“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao senhor”. Oséias 6.3a
Gostaria de propor uma pequena dinâmica a você leitor. Essa dinâmica se divide em duas etapas simples; uma pergunta e um exercício.
Primeiro; eis a pergunta: Quem é Deus?
É importante que você seja muito sincero ao responder essa pergunta, porque sua reposta vai lhe mostrar que visão você tem de Deus. Algumas pessoas responderão dizendo que Deus é o Senhor, outros dirão que ele é o Criador.
Depois de responder a esta pergunta você já tem uma noção melhor de como ou quem Deus é para você. Então é hora de alargar sua percepção a respeito Dele com um pequeno exercício.
Numa folha de papel escreva coisas que só Deus é; ex: Onipotente, onisciente e onipresente.
Já citei três coisas que só Deus é; agora procure ao menos mais quatro para a sua lista; se você encontrar mais do que quatro será ainda melhor porque há uma infinidade de coisas que só Deus é e quanto mais nós conseguirmos ver essas coisas, mais nossa percepção da grandeza e da grandiosidade de Deus se alargará.
Eu apliquei esta mesma dinâmica comigo mesmo e a conclusão foi a seguinte:
Deus é o único ser:
1: Eterno. Deus é o único ser que sempre existiu; abaixo dele todos passaram a existir em algum momento. (João 1.1:3)
2: Criador. Deus é o único ser capaz de criar. Ele, do nada, criou todas as coisas e todos os seres foram criados por ele, mas ninguém o criou. (Gênesis capítulo 1 e 2).
3: Soberano. Deus é o único senhor de toda a criação; todas as coisas que foram criadas reconhecem o senhorio de Deus e o obedecem; o céu, o universo, a natureza e tudo o que há neles. Mas a palavra soberano tem o sentido de “O que prevalece”; um exemplo bem simples do que estou dizendo está nas leis do nosso país; a constituição federal do Brasil é o conjunto máximo de leis de nosso país, ela é soberana, ou seja, qualquer lei quando colocada contra a constituição não terá valor, será inconstitucional e portanto ficará sem efeito. A constituição é soberana porque sempre prevalece e sempre prevalece porque é dela que emana o poder das leis que regem nossa vida.
Dessa mesma forma Deus é o único que prevalece contra tudo o que se coloca contra Ele, porque é Dele que emana todo o poder que rege toda a criação. Qualquer palavra colocada contra a palavra de Deus não terá efeito, qualquer força contrária a força de Deus não terá efeito e qualquer vontade contrária a vontade de Deus não terá efeito. Ou seja, qualquer coisa contrária a Deus não terá efeito.
4: Onipotente. Deus possui todos os poderes da criação em suas mãos.
5: Onisciente. Deus conhece todas as coisas. O que já foi revelado, o que será revelado e o que nunca será revelado.
6: Onipresente. Deus está em todos os lugares e vive fora do tempo.
7: Divino. Essa á a natureza de Deus. Ele é o único ser divino; a palavra divino tem o sentido de “O mais alto” e não há nada nem ninguém mais alto em glória, poder, majestade ou qualquer outra coisa, do que Ele; na bíblia Ele é chamado de altíssimo. Todos os seres da criação são inferiores; os anjos são celestiais, pois são seres dos céus, os homens são terrenos porque são seres da terra, mas Deus é superior à terra e até mesmo ao próprio céu porque foi Ele quem os criou. No livro dos salmos capitulo 121, versículo 2, o cantor diz que Deus fez o céu e a terra; “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.
8: Inefável. “...mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. A palavra inefável significa: O que não se pode exprimir por palavras. A mente humana, com toda a sua capacidade, é pequena demais para alcançar a grandeza e a grandiosidade de Deus. Eis aqui um dos motivos dos gemidos inexprimíveis do Espírito em nosso favor. (Romanos 8. 26-27)
9: Santo. Deus é a fonte de toda a santidade. O único ser santo o suficiente para santificar outros. No livro de Apocalipse 15.4b diz que só Deus é santo. O homem se santifica à medida que se separa das coisas do mundo e se aproxima de Deus, mas a Ele não há quem santifique porque é Ele quem santifica todas as coisas.
10: Bom. Jesus disse: “...Só há um bom que é Deus...”. Mateus 19.17. O homem deixou de ser bom quando o pecado o dominou. A queda de Adão foi também a queda de toda a humanidade; naquele momento o mal entrou no homem e permanece até os dias de hoje, mas Deus é eternamente bom; ele não peca e não pode ser alcançado pelo pecado. Deus é a única fonte de toda bondade.
11: Perfeito. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos céus”.(Mateus 5.48). Deus é o único ser plenamente perfeito, na verdade, Ele é a perfeição absoluta em pessoa e isso é algo tão grande que nossas mentes mal podem vislumbrar. Enquanto o Homem (A humanidade) estiver no caminho da vida terrena jamais alcançará a perfeição; o máximo que cada um de nós pode fazer é procurar melhorar a cada dia, nos afastando de tudo aquilo o que é reprovado por Deus e usando a palavra Dele como padrão para nossa vida; padrão moral, ético, social e espiritual etc...; desta forma estaremos procurando nos assemelhar a Ele.
Comentários
Postar um comentário