Pular para o conteúdo principal

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou." João 14.27


"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14.27

O que você sabe sobre a paz de Cristo?

Esta palavra falou comigo logo que me converti e eu compreendi que a paz de Cristo não é um sentimento, mas sim um entendimento baseado em dois pilares simples e poderosos que foram revelados no próprio versículo de João 14.27 citado no princípio deste texto; que diz:

"...Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

1: Não se turbe turbe o vosso coração;
2: Nem se atemorize;

Percebeu?

A paz que Cristo nos deu está firmada em "Não se turbe o vosso coração", ou seja, não se preocupar com as coisas que estão ao nosso redor; não encha seu coração com preocupações ou sofrimentos, aprenda e desenvolva a confiança em Deus. E, "nem se atemorize", em outras palavras; não tenha medo. Nenhuma pessoa que deixa o medo fazer morada em sua vida consegue receber e viver a paz de Cristo; pois onde há medo não há paz. Eu pretendo fazer postagens específicas falando sobre estes dois temas; a confiança em Deus e o medo, mas por hora vamos falar um pouco sobre cada um deles apenas para concluir nosso assunto aqui neste texto.

* Confiança em Deus.

Uma coisa importante para saber sobre confiar em Deus é que tal confiança ou é total ou não é confiança. Ou a pessoa confia totalmente em Deus ou não confia nada; não existe meia confiança no Senhor; quem confia em Deus pela metade ou com ressalvas, na verdade não confia. Salomão sabia disso e por este motivo escreveu: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes (apoies) no teu próprio entendimento" Provérbios 3.5 Ou seja, as coisas que você pensa, sente ou vê não servem para te nortear quando o assunto é confiança no Senhor.

O verdadeiro cristão é como aquele salmista cuja confiança diz: "O Senhor é meu pastor; nada me faltará". Salmos 23.1 Confiar em Deus é crer que Ele controla todos os aspectos de nossa vida, supre todas as nossas necessidades em abundância, dirige nossos passos e que por causa Dele todas as coisas cooperam para o nosso bem independente de como o mundo está. Essa é a mentalidade cristã da confiança em Deus e uma das bases da Paz que Jesus deu a todos nós.

Agora vamos ao segundo pilar.

"...nem se atemorize"

* Combate contra o medo:

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor..." 2 Timóteo 1.7

Alguém já disse que sentir medo é normal, mas ser dominado por ele não é. O Apóstolo Paulo falou em certa ocasião que: "...todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1 Coríntios 6.12b, Ou seja, sentir medo até é permitido, afinal, somos todos humanos e o medo é algo inerente de nossa condição de humanidade desde que houve a queda de Adão, mas nenhum de nós pode se deixar dominar pelo medo.

E como fazemos isso?

O único caminho para enfrentar, dominar e vencer o medo é usar a confiança em Deus. Por isso o versículo de João 14.27 diz primeiro "...Não se turbe o vosso coração..." e em seguida "...nem se atemorize.", porque a forma de não temer o que está a nosso redor é ter bem desenvolvida a confiança de que o SENHOR governa nossas vidas como vimos no tópico anterior.
Grande parte dos medos que sentimos está firmado sobre a falta de confiança seja em nós mesmos, nas circunstâncias, nas outras pessoas e até mesmo em Deus. Acompanhe estes exemplos:

*Pessoas têm medo de dirigir porque não possuem confiança em si mesmas ao volante, mas quando desenvolvem, com a prática, esta confiança, o medo desaparece;
*Muitos tem medo de andar de avião porque não confiam que a aeronave é segura o bastante para se sustentar no ar;
*Existe aqueles que têm medo do que o futuro lhes reserva porque não têm confiança em si ou de que as circunstâncias sociais e econômicas do país lhe serão favoráveis no longo prazo;
*Existe também as pessoas que têm medo de se relacionar, seja amistosamente, sentimentalmente ou profissionalmente, com determinados indivíduos simplesmente por não confiarem neles.

Ou seja, onde há falta de confiança, o medo reina. Então como podemos mudar este panorama em nossa vida?

Todas aquelas pessoas citadas nos exemplos acima temem porque tentam colocar sua confiança em outras pessoas ou circunstâncias que são mutáveis e, portanto, nem sempre são sólidas, previsíveis ou favoráveis. Já os Cristãos aprendem a colocar toda a sua confiança em algo imutável, que é o próprio Deus, "porque eu, o SENHOR, não mudo..." Malaquias 3.6, e portanto, não temem a impermanência das circunstâncias. Cristãos verdadeiros entendem muito bem três verdades importantíssimas sobre o Senhor:

1: Deus nunca falha;
2: Deus nunca erra;
3: Deus nunca muda;

Por ter esta confiança bem desenvolvida, cristãos vencem os medos de suas vidas tornando-se pessoas que as circunstâncias do mundo não são capazes de abalar ou atingir verdadeiramente, pois está escrito: "Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala..." Salmos 125.1

Mais uma boa notícia para você saber sobre o medo é que depois que você o vence, você também o elimina de seu coração, você o domina completamente e ele passa a não incomodar mais.

Compreendendo e aplicando estes dois pilares, certamente você terá se apoderado da paz que Jesus Cristo disponibilizou a todo cristão e que faz com que estes vivam suas vidas em um nível muito diferente das demais pessoas do mundo.

Se esta não era a sua mentalidade com relação a paz de Cristo, apodere-se dela e a desenvolva em seu coração. Plante a confiança; não se preocupe, vença e elimine os seus medos, saiba que nosso Senhor faz com você o mesmo que com o escritor sagrado que deixou registrado a seguinte afirmação: "Guia-me mansamente a águas tranquilas" Salmos 23.2

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Alexandre.
      Eu é que agradeço por sua visita aqui no Pergaminhos Eventuais.
      Que Deus te abençoe com saúde, sabedoria, sucesso, e, multiplique sobre ti a magnífica paz de Cristo.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Muito importante este artigo. Qdo meu marido se internou por covid, e ele já tem Parkinson, o medo tentou me dominar mas orei muito, louvei, clamei a Jesus ,confiei no Senhor. Ele sempre nos ensina de diversas maneiras, até através das provações . Ele nos deu a vitória. O cristão não deve olhar p as circunstâncias e sim p a misericórdia e graça divinas. Amém 🙏.

      Excluir
    3. Olá!
      Saber dessa vitória magnífica que Cristo deu a vocês fez meu coração extremamente alegre.
      Muito obrigado por compartilhar aqui através do seu comentário.
      Que a potente mão de Deus continue abençoando a vida de vocês das mais diversas maneiras e que a Paz de Cristo esteja sempre no centro da vossa consciência.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Uma semana com está palavra, fui buscar mas conhecimentos e encontrei obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito contente em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois, e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
  3. Deus abençoe muito sua vida, que palavra edificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredite; seu comentário aqui já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que Cristo dê clareza, consciência e lucidez de pensamento a você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Jair!
      Obrigado pela correção. Já está devidamente ajustado.👍
      Que Deus abençoe você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  5. A palavra de Deus é o nosso melhor guia para os nosso problemas e saúde mental. Que palavra poderosa e que texto incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz! 😊
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui. Fico contente em saber que você gostou do texto. Louvo a Deus por isso.
      Que a maravilhosa Paz de Cristo seja abundante em você de tal modo que abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.👍💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista