Pular para o conteúdo principal

Coisas que só Deus é.




“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao senhor”. Oséias 6.3a
  
Gostaria de propor uma pequena dinâmica a você leitor. Essa dinâmica se divide em duas etapas simples; uma pergunta e um exercício.

Primeiro; eis a pergunta:

Quem é Deus?

É importante que você seja muito sincero ao responder essa pergunta, porque sua reposta vai lhe mostrar que visão você tem de Deus. Algumas pessoas responderão dizendo que Deus é o Senhor, outros dirão que ele é o Criador.

Depois de responder a esta pergunta você já tem uma noção melhor de como ou quem Deus é para você. Então é hora de alargar sua percepção a respeito Dele com um pequeno exercício.

Numa folha de papel escreva coisas que só Deus é; ex: Onipotente, onisciente e onipresente.

Já citei três coisas que só Deus é, (Onipotente, onipresente e onisciente); agora procure ao menos mais quatro para a sua lista; se você encontrar mais do que quatro será ainda melhor porque há uma infinidade de coisas que só Deus é, e, quanto mais nós conseguirmos ver isso, mais nossa percepção da grandeza e da grandiosidade de Deus se alargará.

Eu apliquei esta mesma dinâmica comigo mesmo e a conclusão foi a seguinte:

Deus é o único ser:

1: Eterno. Deus é o único ser que sempre existiu; abaixo dele todos passaram a existir em algum momento.

2: Criador. Deus é o único ser capaz de criar. Ele, do nada, criou todas as coisas e todos os seres foram criados por ele, mas ninguém o criou. (Gênesis capítulo 1 e 2).

3: Soberano. Deus é o único Senhor de toda a criação; todas as coisas que foram criadas reconhecem o senhorio de Deus e o obedecem; o céu, o universo, a natureza e tudo o que há neles. Mas a palavra soberano tem o sentido de “O que prevalece”; um exemplo bem simples do que estou dizendo está nas leis do nosso país; a constituição federal do Brasil é o conjunto máximo de leis de nosso país, ela é humanamente soberana, ou seja, qualquer lei quando colocada contra a constituição não terá valor, será inconstitucional e portanto ficará sem efeito. A constituição é humanamente soberana porque sempre prevalece e sempre prevalece porque é dela que emana o poder das demais leis que regem nossa vida neste país.
Dessa mesma forma, mas em um grau infinito e absoluto de superioridade, Deus é o único que prevalece contra tudo o que se coloca contra Ele, porque é Dele que emana todo o poder que rege toda a criação. Qualquer palavra colocada contra a Palavra de Deus não terá efeito, qualquer força contrária a força de Deus não terá efeito e qualquer vontade contrária a vontade de Deus não terá efeito. Ou seja, qualquer coisa contrária a Deus não terá efeito, nem força, nem poder.

4: Onipotente. Deus possui todos os poderes da criação em suas mãos.

5: Onisciente. Deus conhece todas as coisas. O que já foi revelado, o que será revelado e o que nunca será revelado.

6: Onipresente. Deus está em todos os lugares e vive fora do tempo.

7: Divino. Essa é a natureza de Deus. Ele é o único Ser Divino; a palavra divino tem o sentido de “O mais alto” e não há nada nem ninguém mais alto em glória, poder, majestade ou qualquer outra coisa, do que Ele; na bíblia Ele é chamado de O Altíssimo. Todos os seres da criação são inferiores; os anjos são celestiais, pois são seres dos céus, os homens são terrenos porque são seres da terra, mas Deus é superior à terra e até mesmo ao próprio céu porque foi Ele quem os criou. No livro dos Salmos capítulo 121, versículo 2, o cantor diz que Deus fez o céu e a terra; “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”.

8: Inefável. “...mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. A palavra inefável significa: O que não se pode exprimir por palavras. A mente humana, com toda a sua capacidade, é pequena demais para alcançar a grandeza e a grandiosidade de Deus. Eis aqui um dos motivos dos gemidos inexprimíveis do Espírito em nosso favor. (Romanos 8. 26-27)

9: Santo. Deus é a fonte de toda a santidade. O único ser santo o suficiente para santificar outros. No livro de Apocalipse 15.4b diz que só Deus é santo. O home se santifica à medida que se separa das coisas do mundo e se aproxima de Deus, mas a Ele não há quem santifique porque é Ele quem santifica todas as coisas.

10: Bom. Jesus disse: “...Só há um bom que é Deus...”. Mateus 19.17. O homem deixou de ser bom quando o pecado o dominou. A queda de Adão foi também a queda de toda a humanidade; naquele momento o mal entrou no homem e permanece até os dias de hoje, mas Deus é eternamente bom; ele não peca e não pode ser alcançado pelo pecado. Deus é a única fonte de toda bondade.

11: Perfeito. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos céus”. Mateus 5.48. Deus é o único ser plenamente perfeito, na verdade, Ele é a perfeição absoluta e isso é algo tão grande que nossas mentes mal podem vislumbrar. Enquanto o Homem (A humanidade) estiver no caminho da vida terrena jamais alcançará a perfeição; O máximo que cada um de nós pode fazer é procurar melhorar a cada dia, nos afastando de tudo aquilo o que é reprovado por Deus e usando a palavra Dele como padrão para nossa vida; padrão moral, ético, social e espiritual; desta forma estaremos procurando nos assemelhar a Ele.

12: Imutável. “Porque eu, o Senhor, não mudo...”. Malaquias 3.6. Nós, seres humanos, estamos em constante mudança de todos os tipos e metade de todas as nossas mudanças se dá pelo simples fato de que estamos constantemente buscando melhorar e nos desenvolver; queremos coisas melhores, pensamos em coisas melhores e fazemos coisas melhores para que nossa vida seja um pouco melhor. A outra metade de todas as nossas mudanças se dá por causa de nossos erros, numa espécie de movimento circular; erramos, aprendemos e mudamos; é um processo contínuo de aprimoramento. Mas Deus, que é perfeito, não necessita se aprimorar em nada, Ele é a perfeição absoluta e por isso não precisa mudar. Se o homem fosse perfeito não necessitaria mudar, pois sempre acertaria em todas as suas escolhas e faria tudo da forma correta com perfeição, mas como o homem é falho a mudança o acompanhará durante toda a vida. Já Deus é Imutável porque sempre foi e sempre será Perfeito.


Para terminar, lembre-se que só há uma forma de conhecer ao Senhor, e é através das escrituras sagradas; como está escrito: "Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". João 5.39

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c