Pular para o conteúdo principal

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Romanos 8.28



"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus." Romanos 8.28

Nenhum cristão jamais acreditou em conceitos tão mundanos e enganosos quanto sorte, azar, acaso e destino. Se alguém se diz cristão e acredita em coisas como estas precisará fazer uma análise íntima sobre suas crenças, porque cristãos acreditam unicamente em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus; além disso, na vida de um cristão não há coincidências.
Nada é dado ou tirado do cristão por sorte, azar, acaso ou destino; na verdade, tudo nos é dado pelo Divino poder de Deus que opera abundantemente em nossas vidas, mediante ao conhecimento que tivermos de Jesus. Como está escrito:
"Visto como seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que os chamou por sua glória e virtude." 2 Pedro 1.3

Grande parte das pessoas do mundo (a maioria absoluta) costuma se entregar a estes conceitos supersticiosos; elas vivem suas vidas durante anos e décadas procurando nortear seus pensamentos, hábitos e estilo de vida em sorte, azar, acaso e destino. Se algo positivo acontece dizem que é sorte; se algo negativo ocorre, falam que é azar; se uma sucessão de fatos ou circunstâncias coopera para um determinado momento, seja positivo ou negativo, atribuem ao acaso; e, se alguém consegue cumprir seus objetivos de vida alegam que é destino; por outro lado, quando não conseguem cumprir com seus objetivos também alegam que é o destino. Estas pessoas possuem uma visão muito limitada de tudo que as cerca, e, principalmente; são escravas destes pensamentos mundanos nocivos.


Felizmente Jesus providenciou para os cristãos libertação de pensamentos tão ilusórios e perniciosos quanto estes, lembre-se: "Estai, pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou" Gálatas 5.1; esta liberdade se aplica a absolutamente tudo em nossa vida, e, além disso, Ele nos presenteou com uma grandiosa e poderosa dádiva de sua graça: A Providência Divina. Como está escrito no versículo de abertura desta postagem: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus." Romanos 8.28

Não sei se você, leitor, está familiarizado com este conceito, mas o fato é que ouço inúmeras pessoas atribuindo suas vitórias e derrotas, conquistas e fracassos, alegrias e tristezas à sorte, azar, acaso e destino; e o pior é que algumas pessoas chegam a tentar trazer estes conceitos para dentro do cristianismo; não poucas vezes ouvi pessoas falando de "cristocindência", "Jesuscidência"; que nada mais são do que outros nomes para coincidências. Mas a verdade é que coincidências não existem, porém, infelizmente tas pessoas ainda não se libertaram destes pensamentos. Analise-se por um instante e verifique como é sua crença com relação a isso. Você acredita que é Deus o responsável por governar sua vida fazendo com que as coisas cooperem em seu favor ou você acha que está à deriva no mundo, sendo afetado por ventos sem sentido como sorte, azar, acaso e destino.

Nossa realidade é repleta de ilusões perigosas, e não há, na minha opinião, nenhuma mais perigosa do que essas quatro. A partir de agora passe a encarar as coisas com essa nova visão, não entregue o controle de sua vida para ilusões criadas por outros. Convença-se de que sua sorte está intimamente ligada ao seu trabalho e sua visão, e que você é o comandante de seu próprio destino. 

Quando eu estava escrevendo um de meus romances, intitulado Cruz de Fogo, que é uma ficção com temática cristã, eu percebi algo interessante que me saltou aos olhos, pois meditava na palavra de Romanos 8.28; percebi que havia em minha mente uma definição de Providência Divina que eu jamais ouvira em qualquer lugar, mas que depois que a coloquei no papel, e em prática na minha vida, jamais me abandonou; eu a mantenho sempre viva em meus pensamentos. veja a segui.

Providência = A forma onisciente com a qual Deus, O SENHOR, governa todas as coisas.

Ali construí, (edifiquei), um entendimento para minha vida de que Deus governa desde os átomos até ao movimento dos planetas que orbitam no universo; e tudo o que está entre um e outro, fazendo com que todas estas coisas trabalhem de forma orquestrada em favor daqueles que o amam.
Só para lembrar; Jesus disse certa vez: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama...". Este detalhe é muito importante!

Então jamais se esqueça:

Não existe sorte;
Não existe azar;
Não existe acaso;
Não existe destino;

Tudo o que há é a forma onisciente com a qual Deus, O SENHOR, governa todas as coisas também chamada de Providência Divina. E é esta providência que faz com que todas as coisas cooperem juntamente sempre em nosso favor.
Creia que Deus faz com que tudo ao seu redor aconteça em seu benefício, porque isso é verdade; eu sei que adquiri esta visão, no princípio, não é tão natural quanto deveria ser, eu também passei por isso, mas ao edificar esta visão em sua vida muita coisa vai mudar e seus olhos passarão a ver como Deus tem trabalhado em seu redor e em seu favor. Sua visão se ampliará, suas perspectivas se multiplicarão e novas janelas de oportunidade surgirão em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1

“Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.” Eclesiastes 11.1 Imagine por um instante que você está parado junto à margem de um grande e caudaloso rio, no qual, as águas passam por você ininterruptamente em grande volume. Agora imagine que em sua mão há uma cesta de pães de onde você retira alguns deles e gradativamente lança sobre as águas, um após outro. O que acontecerá com todos os pães que você jogar no rio? Exatamente isso que você imaginou. Todos são rapidamente levados para longe de você pela correnteza. E qual é a chance de você encontra-los novamente? Praticamente nenhuma. Mas porque criei toda essa visualização mental afinal de contas?  Para que você compreenda com mais facilidade a analogia utilizada por Salomão em Eclesiastes 11.1. O fato é que toda aquela visão mental que acabei de descrever é a forma como os cristãos compreendem a "mecânica" das boas obras. Como assim? A vida é como um grande rio e a corre