Pular para o conteúdo principal

Por que as lutas vêm?


"...No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." João 16.33 

Certa vez ouvi uma pessoa perguntar:

_Por que as lutas vêm?

Eu estava sentado em um lugar e ao meu lado duas pessoas conversavam sobre certos propósitos de Deus; não pude deixar de ouvir o que elas diziam.

Pensei comigo mesmo:

“Quem é o SENHOR a quem servimos?”

Alguém poderia facilmente responder tal pergunta dizendo que Deus é o Senhor altíssimo, criador dos céus, da terra e de tudo o que neles há. Sem dúvida isso está correto, mas Deus é mais do que isso, aliás, ele é muito mais do que isso; o profeta Jeremias diz, no antigo testamento, quem Ele é:

“SENHOR dos Exércitos é o seu nome”. Jeremias 10.16b

Então eu pensei; o SENHOR dos Exércitos. Mas quais exércitos?


Ora! A bíblia fala sobre o exército dos céus:

“...E o exército dos céus te adora”. Neemias 9.6c

Obviamente, os exércitos celestiais são as incontáveis falanges angelicais “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo...” Mateus 2.13

Mas não é apenas este exército que Deus possui; há outros, e um deles está sobre a terra. É um exército de servos fiéis que O conhecem e fazem a vontade do Senhor, um exército de homens e mulheres que não estão preocupados com a quantidade de adversidades que enfrentarão porque sabem das palavras de advertência que Jesus antecipadamente disse:

“...no mundo tereis aflições...” João 16.33

Mas Jesus também diz na sequência do mesmo versículo:

“...tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Davi disse algo semelhante no livro dos Salmos:

“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas”. Salmos 34.19

Tais pessoas vivem confiadas em Cristo e sabem que qualquer inimigo que tente confrontá-los estará, na verdade, enfrentando o próprio SENHOR dos exércitos. Moisés já sabia disso e em certa ocasião entregou a seguinte mensagem de Deus ao povo que estava sob sua responsabilidade:

“O SENHOR pelejará por vós...” Êxodo 14.14

Neemias diz a mesma coisa para os homens que trabalhavam na reconstrução dos muros de Jerusalém, quando eles estavam sendo ameaçados pelos inimigos:

“...O nosso Deus pelejará por nós.” Neemias 4.20

Precisamos compreender que Deus luta nossas batalhas porque fazemos parte de seu exército; nenhum inimigo luta verdadeiramente contra nós, mas sim contra o Deus eterno que não conhece derrota; mas precisamos compreender também que precisamos ser a ferramenta de Deus na terra, precisamos nos dispor, como bons soldados, a entrar na batalha, enfrentar os inimigos, derrubar as muralhas e encarar os gigantes e possuir a terra; porque:

Nós enfrentaremos os inimigos, mas o SENHOR os confundirá e derrotará;

Nós rodearemos as muralhas, mas o SENHOR as fará ruir;

Nós olharemos o gigante face a face, mas o SENHOR o lançará ao solo.

Lembre-se da história de Davi em sua memorável batalha contra Golias. Quando aquele jovem pastor ficou frente a frente contra o herói dos filisteus ele pronunciou as seguintes palavras:

“Tu vens a mim com espada, e lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos...” 1 Samuel 17.45

Naquele exato momento houve uma ruptura; a batalha deixou de ser de Davi contra Golias, não era mais o jovem pastor contra o herói guerreiro; passou a ser Golias contra o SENHOR dos Exércitos; um filisteu contra o Deus Onipotente. Que chances Golias tinha de vencer? Nenhuma!

Davi sabia que precisava se colocar na linha de frente e encarar o gigante, para que Deus entrasse em ação. Essa era a visão de Davi naquela ocasião e nossa visão deve ser semelhante.

Em nossa vida tem de ser da mesma forma, precisamos entender isso e ter a mesma visão. Deus luta nossas batalhas e as vence; por esse motivo toda a glória, louvor e honra pertencem a Ele.

As lutas são inevitáveis. "...No mundo tereis aflições..." João 16.33

Há batalhas que teremos de travar;
Há jornadas que devemos empreender;
Há montanhas que temos de escalar;
E há guerras que teremos de vencer.

Mas todas elas vêm para que Deus nos faça crescer; (Deus não envia lutas sobre nós, mas faz com que cresçamos em meio ao combate).

Elas vêm porque Deus nos dará a chance de Vê-lo em ação;

Elas vêm para que o mundo saiba que há um exército, sobre a terra, marchando sob o estandarte do SENHOR, que é o Seu Grande e Santo Nome. Como está escrito: "...O Senhor é a minha bandeira." Êxodo 17.15b

As lutas vêm para que aqueles que não conhecem o verdadeiro e único Deus; vejam seus soldados em combate com grande habilidade e se maravilhem; querendo assim também conhecer e seguir o SENHOR dos Exércitos.


"Tende bom ânimo eu venci o mundo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista