Pular para o conteúdo principal

Raiva, Ira ou Ódio?



"Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal." Salmos 37.8

Às vezes algumas pessoas fazem uma pequena confusão com esses três sentimentos, mas isso é muito normal; eis aqui uma forma simples de diferenciar cada um deles:

Raiva: "Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal." Salmos 37.8

De todos os três é o menos violento numa escala de periculosidade (mesmo assim é muito perigosa) poderia ser o nível um. Uma pessoa pode ficar com raiva porque se machucou ao chutar uma pedra, ou porque não conseguiu algo que queria, ou porque alguém a ofendeu etc...
Geralmente a Raiva por si só não tem poder para atingir outras pessoas nem é capaz de fazer com que quem a sente o faça, é apenas um sentimento passageiro, mas é uma porta que leva aos outros. O perigo é quando as pessoas não combatem esse sentimento, pelo contrário, se apegam e permitem que ele evolua.

Ira: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." Efésios 4.26

Aqui já não estamos falando de algo tão "inofensivo" quanto a raiva. A ira é a evolução natural do primeiro e a grande diferença entre um e outro é que a ira fomenta uma reação imediata, violenta, e por vezes, desmedida. O clássico “bateu-levou”. Ou seja, uma pessoa que foi ofendida vai querer tirar satisfações com quem a ofendeu, aquele que chutou a pedra vai arremessar a mesma o mais longe que conseguir, e, o que não alcançou seu objetivo pode culpar alguém pelo fracasso e transformar essa pessoa em um alvo de sua reação.
Porém a ira tem duração curta embora seja muito intensa e perigosa; como um relâmpago; é uma reação violenta a algo ou alguém que nos atingiu, ou que achamos que nos atingiu, de alguma forma. E assim como a raiva, ela também evolui se não for controlada e expurgada.

Ódio: "Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino..."  1 João 3.15 E.R.A

Certamente o pior dos três em termos de periculosidade, porque no ódio assim como na ira há a vontade de revide por qualquer motivo (nem sempre real), mas diferente do anterior o ódio não tem vida curta, pelo contrário, ele é alimentado pelo tempo, ou seja, quanto mais tempo se passa, mais o ódio aumenta, e como se não bastasse esse veneno correndo nas veias da pessoa, ele ainda fomenta não só reações de agressividade, mas também toda gama de maldades que uma indivíduo é capaz de fazer.
O ódio não reconhece limites e é exatamente isso que o torna tão perigoso e maligno. Além disso ele cega as pessoas e as torna escravas. A pessoa passa a viver em função do ódio que sente e ele passa a literalmente se alimentar da pessoa.

Em linhas gerais é basicamente essa a diferença entre os três, mas fica o alerta. Alguém que não controla a sua raiva pode, mais rápido do que imagina, algum dia chegar até ao ódio, por isso o melhor é pedir a Deus que dê entendimento para identificar e combater esse monstro enquanto ele ainda é um filhote.

Comentários

  1. Alguém que não controla a sua raiva pode algum dia chegar até ao ódio, por isso o melhor é pedir a Deus que dê entendimento para identificar e combater esse monstro quando ele ainda é um filhote.(isso está escrito aí no fim do texto acima.

    Pedir ao deus judaico/cristão o que você está sugerindo é algo muito incoerente já que a biblia fala da """ira de deus"""" (carta aos romanos 1 versículo 18; romanos 3, versículo 5 etc. etc. etc. e esse deus seria o mesmo a quem você sugere que peçamos entendimento. Se "êle" ( o inexistente deus judaico/cristão) pode ficar irado, por que nós "humanos" não poderíamos? Com qual moral ele poderia nos condenar por esse sentimento, horroroso, diga-se de passagem, de quem quer que venha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um de nós é livre para acreditar ou desacreditar. Obrigado por sua visita. Que Deus abençoe você.

      Excluir
    2. Darcy, a injustiça merece indignação, a qual, embora tenha o ardor da ira, não coincide simplesmente com uma raiva descontrolada. Deus (judaico-cristão), na qualidade de Juiz Supremo, é aquele que releva e pesa os atos de todos, e os atos maus são indignantes. Mas só Ele que pode pesar justamente; já o homem, pelas limitações de seu ser, é incapaz e sem direito nenhum a fazer isso.

      Por isso está escrito: "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor" (Rm 12:19)

      E ainda que o ímpio morra em seu pecado, Deus não tem prazer nisso (Ezequiel, 33:11). Como pode alguém irado (do modo puramente humano, que é o que conhecemos) não ter prazer na destruição? A ira divina pode ser dura, mas não injusta. Só Deus conhece o peso exato das nossas responsabilidades.

      Excluir
    3. Excelente sua explicação. Só quem tem o poder de perdoar, ser justo e perfeito pode praticar a ira no sentido de justiça plena. Porque somente Deus é capaz de julgar as motivações do coração do homem.

      Excluir
    4. Olá Amiga!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Luiz Cézar Obrigado, eu sabia que eram diferentes mas agora sei como é melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DianRick! Fico muito satisfeito de poder ajudar. Muito obrigado por sua visita e comentário. Que nosso Deus o abençoe abundantemente.

      Excluir
  3. A moral é que ele é Deus todo poderoso e sabe de todas as coisas.  "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." Efésios 4.26. Deus se ira e não peca porque ele é Santo. Ele não nos proíbe de irarmos, mas ele nos orienta que a ira pode nos levar ao pecado e ficarmos escravo de satanás com esse sentimento maléfico. Deus pode todas as coisas.
    Texto sem contexto é pretexto para a heresia. Então minha gente não vamos pegar versículos isolados e confrontar com o que Deus diz e com suas atitudes. Temos que ler a bíblia inteira ter fé.

    ResponderExcluir
  4. Podem ainda me ajudar onde entra a cólera e o furor nessa lista? No que diferem ou se assemelham a raiva, ira e ódio? O português às vezes nos confunde com os sinônimos... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna Langoni.
      Obrigado por sua visita e leitura.
      Obrigado também por sua excelente pergunta. Vamos à resposta: A cólera é basicamente a mesma coisa que a ira, são sinônimos; já o furor significa ira extrema; ou seja, resumidamente, o furor é um degrau acima da ira, mas está um degrau abaixo do ódio. Como eu abordei esse tema de forma bastante superficial aqui no texto, não me aprofundei tanto.
      Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida estou às suas ordens.
      Novamente agradeço por sua interação e que Deus abençoe você poderosa e abundantemente.

      Excluir
  5. Parabéns por escalonar pedagogicamente este tema, e ainda permea-lo com o dom dom do amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por seu comentário amável.
      Que nosso Deus, Todo-Poderoso, abençoe você de maneira transbordante.

      Excluir
  6. Eu converso, brinco, falo com todos da minha família trato eles bem , MAS POR DENTRO MORRO DE ODIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando.
      Eu li seu comentário no Youtube também.
      Não sei o que dizer. Apenas peço a Deus que você consiga, com o tempo, se desvencilhar do ódio.
      Que a luz de Cristo guie você.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista