Pular para o conteúdo principal

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR”. Oséias 6.3a


“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao senhor”. Oséias 6.3a

Gostaria de propor uma pequena dinâmica a você leitor. Essa dinâmica se divide em duas etapas simples; uma pergunta e um exercício.

Primeiro; eis a pergunta: Quem é Deus?

É importante que você seja muito sincero ao responder essa pergunta, porque sua reposta vai lhe mostrar que visão você tem de Deus. Algumas pessoas responderão dizendo que Deus é o Senhor, outros dirão que ele é o Criador.

Depois de responder a esta pergunta você já tem uma noção melhor de como ou quem Deus é para você. Então é hora de alargar sua percepção a respeito Dele com um pequeno exercício.

Numa folha de papel escreva coisas que só Deus é; ex: Onipotente, onisciente e onipresente.

Já citei três coisas que só Deus é; agora procure ao menos mais quatro para a sua lista; se você encontrar mais do que quatro será ainda melhor porque há uma infinidade de coisas que só Deus é e quanto mais nós conseguirmos ver essas coisas, mais nossa percepção da grandeza e da grandiosidade de Deus se alargará.

Eu apliquei esta mesma dinâmica comigo mesmo e a conclusão foi a seguinte:

Deus é o único ser:

1: Eterno. Deus é o único ser que sempre existiu; abaixo dele todos passaram a existir em algum momento. (João 1.1:3)

2: Criador. Deus é o único ser capaz de criar. Ele, do nada, criou todas as coisas e todos os seres foram criados por ele, mas ninguém o criou. (Gênesis capítulo 1 e 2).

3: Soberano. Deus é o único senhor de toda a criação; todas as coisas que foram criadas reconhecem o senhorio de Deus e o obedecem; o céu, o universo, a natureza e tudo o que há neles. Mas a palavra soberano tem o sentido de “O que prevalece”; um exemplo bem simples do que estou dizendo está nas leis do nosso país; a constituição federal do Brasil é o conjunto máximo de leis de nosso país, ela é soberana, ou seja, qualquer lei quando colocada contra a constituição não terá valor, será inconstitucional e portanto ficará sem efeito. A constituição é soberana porque sempre prevalece e sempre prevalece porque é dela que emana o poder das leis que regem nossa vida.
Dessa mesma forma Deus é o único que prevalece contra tudo o que se coloca contra Ele, porque é Dele que emana todo o poder que rege toda a criação. Qualquer palavra colocada contra a palavra de Deus não terá efeito, qualquer força contrária a força de Deus não terá efeito e qualquer vontade contrária a vontade de Deus não terá efeito. Ou seja, qualquer coisa contrária a Deus não terá efeito.

4: Onipotente. Deus possui todos os poderes da criação em suas mãos.

5: Onisciente. Deus conhece todas as coisas. O que já foi revelado, o que será revelado e o que nunca será revelado.

6: Onipresente. Deus está em todos os lugares e vive fora do tempo.

7: Divino. Essa á a natureza de Deus. Ele é o único ser divino; a palavra divino tem o sentido de “O mais alto” e não há nada nem ninguém mais alto em glória, poder, majestade ou qualquer outra coisa, do que Ele; na bíblia Ele é chamado de altíssimo. Todos os seres da criação são inferiores; os anjos são celestiais, pois são seres dos céus, os homens são terrenos porque são seres da terra, mas Deus é superior à terra e até mesmo ao próprio céu porque foi Ele quem os criou. No livro dos salmos capitulo 121, versículo 2, o cantor diz que Deus fez o céu e a terra; “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.

8: Inefável. “...mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. A palavra inefável significa: O que não se pode exprimir por palavras. A mente humana, com toda a sua capacidade, é pequena demais para alcançar a grandeza e a grandiosidade de Deus. Eis aqui um dos motivos dos gemidos inexprimíveis do Espírito em nosso favor. (Romanos 8. 26-27)

9: Santo. Deus é a fonte de toda a santidade. O único ser santo o suficiente para santificar outros. No livro de Apocalipse 15.4b diz que só Deus é santo. O homem se santifica à medida que se separa das coisas do mundo e se aproxima de Deus, mas a Ele não há quem santifique porque é Ele quem santifica todas as coisas.

10: Bom. Jesus disse: “...Só há um bom que é Deus...”. Mateus 19.17. O homem deixou de ser bom quando o pecado o dominou. A queda de Adão foi também a queda de toda a humanidade; naquele momento o mal entrou no homem e permanece até os dias de hoje, mas Deus é eternamente bom; ele não peca e não pode ser alcançado pelo pecado. Deus é a única fonte de toda bondade.

11: Perfeito. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos céus”.(Mateus 5.48). Deus é o único ser plenamente perfeito, na verdade, Ele é a perfeição absoluta em pessoa e isso é algo tão grande que nossas mentes mal podem vislumbrar. Enquanto o Homem (A humanidade) estiver no caminho da vida terrena jamais alcançará a perfeição; o máximo que cada um de nós pode fazer é procurar melhorar a cada dia, nos afastando de tudo aquilo o que é reprovado por Deus e usando a palavra Dele como padrão para nossa vida; padrão moral, ético, social e espiritual etc...; desta forma estaremos procurando nos assemelhar a Ele.

12: Imutável. “Porque eu, o Senhor, não mudo...” (Malaquias 3.6). Nós, seres humanos, estamos em constante mudança de todos os tipos e metade de todas as nossas mudanças se dá pelo simples fato de que estamos constantemente buscando melhorar e nos desenvolver; queremos coisas melhores, pensamos em coisas melhores e fazemos coisas melhores para que nossa vida seja um pouco melhor. A outra metade de todas as nossas mudanças se dá por causa de nossos erros, numa espécie de movimento circular; erramos, aprendemos e mudamos; é um processo contínuo de aprimoramento. Mas Deus, que é perfeito, não necessita se aprimorar em nada, Ele é a perfeição absoluta e por isso não precisa mudar. Se o homem fosse perfeito não necessitaria de qualquer mudança, pois sempre acertaria em todas as suas escolhas e atos; faria tudo da forma correta com perfeição, mas como o homem é falho a mudança o acompanhara durante a vida. Já Deus é Imutável porque é Perfeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant