Pular para o conteúdo principal

"O SENHOR é minha bandeira." Êxodo 17.15




"E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O SENHOR é minha bandeira". Êxodo 17.15

Você já parou para pensar sobre esta declaração contida nas Sagradas Escrituras e sobre o que há de entendimento prático nela?
A primeira coisa que devemos saber é que cristãos não carregam bandeiras do mundo, sejam elas quais forem, sejam elas causas sociais, políticas, econômicas, religiosas ou quaisquer outras. Pelo simples motivo de que a única bandeira do cristão é o próprio Cristo, O SENHOR; mas para nos aprofundarmos um pouco mais nessa questão vamos compreender melhor qual o significado de uma bandeira.
Basicamente uma bandeira é um símbolo que representa um estado soberano, ou um país, estado, município, organização, sociedade, clã, coroa, reino, povo ou mesmo uma família. Além disso,  uma bandeira também representa uma ideologia e uma mensagem. Durante anos pessoas sentiram medo ao avistar navios que traziam bandeiras pretas em seu mastro; pois a bandeira preta demonstravam a índole dos tripulantes de tal embarcação, piratas. Eles matavam, roubavam e destruíam tudo o que encontravam.
Por outro lado todos nos conhecemos a simbologia da clássica bandeira branca. Isso mesmo! A bandeira que demonstra uma clara mensagem de paz.
Séculos atrás, os exércitos quando iam para a batalha carregavam em suas primeiras fileiras o estandarte que demonstrava para seus inimigos a quem aquele exército servia e pelo que lutavam; um exemplo clássico e muito conhecido que posso usar para ilustrar isso é o de Roma; as famosas legiões romanas carregavam em suas primeiras fileiras seus estandartes, que nada mais eram do que bandeiras  com o desenho de uma águia e a inscrição "SPQR"; tal inscrição era uma abreviação da frase latina "Senatus Populusque Romanus" que significa "O senado e o povo de Roma". Com tal inscrição o exército deixava claro para seus inimigos contra quem estavam lutando e também servia para lembrar a seus próprios soldados por quem e para que eles lutavam, ou seja, os soldados romanos eram lembrados todas as vezes que viam o estandarte, que estavam naquela campanha pelo senado e pelo povo de Roma.
Ainda hoje uma bandeira representa um conjunto de princípios, ou um estilo de vida que as pessoas reconhecem e adotam como sendo seus e pelos quais vivem e até morrem. (basta ver as torcidas organizadas dos times de futebol).
É um tanto comum ver pessoas envolvidas em todo tipo de discussões e confrontos ideológicos, preferenciais, sociais, políticos, teológicos, religiosos e etc... O mundo possui variadas bandeiras esperando para serem adotadas e defendidas ferrenhamente, algumas são, de fato, causas nobres, outras nem tanto e algumas definitivamente não fazem o menor sentido. E como eu disse no início da postagem, cristãos não carregam nenhuma destas muitas bandeiras.
Então você se pergunta: E por que motivo um cristão não carrega bandeiras?
É muito simples:
Todas estas bandeiras, sejam elas nobres ou não, são bandeiras terrenas; e cristãos, como seres celestiais que são, como disse Jesus: "Por que não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo." João 15.19; não devem adotar, demonstrar e carregar algo que não seja também do céu. A única bandeira do cristão é o próprio Cristo, o Nome que carregam, que representa tudo aquilo em que acreditam, pelo qual vivem e pelo qual muitos já morreram.
O apóstolo paulo disse certa vez:
"Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra" 2 Timóteo 2.4
Ou seja; o cristão está sempre pensando em coisas mais altas do que as pessoas do mundo, "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra". Colossenses 3.2; O cristão está sempre pensando no bem maior e se envolver em conflitos de ideologias, filosofias, religiosidade, políticas, entre outras, é reduzir seu campo de visão e, por consequência, o campo de ação também.
Isso não significa que o cristão não deva partilhar, colaborar e participar para melhorar o mundo a seu redor, na verdade, o cristão deve fazê-lo ainda mais do que as pessoas do mundo, porém sem fazer de tal atividade sua bandeira, sem fazer de tais coisas sua principal tarefa ou missão.
Vamos a um exemplo concreto: Todo cristão pode e deve apoiar uma obra social e, ou, de caridade; pode e deve exercer seus deveres políticos; pode e deve contribuir para a economia do país, pode e deve ajudar ao seu próximo; aliás, deve fazê-lo com grande alegria e da melhor forma que puder, mas ele não deve fazer de nenhuma destas atividades uma bandeira a ponto de se enfiar em batalhas, às vezes judiciais ou mesmo físicas; "...ordenando-lhes diante do SENHOR que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes." 2 Timóteo 2.14.
Lutar mesmo passando por cima de outras pessoas, "fazendo o que for preciso" para defender seus próprios interesses ainda que sejam nobres é algo que o cristão não deve fazer porque o amor não busca seus próprios interesses (1 Coríntios 13.5); pois sempre haverá oportunidades para fazer o bem de formas variadas e a diversas pessoas em todas as partes; agarrar-se cegamente a uma ideologia terrena faz com que esta constitua-se numa bandeira na vida de uma pessoa.
Portar bandeiras terrenas significa pertencer a um grupo, clã, religião, partido etc... E ao pertencer a tais facções, a pessoa se envolve ainda que passivamente em contendas, conflitos e até em coisas piores para defendê-la. Já o cristão pertence unicamente ao Corpo de Cristo e por esse motivo fica livre até para participar  e dar sua contribuição a todas as causas terrenas sem ser consumido ou dominado por nenhuma delas, mas sabendo que seu foco é unicamente propagar a mensagem do amor de Cristo, fazendo o bem a todos a seu redor.
É primordial que o cidadão do mundo consiga perceber de forma inconfundível, ao olhar para o cristão, a quem este serve e por quem milita, mas isso só acontecerá quando o cristão carregar apenas a sua única bandeira que é Cristo, o Senhor. Pois aquele que carrega inúmeras bandeiras não deixa claro nem para si mesmo a quem está servindo nem por quem está lutando.
Façamos, então, como Moisés, vamos edificar um altar em nosso coração e hastear o nome do SENHOR como nossa única bandeira para que desta forma possamos fazer a diferença no mundo.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Pastor Ronaldo!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Bom dia Ana Lúcia de Nilópolis gostei muito da reflexão sobre a bandeira nós devemos realmente carregar a bandeira de Cristo ela é a única correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Lúcia!
      Seja sempre muito bem-vinda aqui no blog.
      É com alegria que leio e respondo ao seu comantário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a magnífica sabedoria do Altíssimo guie você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista