Pular para o conteúdo principal

Os que esperam no SENHOR renovarão suas forças e subirão com asas como as águias... Isaías 40.31



"Mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças e subirão com asas como as águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Isaías 40.31

Esperar em Deus é uma das coisas mais sábias que uma pessoa pode fazer, mas você sabe realmente o que é esperar no Senhor? Será que esperar no Senhor é assumir uma postura passiva simplesmente aguardando que Deus faça todas as coisas para nós? Será que não temos de fazer algo também?
Conheço pessoas que estão se escondendo atrás da seguinte afirmação: "Estou esperando no Senhor." (Eu mesmo já fiz isso). E elas usam essa frase para várias situações. Se pretendem abrir um negócio; se desejam se casar; quando dizem que querem iniciar novos projetos; mas nada disso nunca começa, porque elas estão sempre "esperando no Senhor" e repetem isso como uma espécie de mantra, seja para elas mesmas, para outras pessoas ou para o próprio Deus.

Sem dúvida é uma frase bonita que denota bastante espiritualidade de quem a pronuncia, mas nem sempre a pessoa que diz esta fala está realmente esperando no Senhor ou sabe o que tal coisa significa; e é isso que vamos averiguar em seguida.

"Estou esperando no Senhor" e uma afirmação que tem sido utilizada como uma moleta na qual muitas pessoas se apoiam apenas para não fazer aquilo que de fato precisam fazer para, verdadeiramente, esperar no Senhor. Espero não ter enrolado demais. Indo direto ao ponto.

Então o que é Esperar no Senhor?

Bem; vamos à revelação que mudou minha forma de enxergar essa questão. O famoso versículo de Isaías 40.31 diz:
"Mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças e subirão com asas como as águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão."

Quero desmembrar o versículo em quatro partes que vão ajudar a esclarecer o tema de uma vez por todas.

Primeira: "Mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças..."

Segunda:"...(os que esperam no SENHOR)...subirão com asas como as águias..."

Terceira: "...(os que esperam no SENHOR)...correrão e não se cansarão..."

Quarta: "...(os que esperam no SENHOR)...caminharão e não se fatigarão."

Notou alguma coisa no que, segundo o texto bíblico, acontece com aqueles que esperam no Senhor? Vamos aproximar um pouco mais:

Aqueles que esperam no Senhor: Renovarão... Subirão... Correrão... Caminharão.

Quatro verbos que indicam ação. Que interessante! Não sei se você captou, mas a inspiração é muito simples aqui. Esperar no Senhor é tomar ação, ou seja, agir, acreditando que o que Deus tinha para fazer a respeito de qualquer situação já está feito. Todo cristão acredita na Divina providência, que é a forma onisciente com a qual Deus, o SENHOR, governa todas as coisas e faz com que tudo coopere para o bem daqueles que o amam; como está escrito em Romanos 8.28.

Esperar em Deus é plantar a semente que vai gerar o resultado desejado na certeza de uma colheita abundante. Quem não planta não colhe, não importa o quanto espere. Esta é uma das regras.
Se você quer elevar sua vida para um nível mais alto na fé, é isso o que tem de fazer; mudar a sua forma de esperar no Senhor de uma forma passiva para uma ativa. Não estou dizendo aqui que as pessoas devem se precipitar ou fazer as coisas sem a direção divina, de qualquer jeito; não é isso, mas sim que devemos fazer o que é necessário para alcançarmos os resultados que desejamos acreditando que a vitória vem de Deus e que ela já nos pertence em qualquer situação. Deus já fez o mais difícil; como está escrito "Visto como seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida..." 2 Pedro 1.3a. O resto é conosco.

Se Davi ficasse apenas "esperando em Deus" que Golias fosse derrotado, nada teria acontecido; foi só quando ele se colocou em ação e confrontou o gigante, cara a cara, que Deus fez o mais difícil e o resultado dessa batalha todos nós conhecemos. Você compreende o que estou tentando dizer?
Para a pessoa que deseja ser médica, por exemplo, não basta apenas orar pedindo a Deus que a torne uma médica; e sair por aí dizendo que está esperando no Senhor, pois isso não fará o diploma cair do céu. É óbvio que orar será indispensável durante o processo, mas também será necessário enfrentar os anos de faculdade para alcançar aquilo que deseja. Este foi apenas um exemplo para deixar claro que a ação no processo de "esperar em Deus" é primordial. Como diz o versículo de Isaías 40.31; as pessoas que se renovam, sobem, correm e caminham, são estas que esperam verdadeiramente no SENHOR.

Certa vez ouvi uma pessoa muito sábia dizer algo que Deus também usou para mudar minha mentalidade sobre este tema. Foi dito: "Algumas pessoas gostam de dizer que estão esperando no Senhor, quando, na realidade, é o Senhor que está esperando por elas.". Eu achei aquele entendimento fantástico e a partir daquele momento passei a examinar cuidadosamente a minha própria mente em busca do que eu estava deixando de fazer para alcançar o que eu desejava, meus sonhos, metas e objetivos. Levou algum tempo, mas meus resultados começaram a aparecer, e um deles é este blog. Seja lá o que você deseje, seja quais forem os seus sonhos, ponha-se em marcha; procure se renovar, abra suas asas, alce seu voo; alguns dias você vai conseguir correr, em outro conseguirá apenas caminhar, mas tenha a certeza de que a cada dia você deu um passo em direção daquilo que Deus tem preparado para sua vida.

Então, tende bom ânimo e faça o que precisa fazer. Quando você estiver no processo de realizar o que precisa ser feito poderá dizer com propriedade que está esperando no Senhor, e seu voo será tão alto quanto o da águia. Sua visão se ampliará e seus resultados não tardarão a aparecer.

Comentários

  1. Me ajudou muito este artigo!!! Obrigadooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente de saber que esta postagem lhe ajudou. Pois este é o propósito do blog. Grande abraço. Deus a abençoe.

      Excluir
    2. Muito edificante
      Aprendiz muito

      Excluir
    3. Olá. Obrigado por deixar seu comentário.
      Que Deus multiplique as bênçãos sobre você.

      Excluir
    4. Palavra poderosa ,precisava muito de ler ...estou tentando ler a Bíblia ,e estava achando muita dificuldade,sempre tinha propósito mas não tinha ação , agora esse incentivo entrou na minha mente e coração Obrigada

      Excluir
    5. Olá!
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que o SENHOR derrame cada vez mais sabedoria sobre ti.
      Paz.

      Excluir
    6. GLÓRIA A DEUS QUE LINDA REFLEXÃO! !!

      Excluir
    7. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Alegro-me em saber que você gostou do texto.
      Que Deus lhe dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Abraço.

      Excluir
  2. Que Mensagem lindas Deus te abénçoe Ricamente com saúde paz e amor e prosperidade em todos os dias Um abraço Fique com Deus Rosalco antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosalvo.
      Obrigado por suas palavras. Os comentários dos leitores são muito importantes para eu saber se estou colocando informações úteis aqui no blog.
      Que Deus o abençoe ricamente também. Grande abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado por sua visita, leitura e comentário.
      Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  4. Excelente texto, ótima reflexão. Que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por seu comentário.
      Que Deus lhe dê paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  5. Análise muito boa ! Clara e objetiva ! Deus continue o abençoando .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou. Obrigado por seu comentário.
      Deus lhe dê paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  6. Interessante quando diz que Deus tem esperado por nós, é realmente verdade. Pois a salvação está então somente a aceita lo, por isso ele espera. Me ajudou muito esse estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denisy.
      Que bom que você gostou do texto. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus a abençoe em abundância.

      Excluir
  7. Nossa que coisa linda como D3us falou.Fico feliz em saber que estou plantando no senhor e logo colheres os frutos esperando sempre nele .Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que Deus sempre renove as suas forças e multiplique suas plantações e colheitas abundantemente em Cristo.

      Excluir
  8. Muito bom ,ótimo aprendizado,vou dar uma examinada na minha espera tbém e ver se estou deixando a desejar,Deus continur a abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seu comentário alegra o meu coração.
      Que Deus lhe abençoe com clareza e sabedoria.

      Excluir
  9. Achei muito interessante esse estudo abriu mas a minha mente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Alegro-me em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  10. Muito muito bom esse estudo que Deus continue dando sabedoria para você me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que a paz de Cristo seja sempre com você.
      Obrigado por seu comentário.

      Excluir
  11. Que shooooow, esse artigo me ajudou muito. Parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Louvo a Deus que este texto tenha sido útil para a sua vida.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê a você muita paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  12. Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  13. Gostei muito desse artigo abriu minha mente e pode ter certeza que irei compartilhar. Que nosso senhor Jesus continue te dando sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por sua visita e comentário. Fico contente em saber que este artigo foi útil a você.
      Que Deus derrame sobre você renovo e realizações em abundância.

      Excluir
  14. Li a mensagem, e foi tudo que, precisava para um bom entendimento. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã em Cristo!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui. É sempre bom saber que o texto foi útil.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois; e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
    2. Me edificou muito essa resposta, Deus abençoe!

      Excluir
    3. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Grande abraço.

      Excluir
  15. Obrigado meu irmão , Deus falou comigo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a divina Luz de Cristo seja poderosamente refletida por você de modo a alcançar a todos ao seu redor.

      Excluir
  16. Luis fui muito edificada. Sábias palavras que foram um renôno em minha vida. Às vezes caminhamos pautados em meias verdades e por isso não avançamos. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzy!
      O meu coração se alegra em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por compartilhar isso comigo através do seu comentário.
      Que o SENHOR, nosso Deus, lhe dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  17. Simples e ao mesmo tempo profundo.
    Como a palavra do Senhor é viva e eficaz.
    Desperta-nos mais, para como corpo vivo sejamos e façamos o que Nos ordenaste Senhor !
    Fé em ação.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário é uma bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a Divina Luz de Cristo brilhe intensamente através de você e alcance todas as pessoas a seu redor.

      Excluir
  18. Excelente! Que revelacao maravilhosa! Muito eduficante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Que a Luz de Cristo brilhe cada vez mais sobre você de modo a alcançar todos ao seu redor.

      Excluir
  19. MUITO BOM ESSE ESTUDO, BEM INSPIRADOR !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  20. Boa noite. Adorei a maneira pela qual o Tema ou o virsiculo foi abordado. Deu para enriquecer minha visão sobre o assunto. Deus o abençoe!..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Fico sempre muito contente em saber que o texto foi útil.
      Que em todo tempo você tenha as suas forças renovadas pelo SENHOR para que possa voar tão alto quanto for a vontade Dele para a sua vida.

      Excluir
  21. Concordo plenamente, principalmente quando você fala, estando na direção Divina, não sei como o Espírito de Deus se revela prá você além da leitura de sua palavra, nós aqui em casa só tomamos as atitudes depois que o Senhor responde através de uma visão, seja ela através dos olhos abertos ou fechados, desde o ano de 2008, tudo que ele mostrou se cumpriu literalmente. Glórias a Deus por isso. A paz do Senhor pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que a Paz seja com você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais através de você e de toda a sua casa.

      Excluir
  22. Paz seja contigo. Que palavra bem explicada, e como falou ao meu coração. Desejo ardentemente colocar em prática em minha vida. Que o Senhor me ajude ! Deus te abençoe e continue usando poderosamente. 🥰🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmelina!
      Paz seja contigo.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Fico contente em saber que esse texto foi útil a você de alguma maneira. Agradeço a Deus por isso.
      Que as suas forças sejam, não só renovadas, mas multiplicadas por Cristo, de modo que você seja bem sucedida em tudo o que Deus tem preparado para a sua vida.
      Grande abraço.

      Excluir
  23. Muito edificante este estudo bíblico, estarei pregando amanhã sobre o versiculo e aprendi bastante lendo o seu estudo...Jesus continue abençoando sempre de forma poderosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui. Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que Jesus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  24. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Que Deus abençoe você.
      Grande abraço.

      Excluir
  25. A palavra do Senhor cumpre o seu propósito.
    Fui edificada e sei que o Senhor há de me capacitar a cada dia a chegar no alvo a que nos prometeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      Seu comentário alegrou o meu coração, pois é muito bom saber que esse blog foi útil a você.
      Que Jesus te guie poderosamente para que você realize todos os seus objetivos.
      Grande abraço.

      Excluir
  26. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário aqui.
      Deus abençoe você abundantemente.
      Grande abraço.

      Excluir
  27. Belo estudo..Vou aproveitar e compartilhar essa palavra na minha igreja pois nós como igreja precisamos semear boas sementes principalmente a semente do amor ao próximo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É bom saber que o texto foi útil a você de alguma maneira.
      Que nosso poderoso Deus abençoe você e sua igreja com paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  28. Obrigada pelo estudo, na verdade eu aprendi muito. Você comenta de uma forma que fica muito fácil de entender. Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clau!
      Ter esse contato com você através do seu comentário já é uma bênção de Deus para mim.
      Que a sabedoria do Altíssimo seja sempre sobre você e flua de tal forma que produza muitos benefícios a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  29. MUITO EDIFICANTE. EU APRENDI MUITO. ABRIL MINHA MENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com satisfação que leio o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que a infinita sabedoria de Cristo te guie em todos os seus pensamentos, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  30. Muito boa sua reflexão amado irmão Luiz, Vou usá-la para completar a mensagem que estou preparando. Autoriza? Me ajudou muito essa reflexão. Parabéns e que Deus o abençoe. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastor Agnaldo!
      Seja bem-vindo ao blog.
      É claro que autorizo. Fique à vontade para compartilhar com quem quiser.
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que Cristo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
    2. Gostei de tudo o irmão demonstra ter sido capacitado por Deus para a exposição do estudo que muito nos inspirou. Que Deus o abençoe..

      Excluir
    3. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto serviu, de alguma maneira, para gerar inspiração em você.
      Que o Amor de Cristo conduza você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  31. Muito bom mim ajudou bastante em uma pregação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus pelo texto ter sido útil a você.
      Obrigado por comentar.
      Que a luz de Cristo dê clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  32. Nossaaa eu amei!!!
    Q DEUS te abençoe muitíssimo!!
    Me ajudou muitooo a ver uma nova forma de AGIR.👏❤🔥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Obrigado por comentar aqui, e saiba que seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que você se fortaleça e se firme cada vez mais na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊🙏💖

      Excluir
  33. Respostas
    1. Olá Bê!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a luz do SENHOR gere cada vez mais sabedoria em você.
      Grande abraço.😊🙏

      Excluir
  34. Muito obrigado! Isso foi resposta de Deus, prá minha vida🙏🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá César!😃
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Muito obrigado por deixá-lo aqui.
      Agradeço a Deus por esse texto ter sido útil a você.
      Que a sua mente e o seu espírito sejam, cada vez mais, fortalecidos na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista