Pular para o conteúdo principal

“O coração do homem considera o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos”. Provérbios 16.9

Nossas escolhas; planos de Deus


“O coração do homem considera o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos”.Provérbios 16.9


Sabe no que eu acredito?

Creio que qualquer coisa que você deseje de Deus ele pode dar a você, estou falando de sua vida e não de pensamento positivo. Vejo muitas pessoas com dúvidas do tipo: “Não sei se Deus quer que eu seja isso ou aquilo”, ou “Será que Deus quer que eu faça isso?”. Tais pessoas têm medo de que estejam fazendo escolhas que, de alguma forma, inviabilizem os planos de Deus para suas vidas e por causa desse medo acabam ficando em dúvida quanto a qual caminho seguir.

Dúvida é uma das piores coisas que nós, os que cremos, podemos alimentar em nossas mentes. Já foi dito certa vez:

"...O que duvida é semelhante a onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte." Tiago 1.6 

E Também foi dito:

“Mas o justo viverá da fé”. Romanos 1.17 

O versículo que citei na abertura deste texto está colocado da seguinte forma na tradução Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida:

“O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.” 

Eu creio que uma pessoa deve ponderar as seguintes coisas com relação à vontade de Deus para a sua vida:

Deus quer que façamos aquilo que é lícito, aquilo que previamente não foi reprovado em Sua Palavra; de forma geral esta é a vontade de Deus para nós. 

Suponhamos que eu tenha dúvidas se devo seguir na carreira de advogado ou motorista; ambas são igualmente lícitas, em princípio, diante de Deus. Ora, cabe unicamente a mim decidir qual delas seguir; como está escrito “O coração do homem traça o seu caminho...” Porém, devo atentar para duas coisas importantes:

Primeira: É preciso ser sincero e prudente para identificar em nós mesmos que habilidades possuímos e onde nossos talentos e dons podem ser investidos para gerar maior retorno (retorno para nossa vida, para nossa família, para nossos colegas e amigos, para nossa congregação, para sociedade, e, obviamente e principalmente, para Deus).

Segunda: É necessário ficar atento para permitir que, seja qual for a escolha, deixar que o SENHOR nos guie pela Palavra; “...o SENHOR lhe dirige os passos”, porque é assim que Ele nos levará para onde desejar. 

O fato de você se tornar médico(a), advogado(a), professor(a), encanador(a), vendedor(a), escritor(a), feirante, motorista de ônibus ou qualquer outra profissão, não inviabiliza em nada os planos de Deus para sua vida, desde que você sempre permita-se ser guiado pelo Criador; pois se Ele tiver algo específico para você, tenha certeza, Ele mesmo vai lhe apresentar as oportunidades e lhe abrir as portas. Porém, cabe a você passar pelas portas e assumir as oportunidades pela fé. 

Lembre-se de alguns exemplos citados na bíblia. Um escravo que se tornou primeiro ministro do Egito; um jovem pastor de ovelhas que se tornou o Rei de Israel; um copeiro que se tornou o líder da nação na árdua tarefa de reedificar as muralhas de Jerusalém; e um jovem agricultor que se tornou herói, juiz e libertador da nação de Israel das mãos dos midianitas.

Estou falando respectivamente de José, Davi, Neemias e Gideão; grandes nomes e grandes exemplos, todos nós conhecemos suas histórias, mas note que suas profissões não foram fator de impedimento na missão que Deus tinha preparado para eles; José foi escravo durante muito tempo de sua vida e como escravo nem podia decidir por si mesmo; Davi era pastor de ovelhas e amava aquilo, ele poderia passar facilmente toda a vida desempenhando aquele ofício se não fosse o chamado de Deus; Neemias era copeiro, servia com excelência ao rei da pérsia, Artaxerxes; e Gideão era apenas um jovem agricultor que colhia e malhava o trigo para a casa de seu pai. Todos tinham em comum o fato de que suas profissões não eram as mais desejadas e provavelmente não os levasse a posições de destaque no mundo em que viviam, e, no entanto, seus feitos são lembrados, contados e recontados até os dias atuais porque Deus os chamou para obras específicas; o SENHOR os capacitou, os fortaleceu, concedeu as ferramentas de que precisavam e os honrou com muitos triunfos. Se for o seu caso, se Deus tiver uma obra específica para a sua vida, Ele fará o mesmo com você, não duvide disso.

Não se preocupe, suas escolhas, desde que sejam lícitas, puras e de boa fama não desviarão a missão que Deus tem para você, não tenha medo nem dúvidas, tome suas decisões e, como diz o versículo de abertura deste capítulo, deixe que o SENHOR lhe dirija os passos.

***

Comentários

  1. Amem o Senhor falou comigo através dessa palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por seu comentário.
      Agradeço a Deus que o texto tenha sido útil para você.
      Que Nosso Deus abençoe sua vida abundantemente.

      Excluir
  2. Palavra poderosa de sabedoria e direcionamento! Precisava ouvi la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus lhe dê sempre muita paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
    2. Olá Mario!
      Obrigado por comentar aqui.
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Que você se fortaleça na Graça do Altíssimo, e que a sabedoria Dele te guie no seu caminho.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊👍

      Excluir
  3. Que maravilhosa reflexão, me tirou uma enorme dúvida e me ajudou a tomar uma grandiosa decisão, muito obrigado é Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Fico muito contente em saber que este texto foi útil a você.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois; e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
  4. Eu gostei muito da explicação e bem clara para se entender e tirou minhas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que este texto foi útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que a Divina Luz de Cristo sempre direcione e abençoe você.

      Excluir
  5. obrigado Deus te abençoe, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto ajudou você.
      Que Deus te dê clareza, consciência e lucidez de pensamento.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista