Pular para o conteúdo principal

E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Gênesis 1.3



"E disse Deus: Haja luz. E houve luz." Gênesis 1.3

Você sabe o que é o poder?

Qual é a sua definição de poder? Seja sincero(a).
Quem são as pessoas mais poderosas que você conhece e por quê?
Qual é a sua relação com o poder? Na sua visão ter poder é bom ou ruim?

O conceito contido neste texto vai mudar sua visão sobre o tema para sempre assim como aconteceu comigo quando despertei para esse entendimento.

No mundo as pessoas confundem poder com outras coisas completamente diferentes e infelizmente os conceitos do mundo são ensinados a nós e gravados com fogo em nossa mente desde pequenos. Isso tem distorcido a visão de bilhões de pessoas ao redor do planeta que estão se empenhado em verdadeiras epopeias para conseguir esse poder segundo aquilo que entendem que seja.

Se você perguntar pra as pessoas que não conhecem a Jesus Cristo e até para algumas que dizem que O conhecem, o que elas entendem por poder, muito provavelmente 90% das respostas serão que:

1: Poder é riqueza;
2: Poder é status;
3: Poder é fama;
4: Poder é influência;
5: Poder é força.

No princípio desse texto perguntei a você qual é a sua definição de poder. Será que sua resposta se enquadrou em uma destas cinco alternativas citadas acima? Se você foi sincero(a)  é bem provável que isso tenha ocorrido. Eu mesmo achava que poder era a mesma coisa que influência, mas como já disse, estava completamente enganado.

Dito tudo isso, agora é a hora de trazer o real conceito do que verdadeiramente é o poder. E é o seguinte:

* Poder é a capacidade de trazer à existência as suas palavras. Simples assim.

Uma pessoa não é poderosa quando possui dinheiro, riqueza, status, fama ou influência; uma pessoa é poderosa quando consegue transformam suas palavras em realidade existente. E tem mais um detalhe; quanto mais rápido as palavras se tornam realidade mais poder a pessoa tem.
Nesse momento eu quero propor uma pequena reflexão. Qual é o seu grau de poder? Ou seja; o quanto você consegue transformar suas palavras em existência hoje em sua vida? Pense um pouco a respeito. Se neste momento você disser que vai ajudar alguém, isso se concretizará? Se neste momento você falar que vai realizar o sonho de outra pessoa, suas palavras se confirmarão? É óbvio que o poder verdadeiro não pertence a qualquer homem, mas sim a Deus que nos permite utilizá-lo mediante ao uso do nome de Jesus. Mas mesmo assim esta reflexão não se aplica apenas nas coisas espirituais, mas também nas físicas. Ou seja, o seu nível de poder é equivalente ao quanto você consegue fazer com que suas palavras passem a existir de forma mensurável. A grande verdade é que as coisas são na terra assim como são nos céus, só que em proporções muito menores.

Deus é o Ser mais Poderoso que existe e para basear o que estou dizendo recorro ao versículo bíblico que coloquei na abertura dese texto: "E disse Deus: Haja luz. E houve luz." Gênesis 1.3; esta é a prova definitiva de quão poderoso Deus é, pois, do nada Ele criou todas as coisas apenas usando suas palavras. O grau de poder Divino contido no SENHOR é inalcançável para nossa pequena mente compreender, mas basta verificar que "Disse Deus: haja luz. E houve luz", imediatamente após Deus liberar a palavra ela passou a existir sob todos os aspectos mensuráveis; Ele fez com que toda a criação passasse a existir apenas com a sua palavra. Isso é que é uma demonstração do poder absoluto!

O próprio Deus confirma que isso é verdade quando diz: "Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55.11

Quando lemos o princípio do livro de Gênesis vemos claramente o poder de Deus criando todas as coisas desta forma:
"...E disse Deus: haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas." Gênesis 1.6
"...E disse Deus: ajuntem-se as águas debaixo do céu num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi." Gênesis 1.9

Assim Deus foi criando todas as coisas, ou seja, fazendo com que tudo passasse a existir. É esta a prova de que o poder real é a capacidade de fazer com que suas palavras passem a existir.
De igual modo podemos ver claramente o poder de Deus na pessoa de Jesus Cristo em várias ocasiões registradas nos evangelhos tais como:
"E disse-lhe (Jesus): Levanta-te toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu..." João 5.8-9; Jesus, com a Palavra, trouxe saúde à existência naquele momento onde antes não havia.

Em outra passagem, uma das mais espetaculares, na minha opinião, dos relatos bíblicos, Jesus diz: "...Lázaro, vem para fora..." João 11.43. Vocês já sabem o que aconteceu. Naquele momento todos os que estavam ali presenciando o fato se conscientizaram do poder de Deus em Cristo; de fato, a cada vez que Jesus dizia algo que passava a existir as pessoas chegavam à seguinte conclusão: "Este Homem é poderoso." Certa vez Cristo repreendeu o vento e o mar dizendo: "Cala-te, aquieta-te" e a natureza o obedeceu, de tal forma que os que viram aquilo acontecer disseram: "Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" Marcos 4.40b; em outras palavras: Quem é essa pessoa que tem tamanho poder?

Vemos Cristo demonstrando o que é o poder constantemente nos evangelho e mesmo assim muitos de nós não acordamos para este fato, continuamos acreditando que poder é aquilo que a sociedade diz que é, mas acredito que este texto dará sua parcela de contribuição para melhorar sua visão sobre este tema.

Agora repito mais algumas daquelas perguntas que gosto de deixar nos textos que escrevo: Qual é a sua relação com o verdadeiro poder? Ou seja, suas palavras passam a existir? Você é capaz de trazer à existência as coisas que ainda não são?

Todo cristão possui o poder em algum grau segundo as palavras do próprio Cristo que disse: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Lucas 24.49. Saber usar esse poder, compreender esse poder e ter sempre em mente o verdadeiro propósito para colocar tal poder em prática é o que faz com que os cristãos sejam diferentes de todas as pessoas que convivem com eles.

Cristãos buscam, aprendem, utilizam, multiplicam, compartilham e ensinam o poder de Deus, na pessoa de Cristo. Fama, status, influência, força e riqueza nem de longe se comparam com o verdadeiro poder e a sua capacidade de transformar vidas.

Jesus disse certa vez: "Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus." Mateus 22.29. Agora, porém, você já conhece o verdadeiro poder do SENHOR.

Medite um pouco mais sobre o tema à luz das Escrituras e comece a procurar desenvolver em você mesmo o verdadeiro poder; tenho certeza de que Deus tem muito a falar sobre isso com você.



Comentários

  1. AHHHHH...pensei que vc fosse ensinar como materializar imediatamente a palavra falada...se jesus pode, nós tbem podemos,nao é? Ficar em jerusalem é esperar, mas Jesus nao esperava nada...ele dizia e a coisa acontecia!!!! como assim???? preciso entender como Jesus fez a multiplicaçao imediata dos paes e peixes por exemplo...pode ser??? obrigada. Essa tal da Lei da atraçao diz para afirmarmos trocentas vezes algo e vuzualizar e tal...estou confusa viu...me elucide por favor, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marli!
      Muito obrigado por sua visita ao blog Pergaminhos Eventuais; quero agradecer também por seus comentários, pois ão preciosos para mim.
      Com relação a sua questão sobre a multiplicação dos pães e peixes, só posso dizer que excede a compreensão humana porque se trata de um milagre; assim como andar sobre as águas ou ressuscitar Lázaro. Jesus fez inúmeros milagres e depois foi seguido por seus apóstolos e discípulos, pois milagres são parte integrante do cristianismo, mas creio que não há ninguém no planeta que seja capaz de explicar como os milagres acontecem, eles apenas acontecem desde que exista fé para tanto.
      Sobre a chamada lei da atração; o que posso dizer a você é que não conheço profundamente o que ela diz, tenho certeza de que se você perseverar no estudo da Palavra Bíblica Sagrada, Ela vai lhe mostrar como alcançar, na sua vida, a vontade de Deus que é boa perfeita e agradável, segundo Romanos 12.2.

      Excluir
  2. Muito obrigada por responder, mas a resposta que eu queria está extamente contida nesse seu texto maravilhoso!!! Voce mesmo escreveu, mas nao o entendeu! A multiplicaçao dos paes e peixes se deu extamente porque Jesus aproveitava as palavras negativas dos discipulos e positivava cada uma delas. Da boca de Jesus nao saiu nenhuma palavra negativa sobre o assunto.
    No caso de Lázaro tambem nao saiu da boca dele, nenhuma palavra negativa, mesmo estando Marta ao lado dele o tempo todo falando negativamente a respeito da ressuscitaçao de Lazaro!!
    Esses milagres nao fogem da compreensao humana e muito menos da compreensao de um pastor...nao pode, é inaceitavel... pastor nao pode ser cego, guiando cego, nao é mesmo???
    Sugiro a voce, com todo respeito que releia seu texto que é altamente elucidador e fique tao feliz e confiante na palavra falada que sai da nossa propria boca, afinal esta escrito: Cada um comerá do fruto da sua propria boca...Enredado estas pela sua propria lingua!!!! Nao é maravilhosos isso??? Está tudo providenciado pra nós, todos os jogos ja estao ganhos, bastando apenas fazer vibrar o som das nossas palavras...elas tem que sair d nossa propria boca, como foi com Ezequiel...ele teve que falar, pra que Drus pudesse fazer o milagre!!! E que milagre heim!!!! Tudo está pairando no ar ao nosso redor, nós nao podemos ver, mas já esta tudo pronto e acessivel pra nós, ou entao Jesus foi crucificado em vao??? Entao é isso, que saia da nossa boca só o que queremos que venha pra nossa vida e o que nao queremos , nao pode sair de jeito nenhum de nossa boca!!! ´Por isso que temos que vigiar o nossos pensamentos porque a boca só fala do que esta cheio o coraçao( mente). Nao pode uma mesma fonte dar agua salgada E doce!!!! Da mesma boca nao pode sair palavras boas E ruins, porque uma anula a outra. Por isso temos que prestar bastante atençao nos nossos bate papos por aí, sempre tomando muuuuuito cuidado ao prounciar as palavras!!!! Estudei bastante durante um tempo
    e consegui entender muita coisa interessante sobre os milagres de Jesus, inclusie o
    poder da palavra, que tem me provado que o grande segredo é esse mesmo!!!! Lí seu texto por acaso hoje, depois de quase 1 ano e nem tinha e nem percebido que ja o tinha lido, só percebi quando vi minha pergunta....kkkkkkk, achei engraçado e a sua resposta nao foi legal...Como assim milages nao se explicam??? Explicam sim, há um trabalho de abrir a boca e Chamar a existencia coisas que precisamos ou desejamos que nao existem, mas que queremos que passem a existir!!! Há esse trabalho por tras dos milagres, e Jesus trabalhava muito bem nisso!!! Sim há compreesnsao sim... e jesus disse que fariamos os milagres que ele fez e AINDA maiores dos queo que ele fez!!!! Por favor, se vc é um pastor, dedique- se, leia outros livros, nao fique só na BIBLIA, porque ela sim é de dificil entendimento, claro, aos poderosos da época que permitiram que esse livro sagrado chegasse até nós ( povo), nao interessava que entendessemos como é que funcionam os milagres, entende??? Fique com Deus e obrigada pelo texto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente Marli! Me Alegra ter seu comentário aqui novamente.
      Agradeço por compartilhar seu entendimento.
      Continue perseverando nas Escrituras.
      Que Deus ilumine você cada vez mais e dê muita paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Inacio!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que você use o poder de Deus para abençoar todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Poder e Fé , qual à diferença de um para o outro , ou os dois se complementam ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Fé e poder são duas coisas diferentes, mas elas realmente se completam. No âmbito humano, a fé é o requisito básico para que o poder possa produzir os efeitos esperados; é como se a fé fosse o "combustível" e o poder fosse o "fogo". Espero ter ajudado.
      Que você se desenvolva e fortaleça na Graça que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista