Pular para o conteúdo principal

“E não vos conformeis com este mundo...” Romanos 12.2




“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...” Romanos 12.2

O espírito do mundo, muito tempo atrás, conseguiu perverter a raça humana de uma maneira tão profunda que, ainda nos dias atuais, os ecos dessa perversão podem ser facilmente observados tanto individualmente quanto coletivamente; e esse momento é relatado resumidamente no livro da Gênesis, quando o escritor sagrado, Moisés, conta a história da queda de Adão e Eva ao comerem do fruto proibido por causa do contato que tiveram com a antiga serpente, que, mais tarde, no livro do Apocalipse é apresentada como o dragão. A partir da queda da humanidade, essa criatura hedionda, que as Escrituras demonstram possuir várias faces e formas diferentes; como está escrito em: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo o mundo...” Apocalipse 12.9, tomou em suas mãos o controle da maneira como os seres humanos viveriam, assim como, começou a influenciar e a implantar suas distorções, ilusões, armadilhas, mutações e anomalias, no interior, tanto dos próprios indivíduos quanto na sociedade que estes construíram.

Estas sociedades se tornaram, portanto, reflexos da multidão de pessoas que as compõem; repletas de todo tipo de mazelas tais como, desigualdades, indiferença, mentiras, guerras, maldades, ganâncias, ambições, horrores, abusos e várias outras formas de desfigurações mentais e espirituais, que a bíblia chama de concupiscências, cada vez mais caóticas, que nada mais são do que as manifestações psicológicas e físicas dos desejos, vontades e intenções deturpadas da criatura que corrompeu a espécie humana moldando-a segundo a sua imagem e semelhança obscura (sem luz). Assim foram estabelecidos, inconscientemente, uma série de sistemas, mentalidades, padrões, modelos, crenças, e convenções que são a base, a estrutura e o formato do que a bíblia chama de "o mundo", quando diz, por exemplo, que: "...Todo o mundo está no maligno." 1 João 5.19. Logo, todas as pessoas que estão vivendo de acordo com os padrões, sistemas, modelos, mentalidades e convenções da sociedade mundana fazem parte do formato do mundo.

E por que estou dizendo isso?

Porque Romanos 12.2 diz: "E não vos conformeis com este mundo...". A palavra conformar significa exatamente tomar a forma, que é o que grande parte, a maioria absoluta, da multidão de mundanos, assim como uma quantidade considerável das congregações está fazendo atualmente, cada vez mais, sem perceber que o comportamento e a maneira com que lidam com a vida tem sido sistematicamente influenciada das sombras e manipulada para que permaneçam sempre de acordo com o formato que o espírito do mundo desenvolveu para a sociedade. Porém, há algo extremamente importante que todos os que tomam a forma do mundo não conseguem notar, mas que os verdadeiros cristãos já perceberam desde que o entendimento relatado em Romanos 12.2 lhes foi ensinado séculos atrás.

E o que foi que eles perceberam?

Que o mundo, ou seja, os sistemas, padrões, modelos, mentalidades, crenças e convenções que regem a sociedade, quer sejam nas áreas econômicas, culturais, religiosas, políticas, profissionais, pessoais, familiares, intelectuais, tradicionais e tantas outras, estão sempre em mutação; sempre mudando de forma para confundir, iludir, enganar, desvirtuar e aprisionar o máximo de pessoas através dos tempos, pois mudar de forma é uma das principais estratégias do espírito do mundo, desde o início dos tempos, de uma maneira tal que até mesmo foi escrito: "...O próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.". Tenho certeza de que você já percebeu que a sociedade na qual vivemos hoje é completamente diferente da que as pessoas viviam há dez, vinte, trinta, cem ou mil anos atrás; tudo mudou, os pensamentos, as mentalidades, os costumes, a forma como as pessoas se comunicam e interagem entre si; todas as coisas assumiram novas formas, praticamente todas as regras que regiam a sociedade anos, décadas e séculos, no passado, mudaram; ou como dizem, tudo "evoluiu"; mas um ponto que a maioria das pessoas não têm percebido é que uma parte considerável desse processo de "evolução" não é realmente evolução, mas sim um processo de degradação causada pela perversão subliminar escondida nas partes mais profundas e sombrias do espírito e do coração da humanidade.

Muitas das coisas que não eram consideradas como aceitáveis, dignas e boas, agora são vistas como desejáveis e são incitadas ao extremo; vários comportamentos que antes as congregações jamais considerariam ensinar e praticar, hoje são parte integrante de sua mentalidade, ensinos e procedimento; diversas condutas de muitas congregações, com relação a vários temas, é extremamente semelhante às práticas adotadas por aqueles que são puramente mundanos; a grande distância de diferenças comportamentais que havia entre mundanos e pessoas de congregação está cada vez menor e isso é uma prova definitiva de que tais congregações adotaram para si vários dos modelos, influências, mentalidades, costumes, pensamentos e tudo o mais que faz parte da forma do mundo; obviamente, todos os que assim agem possuem argumentos diversos e justificativas prontas, "perfeitamente coerentes e razoáveis", para sustentar suas condutas, por mais loucas que sejam. Mas o fato é que nem sempre algo coerente e razoável corresponde a verdade, e todo cristão verdadeiro sabe que o único caminho que deve ser trilhado na vida é o caminho da verdade, seja para o propósito que for.

E por que a forma do mundo está sempre sendo alterada?

Porque o espírito do mundo sabe que quando ele muda a "forma do mundo", alterando diversos aspectos da sociedade, quase todos os que estão nela perdem seus referenciais, ficam confusos e entram em um estado de ansiedade e desespero para tentar se reenquadrar o mais rápido possível. E ao fazer isso, tais pessoas, ou grupos, não percebem que muitos dos novos modelos, sistemas e todo o conjunto que estão adotando para si e suas vidas, são na verdade, degradantes e autodestrutivos, ou seja, completamente irracionais, prejudiciais e escravizadores. É aqui que eu devo fazer uma ressalva importante; os modelos, pensamentos, crenças, mentalidades, comportamentos, e todo o conjunto de "doutrinas da sociedade mundana" que estou abordando neste texto não são aquelas sabidamente ilícitas, não estou falando dos vícios em álcool, cigarro, drogas pesadas, prostituição física, roubos, mentiras e muitas outras como estas, mas sim daquelas que em teoria são coisas lícitas, mas que tem causado estragos permanentes no interior e na vida das pessoas; Por exemplo:

* Trabalhar é algo extremamente digno e fortalecedor na vida de qualquer um de nós, mas algumas pessoas estão se tornando escravas de seu trabalho ou da profissão que exercem, e toda forma de escravidão é nociva.
* Usar um celular é algo comum, mas multidões estão se tornando servas deste pequeno aparelho de uma maneira tão violenta que a vida deles está sendo severamente afetada de modo a produzir danos quase que irreversíveis. E muitos em congregações também estão se comportando dessa mesma forma.
* Conquistar bens materiais é algo perfeitamente aceitável, mas os mundanos têm exagerado na busca por eles, se tornaram essencialmente materialistas. E muitos membros e líderes de congregação também estão agindo do mesmo jeito.
* Não há nada de errado em consumir bens e serviços, mas a sociedade tem gerado legiões de pessoas que idolatram o consumo, os consumistas. E muitas congregações estão seguindo a mesma linha de raciocínio dos de fora com a maior naturalidade.
* Um pouco de competição entre as pessoas é algo saudável que pode ser usado, inclusive, para ensinar valores poderosos de boa convivência, trabalho em equipe e cidadania, assim como para transferir virtudes extremamente importantes como perseverança, foco e positividade; mas a sociedade perverteu esse conceito e as multidões fora e dentro de congregações estão se tornando animalescamente competitivas em tudo.

Espero que você tenha compreendido o que estou tentando dizer. Eu poderia ficar citando exemplos diversos, poderia falar sobre a ostentação que é padrão no mundo e algumas congregações também a adotaram, poderia falar sobre a megalomania, a busca pela fama, o apego aos excessos, desejo por poder ou autoridade e uma série de outras coisas que o mundo faz de maneira deturpada e muitas congregações também têm assumido as mesmas práticas como algo natural; afinal, como eles costumam dizer: Os tempos mudaram e todos precisam mudar também para se adequar. Note que adequar significa tomar a mesma forma de algo.

Mas há um grupo de pessoas no meio da multidão que simplesmente não está vivendo nessa corrida vertiginosa para se enquadrar nos formatos do mundo, estão no mundo, mas não são do mundo, como o próprio Cristo disse certa vez em: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou." João 17.15-16. É óbvio que estou falando dos verdadeiros cristãos, os quais não se baseiam nas "doutrinas da sociedade" para construir seu estilo de vida; pelo contrário, sempre que o espírito do mundo muda as coisas de lugar, altera os pilares da sociedade, e a multidão de mundanos fica confusa e perdida, lutando a todo custo para se reencontrar no contexto social, adotando práticas auto-degradantes que vão consumido suas vidas; os cristãos são os únicos que não perdem seu referencial, pois este é o próprio Cristo que nunca muda, como está escrito em: "...Eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós ó filhos de Jacó, não sois consumidos." Malaquias 3.6. Em outras palavras, o fato de os cristãos possuírem um referencial que nunca se altera, os protege das confusões mentais, emocionais, e sociais causada pelas mudanças que estão consumindo os mundanos através dos tempos, quer sejam mudanças pequenas ou grandes; assim como faz com que desenvolvam uma capacidade crucial para não serem afetados por todo o caos gerado pela forma do mundo.

E que capacidade é essa?

A capacidade de renovar o entendimento para transformar a si mesmos; exatamente como foi ensinado: "...Mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento." Romanos 12.2B; Ao contrário dos mundanos e muitos em congregações que acham que estão evoluindo ao abraçar, adotar e se adequar à forma do mundo, mas, na verdade, estão se desvirtuando e sendo consumidos exatamente por este formato de vida que escolheram seguir e no qual lutam desesperadamente para se encaixar; os cristãos são capazes de basear seu estilo de vida nos padrões de excelência imutáveis demonstrados no registro bíblico da vida de Jesus e dos apóstolos, assim como daqueles chamados de heróis da fé; para edificar um modelo de existência completamente diferente do mundano, baseado na verdade, na honra, na lealdade, na simplicidade, na moderação, na justiça, na fidelidade e em uma série de outras virtudes que são atemporais e que produzem leveza, paz, consciência limpa, tranquilidade, saúde, liberdade e muitas outras semelhantes.

Todo cristão legítimo usa estas virtudes adquiridas através da prática da fé e do estudo dos exemplos dos que vieram antes, para gradativamente purificar e imunizar a mente e o coração, ou seja, o entendimento, dos efeitos nocivos replicados na sociedade, protegendo-os da influência do espírito que governa e manipula o mundo, assim como para melhorar cada vez mais a forma como interagem com tudo o que os cerca, passando por um verdadeiro e virtuoso processo de constante renovação e transformação interna; novamente, como foi ensinado: "...Mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento."

E como transformar nosso entendimento para não tomarmos a forma do mundo?

Resumidamente, fazendo como Paulo nos ensinou em Filipenses 4, do versículo 4 até ao 8; regozijando-nos sempre, fazendo com que a nossa equidade seja notória a todos ao nosso redor; não estando inquietos por coisa alguma; e concentrando nossos pensamentos e forças em tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama.


Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Lúcia!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a Sabedoria do Altíssimo guie você em todos os seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.😊

      Excluir
    2. Conteúdo valioso. Deus continue te usando grandemente!

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por comentar.
      É bom saber que você gostou do texto.
      Que a luz do Altíssimo brilhe cada vez mais intensamente através de você e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por comentar.
      Que o amor do Altíssimo aqueça o seu coração de tal maneira que alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  3. Ótima explicação, fácil entendimento, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Que Cristo de Paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.😃

      Excluir
  4. Obrigada pôr nós compartilhar ,gostei muito Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio e respondo o seu comentário. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria, simplicidade e sucesso.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  5. Se li até o fim, significa que gostei!
    Só queria dá a minha opinião, de quem frequenta os templos (templocentrista), dificilmente se tornarão cristãos. Continuarão a ser religiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uanderson!
      Você tem razão; em muitos casos, infelizmente, algumas pessoas apenas frequentarão templos, mas permanecerão alheios ao verdadeiro cristianismo.
      Obrigado por deixar sua opinião aqui.
      Que a sabedoria de Cristo gere consciência, clareza e lucidez de pensamento e de fé em você.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  6. Texto maravilhosoooo
    Muito bom de uma edificação tremenda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por você ter gostado desse texto.
      Obrigado por comentar.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  7. Conteúdo maravilhoso, que trás a verdade, que Deus te abençoe Sempre, em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Agradeço a Deus por você ter gostado do texto.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui, pois isso já é uma grande bênção.
      Que, através de você, a Luz e o Amor de Cristo alcancem a todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista