Pular para o conteúdo principal

Deus quer que você seja rico. Apocalipse 3.17




"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado e miserável, e pobre, e cego, e nu)... Apocalipse 3.17

Antes que alguém possa contestar o título desta postagem, reflita um instante sobre o que vou falar a seguir:

Deus quer que toda pessoa seja salva? É óbvio que sim. "(Deus) quer que todos os homens se salvem..." 1 Timóteo 2.4

Deus quer que toda pessoa seja curada? Claro que sim. "...Jesus cristo te dá saúde..." Atos 9.34

Deus quer que todo individuo seja liberto? Não resta dúvida de que Ele quer. "Estai, pois, firme na liberdade com que Cristo nos libertou..." Gálatas 5.1

Mas as perguntas que se fazem necessárias são: Todo homem será salvo? Todo homem será curado? Todo homem será liberto?

Infelizmente a resposta é não. E os motivos são os mais diversos, porém o que eu creio ser o principal motivo para que a totalidade da humanidade não recebam tais dádivas divinas em suas vidas é o simples fato de que muitas pessoas vão preferir não crer em Jesus, e sem crer verdadeiramente em Jesus nada acontece. Pois está escrito: "...sem mim nada podereis fazer." João 15.5b. Ou seja, sem Jesus ninguém poderá se salvar, ninguém poderá se curar e ninguém poderá se libertar; e, voltando ao tema principal da postagem, sem Jesus ninguém poderá verdadeiramente ser rico.

Agora pense um momento; se Deus quer que todo Ser humano seja salvo, seja curado e seja liberto, então, por que Ele não haveria de querer que todo ser humano seja rico?
Ora! É lógico que Deus quer que todo ser humano seja rico "Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus." 2 Coríntios 9.11, porém, infelizmente nem toda pessoa será rica.

Mas você sabe o que é riqueza verdadeira?

Aqui temos a primeira chave deste entendimento. Riqueza não é só dinheiro; riqueza é liberdade, saúde, paz, caridade, generosidade, amor e abundância, mas também é dinheiro; e o versículo de 2 Cor 9.11 diz que Deus quer que você enriqueça em tudo; em liberdade, em paz, em saúde, em caridade, em generosidade, em abundância e em dinheiro também. Em tudo"Para que em tudo enriqueçais..."
Porém, Deus quer que você enriqueça por um propósito nobre que é a beneficência. "em tudo enriqueçais para toda a beneficência...". A palavra beneficência significa ato, hábito ou virtude de fazer o bem.
Então fica fácil deduzir que Deus quer que você seja rico para fazer o bem porque desta forma nosso testemunho de vida fará com que mais pessoas possam dar graças a Deus a partir dos benefícios que Deus fizer através de nós. "enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus."

Como esta postagem é voltada mais para a vida financeira vamos prosseguir dando ênfase nas questões relativas ao dinheiro. Com tudo o que foi dito até agora entendemos que O SENHOR deseja que os cristãos sejam verdadeiramente ricos para praticar o bem, mas infelizmente muitos não o serão, creio eu, simplesmente por não acreditarem que esta benção seja para todos.

Pergunte a si mesmo neste exato momento se você acredita que a benção da verdadeira riqueza é para você.

O primeiro passo para receber a benção é crer, e sem crer, as chances de que as coisas aconteçam ficam muito prejudicadas; portanto, o conselho que lhe dou é: Creia que Deus quer que todo cristão seja rico, inclusive você. E esta é uma dádiva, um dom, um presente que Jesus lhe dá desde que você creia. "...eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" João 10.10. Porém compreenda o significado verdadeiro de riqueza, porque é muito diferente daquilo que é ensinado pelo mundo.

Então você pode pensar: Ora! Conheço muitas pessoas que não são cristãs e são ricas.

E eu lhe respondo que muitas pessoas são aparentemente ricas, mas não são verdadeiramente ricas; nós achamos que muitas pessoas são ricas e muitas pessoas acham que são ricas, porque possuem dinheiro, casas, carros, e tantos outros bens de consumo; mas uma revelação interessante é que ter dinheiro não é ser rico, mesmo que a quantidade de dinheiro possuído seja absurda. Ter dinheiro é apenas ter dinheiro, como está escrito: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado e miserável, e pobre, e cego, e nu)... Apocalipse 3.17.

Muitas pessoas têm muito dinheiro mais não sabem se relacionar com ele; o dinheiro as domina; na verdade estas pessoas são desgraçadas porque fazem do dinheiro o seu deus; são miseráveis, porque acham que o dinheiro é o fim de todas as coisas amando-o mais do que a Deus e ao próximo; são pobres, porque não possuem nada além de seu dinheiro (que podem perder facilmente por qualquer revés da vida; como uma crise por exemplo); são cegas, porque não possuem a visão da verdadeira riqueza; e, são nuas porque não possuem as vestes lavadas pela divindade de Cristo em suas vidas (ou seja, não são cristãos). Infelizmente algumas destas pessoas estão dentro de congregações.

Deus quer que você seja rico, mas sem que você se sobrecarregue de dores, mentais ou físicas, no processo: "A bênção do senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores". Provérbios 10.22; ou seja, nada de depressão por causa de dinheiro, nada de ansiedades por causa de dinheiro, nada de avareza por causa de dinheiro, nada de desavenças por causa de dinheiro, nada de frustrações por causa de dinheiro e nada de qualquer coisa semelhante a estas por causa de dinheiro. Tudo isso, as pessoas que não conhecem a Cristo passam a vida inteira sentindo.

Então onde está o grande engano que pode estar lhe impedindo de crer que Deus quer que você seja rico?

O engano está na definição de riqueza que cada pessoa possui dentro do seu coração; pois a maioria das pessoas, como dito acima, acham que ter dinheiro é ser rico, mas a definição mais apropriada para a riqueza é liberdade; ter dinheiro faz parte, mas a riqueza verdadeira nasce de uma visão de riqueza baseada na fé; uma visão que mostra que é mais importante construir um patrimônio sólido que não adicione peso desnecessário em sua vida do que uma falsa imagem de sucesso; uma visão que mostra que liberdade é mais importante do que status, uma visão que mostra que ostentação (embora esteja na moda) não tem nada a ver com riqueza real; uma visão que mostra que dar é melhor do que receber, e por fim, uma visão que mostra que impressionar vizinhos, amigos e conhecidos é menos importante do que criar um estilo de vida e de consumo leve e financeiramente sustentável.

Eu gostaria de falar mais sobre este tema, pois ainda tenho muito a dizer, mas este texto ficaria grande demais e pretendo retornar a este assunto no futuro; por hora quero que você tenha em mente que Deus quer que você seja rico, mas livre-se do conceito de riqueza que o mundo apresenta em seus programas de TV, filmes e comerciais; procure na bíblia o verdadeiro conceito de riqueza, que é aquele que vem com humildade, simplicidade e modéstia. Procure pela visão da riqueza que nasce antes do primeiro centavo cair na sua conta; procure pela abundância de Cristo que está disponível para a sua vida e use tudo isso para ser uma benção na vida de sua família e do seu próximo.

Deus quer que você seja rico, mas não quer que o dinheiro esteja dentro de você, como está escrito:




Comentários

  1. nossa meu irmão eesas palavras foram diretas para mim eu estou enprecionado palavras de vida maravilhosas..voce tem o dom da palavra..meuquerido irmão..pramim a maior riqueza é o espirito santo..naõ existe outro bem maior doque..deus dentro da gente..a alegria não secomprara... a nada..nem o homem mais ricodesta terra... é feliz..ele pode ter a mulher que quizer....isso não e nada..meu bem maior é jesus..éclaro ter uma vida..de adoração fé amor aoprocimo..humildade...prosperidade,,simplicidade..sabe ser umapessoa tranquila.. isso jaé bomde mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Marcelo!
      Alegro-me em saber que este texto foi útil a você. Obrigado por deixar seu comentário aqui, pois é bênção para mim.
      Que o SENHOR, nosso Deus, vos aumente mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado.

      Excluir
  2. Paz do Senhor, meu irmão.

    Eu tenho dedicado um tempo para entender de forma mais clara essa questão de riquezas segundo a Bíblia.

    Tento me informa por meio de diversos canais: leio a Bíblia, assisto pregações sobre o assunto, leio livros e artigos na internet. Ambos, me edificaram. Mas quero aqui agradecer por disponibilizar o seu conteúdo que acrescentou em muito no meu entendimento.

    Que Deus possa te dar mais sabedoria ainda para promover a Palavra dele por meio desse canal.

    Quero aproveitar e te pedi um recomendação de livros que você leu sobre esse assunto que te ajudaram chegar nesse entendimento. Se possível, compartilha aqui nos comentários.

    Desde já, agradeço!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, irmão Klaylton.
      Ler seu comentário aqui alegrou meu coração; louvo a Deus por isso. Agradeço também a você pela gentileza de escrevê-lo.

      Tenho lido vários livros sobre diversos assuntos ultimamente, mas o seu comentário me fez perceber que nenhum deles trata especificamente deste tema; na verdade, creio que o entendimento que compartilhei aqui neste texto foi aprendido muito mais com o estudo da Escritura Sagrada e de como ela revela que os cristãos edificam um estilo de vida de liberdade em todos os sentidos, inclusive na área financeira.

      Aqui no blog há outros textos baseados em versículos bíblicos que tratam deste mesmo assunto e creio que você pode achar de alguma utilidade; eis alguns:

      "Não te canses para enriquecer..." Provérbios 23.4
      "Por que gastais dinheiro naquilo que não é pão..?" Isaías 55.2
      "Prosperidade é dom de Deus." Eclesiastes 5.19
      "Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre, tendo grande riqueza. Provérbios 13.7
      "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos." 1 Timóteo 6.17
      "...E o que recebe salário recebe num saquitel furado." Ageu 1.6
      "Bênção haverá sobre a cabeça do vendedor." Provérbios 11.26b

      Você pode encontrar todos estes textos aqui na seção TEXTOS no menu superior, ou simplesmente digitando o versículo no Google seguido do nome do blog Pergaminhos Eventuais.

      Novamente agradeço a você pelo comentário.
      Que Deus lhe dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
    2. Paz do Senhor!

      Muito obrigado por responder, irmão.

      Eu cheguei a ler outros artigos seus sobre o assunto, mas não cheguei comentar em todos. São conteúdos muito bons.

      Obrigado pelos textos compartilhados!

      Esse assunto passou a me chamar atenção de uns tempos pra cá quando comecei me deparar com a enorme quantidade de textos que falam finanças. Cheguei a ler outro dia, que das 38 parábolas que Jesus pronuncia, 16 discutem esse assunto. Além disso, há um estudioso (não lembro o nome agora) que ao se propor a estudar o tema, se deparou com cerca de 2 mil versículos que lidam com a questão do dinheiro e das posses.

      Infelizmente, é um tema que não é muito abordado nas igrejas. Mas ajudaria muitas pessoas que precisam ouvir mais prosperidade segundo a Bíblia.

      Abraço meu irmão, e assim como João escreveu a Gaio, te desejo "que tenhas boa saúde, que sejas bem-sucedido em tudo o que empreenderes, assim como é próspera a tua alma."

      Excluir
    3. Obrigado.
      Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista