Pular para o conteúdo principal

O inimigo se levantou?



“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar...” 1 Pedro 5.8


Às vezes não vigiamos nossas palavras; e falamos coisas que não deveriam ser ditas, a maioria das ocasiões em que isso acontece é por desconhecimento do que está contido nas escrituras.

Durante muito tempo ouvi a seguinte expressão:

_ O inimigo se levantou!

Pessoas falam isso para dizer que estão sendo atacadas, de alguma forma, pelo inimigo de nossas almas.

Você pode estar se perguntando o que há de errado com essa frase.

Bem, ela se tornou uma espécie de gíria falada em qualquer situação ou por qualquer circunstância adversa, mas a primeira coisa que temos de saber aqui é que nosso inimigo; o inimigo de nossas almas está abaixo de nós, e é desta posição que ele tenta nos atacar.

Segundo a bíblia, nós, os cristãos, estamos na posição mais privilegiada que existe; porque estamos na mesma posição em que Cristo está. Acompanhe este texto bíblico:

“...e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força de seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.” Efésio 1.19-21

O versículo acima fala claramente que Cristo está acima de todas as coisas da criação; não há poder, ou principado, ou potestade, ou dominação ou qualquer outra coisa que esteja acima dele; todo nome que se nomeia está abaixo do Nosso Senhor. Portanto entendemos que o nosso inimigo também está abaixo, e aliás, muito abaixo de Cristo.

Então você pensa: Ora, mas isso eu já sabia!

Continue lendo:

“E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios 1.22-23

Cristo está acima de todas as coisas e Ele é a cabeça da igreja, que somos nós, você, eu e todos os cristãos; ora, onde a cabeça está, o corpo também está, logo, nós, a igreja de Cristo, também estamos acima de todo principado, potestade e dominação. A igreja é a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Por causa de Cristo nossa posição é de superioridade absoluta em relação ao nosso inimigo. Lembre-se que no versículo citado anteriormente dizia: “...que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus...”, agora acompanhe este outro verso que diz:

“...e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus...” Efésios 2.6

Se havia alguma dúvida, já não há mais. A igreja foi ressuscitada juntamente com Ele e foi assentada nos lugares celestiais em Cristo. Não há posição mais privilegiada do que esta.

Por esse motivo Jesus disse certa vez: “...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus16.18

Nosso Mestre disse tal frase porque sabia qual a posição que a igreja ocuparia nos lugares celestiais, por causa Dele quando Ele se assentasse em seu trono de poder e glória à direita do Pai Todo Poderoso, e que dessa forma a força do inimigo é insuficiente para prevalecer contra a Igreja, os cristãos.

Por tudo que foi dito até agora afirmo que o inimigo não tem a capacidade de se levantar contra nós, estamos muito acima dele. O máximo que ele pode fazer é tentar as pessoas para que elas abram mão de sua posição em Cristo e assim se tornem presas fáceis. No versículo que abre este capítulo destaquei a parte que diz “...buscando a quem possa tragar”. Fiz isso para mostrar que o inimigo possui uma estratégia muito simples, que é tentar tragar as pessoas.

E o que isso significa?

A palavra “tragar” significa engolir com avidez de baixo para cima. Quem já não ouviu alguém dizer algo do tipo: O mar tragou o navio, a neve tragou os alpinistas, a terra tragou o automóvel ou uma pessoa ou mesmo um prédio. Do mesmo jeito, o inimigo de nossas almas anda em nosso derredor buscando a quem possa atacar, mas ele faz isso a partir da sua posição inferior.

Quando uma pessoa diz que o inimigo se levantou contra ela, está dando a ele uma posição, no mínimo de igualdade; ou seja, a pessoa está, com sua declaração, abrindo mão da sua posição celestial privilegiada, conquistada por Cristo, para ficar em um plano semelhante ao do adversário.
Dar esta posição de igualdade ao diabo é ir contra a Palavra da escritura que diz: "Não deis lugar ao diabo" Efésios 4.27
Não devemos dar nada de nós ao inimigo, nunca! Nenhum espaço, nem em nossos pensamentos, nem em nossas crenças, nem em nossas palavras, nem em nossos sentimentos, nem em nossas sensações, nem em nossas emoções, nem em parte alguma de nós.

Então você diz: _Mas é apenas uma frase.

Nossas palavras revelam aquilo em que cremos, como foi dito:

“... Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12.34b

Se nós nos conscientizarmos da sobre-excelente posição que ocupamos por causa de Cristo, reduziremos as possibilidades de nosso adversário para zero. E esta é a vontade de nosso Mestre.

Espero que esta palavra tenha aumentado sua visão; proceda a partir de agora desse modo, creia que você está na posição em que Cristo lhe colocou. Acima das forças do inimigo. Declare esta verdade diariamente.


E o melhor de tudo isso é que tudo nos foi concedido pela divina graça, ou seja, independente de nosso merecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent