de Jesus serviu para que você alcance seus sonhos;
O sacrifício de Jesus serviu para que você cumpra sua missão pessoal de vida. Etc...

O sacrifício de Jesus serviu para pavimentar o caminho para a realização dos seus sonhos e para lhe dar tudo aquilo que você precisa e precisará em sua vida. Como está escrito:  "Visto como seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude." 2 Pedro 1.3

Deus já nos deu tudo o que precisamos para nossa vida; e isso aconteceu exatamente no sacrifício absoluto e atemporal de Cristo. Basta apenas que cada cristão procure conhecer o que tal sacrifício providenciou para cada um de nós e vá em busca com sabedoria.

Então você pode pensar: Mas como aplico isso de forma prática em minha vida?

Simples. Se uma pessoa deseja um emprego melhor, uma casa melhor, uma cura, prosperidade, benção sentimental, desenvolvimento espiritual ou realização de qualquer sonho ou objetivo em sua vida, não precisa se sacrificar como o mundo prega, mas sim, apenas, conhecer qual é a vontade do Eterno para cada área específica de sua vida e ser esforçado, fiel e agradável a Deus. Como está escrito: "Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração" Salmos 37.4

Sacrifício denota a morte ou destruição de algo muitíssimo valioso em troca daquilo que se deseja alcançar ou salvar; por isso muitas pessoas no mundo estão sacrificando suas famílias para terem carreiras de "sucesso", outras estão sacrificando sua saúde em troca de dinheiro, muitos têm sacrificado sua qualidade de vida em troca de status, alguns sacrificam sua fidelidade em troca de prazer; há até aqueles que têm sacrificado sua honra em busca de poder. No mundo, todos os conceitos são distorcidos, pervertidos e definitivamente esta não é a vontade de Deus para nenhum de nós.

Por favor, não me entenda mal; não estou dizendo que as coisas que as pessoas desejam acontecerão por mero acaso, até porque acaso não existe e todo cristão verdadeiro sabe disso; tampouco estou dizendo que as realizações acontecerão sem que as pessoas façam algo a respeito, pelo contrário, é preciso que haja fé e ação massiva, pois como diz Tiago 2.17 "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma."; de fato, a maioria das vezes, alcançar o que você deseja será difícil. O que estou dizendo é que não é necessário se matar de trabalhar, por exemplo, mas sim trabalhar de forma inteligente, muito menos sacrificar horas agradáveis com a família ou mesmo reduzir drasticamente a qualidade  de vida, ou se desfazer de princípios e valores fundamentais para alcançar qualquer realização seja ela qual for. Repito: Sacrificar qualquer coisa em sua vida é desnecessário e não agradará a Deus. Qualquer um que diga que Jesus gosta que os cristãos se sacrifiquem por qualquer coisa estará mentindo.

Então o que fazer?

Há duas coisas que uma pessoa deve fazer para alcançar seus sonhos e toda a vontade de Deus para a sua vida sem ter de fazer sacrifícios. Acompanhe o que está escrito em Josué 1.9:

"...Esforça-te e tem bom ânimo...". Simples assim.

Aqui estão as duas coisas que todos nós devemos fazer para alcançarmos nossos sonhos, realizações e toda a vontade do SENHOR que é boa, perfeita e agradável para nossa vida. Devemos nos esforçar e ter bom ânimo. Se você não leu a postagem sobre ter bom ânimo, recomendo que a leia, pois este post é apenas para falar sobre a parte do esforço. Mas vamos prosseguir.

Esforçar é fazer aquilo que é preciso para alcançar as coisas que se deseja. Isso sim sempre será necessário, indispensável e também agrada a Deus; como descrito em: "Socorri um que é esforçado..." Salmos 89.19. Cristãos sabem que precisam batalhar para conseguir alcançar seus sonhos; porém cristãos também sabem que seus sonhos já lhes foram dados pelo SENHOR por intermédio do sacrifício de Jesus. Eventualmente será necessário se esforçar e perder algumas horas de sono para realizar algum projeto, ou mesmo trabalhar horas a mais para alcançar algum objetivo, por exemplo, mas nunca em troca de perder sua saúde, família ou qualidade de vida.  Estes são apenas exemplos bem básicos para tentar ilustrar o que estou querendo dizer aqui, mas creio que são suficientes para este propósito e que você, leitor, já compreendeu a diferença entre sacrifício e esforço.

Encare a coisa desta forma. Esforço são ações inteligentes que você vai tomar para alcançar suas vitórias; para algumas pessoas, esforço pode ser trabalhar um ou uns dias a mais, já para outras pode ser trabalhar um ou uns dias a menos. Para alguns, esforço pode ser encarar quatro ou cinco anos em uma faculdade, mas para outros pode ser apenas aprender a deixar sua zona de conforto e arriscar um pouco mais. Para alguns, se esforçar pode ser aprender a amar as demais pessoas, já para outros, esforço pode ser passar a crer que não é preciso se sacrificar, porque Jesus já o fez por todos nós ao ser levado à cruz.

Não sei o que você tem feito para chegar até seus sonhos, aonde a vontade de Deus deseja que você esteja ou chegue, mas quero propor uma mudança nas suas crenças, se este for o seu caso, como já foi o meu um dia; troque todo e qualquer sacrifício que você estiver fazendo por um esforço de fé inteligente e organizado guiado pela palavra de Deus e você vai notar que todo o peso que o mundo coloca sobre você será retirado de seus ombros cumprindo assim o que disse Jesus: "Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11. 28.

Comentários

  1. Seus estudos como sempre edificantes tenho aprendido muito com você obrigado que Deus retribua o seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você tem gostado dos textos aqui do blog, agradeço ao nosso Deus quando um texto do blog é útil, de alguma maneira, a alguém.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que Cristo dê Paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista