Pular para o conteúdo principal

Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6.7



"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6.7 

Vamos falar um pouco sobre plantação. Tudo o que fazemos é uma espécie de plantio; nossos pensamentos são sementes, nossos atos são sementes, nossas palavras são sementes, nossas emoções são sementes e até nossos sentimentos e sonhos são sementes. Cabe a nós plantarmos em nosso interior e nos relacionamentos com as outras pessoas que nos rodeiam, as sementes corretas tais como: Otimismo, entusiasmo, alegria, coragem, fé, confiança-em-Deus, autoconfiança, tolerância, bondade, generosidade, esperança, equidade, decisão, caridade, liberalidade e tantas outras. Precisamos aprender a viver sempre plantando boas sementes.

Eu sei; nem sempre é tão fácil fazer o plantio correto. Algumas pessoas insistem em tentar fazer com que nós tenhamos uma plantação ruim, são pessoas que querem a todo custo incutir em nós pensamentos negativos, falta de confiança em Deus e em nós mesmos, pessimismo, murmurações (porque o governo isso; porque o presidente aquilo, porque a economia aquilo outro...), são pessoas que, por vezes, querem roubar nossos sonhos verdadeiros e tentam fazer com que plantemos dúvidas, raiva, medo, amargura e outras sementes ruins que são extremamente nocivas se forem cultivadas em nossas vidas ou nas vidas daqueles que amamos. Infelizmente estas pessoas sempre existiram e sempre existirão, porém, os cristãos sabem exatamente qual tipo de semente precisam cultivar em suas vidas e não abrem mão de fazer o plantio correto, porque está escrito: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6.7 

Você já deve ter ouvido a seguinte afirmação:

"Deus é tão bom que deixará você plantar o que quiser, e o Senhor é tão justo que permitirá que você colha exatamente o que plantou."

É exatamente isso que o texto de Gálatas 6.7 está dizendo quando afirma que "Deus não se deixa escarnecer", ou seja; não há como enganar ao Senhor; não há como plantar sementes ruins e colher bons frutos; porque, "Tudo o que o homem semear, isso ceifará.", é assim que funciona, e os sábios usam esta regra em seu favor, mas os tolos a ignoram.

Se você plantar Raiva colherá mais raiva;
Se plantar medo colherá mais medo;
Se plantar avareza colherá mais avareza;
Se plantar murmurações, colherá mais murmurações...

Por outro lado:

Se você plantar alegria colherá mais alegria;
Se você plantar coragem colherá mais coragem;
Se você plantar compreensão colherá mais compreensão;
Se plantar confiança colherá mais confiança;
Se você plantar Fé colherá mais Fé;
Se plantar gratidão colherá mais gratidão;
Se você plantar amizade colherá mais amizade;
Se você plantar prosperidade colherá mais prosperidade...
E assim por diante.

É importante saber que tanto as boas sementes como as sementes ruins geram furtos em abundância, portanto devemos passar a fazer um exercício diário para identificar quais sementes temos carregado conosco, pois são elas que nós temos plantado. Se percebermos que temos plantado sementes ruins devemos parar e substituí-las imediatamente por sementes boas; lembre que nossos pensamentos, atos, palavras, sentimentos, sonhos e emoções são nossas sementes.

Outro ponto importante para o qual devemos atentar é que há dois tipos de solo onde podemos depositar nossas sementes, mas somente um deles é propício para gerar os frutos que desejamos. Você saberia dizer quais solos são estes?

A resposta é: Carne e Espírito. Como está escrito: "Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna". Gálatas 6.8.

Eu explico melhor.

O homem pode semear seus pensamentos, atos, palavras, sentimentos, emoções e sonhos em sua carne. Todas as vezes que uma pessoa faz isso ela estará semeando sementes ruins como aquelas que já vimos anteriormente, e os frutos serão desastrosos; "...o que semeia na sua carne da carne ceifará corrupção..." . Ou podemos semear nossas boas sementes no solo do Espírito, e todas as vezes que fazemos isso estaremos semeando boas sementes que redundarão em bênçãos para nós e para quem nos rodeia; "...mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna". É muito simples, boas sementes são lançadas em solo bom e geram abundância de frutos bons; já as sementes ruins são semeadas em solo ruim gerando abundância de frutos ruins.

Desde que aprendi sobre isso tenho dedicado algum tempo a prestar mais atenção no procedimento das pessoas, e o que percebi foi que elas gastam muito tempo e esforço de suas vidas fazendo plantações gigantescas de sementes ruins em solo ruim, mas todas desejam colher frutos bons, infelizmente isso não acontece e as pessoas continuam plantando, e plantando, suas mesmas sementes ruins sem se dar conta de que quando mudarem suas sementes tudo se fará novo, pois:

Não adianta uma pessoa plantar medo e esperar colher respeito;
Não adianta uma pessoa plantar indiferença e esperar colher amor;
Não adianta uma pessoa plantar inimizade e esperar colher amizade;
Não adianta uma pessoa plantar arrogância e esperar colher honra;
Não adianta uma pessoa plantar vícios e esperar colher saúde...
E assim por diante.

Quando uma pessoa mantém pensamentos agressivos ou maldosos a respeito de seu próximo, está plantando sementes ruim;
Quando uma pessoa fala algo que atinge seu próximo de alguma forma, está plantando uma semente ruim;
Quando uma pessoa cultiva raiva de seu próximo está plantando uma semente ruim;
Quando uma pessoa deseja atrapalhar ou anular o sucesso dos outros está plantando uma semente ruim;

Da mesma forma que:

Quando qualquer um trata a si mesmo de forma nociva, ou seja, não acredita no próprio potencial, se acha inferior às outras pessoas, não se valoriza adequadamente, não cuida da própria saúde física e mental, deprecia as próprias capacidades, e assim por diante; também está plantando sementes ruins.

Por outro lado:

Quando você dá uma palavra de ajuda para alguém, está plantando uma semente boa;
Quando você se alegra com o sucesso dos outros, está plantando uma semente boa;
Quando você é uma pessoa grata está plantando uma semente boa;
Quando você transmite genuíno otimismo aos outros está plantando uma semente boa;
Quando mantém pensamentos positivos, gentis e fortalecedores a seu próprio respeito, está plantando sementes boas;
E assim por diante.

Seja muito cuidadoso(a) com seu plantio, a partir de hoje, pense dez vezes, se for preciso, antes de falar algo ou fazer algo; combata pensamentos, sentimentos e emoções que, embora sejam até cômodas e, muitas vezes, prazerosas, podem gerar frutos de destruição para sua vida ou para a vida de outras pessoas. Cabe a cada um de nós, cristãos, optarmos por plantar somente aquilo que gerará os frutos de que necessitamos; ou seja, faça sua plantação de acordo com aquilo que você deseja colher:

*Se você precisa de alegria, plante alegria; ou seja, alegre-se, primeiro com as coisas pequenas e depois gradativamente você conseguirá passar para as grandes;
*Se você precisa de coragem; plante coragem, ou seja; enfrente os seus medos com confiança e atitudes prudentes;
*Se você deseja tolerância; plante tolerância, ou seja, pratique compreender as diferenças;
*Se você deseja otimismo, plante otimismo, ou seja; passe a acreditar que o melhor de Deus para a sua vida ainda está por vir, e que Ele está sempre providenciando para nós muito mais do que necessitamos;
*Se você deseja felicidade, plante felicidade; ou seja; tome a decisão de ser feliz mesmo que as coisas não estejam como você acha que deveriam estar;
*Se você deseja fé; plante fé; ou seja, aja pela fé;

Toda boa semente nos é dada pelo próprio Deus, com a finalidade de que as plantemos e possamos usufruir de seus frutos que servirão não só para nós, mas para quem nos rodeia também; como está escrito:

"Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça." 2 Coríntios 9.10

Quando plantamos as boas sementes, recebemos em troca abundância de frutos, mas além disso, cada fruto traz em si abundância de novas sementes que quando plantadas novamente geram multiplicação da abundância, ou seja, quanto mais você praticar plantar atos, pensamentos, sentimentos, palavras e sonhos de bem, mais sementes destas terá para plantar novamente e até distribuir com outras pessoas ao redor: "multiplicará a vossa sementeira"; e consequentemente mais e mais frutos terá em sua vida: "aumentará os frutos da vossa justiça.". É um círculo virtuoso de plantação-colheita-multiplicação-plantação.

É assim que sua vida espiritual e física vai se desenvolver incrivelmente para uma nova realidade cristã extraordinária onde as boas sementes como estas, que você plantar, vão germinar, crescer, se multiplicar e gerar frutos de justiça em abundância que beneficiarão você, sua família e todos ao seu redor.


Comentários

  1. Estudo maravilhoso sobre esta passagem. Peço permissão para publicar e compartilhar com outras pessoas pois me edificou muito e sei que ensinará e edificará outras pessoas. Quero compartilhar como uma forma de plantar e colher muitos frutos bons!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado por sua leitura e comentário.
      Fique à vontade para compartilhar com quantas pessoas você desejar.
      Que Deus o abençoe abundantemente.

      Excluir
  2. belas e inspiradoras palavras. Não term como escapar plantou, colheu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio. Agradeço por seu precioso comentário. Deus o abençoe abundantemente.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado por sua leitura e comentário Aline.
      Que a Paz de Cristo esteja com você.

      Excluir
    2. Parabéns pelo seu estudo, que o senhor te abençoe e continue te inspirando e te usando poderosamente.

      Excluir
    3. Oi Emerson!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Muito obrigado por visitar o blog.
      Que Jesus lhe dê muita paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  4. Parabéns por este estudo maravilhoso ele me ajudou muito no culto de ensinamento hoje na igreja que dirijo Deus bradou foi uma bênção que Deus continue abençoando a sua vida e te usando nas suas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muito contente em saber que este texto foi útil a você e a igreja que você dirige. Muito obrigado por sua visita e leitura. Seu comentário é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que Jesus Cristo lhe conceda paz, saúde e sucesso em abundância.

      Excluir
  5. Um texto fantástico! Dá para perceber Deus em cada linha e entrelinha dessa dissertação. Confesso que mudou minha vida aprender com você hoje, meu amigo. Que nosso amado Senhor continue te usando assim: de maneira simples, mas sobrenatural. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito contente em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus abençoe a sua vida multiplicando abundantemente todos os frutos da sua plantação pessoal.
      Forte abraço.

      Excluir
  6. isso sim que é uma mensagem que edifica qualquer um, amei!!!. que Deus continue te abencoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos.
      Obrigado por sua visita aqui no blog.
      Acredite; seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que Jesus Cristo multiplique suas sementes e aumente sua colheita de paz, saúde, sabedoria, realização e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Que Deus continue te abençoando e capacitando para nos edificar com tamanha grandeza de palavra.
      Deus te abençoe graciosamente.

      Excluir
    3. Olá!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui, por que isso já é uma grande bênção para mim.
      Que a divina luz de Cristo ilumine cada vez mais a sua vida.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  7. Que palavras carregadas de bençãos e paz. Obrigado por elas. Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita.
      Agradeço por sua visita e comentário aqui. São bênçãos de Deus para mim.
      Que nosso SENHOR, Jesus, abençoe você abundantemente com paz, saúde, sucesso, sabedoria e realização.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá! Fico muito contente em saber disso.
      Que Deus abençoe a você com muito mais alegrias, realizações e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Ótimo texto mesmo escrito a tempos, esta atualizado ....

      Excluir
  9. Luiz Cezar, PARABÉNS!!!!
    Que inspiração hein, Deus seja louvado, estava escrevendo sobre isso para uma pessoa, da reciprocidade que nos aproximou, uma menina do meu trabalho, que mal nos falávamos durante um ano e pouco que trabalhamos juntas, e pouquíssimas vezes nos encontrávamos , mas era um carinho, um respeito, uma admiração.....ai lembrei dessa passagem pra passar pra ela, que plantamos o "bem e a alegria", por isso quando compartilhamos das mesmas atitudes, há proximidade, sentimentos iguais....ai fui procurar a passagem biblica sobre isso "plantio e colheita" e me deparei com esse estudo MARAVILHOSO, ia te pedir pra compartilhar, para que vidas sejam edificadas como as de muitas foram, inclusive a minha.....e já vi nas mensagens abaixo que você autoriza né....BENÇÃO!! Que Deus continue te inspirando meu caro.....Deus o abençõe grandemente. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rô Morgani!
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Obrigado por deixar este comentário tão gentil aqui.
      Fique à vontade para compartilhar qualquer texto deste blog.
      Que Jesus abençoe essa menina do seu trabalho.
      E que o SENHOR, nosso Deus aumente você mil vezes mais do que sois; e te abençoe como te tem falado.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. AMEMMMMMM Cesar....que assim seja em nome de Jesus!!
      E continue escrevendo, este é seu dom precioso.
      Deus te abençõe hj e sempre!
      Grande abraço!!!

      Excluir
  10. Palavras verdadeiras e edificantes amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  11. Maravilhoso seu estudo!! Quanta unção do Espírito Santo e nos alegra, vi Deus em cada detalhe!! Estou maravilhada!! Deus abençoe seu dom e continue!! Conheci hoje seu blog!! Vou ler os outros!! Deus abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã!
      Seu comentário alegrou o meu coração. Obrigado por compartilhá-lo aqui.
      Que a maravilhosa luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você.

      Excluir
  12. Obrigada por compartilhar este conhecimento, amanha farei uma live no instagram e usarei parte deste conteudo. obrihada. Deus abençoe Bp Rosana Bittencourt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bispa Rosana Bittencourt!
      Meu coração se alegra em saber que o texto foi útil de alguma maneira a você.
      Obrigado por deixar seu gentil comentário aqui.
      Que nosso SENHOR, Jesus Cristo, sempre lhe conceda Paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
  13. Amei esse estudo.
    Obrigada!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liriane!
      Fico contente em saber que esse texto foi útil a você.
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que a divina luz de Cristo brilhe intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  14. O estudo é muito bom, mas pra mim não ficou clara a questão do solo. Plantar no Espírito ou na carne. Obs. Não sou evangélica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilma!
      Sua dúvida é perfeitamente normal. Vou tentar responder.

      A "Carne"; basicamente trata-se do nosso Ego e de todos os vícios, ilusões e inclinações nocivas, negativas e até destrutivas que ele possui e provoca em nós;

      Já o Espírito é a ação de Deus em nós, podemos considerar o Espírito como a ausência, ou a morte, do Ego, que os cristãos chamam figurativamente de "crucificação da carne", que produz e sustenta em nós a prática de virtudes como o amor, a alegria, a mansidão, bondade, temperança, fé e outras.

      Espero ter ajudado ao menos um pouco.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.

      Excluir
  15. Que estudo abençoado!!!! Falou muito ao meu coração! Que Deus continue te abençoando e te usando a cada dia mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui, pois ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Fico contente em saber que você gostou deste texto.
      Que a maravilhosa luz de Cristo brilhe sempre intensamente através de você.
      Grande abraço.

      Excluir
  16. Gratidão por nós contemplar com tão sagrado conhecimento. Grata por sua partilha. BELÍSSIMO ... Simplesmente amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a maravilhosa paz de Cristo seja abundante em você, tanto nos seus pensamentos, como nas suas palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  17. Pode ter certeza que esse texto, é como uma semente, irei plantar e repassar essa semente para outras pessoas, gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tyto!
      Seja muito bem-vindo ao blog.
      Obrigado por comentar aqui.
      Que Deus dê o crescimento abundante a todas as boas sementes que você plantar.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  18. Que Deus lhe abençõe meu irmão, estava precisando desta palavra de alimento em minha vida, que Deus te use cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Olá Vitor Hugo!
    Fico contente em saber que esse texto foi útil a você de alguma maneira.
    Obrigado por deixar seu comentário aqui. Saiba que ele já é uma grande bênção de Deus para mim.
    Que Cristo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
    Grande abraço.😊

    ResponderExcluir
  20. Que a paz do senhor esteja com todo o povo de Deus amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário aqui alegrou o meu coração. Obrigado.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  21. Um estudo muito abençoador. Que Deus continue te inspirando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a luz de Cristo dê clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, a você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  22. Galatas 5 .24s que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  23. Que maravilha de estudo vou repassar,e espero que faça o mesmo efeito maravilhoso e edificante em muitas vidas como fez na minha ,Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente de saber que o texto foi útil a você de alguma maneira. Agradeço a Deus por isso.
      Que através de você a Luz e o Amor de Cristo possam tocar o coração e a mente de todos que estiverem ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  24. Gostei muito do seu estudo. Muito abençoado e pode ajudar a muitas pessoas. Você me permite compartilhar e lê -lo em meu programa de rádio? Que Deus continue te inspirando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pastora Graça Rodrigues!
      Fico muito contente, e louvo a Deus, por receber o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Sinta-se à vontade para compartilhar o texto no seu programa de rádio.
      Que a luz do Altíssimo brilhe cada vez mais intensamente através de você e alcance todas as pessoas ao seu redor.
      Grande abraço.😊💖👍

      Excluir
  25. Luiz , vc é um excelente escritor.
    Deus continue te usando, abençoou minha vida hoje com esta palavra. Estou compartilhando com minha familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilson! 😊
      Obrigado por seu comentário tão gentil.
      Fico contente em saber que você gostou do texto. Agradeço a Deus por isso.
      Obrigado por compartilhá-lo.
      Que a suprema luz de Cristo ilumine a sua mente gerando clareza, consciência e lucidez de pensamento, e de fé, de tal modo que todos ao seu redor sejam abençoados também.
      Grande abraço.💖👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista