Pular para o conteúdo principal

Fazei todas as coisas sem murmurações... Filipenses 2.14




"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas" Filipenses 2.14

Eis aqui um dos maiores males das pessoas atualmente. Em uma postagem anterior a esta eu falei sobre o fato de nossas palavras serem sementes, e que, portanto, precisamos plantar palavras boas em todo momento para que possamos colher os bons frutos gerados por estas palavras; mas como uma pessoa vai colher bons frutos se tudo o que sai de sua boca são palavras e frases ruins? Pois está escrito:
"Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre..." Provérbios 18.20

Não é preciso ser nenhum gênio para saber que murmurações não são palavras boas, murmurações são palavras que contaminam a nós mesmos e a todos que estão em nosso redor; a murmuração é como um vírus contagioso que é capaz de destruir a visão e roubar a alegria e a felicidade das pessoas, mas mesmo assim este é um dos hábitos mais praticados por muitos. Não sei se você já prestou atenção no que as pessoas falam, mas eu já; e percebi que elas passam muito mais tempo murmurando do que eu pensei que fosse possível, e o pior era que eu também fazia isso.

Quando entram numa fila, seja de banco ou supermercado, por exemplo; reclamam que a caixa é muito lenta, que há poucos caixas funcionando, que os idosos demoram demais, que o supermercado ou banco do vizinho ou conhecido atende mais rápido e coisas deste tipo. As pessoas murmuram no trânsito, no trabalho, em casa, nas praças, nos parques, nos shoppings, nas escolas e universidades e até nas igrejas. É muito comum ver multidões inteiras falando que as coisas estão difíceis hoje em dia; que está ruim pra todo mundo; que o governo não presta; que a economia vai mal; que a água dos reservatórios públicos vai secar; que o mundo vai acabar; que não possuem dinheiro suficiente; que as coisas estão muito caras; que o trânsito está um caos; que o calor só aumenta; que a violência está em toda parte; que ninguém lhes dá uma oportunidade; e muito mais. Estas pessoas não estão apenas fazendo simples comentários sobre as coisas que as rodeiam, elas repetem e repetem as mesmas frases como uma espécie de bordão ou mantra ruim e nem se dão conta de que este hábito está contaminando a elas próprias e a tudo em suas vidas.

Mas nós cristãos não devemos compartilhar de nenhuma destas palavras; e você sabe por quê?
Muito simples; Veja novamente o que está escrito no livro de Provérbios 18.20:

"Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre..."

Sabe como esta mesma passagem está descrita na bíblia Viva? Está assim:

"Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos" 

É simples assim. Quando sua boca plantar murmurações o fruto que você colherá para comer será mais "motivos" para murmurar e depois de entrar neste círculo de plantação e colheita ruim, fica bastante complicado sair. As pessoas que fazem isso são como aquele cachorro correndo atrás do próprio rabo; e muitas estão fazendo isso há anos.
A primeira coisa que deveriam compreender é que murmurar não muda a situação;
A segunda coisa que deveriam saber é que embora não pareça, murmurar consome muita energia mental; por este motivo quem murmura geralmente não faz nada para mudar a forma como enxerga as coisas.

O cristão possui uma outra visão das coisas, eles sabem que a murmuração não muda a situação seja ela qual for, gasta energia sem nenhum propósito, e gera muitos frutos ruins que contaminam a vida. Um cristão não murmura mesmo que tenha "motivos" para isso porque ele sabe que suas palavras geram frutos e os frutos que ele deseja colher são frutos de bençãos, para isso é necessário plantar boas palavras mesmo que as coisas estejam aparentemente desfavoráveis; então, em qualquer situação cristãos falam pela fé.

Algumas pessoas se justificam com a seguinte desculpa: Ora! Quando as coisas melhorarem eu mudo a minha forma de falar.

Estas pessoas estão esperando que o tempo se torne favorável (as coisas melhorem) para que, só então, possam semear boas sementes (palavras), mas não é assim que deve ser feito porque está escrito:

"Quem olha para o vento nunca semeará..." Eclesiastes 11.4a

Cristãos plantam boas palavras em fé, e não se baseiam em circunstâncias.

Examine-se e veja como tem sido suas palavras em relação as situações da sua vida: Você tem, sempre que possível, aproveitado pala falar frases negativas? Você tem o costume de reclamar de tudo? Você se sente bem quando está fazendo estas coisas? Você costuma achar que tudo está errado?

Se você faz isso; procure mudar suas palavras. Fale coisas boas ou não fale nada. Aprenda a dominar seu coração para que possa falar apenas coisas boas; pois está escrito:

"...Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." Mateus 12.34b

Então você pode pensar:
Como eu faço isso?
A bíblia nos mostra de forma simples e prática um modo de mudar nossos pensamentos e consequentemente nossas palavras:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."  Filipenses 4.8

Baseando-me nesse versículo de Filipenses fiz uma postagem falando como podemos mudar nossa mente aproximando-a do modelo da mente de Cristo porque isso certamente pode ajudar a combater com o hábito da murmuração.

Quando não perdemos tempo murmurando, nossa visão muda, tudo se faz novo e conseguimos ver mais claramente o que Deus tem feito e deseja fazer em nosso favor; fica muito mais fácil viver uma vida com felicidade, alegria e motivação que são um terreno fértil para que a fé prospere abundantemente.

Quando vivemos sem murmurar nos tornamos diferentes das pessoas do mundo e um novo brilho aparece em nossa vida, por esse motivo a bíblia diz: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo..." Filipenses 2.14-15

Quando você viver sem murmurar sua vida se tornará como um farol de Deus que ajudará outras pessoas a encontrar o Caminho.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista