Pular para o conteúdo principal

Prosperidade é dom de Deus. Eclesiastes 5.19



"E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus". Eclesiastes 5.19

Existe algumas coisas básicas que nós precisamos saber a respeito da prosperidade divina em nossa vida e como manifestá-la, por este motivo vou falar cinco ensinamentos que Deus dá aos cristãos sobre este assunto.

Prosperidade é um dom que inicia sua ação em nossa vida muito antes do seu equivalente físico ser visível às demais pessoas, e aqui está um dos maiores segredos da manifestação deste dom; antes de uma pessoa manifestar a prosperidade visível ela precisa primeiro invariavelmente, pela fé, plantar em seu coração a prosperidade invisível, pois a fé também é "...a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11.1b. É neste momento que eu quero introduzir um conceito que você, leitor(a), deve compreender antes de prosseguirmos: Não há prosperidade sem abundância. Fixe isso em seu coração, pois uma coisa não existe sem a outra. Acompanhe a explicação abaixo:

Prosperidade + Abundância = Dom de Deus.
Prosperidade - Abundância = Engano de Vaidades.

Em outro texto pretendo falar um pouco mais sobre a abundância, mas por hora basta saber que ser abundante é ser, fazer ou ter mais do que o suficiente para as necessidades, porém, sem excessos ou estravagâncias.

Todos que aceitaram a Cristo em suas vidas receberam Dele uma infinidade de dons, entre eles a prosperidade e a abundância, mas nem todos têm manifestado este dom porque para isso é preciso que haja um pequeno aprendizado que servirá de base. Vamos a ele:

* O primeiro entendimento que Deus dá para lhe ensinar sobre prosperidade e abundância é:

Mostrar o motivo correto pelo qual Ele quer que você prospere: "Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra." 2 Coríntios 9.8
A grande maioria das pessoas que habitam o planeta terra querem manifestar prosperidade apenas por vaidade; querem mostrar para os outros o quão "bons" eles são, querem impressionar o seu próximo, querem gastar com futilidades, querem ser como alguns ícones da mídia que aparentam ter prosperidade; isso, além de outras coisas como estas. Cristãos, porém, desejam manifestar a prosperidade e a abundância para ajudar outras pessoas, "superabundeis em toda boa obra." Quando um cristão manifesta a prosperidade e a abundância, desencadeia círculos virtuosos de generosidade, caridade e qualidade de vida que atingem e modificam as vidas de outras pessoas, quer as que estão mais perto como conhecidos, amigos e família, como também pessoas desconhecidas.

O segundo entendimento que Deus dá para ensinar sobre como manifestar a prosperidade e a abundância verdadeira é:

Libertar você das mentalidades de consumismo e ostentação: "Vale mais o pouco que tem o justo do que as riquezas de muitos ímpios" Salmos 37.16
Estamos vivendo uma época de ostentação; do menor ao maior, dos mais abastados aos mais pobres, quase todos querem possuir símbolos de status para apresentar aos seus semelhantes; para isso, sacrificam sua liberdade financeira e aprisionam a si mesmos sustentando padrões de vida que têm aparência de prosperidade, mas que na verdade são um fardo devorador da sua capacidade de construir abundância. (E lembre-se que não há prosperidade verdadeira sem abundância).

Cristãos prósperos estão livres da mentalidade da ostentação; eles sabem que segurança financeira é mais importante do que demonstração de status social elevado. Pode parecer mentira, mas há cristãos vivendo a prosperidade e a abundância ganhando relativamente pouco enquanto que há pessoas ganhando muito dinheiro, mas sem abundância porque gastam praticamente tudo para manter seus hábitos de consumo e um padrão de vida exagerado, muito acima de suas possibilidades, esse procedimento vai devorando seu tempo, dinheiro e qualidade de vida.
Cristãos prósperos e abundantes sabem que: Seus carros não são eles; que é mais importante construir um patrimônio sólido para si e sua família do que ostentar sedendo ao consumismo fomentado pelo mundo. E que "a prosperidade dos tolos os destruirá" Provérbios 1.32b, portanto, cristãos procuram a todo custo não ter dívidas e viver de maneira simples, moderada e bem abaixo de suas capacidades aquisitivas.

* O terceiro entendimento que o Senhor lhe ensina para manifestar a prosperidade e a abundância é:

Libertar você da mentalidade da escassez:  "...Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." João 10.10
A maioria absoluta da humanidade vive segundo a mentalidade da escassez, mesmo a maioria das pessoas abastadas também dirige sua vida segundo esta mentalidade nociva. Este é um pensamento mundano que reza que não há recursos suficientes no planeta para sustentar todas as pessoas. Esta mentalidade tem aprisionado grande parte da humanidade e é muito utilizada pelas empresas para venderem seus produtos e serviços de maneira quase animalesca.
A mentalidade da escassez faz com que as pessoas queiram consumir imediatamente tudo o que apareça em suas frentes porque supostamente os recursos (produtos, serviços e experiências) se esgotariam em pouco tempo. É por este motivo, por exemplo, que pessoas estão comprando smartphones novos a cada seis meses mesmo com o antigo aparelho ainda praticamente novo e pagando os valores muitas vezes acima de suas condições apenas para ter o modelo mais recente e impressionar seus conhecidos, ou, por medo de que o modelo acabe antes de terem condições de comprá-lo.

Aqui entra mais um conceito poderoso que cristãos sabem: "Nenhuma mente escassa gera abundância", o Salmista já sabia disso e por este motivo escreveu um dos Salmos mais conhecidos do Livro Sagrado: "O Senhor é meu pastor; nada me faltará" Salmos 23.1 (Isso é que é mente abundante!). Ou seja, cristãos sabem e acreditam com todo o seu coração que vivem em um Reino de prosperidade e abundância onde nada lhes falta, porque vivem no Reino de Jesus Cristo, que disse: "...Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.". Logo, se vivem em um Reino de abundância, não precisam consumir todas as coisas imediatamente, pagando valores exorbitantes, porque os recursos não se acabam com o tempo; com isso, gastam menos comprando coisas desnecessárias, dão mais valor à qualidade de vida do que ao status, consomem de forma responsável e organizada, e conseguem construir um padrão de vida que até pode não ser tão luxuoso como os demonstrados na mídia, mas que é sólido, leve e sustentável a ponto de gerar equilíbrio, liberdade e independência duradouras. Como já falamos: "Vale mais o pouco que tem o justo do que as riquezas de muitos ímpios" Salmos 37.16

* O quarto entendimento que Deus dá para manifestar sua prosperidade e abundância é:

Ensinar  a você como plantar em seu coração a mentalidade da abundância: "...O que semeia em abundância em abundância também ceifará" 2 Coríntios 9.6b
Aqui entram dois hábitos que o cristão possui e que quem deseja manifestar a prosperidade e abundância divina deve necessariamente desenvolver; são eles: A caridade e a generosidade. Primeiro vamos fazer separação entre uma e outra:
Caridade é quando você dá, doa ou faz algo para alguém necessitado;
Generosidade é quando você dá, doa ou faz algo por alguém que não necessita.
Ambas são igualmente importantes e precisam ser praticadas.

Ajudar ao próximo e ser generoso são traços da personalidade do cristão que não se modificam, cristãos prósperos e abundantes costumam dar gorjetas, ajudas, presentes, donativos, ofertas, dízimos, etc...; cada qual segundo as suas condições, e fazem estas coisas porque sabem e acreditam que Deus multiplica suas sementes gerando assim, em suas mentes e em suas vidas, cada vez mais capacidade de produzir recursos para ajudar aos outros com mais gorjetas, mais ajudas, mais presentes, mais donativos, mais ofertas, mais dízimos etc...
Quanto mais eles semeiam, mais colhem e isso é algo que perdura. Podem até começar com pouco, mas logo estão plantando e colhendo abundantemente.


* O quinto entendimento que Deus dá para manifestar prosperidade e abundância em sua vida é:

Mostrar o hábito da economia: "...E tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura." Gênesis 41.34b
Nós, cristãos, vivemos numa terra de fartura e oportunidades, embora a maioria das pessoas esteja ocupada demais vendo o caos e as crises que o mundo tenta nos empurrar pela garganta diariamente. Cristãos enxergam todas as coisas pelos olhos da fé e por este motivo escolhem ver o que é bom, puro, justo, verdadeiro etc...
Um dos principais hábitos dos Cristãos prósperos e abundantes é o hábito de economizar, porém não é apenas economizar, mas sim economizar com um propósito que é construir equilíbrio, liberdade e segurança financeira que lhe permita acumular um patrimônio que gere qualidade de vida e possibilite a ele ajudar aos outros física e espiritualmente.

Em resumo, cristãos prósperos e abundantes aprenderam estes cinco ensinamento muito antes de manifestarem visivelmente a prosperidade e a abundância; eles compreenderam estes princípios e os colocaram em prática e com isso se tornaram como jardins iluminados pelo próprio Deus, gerando e multiplicando beleza na forma de qualidade de vida para si mesmos, suas famílias e a todos que os rodeiam.
Sugiro que se você deseja manifestar plenamente este dom de Deus em sua vida, faça o mesmo, porque esta receita é infalível.

Comentários

  1. Vivemos em tempos difíceis em que os ensinamentos sobre prosperidade traz mais confusão do que esclarecimento.Uns pregam escassez como atributo espiritual outros prosperidade de forma egoísta está mensagem trouxe ensinamento claro e preciso.Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdice!
      Obrigado por sua visita ao blog e leitura. Também agradeço por seu comentário.
      O entendimento que compartilhei nessa postagem mudou minha forma de ver esse assunto e espero que ele possa ser tão útil a você como tem sido a mim. Que Deus te abençoe abundantemente.

      Excluir
  2. Está mensagem foi muito clara.
    E com certeza, pode mudar a vida de muitas pessoas! Vou colocar estes ensinamentos em prática.
    Obrigado por compartilhar seu entendimento e q Deus continue lhe inspirando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner.
      Obrigado por sua visita, leitura e comentário. São bênçãos para mim.
      Que a Paz de Cristo seja com você.

      Excluir
    2. Comecei acompanhar aqui , achei muito interessante e parecido com minha visão espiritual,porque infelizmente ainda não estamos vivendo o verdadeiro evangelho e nem é compreendidos o reino de Deus...aqui tem algumas coisa que vi até agora da visão do reino...eu não vejo o evangelho de Cristo como religião...mas como guia de vida para que todo aquele que ele revelar ,viverá o evangelho pleno ,no seu dia a dia ,eu creio que ainda vamos viver o propósito da vinda de Cristo na íntegra...mas no tempo da reforma e estamos já vivendo sinais deste tempo.... reforma não religiosa com muitos pensam, REFORMA DE MENTE RENOVADA PELA REVELAÇÃO DE CRISTO...

      Excluir
    3. Olá!
      Seu comentário é interessante. De fato, o cristianismo (evangelho de Cristo) não é uma religião. Obrigado por compartilhar aqui essas palavras.
      Que a luz de Jesus brilhe através de você de modo a alcançar, iluminar e renovar a mente de todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊👍

      Excluir
  3. Meu pai era pastor da assembleia de Deus, nasci na fé mas ao longo da vida estudando pesquisando a biblia etc aprendi muitas coisa que o espaço aqui não dá para as citações ref. Primeiro que devemos deixar o fanatismo de lado para lê a bíblia; segundo que muitas mensagens foram escritas em momento de grande emoção por alguns; terceiro, temos uma biblia que foi montada e traduzida pela igreja católica. A existência atual do pai, filho e espirito santo é a salvação da humanidade, quanto a bens materias são para todos, isso quer dizer que até o não adorador pode viver bem ou mal igualzinho ao que adora. Na criação Deus já nos criação deu micro poderes o que deu aos anjos em quantidades diferentes e esses poderes não sabemos usar para cura etc. Ser pobre ou rico não interfere na salvação. Consciente já orei por pessoas com doenças incuráveis e elas ficaram curadas até líderes religiosos. Agradeci a Deus pelo poder que me deu porque tudo veio dele. Poucos lideres religiosos sabendo disso usam esses micros poderes para enganar as multidões em busca de curas e prosperidade, fazendo discurso de que Deus deu riquezas e sabedoria a Salomão, sendo que foram textos escritos por força da palavra, pois Salomão era filho de rei tendo tido a melhor educação da época e herança do pai sem contar da convivência com os profetas. Salomão apenas soube usar o poder dado na nossa constituição. A terra foi criação de Deus para nós, é a nossa casa passageira não existe duas terras uma para pecadores e outra para adoradores, é como a casa de um pai material com vários filhos, uns sabem fazer uso dos bens, da alimentação outros não, acabam não prosperam mas são filhos do mesmo pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui. Deus abençoe você.

      Excluir
    2. Olá Maciel.
      Obrigado por comentar.
      Que Deus abençoe você.

      Excluir
    3. Na minha visão, o grande "erro "ACONTECEU em dois pontos, isso tudo porque com propósito...quando Davi quis construir templos para adorar a Deus e entendeu errado a resposta de Deus a Natan 🤔 e quando Constantino " decretou cristianismo uma religião...mas isso tudo porque ainda éramos criança aí era necessário leitinho ,mas agora Cristo tem revelado para aqueles que segunda a escritura Ele quer, segundo Cristo nem todos entenderam mas só aqueles que Ele quiser revelar...

      Excluir
  4. Boa noite,vim agradecer pela explicação,o senhor Jesus me deu o dom da prosperidade, decidir então aprender um pouco mais sobre esse dom,e nessa postagem aprendi mais,esse dom causa inveja, ciúmes etc, não foi algo que pedir ao senhor foi ele que colovou em minhas mãos,mais e um dom que tem que ta a todo tempo orando pelo simples fato de ter pessoas ao nosso lado com inveja, nós ,ver a aparência mais Deus ver o coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati Oliveira.
      Obrigado por sua visita, leitura e comentário.
      Que Deus continue abençoando você abundantemente.

      Excluir
  5. Ok .mas isso é o corpo da prosperidade.bem existe pessoas q nascem com o dom e as pessoas que nascem com Dom Deus tem um plano santo com ela para glória de Deus.Mas se ela quiser buscar o dom ela deve aceitar jesus se batizar ter o novo nascimento é morrer para mundo e nascer nova criatura aí obedecendo a Bíblia ela será filho de Deus herdeira de Cristo e corredeira de Deus terá a primogenitura de filho e se for obidiente não será como a Bíblia dia menino senão será (como escravo) se obedecer será um filho q quesce e toma posse da herança aí Tiago manda buscar a sabedoria pedindo a Deus visto que buscou o Reino de Deus em primeiro lugar se preparou cresceu na graça se transformou em homem da estatura de Cristo visto que o dons são irrevogaveis tem q ter vida com Deus plena aí Deus dá o dom fora disso é mentira do diabo vai pedir e não vai receber Deus não quer escândalo porque benção financeira muitos recebem mas dom é conquista de poucos o caminho é estreito milagre fé muitos tem conhecimento muitos temas prosperidade é tudo na vida espiritual familiar saúde comércio enfim é ter tudo próspero enfim é mais alto a Tristeza q tem gente com dinheiro cheio de pecado é acaba infeliz na vida e pensa que é próspero tem que entrar no mar como profeta passar com águas do pescoço e mergulhar e usar de fé e confiar em Deus e nadar para o mar e não confiar com pés na areia é entrar nas profundezas das águas do Espírito Santo aí terá o dom de prosperidade os filhos de Deus Crescido sem banalizar o maior dos dom visto que o amor não é amor pois o amor é Deus E Deus não é dom Deus é amor é tudo de bom e Cristo subiu e deu dons aos homens. amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus abençoe você.

      Excluir
  6. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir
  7. Jesus Cristo é o senhor, para a glória de Deus pai. Obrigado meu Deus por tudo que o senhor tenha mindado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Jesus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.

      Excluir
  8. Isso foi incrível..
    Abriu a minha mente de uma forma extraordinária...
    Muito obg por compartilhar isso conosco...
    Que Deus te abençoe 1000x mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito contente em saber que o texto foi útil a você de alguma maneira.
      Saiba que o seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que a divina luz de Cristo brilhe intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  9. Está bem claro que o texto de Eclesiastes 5.19, não se fala de dom espiritual, como está no Novo Testamento, mas sim, trata-se de um dom no sentido de "presente". Se vc tiver dúvida, basta apenas ver que esse "dom" está em letra minúscula, não se referindo a dons espirituais. Não podemos confundir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexnaldo.
      Obrigado por deixar a sua contribuição aqui.
      Deus abençoe você
      Grande abraço.👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista