Pular para o conteúdo principal

O peso e a balança justas são do SENHOR. Provérbios 16.11



"O peso e a balança justas são do senhor..." Provérbios 16.11

Justiça é o segundo nome do cristão e antes que você se pergunte, o primeiro nome é amor. Esta postagem se propõe a falar um pouco sobre a justiça nossa de cada dia, mas não vou abordar as questões espirituais mais específicas relativas ao tema; meu foco aqui é dar uma visão mais básica e prática para aplicarmos em nosso cotidiano e no nosso trato com as pessoas em nosso redor.
Não é preciso dizer que praticar a justiça é algo que todo cristão tem como uma de suas principais características pessoais, além disso, tal prática lhe anima (motiva) e gera um profundo sentimento de contentamento. A bíblia diz isso da seguinte forma: "Praticar a justiça é alegria para o justo..." Provérbios 21.15

Jesus disse certa vez: "Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus." Mateus 5.20

Nós, como cristãos, devemos plantar e cultivar um elevado e amplo senso de justiça que englobe, entre outros: Justiça pessoal (não confunda com justiça própria), justiça interpessoal e justiça social. Além disso, o senso cristão de justiça deve, como o próprio Mestre Jesus disse, exceder tanto ao das pessoas do mundo quanto daqueles que se dizem religiosos.

* Justiça pessoal: Trate a si mesmo de maneira justa; não seja demasiado duro consigo mesmo, tampouco seja perfeccionista ou autocrítico em demasia e jamais compare a si mesmo com quem quer que seja, porque nenhuma pessoa consegue corresponder às suas próprias expectativas quando mantem pensamentos assim em seu coração; este é um caminho quase certo para a frustração e para a angustia. Eis um dos motivos pelos quais milhares de pessoas, todos os dias, caem em depressão. Elas esperam mais de si do que estão preparadas para dar ou produzir naquele momento, seja por pressões externas, de familiares, conhecidos, amigos, colegas de trabalho ou da própria sociedade; ou interna, ou seja, a própria pessoa acha que já deveria estar colhendo determinados resultados que, por vezes, ela ainda não plantou ou que ainda não chegou o tempo de colher; os motivos para estes pensamentos são os mais diversos e isso não é justo com elas mesmas. Salomão disse: "há tempo para todas as coisas debaixo do céu” Eclesiastes 3.1; compreender isso nos ajuda a sermos pessoas mais justas conosco mesmo poque cada indivíduo possui o seu próprio tempo de aprendizado, desenvolvimento e ação, seja espiritual, seja físico.

* Justiça interpessoal: Tratar aos outros com justiça é uma das formas de manifestar a diferença que há entre cristãos e não cristãos; embora este tópico seja muito extenso para ser abordado amplamente aqui, vou destacar dois pontos que considero importantes e que são suficientemente práticos para serem colocados em ação tão logo você termine a leitura.

1: "O Justo dá e nada retém". Provérbios 21.26b

Há dois comportamentos que pessoas justas costuma demonstrar. Pessoas com alto senso de justiça são caridosas e generosas; e só para deixar registrado a distinção entre estes dois comportamentos vou citar rapidamente: Caridade é quando você ajuda alguém que está precisando; já a generosidade é quando você ajuda alguém que não está precisando, mas você o faz apenas por possuir esta vontade de ser útil e ajudar. 

2: "A obra do justo conduz à vida" Provérbios 10.16a

Pessoas com este senso cristão de justiça não são pessoas destrutivas; tudo o que elas fazem é voltado para construir; neste caso estou falando sobre construir outras pessoas, ajudando-as em suas adversidades, multiplicando o conhecimento da Verdade (que é a Palavra de Deus), mas também todo o conhecimento que possa ser benéfico e trazer algum valor à vida do seu próximo. Apenas para citar um exemplo: Já vi pessoas que se diziam mestres, mas que nunca compartilhavam amplamente o conhecimento que dizem possuir com seus alunos/discípulos. No mundo existe uma máxima que reza que não se deve ensinar tudo a um pupilo, segundo o pensamento popular, deve-se sempre manter em segredo o "pulo do gato" e pessoas têm usado essa máxima em praticamente todos os seus relacionamentos interpessoais seja com colegas, com colaboradores, com sócios, com irmãos na fé, com alunos e até com seus cônjuges. Agora, a pergunta que faço é: Isso é justo?

Vejamos os exemplos de homens como Salomão, Paulo Apóstolo e o próprio Jesus Cristo; Homens que não só viviam e praticavam cotidianamente a justiça divina (A Palavra de Deus), mas que também eram em tudo exemplo de justiça. Quem não se lembra do celebre relato em que o rei Salomão usa de sua sabedoria para fazer justiça em favor de uma mãe que lutava para reaver seu filho roubado por uma usurpadora; leia 1 Reis 3.16-28. Salomão não foi apenas o homem mais sábio que já existiu (como se isso fosse pouco), ele foi também um dos homens mais justos de todas as gerações.

E quanto a Paulo e ao Mestre dos mestre, Jesus Cristo? Creio que suas obras falam por si só. Lendo a trajetória de Jesus vemos que nosso Senhor fazia não só a justiça divina curando todos os enfermos, libertando os cativos e expelindo demônios, mas vemos que Ele praticava a justiça interpessoal, pois abençoava também a vida de samaritanos, romanos e de quem quer que precisasse de ajuda, Jesus não fazia qualquer distinção entre as pessoas por qualquer motivo, quem precisasse Ele ajudava; todos os Seus esforços eram direcionados para construir as pessoas tanto espiritualmente como fisicamente e em todos os aspectos, porque é justo que a ajuda que está disponível a um ser humano esteja também a todos os demais. É dessa forma que devemos pensar também.

Já Paulo diz: "Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo" 1 Coríntios 11.1

A história deste homem está repleta de atos de justiça e ele o fazia porque era um legítimo cristão (parecido com cristo). Eu poderia citar vários atos de justiça praticados por Paulo, mas como isso alongaria ainda mais esta postagem, basta dizer que este mesmo senso de justiça que havia não só em Salomão, Paulo e em Jesus Cristo, mas também em muitos outros exemplos bíblicos, é o senso de justiça que há em todo cristão. Uma pessoa que não pratica a justiça para com seus semelhantes certamente não é um cristão; pode até ser religioso, mas nunca um cristão.

* Justiça social: Cristãos sabem que possuem uma dupla jornada para realizar, sabem que sua missão principal e sublime é pregar o evangelho a toda criatura, mas sabem também que precisam fazer com que o ambiente onde vivem seja um lugar melhor com sua presença. Trocando em miúdos; cristãos dão à sociedade um pouco do que Deus dá abundantemente a eles, cristãos dedicam algum tempo e outros recursos (Orações, conhecimento, dinheiro e outros) para ajudar em causas sociais; embora a raça humana jamais tenha passado por um tempo de tamanha prosperidade como nos dias atuais, (nunca se viveu tanto, a medicina evolui a cada dia, dá-se muito mais valor a qualidade de vida, o conhecimento se multiplica de maneira assombrosa, e financeiramente nunca houve tanta abundância; só para citar alguns exemplos), mas ainda há muitas desigualdades sociais e é aí que os cristãos entram levando a luz com ações que ajudem a sociedade a ser melhor e mais pacífica.
Está escrito: "Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar, e orai por ela ao Senhor, porque, na sua paz, vós tereis paz." Jeremias 29.7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista