Pular para o conteúdo principal

“Humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará”. Tiago 4.10




“Humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará” Tiago 4.10

O que este versículo quer dizer? Como devemos nos humilhar? Isso é fácil de ser feito ou não?
Ora, é simples; acompanhe as próximas linhas e me diga no final se é difícil fazer isso ou não.

Neste versículo, a palavra chave é Humilhar; pois ela não quer dizer que devemos nos colocar como um zero à esquerda diante de Deus, e sim, que devemos nos tornar humildes diante do SENHOR.

No dicionário, humilhar quer dizer basicamente o seguinte:


* Tornar humilde;
* Tratar com desprezo;
* Ter-se em pouca conta;
* Menosprezar-se.

Percebam; Deus é, segundo a sua própria palavra, um Deus de bondade e misericórdia para com todos; logo, Ele não quer que nós tratemos quem quer que seja com desprezo, tampouco quer que tratemos a nós mesmos desta forma.


Ele não quer que as pessoas se menosprezem ou se tenham em pouca conta; pelo contrário, Ele deseja que cada um de nós saiba exatamente qual é a nossa posição em Cristo, uma posição privilegiada de liberdade, de liberalidade, de paz, de autoridade no seu Nome etc...
Portanto a única definição que cabe para o “humilhai-vos” é, tornar-se humilde. Aliás, como o exemplo que o próprio Jesus nos deu, sendo em tudo humilde, sempre ajudando a todos.
Então:


Humilde neste contexto significa: Colocar-se em posição de ajudar as outras pessoas.

Logo: Estendendo e entendimento;

“(coloque-se em posição de ajudar e servir aos outros) perante o SENHOR, e Ele vos exaltará”.

Todos os ensinamentos relatados na Bíblia devem ser traduzidos em ações práticas para nosso dia a dia para que tenham verdadeiro efeito. Portanto, tenhamos um comportamento mais solícito e solidário para com as pessoas, começando pelas mais próximas e gradativamente estendendo o raio de ação para as mais distantes. Tendo todo o cuidado com as pequenas coisas, pois as pequenas coisas fazem TODA a diferença.

Este é apenas um pequeno foco do potencial modificador que há neste versículo, medite nele sempre pensando em como pode colocar isso em prática e veja a grande diferença que isso vai causar na sua vida.

Comentários

  1. A melhor coisa tbm é o nosso silencio pro inimigo! Ele se torce pra ver vc reajir mal a ele, mais Deus é grande e poderoso, a pesar de todas as tentaçoes que estao no mundo eu escolho ele pra me fortalecer!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá.
      Obrigado por comentar.
      Que a paz de Cristo governe e conduza seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pelo excelente artigo Luiz. Não são muitos que se interessam por este tema, no entanto ao meu ver foi o principal ensino de Jesus. Aprendi também que um excelente sinônimo de humildade é dependência (depender de Deus e do nosso semelhante, reconhecendo que somos todos parte de um único Corpo no qual as partes dependem do cabeça que é Cristo e também dos demais membros) Abraço forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne!
      Ler seu comentário aqui é gratificante para mim.
      Obrigado por compartilhar um pouco da sua sabedoria acerca da humildade.
      Que a luz de Cristo guie você em todos os seus passos e ilumine as pessoas ao seu redor durante a caminhada.
      Grande abraço.😊✨

      Excluir
  4. Uau, esse era um versículo que eu precisava entender der melhor. Louvado seja Deus pela sua vida. Que ele te conserve firme na fé e que continue crescendo em sabedoria. Logo isso refletirá em luz para aqueles que buscam o Senhor e conhecer os segredos do Seu reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!
      Seja muito bem-vinda aqui no blog.
      Seu comentário alegrou meu coração. Obrigado por sua gentileza.
      Que nosso poderoso Deus fortaleça você com sabedoria e serenidade.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent